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Guia: como organizar a rotina da faxineira ou da doméstica?

Guia: como organizar a rotina da faxineira ou da doméstica?

1.  Organizar a rotina da sua doméstica


1) Cronograma de limpeza semanal : organize a rotina da doméstica

Há quem goste, quem não suporta, quem enrola ou sai correndo. Sim, tratam-se das tarefas domésticas. Mas a falta de tempo no dia a dia não precisa ser sinônimo de desorganização. Ao contrário, com um pouco de planejamento é possível manter a casa sempre em ordem, sem se matar de tanto trabalhar. Estabelecer uma ordem nas tarefas facilita e orienta para o que deve ser feito, quando e como”


Por onde começo?

O primeiro passo para organizar sua rotina de limpeza da casa é elaborar uma lista com tudo o que você precisa fazer e do tempo que cada tarefa requer. Depois, monte um cronograma distribuindo as tarefas pelos dias da semana e do mês – e, claro, coloque-o em prática. Este esquema organizado de limpeza da casa tende a ser muito mais eficiente que fazer a faxina inteira em um único dia.

Estabelecer rotinas é fundamental para começar a organizar-se. Na elaboração deste cronograma, é preciso considerar também a periodicidade de cada uma das atividades listadas (se precisam ser feitas diariamente, semanalmente ou mensalmente, por exemplo), acrescenta a personal organizer. Se for preciso, faça modificações no roteiro quando julgar necessário, de acordo com o tamanho e as necessidades da sua família.


O que fazer e quando?

Algumas tarefas merecem (ou devem!) ser realizadas diariamente – como lavar a louça e arrumar a cama. Mas incluir outras menos “desejadas” (limpar o vaso sanitário, por exemplo) na rotina diária também pode te ajudar a poupar tempo e evitar transtornos.

Alguns destes afazeres tomarão cada vez menos tempo se forem feitos com regularidade. Por isso, devem fazer parte de uma rotina diária de limpeza da casa. Mas outras tarefas podem ser distribuídas ao longo da semana. Como rotina semanal, a Limpeza com Zelo sugere o cronograma abaixo. As tarefas podem ser reordenadas conforme a necessidade e o roteiro serve, inclusive, para orientar diaristas e empregadas domésticas sobre o que precisa ser feito.


Segunda-feira

1.  Trocar roupas de cama

2.  Trocar as toalhas de rosto do banheiro

3.  Colocar as roupas para lavar

4.  Tirar o lixo para fora

5.  Separar as contas semanais a pagar


Terça-feira

1.  Varrer a sala e os banheiros

2.  Tirar o pó dos móveis

3.  Limpar os eletrodomésticos (inclusive o forno e o interior do micro-ondas)

4.  Lavar o vaso sanitário


Quarta-feira

1.  Varrer os quartos

2.  Limpar vidros e azulejos da cozinha

3.  Trocar as toalhas de banho

4.  Colocar roupa para lavar

5.  Cuidar de plantas internas e/ou jardim


Quinta-feira

1.  Sacudir os tapetes e bater os capachos

2.  Organizar os armários da cozinha

3.  Limpar o interior da geladeira

4.  Tirar o lixo para fora


Sexta-feira

1.  Lavar azulejos e o box do banheiro

2.  Limpar espelhos

3.  Tirar o pó dos móveis e aspirar a casa

4.  Ir ao supermercado


Sábado

1.  Varrer a casa inteira

2.  Colocar roupa para lavar

3.  Tirar o lixo para fora


Domingo

1.  Definir cardápio semanal

2.  Fazer lista de compras

3.  Organizar a cozinha

 

Caso você prefira alterar este roteiro, é importante atentar que a geladeira e os armários sejam limpos um dia antes daquele definido como o dia de ir ao supermercado.

É importante lembrar que há outras atividades não tão óbvias ou corriqueiras, mas que também são indispensáveis para manter a cada integralmente em ordem. Por isso, seu cronograma de limpeza deve prever tarefas do mês, semestre e ano como as sugeridas abaixo:


Uma vez por mês:

1.  Esvazie e higienize os armários da cozinha, principalmente a gaveta de talheres

2.  Esvazie e lave os potes de mantimentos

3.  Lave as velas de seu filtro d’água

4.  Vire os colchões das camas

5.  Lave as cortinas e tapetes leves

6.  Organize armários de roupas e gavetas

7.  Limpe interruptores, lustres, paredes e teto


A cada 6 meses:

1.  Lave as cortinas e tapetes mais pesados

2.  Lave ou troque o filtro dos aparelhos de ar condicionado e exaustor

3.  Aplique vaselina, silicone ou cera de abelha nos móveis de couro natural

4.  Passe removedor de cera no piso de madeira

5.  Limpe e higienize os ralos e sifões das pias


Uma vez por ano:

1.  Dedetize a casa

2.  Regule ou troque as válvulas de descarga e torneiras

3.  Limpe as calhas do telhado


Casa limpa, tempo livre

Como toda mudança de hábito, levará algum tempo até você se acostumar definitivamente com um cronograma de limpeza da casa.

