10 Dicas para reduzir os custos operacionais na empresa

10 Dicas para reduzir os custos operacionais na empresa

A redução de custos operacionais de um negócio já consiste em um fator de competitividade de alta relevância. Em tempos de crise e forte concorrência então, essa prática pode se tornar vital para que as empresas se mantenham vivas e atuantes no mercado.  Por isso, o gestor deve ficar atento às dicas e novas tecnologias que possam contribuir nesse sentido.


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Você sabe quais custos poderia cortar ou reduzir? Quais despesas podem ser mais bem-gerenciadas? Como fazer isso? Então leia mais a seguir e entenda como reduzir os custos operacionais de sua empresa.


Mapear os processos

Um passo importante para se começar a diminuição de gastos com o pé direito consiste em fazer um mapeamento de todos os processos da empresa. Embora essa atividade possa ser um tanto complexa, certamente valerá a pena na medida em que forem encontrados gargalos de produção, contas desnecessárias, além de oportunidades de melhoria. Pode ocorrer, por exemplo, de uma organização dispor de duas ferramentas semelhantes (como softwares licenciados), embora a equipe de trabalho de fato só utilize um sistema. O mapeamento de processos também servirá para medir a eficiência operacional da empresa na área de logística, por exemplo. Além disso, o regime tributário do negócio pode ser revisto se assim proporcionar economia no pagamento de tributos. A verdade é que são muitas as possibilidades, todas bastante vantajosas para o negócio.


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Terceirização

Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza e manutenção é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.

Na busca por reduzir custos operacionais, muitas organizações preferem delegar atividades-meio para outras empresas e, assim, passarem a focar na atividade-fim (ou no core business). Empresas que possuem muitas filiais conseguem negociar valores atrativos quando contratam a terceirização para diversas unidades com a mesma prestadora de serviços, por exemplo. Mas assim como no aluguel de equipamentos, a terceirização deve ser analisada caso a caso, já que a medida envolve a marca da empresa e o relacionamento com os clientes. Logo, a contratada deve cumprir alguns requisitos para que o serviço prestado esteja de acordo com o padrão da contratante.


Analisar fluxo de caixa e contratos

Para reduzir custos operacionais sem diminuir a qualidade dos produtos ou dos serviços ofertados, a empresa precisa fazer uma análise criteriosa do fluxo de caixa e dos contratos em aberto. A avaliação das receitas e dos gastos do negócio permitirá que o empreendedor enxergue com mais clareza quais são as principais fontes de saída do caixa da empresa. A partir desse diagnóstico, o empresário poderá investigar os motivos de eventuais aumentos de custos, além de decidir onde fazer cortes. O histórico do fluxo de caixa é importante, pois dessa forma é possível comparar a evolução dos custos. Também é válido rever as condições dos contratos vigentes quanto a valores, parcelas, taxas de juros, indicador de reajuste anual e assim por diante.


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Alugar equipamentos

Outra estratégia de que as empresas dispõem para reduzir custos operacionais é fazendo o aluguel de equipamentos em vez de adquiri-los. É claro que essa medida precisa ser avaliada caso a caso, mas já podemos adiantar que o aluguel é indicado para equipamentos usados poucas vezes ou para trabalhos específicos, o que não justificaria imobilizar capital para dispor de tais máquinas de forma contínua. Em outra hipótese, se a empresa possui equipamentos parados, uma opção é ela própria fazer o aluguel para gerar mais receita. Nesse caso, a companhia não só reduziria o custo da ociosidade, como manutenção de máquinas e locais para armazenamento dos equipamentos, como poderia até gerar lucros a partir das negociações.


A nossa matéria sobre como realizar uma boa gestão financeira pode lhe ajudar, confira aqui


Fazer pesquisa de preços

Muitas empresas têm gastos excessivos simplesmente porque não possuem uma política clara de aquisição de bens e serviços. Para reduzir custos operacionais, a organização deve estabelecer critérios e procedimentos eficientes para seu setor de compras. Algumas companhias, por exemplo, têm como padrão pedir ao menos três propostas antes de fechar um negócio. Preços de passagens, hospedagem e aluguel de carros em viagens corporativas, por exemplo, podem sofrer drásticas variações. Já outras empresas dividem o orçamento em centros de custo, para que cada gestor administre os recursos da sua respectiva área. A organização também pode aproveitar para adquirir os chamados combos ou pacotes de fornecedores para conseguir preços atrativos.


