A terceirização foi adotada pelo mundo corporativo. A estratégia desse tipo de contratação pode ser eficiente para aumentar os níveis de produtividade e reduzir custos, mas, para que isso realmente aconteça, é preciso fazer a integração de equipes entre terceirizados e funcionários.
Como manter a equipe motivada? Como integrar funcionários com tipos de contratação diferentes? O gerenciamento de funcionários com formas de contratação mistas não é simples e gera muitas dúvidas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este texto!
Diferença entre ser Pj e CLT
Contratar uma pessoa jurídica ou contratar um funcionário por meio da terceirização são situações completamente diferentes. Por isso, no primeiro caso, uma empresa contrata um profissional como pessoa jurídica para realizar um serviço, e ele deve emitir nota fiscal pelo trabalho executado.
É uma relação de prestação de serviço regida pelo Código Civil — e não pela CLT, como acontece na terceirização. Entretanto, esse tipo de contratação só deve acontecer nos casos em que não há subordinação entre empregador e empregado. Do contrário, pode-se entender que empresa contratou um funcionário como PJ apenas para economizar com encargos trabalhistas, o que é ilegal.
Um exemplo em que a contratação como PJ dentro das regras seria admitir um profissional com CNPJ para realizar uma consultoria para a sua empresa por um determinado tempo.
Na terceirização, uma empresa contrata funcionários de carteira assinada e os aloca para prestar serviços em outra organização.
Lei da Terceirização
Foi aprovada em março de 2017, a Lei 13.429/17, que gera novas regras para a terceirização no país. Uma das mudanças mais significativas é a liberação da terceirização para todas as atividades da empresa — e não só para as atividades-meio, como era antes.
A aprovação da lei intensificou o debate sobre o assunto no país. As alterações interferem tanto nos direitos e deveres de quem contrata quanto dos contratados. Antes de realizar esse tipo de contratação, portanto, é importante entender melhor as mudanças da nova lei.
Saiba qual setor da empresa será terceirizado
Para que os bons resultados sejam alcançados, é preciso estudar a empresa e descobrir quais áreas ou setores vão passar pelo processo de terceirização. Durante essa análise, verifique quais são os seus gastos e se o trabalho está sendo realizado com qualidade.
Terceirizar serviços como a limpeza, a segurança, ou a portaria, pode trazer mais economia e produtividade para a empresa.
Equipe terceirizada
A empresa deve integrar os funcionários terceirizados com o restante do time. Essa prática mantém um clima organizacional saudável e garante que todos trabalhem com máxima eficiência.
Além disso, um ambiente de cooperação entre as equipes é mais propício para a troca de informações e para a ajuda mútua entre os colaboradores. A troca de experiências é positiva tanto para os trabalhadores, quanto para a empresa.
Para integrar os times com sucesso, a empresa deve tratar os funcionários terceirizados igual aos demais, mas com cuidado para não criar vínculo de subordinação, o que poderia gerar riscos trabalhistas. Lembre-se de que o funcionário terceirizado é um parceiro, e não seu colaborador interno.
O departamento de Recursos Humanos pode ajudar no acompanhamento do desempenho das equipes terceirizadas. Também é importante conscientizar o restante dos funcionários sobre o que é a terceirização. Falar de forma transparente sobre o assunto evita a geração de ruídos na comunicação.
Tudo isso favorece a boa relação no trabalho, para que todos os funcionários se sintam confortáveis no ambiente de trabalho e possam produzir de forma conjunta.
Mantenha os terceirizados e funcionários motivados
Se o objetivo é ser uma empresa de sucesso, então é fundamental motivar a equipe terceirizada tanto quanto a equipe de funcionários internos. Já não é mais novidade que um quadro de funcionários engajados e satisfeitos aumenta a produtividade e a superação das metas.
O motivo é muito simples: quando os trabalhadores se sentem parte da empresa, eles buscam melhorar o desempenho individual para alcançar as metas da organização.
Mas como motivar a equipe? Veja cinco dicas práticas para fazer isso:
1. Condições de trabalho adequadas
Pode parecer óbvio, mas este é um erro que muitas empresas cometem. Para exigir produtividade, é preciso dar aos funcionários materiais de qualidade para que eles possam trabalhar. Incluindo, um local de trabalho limpo e organizado e equipamentos modernos e atualizados.
2. Remuneração
Independentemente do tipo de contratação, pague sempre um valor justo pelo serviço do profissional. Ao contratar uma empresa terceirizada, verifique se ela remunera bem seus funcionários e cumpre os pagamentos em dia. Empresas sérias não possuem débitos trabalhistas.
3. Treinamentos e Capacitações
Oferecer cursos e treinamentos aos funcionários é essencial para que eles se atualizem sobre aspectos da sua área de trabalho e aprendam melhores formas de executar o serviço.
A empresa enxerga as capacitações como um duplo investimento, pois elas melhoram tanto o desempenho quanto a motivação dos funcionários.
4. Valorize os acertos
Não existe nada mais desanimador do que ser lembrado apenas nos momentos de erro. Para estimular melhores resultados, sempre reconheça o trabalho dos funcionários que se destacam no dia a dia. Cumprimente-os publicamente, publique em informativos e em e-mails internos da empresa, para que todos saibam como deve se portar um funcionário exemplar. Assim, todos os colaboradores se sentirão motivados a fazer o melhor.
5. Seja claro em quanto as metas
A empresa deve definir e comunicar claramente seus objetivos a todos os funcionários. Essa prática engaja a equipe e mostra como o trabalho de cada um contribui diretamente para alcançar as metas.
Comunique todas as mudanças — sejam em políticas, métodos de trabalho ou regras internas — de forma igualitária. Dessa forma, todos entenderão exatamente o que é permitido e o que não é no ambiente de trabalho.
Abra espaço para sugestões de melhoria. Para manter a comunicação transparente, os gestores devem analisar essas ideias com seriedade e, quando viáveis, implementá-las e compartilhar os resultados com a equipe.
Como visto, a integração de equipes entre terceirizados e funcionários é complexa, mas possível. Empresas como a Limpeza com Zelo podem lhe ajudar nessa integração!