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5 Dicas para integrar a equipe terceirizada com os funcionários

5 Dicas para integrar a equipe terceirizada com os funcionários

A terceirização foi adotada pelo mundo corporativo. A estratégia desse tipo de contratação pode ser eficiente para aumentar os níveis de produtividade e reduzir custos, mas, para que isso realmente aconteça, é preciso fazer a integração de equipes entre terceirizados e funcionários.


Como manter a equipe motivada? Como integrar funcionários com tipos de contratação diferentes? O gerenciamento de funcionários com formas de contratação mistas não é simples e gera muitas dúvidas.


Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este texto!


Diferença entre ser Pj e CLT

Contratar uma pessoa jurídica ou contratar um funcionário por meio da terceirização são situações completamente diferentes. O primeiro caso acontece quando alguém é contratado como pessoa jurídica para realizar um serviço — e deve fornecer nota fiscal pelo trabalho desempenhado.


É uma relação de prestação de serviço regida pelo Código Civil — e não pela CLT, como acontece na terceirização. Entretanto, esse tipo de contratação só deve acontecer nos casos em que não há subordinação entre empregador e empregado. Do contrário, pode-se entender que empresa contratou um funcionário como PJ apenas para economizar com encargos trabalhistas, o que é ilegal.


Um exemplo em que a contratação como PJ dentro das regras seria admitir um profissional com CNPJ para realizar uma consultoria para a sua empresa por um determinado tempo.


Já a terceirização acontece quando funcionários que trabalham de carteira assinada em uma empresa são alocados para prestar serviços em outra organização.


Lei da Terceirização

Foi aprovada em março de 2017, a Lei 13.429/17, que gera novas regras para a terceirização no país. Uma das mudanças mais significativas é a liberação da terceirização para todas as atividades da empresa — e não só para as atividades-meio, como era antes.


A aprovação da lei intensificou o debate sobre o assunto no país. As alterações interferem tanto nos direitos e deveres de quem contrata quanto dos contratados. Antes de realizar esse tipo de contratação, portanto, é importante entender melhor as mudanças da nova lei.


Saiba qual setor da empresa será terceirizado

Para que os bons resultados sejam alcançados, é preciso estudar a empresa e descobrir quais áreas ou setores vão passar pelo processo de terceirização. Durante essa análise, verifique quais são os seus gastos e se o trabalho está sendo realizado com qualidade.


Terceirizar serviços como a limpeza, a segurança, ou a portaria, pode trazer mais economia e produtividade para a empresa.


Equipe terceirizada

É imprescindível realizar a integração entre funcionários terceirizados e o restante da empresa. Só assim é possível manter um clima organizacional saudável, para que os trabalhos possam ser realizados da melhor forma possível.

 

Além disso, um ambiente de cooperação entre as equipes é mais propício para a troca de informações e para a ajuda mútua entre os colaboradores. A troca de experiências é positiva tanto para os trabalhadores, quanto para a empresa.


Para que a integração aconteça, é fundamental que os funcionários terceirizados sejam tratados da mesma forma que os outros, mas tomando o cuidado para não caracterizar a subordinação, o que poderia causar um processo trabalhista para a empresa. Lembre-se de que o funcionário terceirizado é um parceiro, e não seu colaborador interno.

 

O departamento de Recursos Humanos pode ajudar no acompanhamento do desempenho das equipes terceirizadas. Também é importante conscientizar o restante dos funcionários sobre o que é a terceirização. Falar de forma transparente sobre o assunto evita a geração de ruídos na comunicação.

 

Tudo isso favorece a boa relação no trabalho, para que todos os funcionários se sintam confortáveis no ambiente de trabalho e possam produzir de forma conjunta.

Mantenha os terceirizados e funcionários motivados

Se o objetivo é ser uma empresa de sucesso, então é fundamental motivar a equipe terceirizada tanto quanto a equipe de funcionários internos. Já não é mais novidade que um quadro de funcionários engajados e satisfeitos aumenta a produtividade e a superação das metas.


O motivo é muito simples: quando os trabalhadores se sentem parte da empresa, eles buscam melhorar o desempenho individual para alcançar as metas da organização.


Mas como motivar a equipe? Veja cinco dicas práticas para fazer isso:


1. Condições de trabalho adequadas

Pode parecer óbvio, mas este é um erro que muitas empresas cometem. Para exigir produtividade, é preciso dar aos funcionários materiais de qualidade para que eles possam trabalhar. Incluindo, um local de trabalho limpo e organizado e equipamentos modernos e atualizados.


2. Remuneração

Não importa qual foi a forma de contratação, é fundamental pagar ao profissional um valor justo pelo serviço prestado. Por isso, é preciso cuidar na hora de contratar uma empresa terceirizada. Verifique se os terceirizados são bem remunerados e pagos em dia. Uma empresa séria não tem débitos trabalhistas, por exemplo.