Estabelecer parcerias com fornecedores

Contar com fornecedores de confiança sempre é uma excelente vantagem competitiva para uma empresa. Por isso, busque criar um relacionamento duradouro com as companhias que fornecem produtos ou serviços para seu empreendimento. Tenha em mente, porém, que as negociações devem ser do tipo em que todos ganham, para que assim exista uma parceria realmente sólida e de longo prazo. Ao negociar preços, por exemplo, pode ser que o fornecedor peça que você compre uma quantidade maior. Em outra situação, se você não conseguir valores mais baixos, pode negociar prazos maiores ou taxas de juros menores.


Evitar desperdícios

Uma maneira de reduzir custos operacionais que pode trazer resultados rápidos para o caixa da empresa é evitar desperdícios para poupar recursos. Água, energia, telefone, materiais de escritório, fotocópias, copos descartáveis e tantos outros itens podem facilmente ser economizados. Para se poupar em ligações telefônicas convencionais, por exemplo, uma opção é utilizar soluções de voz por protocolo de internet (VOIP). De modo geral, um trabalho de conscientização dos colaboradores em relação aos desperdícios, por meio de campanhas, já ajudará para que essa medida tenha resultados efetivos.


Apostar nos serviços compartilhados

Os chamados ganhos de escala podem contribuir muito para que uma empresa consiga reduzir custos operacionais. Negócios menores, por exemplo, em vez de disporem de uma estrutura fixa de atendimento, podem optar por utilizar serviços de coworking, compartilhando o uso de espaço de escritório com profissionais liberais e outras empresas. Além disso, dentro de uma única companhia, é possível avaliar a opção de uso conjunto de ambientes e de equipamentos para gerar economia. Essa medida também vale para aquisição de serviços. Negociar uma viagem corporativa para uma comitiva inteira, por exemplo, tende a ser mais vantajoso do que adquirir passagens individuais.


Controlar o estoque

A redução de custos operacionais passa, sem dúvida, por um controle de estoque eficiente. Muitas companhias deixam o capital imobilizado ao adquirir matérias-primas e mercadorias com baixa rotatividade. Com isso, diminuem seu capital de giro e correm o risco de atrasar pagamentos a fornecedores, com consequente cobrança de juros. Além disso, as empresas que não monitoram o que entra e o que sai do estoque podem sofrer prejuízos com itens que desaparecem, seja por descuidos ou extravios. Como precisam comprar novos itens, gastam desnecessariamente.


Investir em renovação tecnológica

A organização deve reavaliar periodicamente as ferramentas e os maquinários que utiliza, a fim de analisar se, de fato, a relação entre custo e benefício é vantajosa. Em alguns casos, mais vale adquirir equipamentos modernos do que repetidamente gastar com consertos. Nesse caso, por mais que em um momento inicial essa medida signifique um investimento maior, esses custos se pagam com o aumento da produtividade e da qualidade gerada. Nesse sentido, o uso de softwares de gestão, em diversas áreas, contribuem para automatizar tarefas e proporcionar um controle mais efetivo dos processos.

Como você pôde perceber, existem várias maneiras de se reduzir custos operacionais. Cabe ao empreendedor analisar quais mais se adaptam ao negócio que dirige para, dessa forma, ganhar em competitividade no mercado!


Bom, já podemos associar que para melhorar os custos de manutenção do escritório é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza. Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.