O planejamento dos afazeres otimiza a realização das atividades, exigindo menos do seu tempo para manter a casa em ordem e agradável. Com um cronograma do que deve ser feito, é mais fácil também delegar tarefas – se você não mora sozinha, não deve fazer tudo sozinha.

Economizando tempo (e energia!) com as tarefas domésticas, terá mais disposição para as atividades que você realmente ama.

2) Como organizar a rotina da faxineira

Um dos maiores problemas que ocorre durante as prestações de serviço de limpeza é o fato do cliente não deixar claro o que a profissional deve fazer. A maioria das faxineiras precisam de uma boa orientação para conseguirem exercer suas funções de forma eficiente, deixando o local do serviço limpo e organizado no tempo contratado.

É importante que o contratante do serviço deixe claro a ordem de importância e como as atividades devem ser realizadas pela faxineira. Com um pouco de planejamento é possível manter o ambiente sempre em ordem e limpo!


1º Passo

Guarde os objetos: Para aproveitar o máximo o dia que agendou com a faxineira, guarde as coisas que estão fora do lugar. Assim a faxineira fica mais focada na limpeza e não simplesmente na organização.

Adiante a limpeza das roupas: No dia anterior ,coloque algumas roupas na máquina de lavar, assim no dia da visita, a faxineira ou passadeira se mantém focada no processo de passar roupas e limpar o ambiente.

Compre os produtos de limpeza: De uma olhada se todos os produtos de limpeza estão no estoque, e compre o que estiver faltando.


2º Passo

Organize as tarefas, por exemplo:

  • Lavar a louça do dia anterior, e do café da manhã.
  • Retirar as roupas sujas do cesto e levar para lavanderia, estender roupas que estavam na máquina.
  • Arrumar e limpar os quartos, lembrando que os materiais de limpeza devem se encontrar nos devidos locais, deixando a faxina mais eficiente.
  • Arrumar e limpar os banheiros.

Passar roupa (caso esse serviço tenha sido contratado).

3) Check-list para a faxina, quais são os produtos essenciais?

Apronte sua casa para uma faxina! No dia anterior à visita da sua diarista, tente organizar um pouco a sua casa, guardando os objetos espalhados. Assim, ela pode focar o trabalho na limpeza pesada e não precisa perder muito tempo organizando os objetos.

Quais são os produtos essenciais para uma boa faxina?


Utensílios indispensáveis

1- Escova de pia: para alcançar sujeiras causadas pelo lodo

2- Escova de vaso: 1 escova para vaso sanitário, para auxiliar na remoção de manchas e lavagem

3- Borrifador: 1 borrifador, pois além de economizar produtos como álcool líquido, ajuda melhor na hora da limpeza

4- Vassouras: Ideal 2 Vassouras, uma para a casa em geral e uma para o banheiro

5- Panos: Ideal um pano para cada cômodo da casa, isso por não encardir e não levar bactérias de um ambiente para outro e não se esqueça das flanelas para limpar vidros e móveis. Recomendamos sempre o uso de panos de algodão.

6– Balde: 1 balde somente para limpeza e 1 balde apenas para deixar roupas de molho

7- Bucha: 1 bucha para a limpeza do banheiro e 1 bucha para a limpeza da cozinha (não utilizar na cozinha a mesma bucha de lavar louças)

8- Escova de dentes: 1 escova de dentes para limpar partes pequenas, tais como rejuntes, torneiras, etc.

Você, mais do que ninguém, deve saber exatamente aqueles cantinhos que acumulam mais poeira e sujeira. Então, sempre verifique se a diarista está limpando bem e, se alguma coisa não está do seu agrado, corrija o erro de maneira educada e paciente para evitar que ele se repita. E na próxima vez ressalte esses espaços na lista de afazeres.


Produtos que não podem faltar

1- Desengordurante: Ideal para fogão e para azulejos

2 – Sabão de coco e detergente de coco: O Sabão de coco é muito útil e indispensável pra limpar móveis, como cadeiras e algumas superfícies

3- Lustra móveis ou óleo de peroba: Ambos vão servir para finalizar muito bem a limpeza nos móveis, basta somente escolher qual será o ideal para a sua casa.

4 – Detergente: O Detergente além de ser uma opção econômica, é ideal para cozinha e banheiro por ajudar a remover gordura

5 – Álcool: Um clássico na hora de fazer uma boa limpeza, ele é ideal para vidros, espelhos e para a finalização da limpeza da cozinha, banheiro e azulejos

6 – Cloro em gel: É sempre bom ter 2 frascos, sendo um para a cozinha e o outro para o vaso sanitário. O cloro deve ser em gel pois o líquido pode manchar roupas e outros tecidos.

7 – Desinfetante para o banheiro: Para ajudar a deixar o ambiente com um aroma mais agradável além de remover bactérias

8 – Cera para o piso: Para pessoas que não abrem mão de um piso bem encerado

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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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