Olá, tudo bem?
Nessa matéria você encontrará dicas super interessantes sobre limpeza e organização da rotina da sua empregada preparadas pela Limpeza com Zelo Veja como organizamos a matéria para você!
- Organizar a rotina da sua doméstica
- Organizar a rotina da sua faxineira ou diarista
- Montar a lista de produtos para a faxina
Esperamos que sejam bem úteis!
1) Cronograma de limpeza semanal : organize a rotina da doméstica
Há quem goste, quem não suporta, quem enrola ou sai correndo. Sim, tratam-se das tarefas domésticas. Por isso, afalta de tempo no dia a dia não precisa ser sinônimo de desorganização. Portanto, a falta de tempo no dia a dia não precisa ser sinônimo de desorganização. Na verdade, com um pouco de planejamento, é possível manter a casa sempre em ordem, sem se matar de tanto trabalhar. Por isso, estabelecer uma ordem nas tarefas facilita e orienta para o que deve ser feito, quando e como”
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Por onde começo?
O primeiro passo para organizar sua rotina de limpeza da casa é elaborar uma lista com tudo o que você precisa fazer e o tempo que cada tarefa requer. Depois, monte um cronograma distribuindo as tarefas pelos dias da semana e do mês – e, claro, coloque-o em prática. Por isso, este esquema organizado de limpeza da casa tende a ser muito mais eficiente do que fazer a faxina inteira em um único dia.
Estabelecer rotinas é fundamental para começar a organizar-se. Por isso, na elaboração deste cronograma, é preciso considerar a periodicidade de cada uma das atividades listadas (se precisam ser feitas diariamente, semanalmente ou mensalmente, por exemplo), acrescenta a personal organizer. De modo similar, se for preciso, faça modificações no roteiro quando julgar necessário, de acordo com o tamanho e as necessidades da sua família.
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O que fazer e quando?
Algumas tarefas merecem (e devem!) ser realizadas diariamente – como lavar a louça e arrumar a cama. Por isso, manter a casa limpa e organizada parece um desafio enorme. Além disso, incluir outras atividades menos “desejadas” (limpar o vaso sanitário, por exemplo) na rotina diária também pode te ajudar a poupar tempo e evitar transtornos.
Alguns destes afazeres tomarão cada vez menos tempo se forem feitos com regularidade. Manter a casa limpa pode parecer uma tarefa difícil; no entanto, deve fazer parte de uma rotina diária de limpeza da casa. Porém, outras tarefas, por sua vez, podem ser distribuídas ao longo da semana. Como rotina semanal, a easyQasa sugere o cronograma abaixo. As tarefas podem ser reordenadas conforme a necessidade e o roteiro serve, inclusive, para orientar diaristas e empregadas domésticas sobre o que precisa ser feito.
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Segunda-feira
- Trocar roupas de cama
- Trocar as toalhas de rosto do banheiro
- Colocar as roupas para lavar
- Tirar o lixo para fora
- Separar as contas semanais a pagar
Terça-feira
- Varrer a sala e os banheiros
- Tirar o pó dos móveis
- Limpar os eletrodomésticos (inclusive o forno e o interior do micro-ondas)
- Lavar o vaso sanitário
Quarta-feira
- Varrer os quartos
- Limpar vidros e azulejos da cozinha
- Trocar as toalhas de banho
- Colocar roupa para lavar
- Cuidar de plantas internas e/ou jardim
Quinta-feira
- Sacudir os tapetes e bater os capachos
- Organizar os armários da cozinha
- Limpar o interior da geladeira
- Tirar o lixo para fora
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Sexta-feira
- Lavar azulejos e o box do banheiro
- Limpar espelhos
- Tirar o pó dos móveis e aspirar a casa
- Ir ao supermercado
Sábado
- Varrer a casa inteira
- Colocar roupa para lavar
- Tirar o lixo para fora
Domingo
- Definir cardápio semanal
- Fazer lista de compras
- Organizar a cozinha
Caso você prefira alterar este roteiro, é importante atentar que a geladeira e os armários sejam limpos um dia antes daquele definido como o dia de ir ao supermercado.
Além disso, é importante lembrar que há outras atividades que, embora não sejam tão óbvias ou corriqueiras, também são indispensáveis para manter a casa integralmente em ordem. Desse modo, o cronograma de limpeza deve prever tarefas do mês, semestre e ano, conforme as sugestões apresentadas abaixo:
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Uma vez por mês:
- Esvazie e higienize os armários da cozinha, principalmente a gaveta de talheres
- Esvazie e lave os potes de mantimentos
- Lave as velas de seu filtro d’água
- Vire os colchões das camas
- Lave as cortinas e tapetes leves
- Organize armários de roupas e gavetas
- Limpe interruptores, lustres, paredes e teto
A cada 6 meses:
- Lave as cortinas e tapetes mais pesados
- Lave ou troque o filtro dos aparelhos de ar condicionado e exaustor
- Aplique vaselina, silicone ou cera de abelha nos móveis de couro natural
- Passe removedor de cera no piso de madeira
- Limpe e higienize os ralos e sifões das pias
Uma vez por ano:
- Dedetize a casa
- Regule ou troque as válvulas de descarga e torneiras
- Limpe as calhas do telhado
Casa limpa, tempo livre
Como toda mudança de hábito, levará algum tempo até você se acostumar definitivamente com um cronograma de limpeza da casa.
O planejamento dos afazeres otimiza a realização das atividades, exigindo menos do seu tempo para manter a casa em ordem e agradável. Por isso, com um cronograma do que deve ser feito, é mais fácil também delegar tarefas – se você não mora sozinha, não deve fazer tudo sozinha.
Economizando tempo (e energia!) com as tarefas domésticas, terá mais disposição para as atividades que você realmente ama.
