Uma das situações mais irritantes do dia a dia é lidar com aquela cola teimosa que gruda em móveis, paredes ou em produtos recém-comprados — especialmente copos, jarras, baldes e outros utensílios mais expostos. Por isso, temos a impressão é que ela nunca vai sair.
Pensando nisso, reunimos soluções práticas e econômicas para remover qualquer tipo de cola de embalagem. E o melhor: usando produtos simples que você encontra facilmente no supermercado. Acompanhe as dicas!
1. Cola em paredes ou superfícies com sujeira
Quando você remove um adesivo de móveis ou paredes, é comum que a cola fique grudada e acumule sujeira e pó. Isso deixa a superfície com aparência de malcuidadas. Dessa forma, para resolver esse problema de forma rápida e eficaz, siga este passo:
Passo a passo: Corte tiras de fita crepe e pressione sobre a área com cola e sujeira. E assim, ao puxar, a fita remove os resíduos grudados, deixando a superfície limpa.
2. Cola de adesivo em embalagens
Se a cola estiver em embalagens plásticas ou de vidro, o vinagre pode ser seu melhor aliado.
Passo a passo: Aplique vinagre de vinho branco sobre a área com cola. Espere alguns minutos. Depois, esfregue com os dedos ou com uma esponja de cozinha. O adesivo se solta com facilidade. Por fim, lave e seque a embalagem para usá-la normalmente.
3. Colas mais resistentes em garrafas de vidro
Algumas colas, como as apolares, não saem com vinagre. Nesse caso, o óleo de cozinha entra em cena como solução eficaz.
Passo a passo: Esfregue o óleo diretamente sobre a cola até que ela se dissolva. Em superfícies resistentes, use uma esponja. Já em materiais mais delicados, prefira papel-toalha ou guardanapo para evitar danos.
4. Outras alternativas úteis
Se nenhuma das opções anteriores funcionar, você pode recorrer a produtos específicos para remoção de cola. Eles estão disponíveis em supermercados e lojas de materiais de construção. No entanto, antes de aplicar, verifique se são compatíveis com a superfície desejada para evitar manchas.
Além disso, evite colar adesivos em paredes pintadas com tinta comum ou na lataria de veículos. Ao remover, a tinta pode sair junto ou a cola pode deixar marcas difíceis de eliminar sem causar riscos.
Como alternativa, experimente a massa adesiva. Esse produto, já disponível no mercado brasileiro, fixa objetos sem deixar resíduos. Assim, se torna uma excelente substituição às fitas tradicionais que costumam deixar rastros de cola.
Por fim, com o trabalho de quem tem experiência no assunto, a limpeza e remoção de colas, etiquetas e adesivos fica ainda mais simples e proveitosa, pois é realizada da maneira correta.Entre em contato com a Limpeza com Zelo e solicite o seu orçamento!