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5 Dicas para integrar a equipe terceirizada com os funcionários

5 Dicas para integrar a equipe terceirizada com os funcionários

A terceirização foi adotada pelo mundo corporativo. A estratégia desse tipo de contratação pode ser eficiente para aumentar os níveis de produtividade e reduzir custos, mas, para que isso realmente aconteça, é preciso fazer a integração de equipes entre terceirizados e funcionários.


Como manter a equipe motivada? Como integrar funcionários com tipos de contratação diferentes? O gerenciamento de funcionários com formas de contratação mistas não é simples e gera muitas dúvidas.


Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este texto!


Diferença entre ser Pj e CLT

Contratar uma pessoa jurídica ou contratar um funcionário por meio da terceirização são situações completamente diferentes. O primeiro caso acontece quando alguém é contratado como pessoa jurídica para realizar um serviço — e deve fornecer nota fiscal pelo trabalho desempenhado.


É uma relação de prestação de serviço regida pelo Código Civil — e não pela CLT, como acontece na terceirização. Entretanto, esse tipo de contratação só deve acontecer nos casos em que não há subordinação entre empregador e empregado. Do contrário, pode-se entender que empresa contratou um funcionário como PJ apenas para economizar com encargos trabalhistas, o que é ilegal.


Um exemplo em que a contratação como PJ dentro das regras seria admitir um profissional com CNPJ para realizar uma consultoria para a sua empresa por um determinado tempo.


Já a terceirização acontece quando funcionários que trabalham de carteira assinada em uma empresa são alocados para prestar serviços em outra organização.


Lei da Terceirização

Foi aprovada em março de 2017, a Lei 13.429/17, que gera novas regras para a terceirização no país. Uma das mudanças mais significativas é a liberação da terceirização para todas as atividades da empresa — e não só para as atividades-meio, como era antes.


A aprovação da lei intensificou o debate sobre o assunto no país. As alterações interferem tanto nos direitos e deveres de quem contrata quanto dos contratados. Antes de realizar esse tipo de contratação, portanto, é importante entender melhor as mudanças da nova lei.


Saiba qual setor da empresa será terceirizado

Para que os bons resultados sejam alcançados, é preciso estudar a empresa e descobrir quais áreas ou setores vão passar pelo processo de terceirização. Durante essa análise, verifique quais são os seus gastos e se o trabalho está sendo realizado com qualidade.


Terceirizar serviços como a limpeza, a segurança, ou a portaria, pode trazer mais economia e produtividade para a empresa.


Equipe terceirizada

É imprescindível realizar a integração entre funcionários terceirizados e o restante da empresa. Só assim é possível manter um clima organizacional saudável, para que os trabalhos possam ser realizados da melhor forma possível.

 

Além disso, um ambiente de cooperação entre as equipes é mais propício para a troca de informações e para a ajuda mútua entre os colaboradores. A troca de experiências é positiva tanto para os trabalhadores, quanto para a empresa.


Para que a integração aconteça, é fundamental que os funcionários terceirizados sejam tratados da mesma forma que os outros, mas tomando o cuidado para não caracterizar a subordinação, o que poderia causar um processo trabalhista para a empresa. Lembre-se de que o funcionário terceirizado é um parceiro, e não seu colaborador interno.

 

O departamento de Recursos Humanos pode ajudar no acompanhamento do desempenho das equipes terceirizadas. Também é importante conscientizar o restante dos funcionários sobre o que é a terceirização. Falar de forma transparente sobre o assunto evita a geração de ruídos na comunicação.

 

Tudo isso favorece a boa relação no trabalho, para que todos os funcionários se sintam confortáveis no ambiente de trabalho e possam produzir de forma conjunta.

Mantenha os terceirizados e funcionários motivados

Se o objetivo é ser uma empresa de sucesso, então é fundamental motivar a equipe terceirizada tanto quanto a equipe de funcionários internos. Já não é mais novidade que um quadro de funcionários engajados e satisfeitos aumenta a produtividade e a superação das metas.


O motivo é muito simples: quando os trabalhadores se sentem parte da empresa, eles buscam melhorar o desempenho individual para alcançar as metas da organização.


Mas como motivar a equipe? Veja cinco dicas práticas para fazer isso:


1. Condições de trabalho adequadas

Pode parecer óbvio, mas este é um erro que muitas empresas cometem. Para exigir produtividade, é preciso dar aos funcionários materiais de qualidade para que eles possam trabalhar. Incluindo, um local de trabalho limpo e organizado e equipamentos modernos e atualizados.


2. Remuneração

Não importa qual foi a forma de contratação, é fundamental pagar ao profissional um valor justo pelo serviço prestado. Por isso, é preciso cuidar na hora de contratar uma empresa terceirizada. Verifique se os terceirizados são bem remunerados e pagos em dia. Uma empresa séria não tem débitos trabalhistas, por exemplo.