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2) Como organizar a rotina da faxineira
Um dos maiores problemas que ocorrem durante as prestações de serviço de limpeza é o fato do cliente não deixar claro o que a profissional deve fazer. Por isso, a maioria das faxineiras precisam de uma boa orientação para conseguirem exercer suas funções de forma eficiente, deixando o local do serviço limpo e organizado no tempo contratado.
É importante que o contratante do serviço deixe claro a ordem de importância e como as atividades devem ser realizadas pela faxineira. Com um pouco de planejamento é possível manter o ambiente sempre em ordem e limpo!
Você já conhece a Limpeza com Zelo? A plataforma tem como principal objetivo facilitar o contato entre as faxineiras com o contratante desses serviços, podendo ser eles pessoas físicas ou empresas. Dessa forma, veja as sugestões da Limpeza com Zelo para auxiliar corretamente a faxineira contratada:
1º Passo)
Guarde os objetos: Para aproveitar o máximo o dia que agendou com a faxineira, guarde as coisas que estão fora do lugar. Assim a faxineira fica mais focada na limpeza e não simplesmente na organização.
Adiante a limpeza das roupas: No dia anterior ,coloque algumas roupas na máquina de lavar, assim no dia da visita, a faxineira ou passadeira se mantém focada no processo de passar roupas e limpar o ambiente.
Compre os produtos de limpeza: Portanto, de uma olhada se todos os produtos de limpeza estão no estoque, e compre o que estiver faltando.
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2º Passo
Organize as tarefas, por exemplo:
- Lavar a louça do dia anterior, e do café da manhã.
- Retirar as roupas sujas do cesto e levar para lavanderia, estender roupas que estavam na máquina.
- Arrumar e limpar os quartos, lembrando que os materiais de limpeza devem se encontrar nos devidos locais, deixando a faxina mais eficiente.
- Arrumar e limpar os banheiros.
- Passar roupa (caso esse serviço tenha sido contratado).
Dica especial dos especialistas da Limpeza com Zelo: caso haja aquele objeto que tenha um valor sentimental, como taças de cristal e jogos especiais de louça, limpe você mesmo sem correr o risco de possíveis quebras e estragos!
Para finalizar, elogie a faxineira! Valorizar o trabalho das pessoas é a melhor maneira de estimulá-las a buscar sempre fazer o melhor. Por isso, a Limpeza com Zelo acredita que um bom relacionamento transforma a relação com a funcionária, tornando o serviço melhor e mais prazeroso!
3) Check-list para a faxina, quais são os produtos essenciais?
Apronte sua casa para uma faxina! No dia anterior à visita da sua diarista, tente organizar um pouco a sua casa, guardando os objetos espalhados. Assim, ela pode focar o trabalho na limpeza pesada e não precisa perder muito tempo organizando os objetos.
Quais são os produtos essenciais para uma boa faxina?
Utensílios indispensáveis
1- Escova de pia: para alcançar sujeiras causadas pelo lodo
2- Escova de vaso: 1 escova para vaso sanitário, para auxiliar na remoção de manchas e lavagem
3- Borrifador: 1 borrifador, pois além de economizar produtos como álcool líquido, ajuda melhor na hora da limpeza
4- Vassouras: Ideal 2 Vassouras, uma para a casa em geral e uma para o banheiro
5- Panos: Ideal um pano para cada cômodo da casa, isso por não encardir e não levar bactérias de um ambiente para outro e não se esqueça das flanelas para limpar vidros e móveis. Por isso, recomendamos sempre o uso de panos de algodão.
6– Balde: 1 balde somente para limpeza e 1 balde apenas para deixar roupas de molho
7- Bucha: 1 bucha para a limpeza do banheiro e 1 bucha para a limpeza da cozinha (não utilizar na cozinha a mesma bucha de lavar louças)
8- Escova de dentes: 1 escova de dentes para limpar partes pequenas, tais como rejuntes, torneiras, etc.
Diferenças entre diarista e copeira, confira!
Você, mais do que ninguém, deve saber exatamente aqueles cantinhos que acumulam mais poeira e sujeira. Por isso, sempre verifique se a diarista está limpando bem e, caso alguma coisa não esteja do seu agrado, corrija o erro de maneira educada e paciente, a fim de evitar que ele se repita. Portanto, na próxima vez ressalte esses espaços na lista de afazeres.
Produtos que não podem faltar
1- Desengordurante: Ideal para fogão e para azulejos
2 – Sabão de coco e detergente de coco: O Sabão de coco é muito útil e indispensável para limpar móveis, como cadeiras e algumas superfícies
3- Lustra móveis ou óleo de peroba: Ambos vão servir para finalizar muito bem a limpeza dos móveis, basta somente escolher qual será o ideal para a sua casa.
4 – Detergente: O Detergente além de ser uma opção econômica, é ideal para cozinha e banheiro por ajudar a remover gordura
5 – Álcool: Um clássico na hora de fazer uma boa limpeza, ele é ideal para vidros, espelhos e para a finalização da limpeza da cozinha, banheiro e azulejos
6 – Cloro em gel: É sempre bom ter 2 frascos, sendo um para a cozinha e o outro para o vaso sanitário. O cloro deve ser em gel, pois, caso seja utilizado na forma líquida, pode manchar roupas e outros tecidos.
7 – Desinfetante para o banheiro: Para ajudar a deixar o ambiente com um aroma mais agradável além de remover bactérias
8 – Cera para o piso: Para pessoas que não abrem mão de um piso bem encerado
Através da plataforma online Limpeza com Zelo é possível escolher serviços de limpeza sob medida para o seu escritório ou residência. Por isso, a Limpeza com Zelo também dá a possibilidade de contratar planos de assinatura que apresentam descontos progressivos.