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16 de maio de 2025
Você já entrou no banheiro e sentiu aquele cheiro estranho, mesmo com tudo aparentemente limpo? Isso acontece mais do que parece – e na maioria das vezes, o problema está em pequenos detalhes do dia a dia. A boa notícia: com alguns cuidados simples, é possível manter o banheiro sempre cheiroso e higienizado. Confira: 1. Fique de olho nos ralos e entupimentos O acúmulo de cabelo, espuma, pasta de dente e outros resíduos pode entupir os ralos e causar mau cheiro. Se perceber a água descendo devagar ou notar odores, vale usar desentupidor ou arame para tentar resolver o problema. Outra dica é despejar água com desinfetante nos ralos para garantir que o sifão continue funcionando como vedação contra odores. ⚠️ Atenção: se optar por usar soda cáustica, siga rigorosamente as instruções da embalagem e use com muito cuidado – ela pode causar acidentes e danificar os canos se usada em excesso. 2. Mantenha uma rotina de limpeza leve e frequente Evite que a sujeira se acumule. Uma limpeza rápida com desinfetante (pode ser o tradicional Vim ou outro de sua preferência) já é suficiente para manter ralos, vaso sanitário e pia longe do mau cheiro. Essa rotina pode ser feita diariamente em menos de 10 minutos. Dica extra: aposte em aromatizadores e velas perfumadas para reforçar a sensação de limpeza e conforto. 3. Dê atenção especial ao vaso sanitário O vaso é um dos principais focos de odor. Limpe-o com desinfetante nas bordas e na parte interna todos os dias, principalmente se o banheiro for usado com frequência. E lembre-se: nada de jogar absorventes, cotonetes ou papel higiênico em excesso no vaso. Isso pode causar entupimentos e mau cheiro a longo prazo. Bônus: boas práticas que funcionam! Faça a limpeza do sifão da pia ao menos 1x por mês. Use tampas de ralo com vedação para evitar o retorno de odores. Sempre que possível, reaproveite a água do banho ou da máquina para lavar o banheiro (economia e praticidade!). Conte com a Limpeza com Zelo Quer um resultado ainda mais eficaz? Faça uma limpeza profissional com quem entende do assunto. Na Limpeza com Zelo, você contrata tudo online, escolhe o tipo de limpeza ideal e ainda conta com suporte personalizado. 📲 Faça seu orçamento gratuito agora mesmo!
9 de maio de 2025
Em tempos de cortes orçamentários, uma das perguntas mais comuns entre gestores de facilities é: como reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço? A boa notícia é que isso é possível — e com estratégia, planejamento e parceiros certos, pode até se tornar uma vantagem competitiva. Neste post, vamos mostrar como sua empresa pode cortar gastos de forma inteligente , mantendo a eficiência nas operações e a satisfação dos usuários. 1. Terceirize com estratégia A terceirização de serviços como limpeza, manutenção, portaria e jardinagem é uma das formas mais eficazes de reduzir custos operacionais. Mas atenção: terceirizar não é apenas trocar de fornecedor — é escolher um parceiro que entregue qualidade, regularidade e responsabilidade. Busque empresas com histórico comprovado, que cuidem de toda a gestão de equipe, EPI, treinamentos e conformidade trabalhista. Isso evita dores de cabeça e garante mais tempo para focar no core business da sua empresa. 2. Corte desperdícios e crie metas de economia Você sabia que boa parte dos gastos com limpeza e manutenção vêm de desperdícios invisíveis? Luzes acesas desnecessariamente, torneiras pingando, uso excessivo de produtos de limpeza… tudo isso pesa no orçamento. Defina metas claras de redução de consumo de água, luz e insumos . Envolva a equipe nessas metas, ofereça feedbacks e bonificações por boas práticas. Pequenas atitudes geram grandes resultados. 3. Elimine burocracias que só geram retrabalho Processos engessados, aprovações em excesso e papeladas sem fim atrapalham o fluxo de trabalho e consomem tempo e dinheiro. Automatize processos sempre que possível, com ferramentas de gestão de facilities, checklists digitais e monitoramento em tempo real. Menos papel, mais eficiência. 4. Use a tecnologia a seu favor Soluções inteligentes como sensores de presença, robôs de limpeza, apps de gestão de equipes e QR Codes para checklists podem otimizar as rotinas e reduzir drasticamente os custos operacionais. Além disso, permitem relatórios detalhados para tomada de decisões baseadas em dados — e não em achismos. 