3. Treinamentos e Capacitações

Oferecer cursos e treinamentos aos funcionários é essencial para que eles se atualizem sobre aspectos da sua área de trabalho e aprendam melhores formas de executar o serviço.


As capacitações podem ser vistas como duplo investimento para a empresa, já que ajuda a melhorar o desempenho e a motivação dos funcionários.


4. Valorize os acertos

Não existe nada mais desanimador do que ser lembrado apenas nos momentos de erro. Para estimular melhores resultados, sempre reconheça o trabalho dos funcionários que se destacam no dia a dia. Cumprimente-os publicamente, publique em informativos e em e-mails internos da empresa, para que todos saibam como deve se portar um funcionário exemplar. Assim, todos os colaboradores se sentirão motivados a fazer o melhor.


5. Seja claro em quanto as metas

Os objetivos da empresa devem ser bem definidos e comunicados para todos os funcionários. Essa é uma excelente forma de engajar os trabalhadores e demonstrar o quanto o serviço de cada um deles é fundamental para que as metas sejam alcançadas.


Mudanças na política da empresa, alterações de formas de trabalho ou alterações em regras internas devem ser comunicadas a todos de forma igual. Afinal, todos devem estar cientes do que pode e o que não pode ser feito no ambiente organizacional.


Também é importante mostrar que a empresa está aberta para ouvir as sugestões de melhoria. E para que a comunicação seja honesta e transparente, é interessante que essas ideias sejam realmente analisadas pelos gestores e, caso seja viável, atendidas e comunicadas.


Como visto, a integração de equipes entre terceirizados e funcionários é complexa, mas possível. Empresas como a Limpeza com Zelo podem lhe ajudar nessa integração!

