A música relaxa, alegra e aumenta a autoestima. Além disso, uma pesquisa de 2012 da Universidade de Miami (EUA) mostra que ouvir música no trabalho pode melhorar a produtividade.
O estudo analisou profissionais de tecnologia. Em geral, aqueles que escutam canções terminam tarefas mais rápido e têm ideias melhores. O motivo? O som melhora o humor.
Como a música age no cérebro?
“A música ativa regiões emocionais do cérebro ligadas a concentração, bem-estar e foco. Não existe uma fórmula musical, pois cada pessoa tem um repertório único. Os resultados variam para cada um”, explica Wanderley Alves, musicoterapeuta.
A experiência do funcionário influencia?
Segundo a União Brasileira das Associações de Musicoterapia (Ubam), a experiência do funcionário causa diferenças nos resultados.
A pesquisa mostrou que profissionais com experiência moderada se beneficiaram mais. Os mais vividos não tiveram grandes melhoras. Já a música pareceu distrair os mais novatos.
Wanderley complementa: “Algumas pessoas ouvem músicas que remetem a momentos importantes. Isso pode desfocar o profissional da tarefa. Mas tudo dependerá do indivíduo”.
Como implementar a música no ambiente de trabalho?
“A música no trabalho exige estudo e planejamento. Cada local tem uma acústica e pessoas com gostos distintos. Sons ambientes podem ser bons, mas temos que cuidar para não privilegiar os gostos de gestores e deixar de lado os dos funcionários”, alerta a Ubam.
É preciso ter limites e bom senso.
Além disso, é crucial respeitar a política da empresa sobre o uso de fones de ouvido. Ouvir música é muito bom, mas exige limites. Escutar um som o dia todo pode ser mal-educado com os colegas.
Gostou? Você sabia que pode contratar um plano de limpeza com a Limpeza com Zelo para o seu escritório. Contrate as melhores diaristas através da Limpeza com Zelo!