Limpeza com Zelo

Quem nunca trabalhou com um colega que faltava em excesso, e que, quando “dava o ar da graça”, normalmente chegava atrasado? Pois esse é o profissional que incorre no tal do absenteísmo.

Os gestores esperam que os funcionários se ausentem um ou outro dia ao longo do ano. Isso pode acontecer devido a problemas pessoais ou a questões sistêmicas, como dificuldades de transporte, que fogem ao controle do empregado.

O grande problema é o excesso de faltas. Ele pode indicar insatisfação com o emprego e, como resultado, causar prejuízos na produtividade do profissional.

Absenteísmo: o que é e suas causas

Absenteísmo é o volume excessivo de faltas ou atrasos no trabalho. Suas causas são diversas:

A incompatibilidade com a cultura organizacional é outra causa. Se os valores do profissional não se alinham com os da empresa, ele provavelmente se sentirá desmotivado e faltará mais ao trabalho.

Assédio moral no trabalho é uma causa comum de absenteísmo. Profissionais que se sentem tiranizados ou humilhados por colegas e chefia tendem a faltar mais, alegando doenças ou problemas pessoais para evitar a situação.

O volume excessivo de trabalho causa uma queda na produtividade e na satisfação. Ele também eleva o estresse psicológico, fazendo com que o profissional falte mais ao trabalho.

Procura por novas oportunidades: alguns empregados faltam no trabalho para participar de uma entrevista ou dinâmica de emprego em outra empresa. Como a maioria desses eventos ocorre em horário comercial, é comum que o funcionário use a desculpa de doença para faltar ao trabalho.

Doenças e consultas médicas são as desculpas mais comuns para faltar ou se atrasar. No entanto, os funcionários, muitas vezes, as usam para esconder outros problemas que causam a ausência.

Quando o funcionário esconde o motivo de sua ausência, geralmente é por medo de represálias. Isso ocorre principalmente quando as causas são a incompatibilidade com a cultura da empresa, assédio moral ou qualquer outra questão constrangedora.

Como o absenteísmo prejudica a empresa

Absenteísmo e queda na produtividade são variáveis diretamente relacionadas. Essa foi a conclusão do Gallup-Healthways Well-Being Index, estudo da Gallup que entrevistou 94.000 trabalhadores norte-americanos em 14 ocupações distintas para averiguar quanto as empresas perdiam por conta de faltas e atrasos em suas equipes.

O estudo identificou quantos dólares a queda na produtividade causada pelo absenteísmo custava aos diferentes setores nos quais trabalhavam os empregados abordados. O absenteísmo gerou um prejuízo total de U$ 84 bilhões de dólares à economia americana no período estudado.

Outro estudo, dessa vez conduzido pela empresa Circadian e divulgado na publicação The Bottom-Line Killer, constatou que o absenteísmo onera o empregador em U$ 2.650/ano para cada empregado assalariado. Esse prejuízo é composto por gastos como salário pago ao trabalhador ausente, custo de substituição de mão-de-obra e custos administrativos para gerenciar o absenteísmo.

Além desses custos diretos, existem outras consequências perniciosas do absenteísmo, como descontentamento por parte de funcionários que precisam cobrir o empregado ausente e redução na qualidade do serviço devido ao desguarnecimento.

Como diminuir o absenteísmo nas empresas

Agora que já conhecemos as principais causas e efeitos do absenteísmo nas empresas, podemos abordar soluções para reduzi-lo. Seguem algumas delas:

1. Valorização da compatibilidade com a cultura organizacional nos processos de Recrutamento e Seleção: é comum que gestores e recrutadores subestimem a compatibilidade do candidato com a cultura organizacional da empresa em favor de atributos mais “sedutores”, como currículo de prestígio ou boas recomendações. Entretanto, um profissional que não tem valores e personalidade adequados à cultura da empresa, mesmo com um histórico atraente, pode começar a faltar no trabalho devido ao desgaste gerado pela incongruência entre empresa e sua pessoa.

2. Veiculação de pesquisas de clima organizacional: a qualidade do clima organizacional tem tudo a ver com a satisfação do funcionário. Portanto, é essencial que o departamento de Recursos Humanos veicule periodicamente pesquisas de clima organizacional, verificando como os empregados se sentem no ambiente de trabalho e quais sugestões de melhoria podem dar.

3. Uso de ferramentas de comunicação interna: plataformas de comunicação interna reduzem ruídos no diálogo entre chefe e subordinado e aproximam os funcionários do RH. As consequências são maiores chances de um trabalho bem executado e um sentimento maior de segurança/acolhimento do empregado.

4. Estímulo à prática de exercícios laborais: a empresa pode oferecer exercícios laborais uma vez por semana aos funcionários. Por mais que essa prática não vá mudar radicalmente a rotina de atividade física dos empregados (e que também não vá causar impacto profundo na qualidade de vida), ela evita complicações como tendinite e bursite — além de ser um eventual ponta-pé inicial para práticas mais globais, como corrida ou academia.

5. Estímulo à alimentação saudável: a alimentação desregrada é causa de uma miríade de problemas de saúde que podem afastar o profissional do escritório. Medidas interessantes são: oferecer um amplo cardápio de opções saudáveis nos postos de alimentação (refeitório, carrinho de comida ou vending machine) que existem dentro da empresa; e organizar materiais como palestras e vídeos que ensinam os funcionários a adotar dietas adequadas.

6. Terceirização de serviços:  A terceirização é uma atividade em que se repassa para um terceiro o cumprimento ou manutenção de um serviço ou processo. Ou seja, terceirizar importa em delegar determinadas atividades para que outras pessoas físicas ou jurídicas cumpram tarefas no lugar de parte de sua equipe própria.

Em quanto aos serviços de limpeza e manutenção na empresa, terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.

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Fonte:convenia.com.br

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