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21 de fevereiro de 2025
Para ter um resultado de excelência na gestão de facilities, o trabalho de higienização deve ser seguido à risca. Um dos pontos principais para manter o ambiente limpo é a limpeza profissional de pisos. O processo abrange duas etapas essenciais: limpar e desinfetar. Realizar o processo corretamente e escolher os produtos certos é essencial. A primeira etapa, portanto, consiste em limpar o local com o detergente correto. Existem diversos tipos de detergentes para todas as necessidades, tais como: neutro para sujidade leve; alcalino para sujidade média; e clorado para alta sujidade. Existem também desinfetantes específicos para alguns locais. Dica 1 A fim de diminuir o custo total de operação, a escolha por um detergente de baixo custo em uso é ideal para shoppings, lojas de varejo, escritórios e escolas, entre outros. Tenha em mente que alguns possuem fragrâncias características, que ajudam na perfumaria do ambiente, outros não, agindo apenas como parte do processo de higienização. Já na segunda etapa, vem a escolha do desinfetante. Neste caso, a variedade de opções é maior ainda, com desinfetantes de diversos tipos: quaternários, clorados e peróxido de hidrogênio… Esse último é a melhor tecnologia para desinfecção disponível hoje no mercado. Dica 2 Para comprovar a eficácia do princípio ativo, laudos são exigidos pela ANVISA e assim aprovados, todos os microrganismos são discriminados no rótulo e demais documentos como – ficha técnica e ficha de segurança. É possível também atingir um resultado de excelência na higienização com produtos 2 em 1. Um exemplo é o formulado com o poder do princípio ativo (peróxido de hidrogênio acelerado), que é limpador e desinfetante de uso geral, com eficácia comprovada frente ao vírus da H1N1, norovírus e rotavírus. Um só produto para limpeza diária. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
17 de fevereiro de 2025
Limpeza de divisórias – Divisórias estofadas estão presentes em pequenos escritórios e grandes empresas, essas paredes estofadas também precisam de manutenção e limpeza como qualquer outro artigo têxtil. A limpeza de divisórias é fundamental porque estão na maioria das vezes em ambientes fechados somente com a circulação de ar condicionado. Os estofamentos dessas divisórias acumulam pó e consequentemente causam a proliferação de ácaros e fungos prejudicando os indivíduos que trabalham de 08 á 12 horas por dia nesses ambientes. A limpeza de divisórias é feita com a utilização de produtos anti ácaro e fungicidas, aplicamos o produto com a utilização de um pulverizador em toda superfície do estofado das divisórias, em seguida fazemos uma escovação para eliminar manchas e sujeiras aparentes. As divisórias de parede podem ser itens úteis quando quiser dividir uma sala sem o incômodo e estresse de construir uma parede completa. As divisórias são normalmente feitas de um tecido grosso para proporcionar privacidade, sendo uma escolha popular para cubículos em escritórios. As estruturas também podem ser usadas para criar corredores e quartos particulares em residências, fábricas ou diversas empresas. Mas como acontece em qualquer tipo de superfície, as divisórias eventualmente ficam sujas e requerem uma limpeza completa, veja as dicas para a limpeza de divisórias de parede: Instruções 1 - Remova sujeira, poeira e detritos da superfície da divisória com um pano seco. 2 - Encha um balde com 4 litros de água morna. Misture 1/2 xícara de sabão em pó na água com um batedor de ovos e continue misturando até formar espuma. 3 - Mergulhe uma esponja na mistura e torça o excesso de líquido. Esfregue a divisória em um movimento circular suavemente. Trabalhe a partir da parte inferior da divisória e se desloque para cima. 4 - Encha um balde limpo com água fria. Molhe um pano na água e esprema o excesso de líquido, deixando-o úmido, mas não encharcado. 5 - Limpe a divisória com o pano para enxaguar a mistura de limpeza da parede. Molhe o pano na água quando ficar sujo e o mantenha úmido, mas não encharcado, para evitar deixar a divisória muito molhada. 6 - Passe toalhas secas na divisória suavemente para absorver a umidade e deixe-a secar ao ar. Aponte ventiladores na direção geral da divisória para acelerar o processo de secagem. 7 - Remova as manchas da divisória criando uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante com 4 xícaras de água. Usando uma esponja limpa e molhada na solução, esfregue suavemente a mancha até desaparecer. Logo após concluímos o trabalho removendo todas as impurezas e produtos utilizados com a extratora de líquidos que as deixam relativamente úmidas secando totalmente em poucas horas. O processo de limpeza de divisórias geralmente as deixam como novas. As marcas de encardimentos, pó, fuligem e gorduras somem totalmente com esta limpeza. Recomendamos que se fizesse logo em seguida o tratamento de impermeabilização de estofados, que a protegerá contra as futuras sujeiras e manchas. Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.  Você pode agendar uma limpeza comercial com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para escritórios.
7 de fevereiro de 2025
Perguntas mais comuns sobre tipos de pisos Providenciar uma boa limpeza dos pisos é essencial para trazer um ar de conforto e higiene em qualquer ambiente, seja de trabalho ou comercial. Mas, sabia que antes de sair limpando tudo o que vê pela frente, é muito importante identificar as características de cada piso, para entender que tipo de ação deverá ser feita? Sim, a verdade é que cada área exige um tipo específico de limpeza, com produtos e equipamentos que variam de acordo com as especificidades de cada local. Afinal, pedras, cerâmicas e porcelanatos podem ser facilmente agredidos pelo uso indiscriminado de componentes inadequados ou ainda pelo uso incorreto de equipamentos. Agora, se você imagina que essa limpeza pode ser feita de maneira simples e rápida, com os produtos que você já tem em estoque, como água sanitária, ácidos e cloro ...pare tudo agora! Não, você não deve utilizar esses componentes, ok? Tudo isso servirá apenas para tirar o brilho das superfícies, além de possivelmente trazer danos irreparáveis. Alguns mitos e verdades sobre limpeza de pisos Bom, mas certamente você já ouviu falar em um produto chamado “Limpa-Pedras”, e esse você pode usá-lo, certo? Calma, não é bem assim. Esse tipo de composto químico só é indicado em superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência por exemplo, de massas de cimento ou concreto. Se esse não for seu caso, corra! E álcool e desinfetantes comuns, pode? O álcool é um solvente que pode ser usado, desde que em áreas muito específicas, e com grande cuidado, pois pode causar manchas difíceis de retirar. Já os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos “frios”. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de se limpar. Mas, então, como limpar? A regra básica é: utilize produtos específicos para cada tipo de piso, prestando atenção se o fabricante é especialista em comercializar esse artigo. Além disso, tenha muito cuidado com o equipamento de limpeza profissional que irá utilizar para fazer a limpeza. Certifique-se de que as máquinas de limpeza de piso que irão ajudá-lo foram construídas para o tipo de superfície com a qual irá lidar. É importante utilizar o acessório correto para realizar a limpeza do piso. Para cada piso um tipo de acessório, isso fará toda a diferença, tanto na qualidade da limpeza, quanto na economia de água e energia, em outro artigo falamos sobre esse tema e como você pode reduzir custos, confira - ler artigo. A grande verdade é que por mais que pareça fácil, esse tipo de limpeza precisa ser feita com muito cuidado para não danificar o piso, e principalmente, não extinguir sua vida útil. Por isso, nada melhor do que falar com um especialista, que poderá orientá-lo, disponibilizamos uma consultoria gratuita, na qual um especialista ira tirar suas dúvidas. Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança. 
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