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Como reduzir os custos de limpeza e manutenção na empresa?

Como reduzir os custos de limpeza e manutenção na empresa?

Um desafio para quem trabalha com facility management é aprender como reduzir custos sem perder a qualidade do serviço. É importante se certificar de que a percepção do cliente não será afetada e de que a queda no investimento não diminua a qualidade do serviço.

De que forma alcançar esse resultado? É o que vamos apresentar neste post. Daremos sugestões de estratégias a serem adotadas para reduzir os custos tendo em mente a continuidade dos processos atuais. Com isso, sua empresa permanece competitiva e seus clientes, satisfeitos.

Como reduzir os custos no processo de facility management?

Uma situação muito comum nas empresas, especialmente em tempos de crise, é a redução de custos. O problema é que esse objetivo pode impactar negativamente na satisfação do consumidor final e nas vendas. Essas consequências ocasionam, consequentemente, a perda de vantagem competitiva e, como resultado, os concorrentes ganham espaço no mercado.

Portanto, se você quer reduzir custos e, ao mesmo tempo, melhorar a satisfação dos seus clientes, veja as dicas que preparamos para que você atinja o seu objetivo. Confira:

Terceirize os serviços

A terceirização é uma boa ideia para reduzir custos. Porém, ela só deve ser feita com empresas de facilities idôneas e de confiança, para assegurar que a qualidade dos produtos seja mantida.

A ideia é terceirizar serviços que não são as atividades-fim, como os relativos à limpeza, entrega de produtos ou contabilidade. Dependendo dos serviços contratados, você pode tentar negociar valores, condições de pagamento e descontos.

Antes de finalizar a negociação, porém, verifique quais são os pontos positivos, qual terceirizada pode prestar os serviços de forma mais especializada e todos os custos relacionados a esse processo.

De modo geral, uma empresa de facilities traz muito mais benefícios, porque você não precisa se preocupar com a contratação de pessoal, verificar se os colaboradores estão treinados para prestar o melhor serviço, analisar se as regras de higienização estão sendo cumpridas (caso de limpeza com produtos químicos, por exemplo) etc. A empresa terceirizadora é a responsável por verificar todos esses pontos.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados antes de contratar a empresa terceirizadora, como verificar se ela cumpre todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias. Assim, você evita possíveis problemas na justiça.

Coloque metas de redução de custos com energia

Analisando os custos de sua empresa, você consegue identificar uma série de gastos excessivos — como aqueles relativos à energia elétrica e água. Impor uma meta para reduzi-los é a melhor forma de garantir bons serviços e reduzir as despesas.

Para isso, você pode criar programas para impedir esses hábitos negativos. A meta é evitar desperdícios de materiais, desencorajar o uso de bens da empresa para benefícios pessoais e manter o padrão na execução dos serviços.

Portanto, você deve conscientizar os colaboradores sobre a importância dessas práticas. Lembre-os de que a redução de custos é fundamental para a competitividade e para tornar a empresa sustentável, garantindo os empregos.

Também é possível contar com as ideias dos colaboradores. Pode ser que algum deles conheça uma maneira eficiente de executar o serviço sem que a qualidade seja prejudicada.

Diminuir a burocracia!

Os processos mal estruturados e a burocracia ocasionam o retrabalho e são uma fonte de desperdício de tempo. Essa situação faz com que os colaboradores fiquem sobrecarregados e se sintam mais pressionados.

Nesse cenário, é preciso abandonar práticas ultrapassadas. O foco deve ser a inovação. Nesse sentido, há diversas maneiras para alcançar as metas estipuladas.

Uma delas é terceirizar os serviços, como já indicamos. Outra ideia é otimizar os processos, por exemplo, por meio de softwares que facilitam o alcance dos objetivos.

Fazer uma análise das atividades burocráticas é outra atitude necessária. Por exemplo: se você trabalha em um hospital, pode verificar se houve um crescimento no total de grávidas para a realização de partos. Ao analisar os processos internos, verificou-se que boa parte das mulheres aguardavam horas até receber alta, dificultando a execução das atividades.

Nesse caso, com a mudança de alguns hábitos é possível fazer com que o processo de alta seja mais ágil. Como você pode perceber, algumas mudanças estratégicas e simples podem ocasionar grandes impactos positivos.

Investimento em tecnologia!

A tecnologia é a melhor forma de fazer com que a empresa reduza custos e não perca a qualidade. Por meio dela, os funcionários podem focar em suas atividades estratégicas, já que muitos processos internos são otimizados.

A tecnologia também melhora a comunicação entre os setores, impedindo a existência de mão de obra subutilizada e evitando o aumento de custos. Isso significa que você tem mais controle sobre os processos empresariais, mais segurança com relação aos dados e elevação da eficiência das atividades.

Além disso, você pode monitorar o fluxo de trabalho na organização, descobrindo gastos excessivos e identificando gargalos — além de quais alternativas podem ser adotadas para reduzi-los.

Evite demissões

A demissão de colaboradores aumenta os custos de turnover — ou seja, a rotatividade de funcionários. Desligar um trabalhador da empresa exige o pagamento de direitos trabalhistas, realocação da carga de trabalho para outros membros da equipe, execução de um novo processo de recrutamento e seleção, além de treinamento, ambientação e capacitação do novo integrante.

Portanto, se possível, evite a demissão. Assim, você pode reduz custos com a folha de pagamentos e evita desperdiçar o investimento já feito naquele funcionário.

Gestão de qualidade

As regras de gestão da qualidade não exigem que a empresa seja certificada. Qualquer empreendimento pode adotá-las e sentir os benefícios em todos os setores, inclusive na redução de custos.

A gestão da qualidade precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos da companhia. Além disso, as metas devem estar bem definidas. Principalmente aquelas ligadas à redução dos gastos.

Dessa forma é possível mapear riscos, entender processos, identificar oportunidades de melhoria e aplicar técnicas, conhecimentos e estratégias voltadas para a melhoria contínua da organização.

O resultado é o aumento da eficiência e da eficácia, gerando bons resultados. Em outras palavras: você consegue reduzir os custos sem perder a qualidade.


A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar a diminuir os custos da sua empresa!

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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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