3. Treinamentos e Capacitações

Oferecer cursos e treinamentos aos funcionários é essencial para que eles se atualizem sobre aspectos da sua área de trabalho e aprendam melhores formas de executar o serviço.


As capacitações podem ser vistas como duplo investimento para a empresa, já que ajuda a melhorar o desempenho e a motivação dos funcionários.


4. Valorize os acertos

Não existe nada mais desanimador do que ser lembrado apenas nos momentos de erro. Para estimular melhores resultados, sempre reconheça o trabalho dos funcionários que se destacam no dia a dia. Cumprimente-os publicamente, publique em informativos e em e-mails internos da empresa, para que todos saibam como deve se portar um funcionário exemplar. Assim, todos os colaboradores se sentirão motivados a fazer o melhor.


5. Seja claro em quanto as metas

Os objetivos da empresa devem ser bem definidos e comunicados para todos os funcionários. Essa é uma excelente forma de engajar os trabalhadores e demonstrar o quanto o serviço de cada um deles é fundamental para que as metas sejam alcançadas.


Mudanças na política da empresa, alterações de formas de trabalho ou alterações em regras internas devem ser comunicadas a todos de forma igual. Afinal, todos devem estar cientes do que pode e o que não pode ser feito no ambiente organizacional.


Também é importante mostrar que a empresa está aberta para ouvir as sugestões de melhoria. E para que a comunicação seja honesta e transparente, é interessante que essas ideias sejam realmente analisadas pelos gestores e, caso seja viável, atendidas e comunicadas.


Como visto, a integração de equipes entre terceirizados e funcionários é complexa, mas possível. Empresas como a Limpeza com Zelo podem lhe ajudar nessa integração!

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2 de abril de 2025
Manter um ambiente de trabalho limpo e bem cuidado não apenas melhora a estética do escritório, mas também contribui para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Paredes manchadas, persianas empoeiradas e cadeiras de couro desgastadas podem passar uma imagem de descuido e comprometer a durabilidade dos materiais. Para evitar esses problemas, confira dicas práticas e eficientes para manter esses itens sempre impecáveis. 1. Como limpar paredes sem danificar a pintura As paredes do escritório estão sujeitas a diversas marcas, como sujeiras de toque, encosto de cadeiras e até manchas de café. A boa notícia é que é possível limpá-las sem danificar a pintura, prolongando sua vida útil. Dicas essenciais para manter as paredes limpas: Limpeza imediata: Quanto mais rápido a mancha for removida, mais fácil será eliminá-la. Remova o pó regularmente: Passe um pano seco ou levemente umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Utilize os produtos certos para cada tipo de tinta: Tintas foscas: Use uma esponja macia com detergente neutro e seque com um pano limpo. Tintas acrílicas laváveis: Prepare uma solução com água, álcool e detergente neutro para uma limpeza eficaz. Tintas à base de água: Seja delicado e utilize um pano levemente úmido com detergente neutro. 2. Como manter as persianas sempre limpas As persianas acumulam poeira facilmente, impactando a qualidade do ar e a estética do escritório. A limpeza frequente evita manchas e mantém o ambiente mais agradável. Passo a passo para remover a poeira das persianas: Espanador: Uma opção rápida para remover a poeira superficial. Luva ou meia velha: Borrife um limpador de janelas em uma luva e passe pelas lâminas para remover a sujeira. Aspirador de pó: Utilize o bico de escova para alcançar os cantos difíceis. Para uma limpeza mais profunda: Esponja úmida: Passe delicadamente para remover sujeiras mais resistentes. Lavagem completa: Retire as persianas e lave com água e sabão, deixando secar completamente antes de reinstalar. Persianas de tecido: Devem ser lavadas a seco para evitar danos. 3. Como cuidar das cadeiras de couro Cadeiras de couro são sofisticadas e confortáveis, mas exigem cuidados específicos para evitar rachaduras e manchas. A limpeza regular garante maior durabilidade e um aspecto sempre elegante. Dicas essenciais para limpeza e conservação: Remova o pó semanalmente: Use um pano macio e seco para evitar o acúmulo de sujeira. Evite produtos abrasivos: Nunca utilize detergentes comuns ou panos muito molhados. Manchas recentes: Remova com um pano seco ou levemente úmido. Manchas persistentes: Utilize um cotonete com álcool isopropílico para tinta ou uma pasta de creme de tártaro com suco de limão para manchas de proteína. Hidratação do couro: Use um condicionador próprio para couro de 2 a 3 vezes por ano para evitar ressecamento. Cuidar do ambiente de trabalho vai muito além da limpeza básica. Pequenas ações diárias ajudam a prolongar a vida útil dos materiais e garantem um escritório mais organizado, confortável e profissional. Se sua empresa precisa de uma limpeza profissional e personalizada, conheça os serviços da Limpeza com Zelo. Oferecemos soluções sob medida para manter seu escritório impecável, sem complicações.  Mantenha seu ambiente sempre limpo e agradável. Entre em contato conosco e saiba mais!
26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.
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