Limpeza com Zelo

Olá, tudo bem?

Nessa matéria você encontrará dicas super interessantes sobre limpeza e organização da rotina da sua empregada preparadas pela Limpeza com Zelo Veja como organizamos a matéria para você!

  1. Organizar a rotina da sua doméstica
  2. Organizar a rotina da sua faxineira ou diarista
  3. Montar a lista de produtos para a faxina

Esperamos que sejam bem úteis!

1) Cronograma de limpeza semanal : organize a rotina da doméstica

Há quem goste, quem não suporta, quem enrola ou sai correndo. Sim, tratam-se das tarefas domésticas. Por isso, afalta de tempo no dia a dia não precisa ser sinônimo de desorganização. Portanto, a falta de tempo no dia a dia não precisa ser sinônimo de desorganização. Na verdade, com um pouco de planejamento, é possível manter a casa sempre em ordem, sem se matar de tanto trabalhar. Por isso, estabelecer uma ordem nas tarefas facilita e orienta para o que deve ser feito, quando e como”

Guia: como contratar e motivar uma diarista? Confira!

Por onde começo?

O primeiro passo para organizar sua rotina de limpeza da casa é elaborar uma lista com tudo o que você precisa fazer e o tempo que cada tarefa requer. Depois, monte um cronograma distribuindo as tarefas pelos dias da semana e do mês – e, claro, coloque-o em prática. Por isso, este esquema organizado de limpeza da casa tende a ser muito mais eficiente do que fazer a faxina inteira em um único dia.

Estabelecer rotinas é fundamental para começar a organizar-se. Por isso, na elaboração deste cronograma, é preciso considerar a periodicidade de cada uma das atividades listadas (se precisam ser feitas diariamente, semanalmente ou mensalmente, por exemplo), acrescenta a personal organizer. De modo similar, se for preciso, faça modificações no roteiro quando julgar necessário, de acordo com o tamanho e as necessidades da sua família.

Veja os benefícios de contratar um plano de assinatura em limpeza!  Confira

O que fazer e quando?

Algumas tarefas merecem (e devem!) ser realizadas diariamente – como lavar a louça e arrumar a cama. Por isso, manter a casa limpa e organizada parece um desafio enorme. Além disso, incluir outras atividades menos “desejadas” (limpar o vaso sanitário, por exemplo) na rotina diária também pode te ajudar a poupar tempo e evitar transtornos.

Alguns destes afazeres tomarão cada vez menos tempo se forem feitos com regularidade. Manter a casa limpa pode parecer uma tarefa difícil; no entanto, deve fazer parte de uma rotina diária de limpeza da casa. Porém, outras tarefas, por sua vez, podem ser distribuídas ao longo da semana. Como rotina semanal, a easyQasa sugere o cronograma abaixo. As tarefas podem ser reordenadas conforme a necessidade e o roteiro serve, inclusive, para orientar diaristas e empregadas domésticas sobre o que precisa ser feito.

Saiba o que pesquisar sobre empresas de limpeza! Confira!

Segunda-feira

  1. Trocar roupas de cama
  2. Trocar as toalhas de rosto do banheiro
  3. Colocar as roupas para lavar
  4. Tirar o lixo para fora
  5. Separar as contas semanais a pagar

Terça-feira

  1. Varrer a sala e os banheiros
  2. Tirar o pó dos móveis
  3. Limpar os eletrodomésticos (inclusive o forno e o interior do micro-ondas)
  4. Lavar o vaso sanitário

Quarta-feira

  1. Varrer os quartos
  2. Limpar vidros e azulejos da cozinha
  3. Trocar as toalhas de banho
  4. Colocar roupa para lavar
  5. Cuidar de plantas internas e/ou jardim

Quinta-feira

  1. Sacudir os tapetes e bater os capachos
  2. Organizar os armários da cozinha
  3. Limpar o interior da geladeira
  4. Tirar o lixo para fora

Como substituir o funcionário de limpeza em período de férias? Confira a matéria!