5. Reduza o turnover e valorize sua equipe A demissão custa caro. Treinar um novo colaborador custa mais ainda. Por isso, vale mais a pena investir em retenção, qualificação e engajamento do time atual. Profissionais bem treinados, reconhecidos e motivados entregam mais, cometem menos erros e reduzem o retrabalho. 6. Implemente gestão da qualidade mesmo sem certificação Você não precisa de um selo ISO para adotar boas práticas de qualidade. Comece com o básico: mapeie processos, estabeleça padrões, colete indicadores e revise os fluxos de forma contínua. Quando a operação é guiada por dados e metas, os erros diminuem e a produtividade cresce. 7. Conte com parceiros que somam A Limpeza com Zelo é especialista em otimizar operações de limpeza com inteligência, ergonomia e foco na redução de desperdícios. Através de planos personalizados, equipes treinadas e acompanhamento rigoroso de qualidade , ajudamos sua empresa a reduzir custos com eficiência e profissionalismo . Quer saber como podemos te ajudar? Fale conosco.
30 de abril de 2025
Organizar eventos corporativos de qualidade exige muito mais do que criatividade e boa vontade: é preciso equilíbrio financeiro, planejamento e decisões inteligentes . Em um cenário cada vez mais competitivo, otimizar o orçamento é essencial para garantir eventos impactantes sem comprometer outras áreas da empresa. Se você está planejando uma convenção, um workshop, uma celebração interna ou qualquer outro tipo de evento empresarial, estas 6 dicas vão te ajudar a extrair o máximo valor do seu investimento — sem abrir mão da excelência. 1. Mapeie seus custos fixos com antecedência Antes de qualquer tomada de decisão, é fundamental saber quanto do orçamento será comprometido com despesas fixas . Salários da equipe envolvida, ferramentas de gestão de eventos, licenças e estruturas já contratadas devem estar no radar desde o início. Esses valores são sua base. Só depois de conhecê-los é possível distribuir o restante do orçamento para fornecedores, atrações, alimentação, limpeza, estrutura e outras necessidades. 2. Avalie alternativas no mercado Evite agir por impulso ou repetir fornecedores automaticamente. Um estudo de mercado rápido pode revelar novos espaços, serviços ou parcerias mais vantajosas , com melhor custo-benefício e mais alinhadas ao perfil do evento. Negocie, compare valores, avalie portfólios e veja o que sua concorrência está fazendo — isso pode gerar ideias e economias valiosas. 3. Tenha apoio de especialistas Contar com profissionais experientes em eventos corporativos pode parecer um gasto a mais, mas é na verdade um investimento estratégico . Eles sabem onde cortar, onde investir e como adaptar o evento ao orçamento sem comprometer a entrega. Além disso, garantem agilidade e controle em todo o processo. O mesmo vale para terceirizações essenciais , como os serviços de limpeza e copa — áreas críticas que impactam diretamente a experiência dos convidados. 4. Planeje com visão estratégica: crie um calendário de eventos Eventos corporativos não acontecem isoladamente. Quando inseridos num calendário anual , é possível racionalizar custos, prever demandas, padronizar fornecedores e evitar excessos . Isso também permite que ações bem-sucedidas em um evento gerem frutos em outros, otimizando resultados e fortalecendo a estratégia institucional da empresa. 5. Estabeleça parcerias com fornecedores recorrentes Se a sua empresa organiza eventos com frequência, fechar contratos contínuos com fornecedores confiáveis pode gerar economias consideráveis . Buffets, estruturas, materiais de apoio e limpeza podem ser negociados por pacotes mensais ou anuais, com preços mais competitivos e atendimento prioritário. 6. Inclua uma margem para imprevistos Nenhum planejamento está livre de surpresas. Seja por conta do clima, atrasos ou mudanças de última hora, é importante ter uma reserva de segurança . Mesmo que não seja usada, essa margem evita prejuízos maiores e garante que o evento siga com qualidade, mesmo diante de ajustes inesperados. Planejar um evento corporativo de forma inteligente é o caminho para atingir resultados reais sem ultrapassar os limites financeiros da empresa . Ao aplicar essas estratégias e contar com fornecedores especializados , você garante um evento bem-sucedido do início ao fim.  🔹 Quer garantir limpeza profissional, discrição, organização e suporte de confiança para o seu evento? Fale com a Limpeza com Zelo e solicite seu orçamento personalizado!