Sexta-feira

  1. Lavar azulejos e o box do banheiro
  2. Limpar espelhos
  3. Tirar o pó dos móveis e aspirar a casa
  4. Ir ao supermercado

Sábado

  1. Varrer a casa inteira
  2. Colocar roupa para lavar
  3. Tirar o lixo para fora

Domingo

  1. Definir cardápio semanal
  2. Fazer lista de compras
  3. Organizar a cozinha

Caso você prefira alterar este roteiro, é importante atentar que a geladeira e os armários sejam limpos um dia antes daquele definido como o dia de ir ao supermercado.

Além disso, é importante lembrar que há outras atividades que, embora não sejam tão óbvias ou corriqueiras, também são indispensáveis para manter a casa integralmente em ordem. Desse modo, o cronograma de limpeza deve prever tarefas do mês, semestre e ano, conforme as sugestões apresentadas abaixo:

Check-list de faxina, o que precisa ter? Confira a matéria!

Uma vez por mês:

  1. Esvazie e higienize os armários da cozinha, principalmente a gaveta de talheres
  2. Esvazie e lave os potes de mantimentos
  3. Lave as velas de seu filtro d’água
  4. Vire os colchões das camas
  5. Lave as cortinas e tapetes leves
  6. Organize armários de roupas e gavetas
  7. Limpe interruptores, lustres, paredes e teto

A cada 6 meses:

  1. Lave as cortinas e tapetes mais pesados
  2. Lave ou troque o filtro dos aparelhos de ar condicionado e exaustor
  3. Aplique vaselina, silicone ou cera de abelha nos móveis de couro natural
  4. Passe removedor de cera no piso de madeira
  5. Limpe e higienize os ralos e sifões das pias

Uma vez por ano:

  1. Dedetize a casa
  2. Regule ou troque as válvulas de descarga e torneiras
  3. Limpe as calhas do telhado

Casa limpa, tempo livre

Como toda mudança de hábito, levará algum tempo até você se acostumar definitivamente com um cronograma de limpeza da casa.

O planejamento dos afazeres otimiza a realização das atividades, exigindo menos do seu tempo para manter a casa em ordem e agradável. Por isso, com um cronograma do que deve ser feito, é mais fácil também delegar tarefas – se você não mora sozinha, não deve fazer tudo sozinha.

Economizando tempo (e energia!) com as tarefas domésticas, terá mais disposição para as atividades que você realmente ama.

O que fazer quando a empregada abandona o emprego? Confira a matéria!

2) Como organizar a rotina da faxineira

Um dos maiores problemas que ocorrem durante as prestações de serviço de limpeza é o fato do cliente não deixar claro o que a profissional  deve fazer. Por isso, a maioria das faxineiras precisam de uma boa orientação para conseguirem exercer suas funções de forma eficiente, deixando o local do serviço limpo e organizado no tempo contratado.

É importante que o contratante do serviço deixe claro a ordem de importância e como as atividades devem ser realizadas pela faxineira. Com um pouco de planejamento é possível manter o ambiente sempre em ordem e limpo!

Você já conhece a Limpeza com Zelo? A plataforma tem como principal objetivo facilitar o contato entre as faxineiras com o contratante desses serviços, podendo ser eles pessoas físicas ou empresas. Dessa forma, veja as sugestões da Limpeza com Zelo para auxiliar corretamente a faxineira contratada:

1º Passo)

Guarde os objetos: Para aproveitar o máximo o dia que agendou com a faxineira, guarde as coisas que estão fora do lugar. Assim a faxineira fica mais focada na limpeza e não simplesmente na organização.

Adiante a limpeza das roupas: No dia anterior ,coloque algumas roupas na máquina de lavar, assim no dia da visita, a faxineira ou passadeira se mantém focada no processo de passar roupas e limpar o ambiente.

Compre os produtos de limpeza: Portanto, de uma olhada se todos os produtos de limpeza estão no estoque, e compre o que estiver faltando.

Como ter uma empregada legalizada? Confira a matéria!

2º Passo

Organize as tarefas, por exemplo:

  • Lavar a louça do dia anterior, e do café da manhã.
  • Retirar as roupas sujas do cesto e levar para lavanderia, estender roupas que estavam na máquina.
  • Arrumar e limpar os quartos, lembrando que os materiais de limpeza devem se encontrar nos devidos locais, deixando a faxina mais eficiente.
  • Arrumar e limpar os banheiros.
  • Passar roupa (caso esse serviço tenha sido contratado).

Dica especial dos especialistas da Limpeza com Zelo: caso haja aquele objeto que tenha um valor sentimental, como taças de cristal e jogos especiais de louça, limpe você mesmo sem correr o risco de possíveis quebras e estragos!

Para finalizar, elogie a faxineira! Valorizar o trabalho das pessoas é a melhor maneira de estimulá-las a buscar sempre fazer o melhor. Por isso, a Limpeza com Zelo acredita que um bom relacionamento transforma a relação com a funcionária, tornando o serviço melhor e mais prazeroso!

3) Check-list para a faxina, quais são os produtos essenciais?

Apronte sua casa para uma faxina! No dia anterior à visita da sua diarista, tente organizar um pouco a sua casa, guardando os objetos espalhados. Assim, ela pode focar o trabalho na limpeza pesada e não precisa perder muito tempo organizando os objetos.

Quais são os produtos essenciais para uma boa faxina?

Utensílios indispensáveis

1- Escova de pia: para alcançar sujeiras causadas pelo lodo

2- Escova de vaso: 1 escova para vaso sanitário, para auxiliar na remoção de manchas e lavagem

3- Borrifador: 1 borrifador, pois além de economizar produtos como álcool líquido, ajuda melhor na hora da limpeza

4- Vassouras: Ideal 2 Vassouras, uma para a casa em geral e uma para o banheiro

5- Panos: Ideal um pano para cada cômodo da casa, isso por não encardir e não levar bactérias de um ambiente para outro e não se esqueça das flanelas para limpar vidros e móveis. Por isso, recomendamos sempre o uso de panos de algodão.

6Balde: 1 balde somente para limpeza e 1 balde apenas para deixar roupas de molho

7- Bucha: 1 bucha para a limpeza do banheiro e 1 bucha para a limpeza da cozinha (não utilizar na cozinha a mesma bucha de lavar louças)

8- Escova de dentes: 1 escova de dentes para limpar partes pequenas, tais como rejuntes, torneiras, etc.

Diferenças entre diarista e copeira, confira!

Você, mais do que ninguém, deve saber exatamente aqueles cantinhos que acumulam mais poeira e sujeira. Por isso, sempre verifique se a diarista está limpando bem e, caso alguma coisa não esteja do seu agrado, corrija o erro de maneira educada e paciente, a fim de evitar que ele se repita. Portanto, na próxima vez ressalte esses espaços na lista de afazeres.

Produtos que não podem faltar

1-  Desengordurante: Ideal para fogão e para azulejos

2 – Sabão de coco e detergente de coco: O Sabão de coco é muito útil e indispensável para limpar móveis, como cadeiras e algumas superfícies

3- Lustra móveis ou óleo de peroba: Ambos vão servir para finalizar muito bem a limpeza dos móveis, basta somente escolher qual será o ideal para a sua casa.

4 – Detergente: O Detergente além de ser uma opção econômica, é ideal para cozinha e banheiro por ajudar a remover gordura

5 – Álcool: Um clássico na hora de fazer uma boa limpeza, ele é ideal para vidros, espelhos e para a finalização da limpeza da cozinha, banheiro e azulejos

6 – Cloro em gel: É sempre bom ter 2 frascos, sendo um para a cozinha e o outro para o vaso sanitário. O cloro deve ser em gel, pois, caso seja utilizado na forma líquida, pode manchar roupas e outros tecidos.

7 – Desinfetante para o banheiro: Para ajudar a deixar o ambiente com um aroma mais agradável além de remover bactérias

8 – Cera para o piso: Para pessoas que não abrem mão de um piso bem encerado

Através da plataforma online Limpeza com Zelo é possível escolher serviços de limpeza sob medida para o seu escritório ou residência. Por isso, a Limpeza com Zelo também dá a possibilidade de contratar planos de assinatura que apresentam descontos progressivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *