O salão de beleza é um local onde as pessoas precisam se sentir confortáveis, como se estivessem em casa. Para isso, manter o ambiente bem limpo e organizado é essencial. Além do mais, você precisa estar preparado para atender a uma clientela mais exigente e que observa com bastante atenção todos os detalhes.
A limpeza não é apenas uma questão de estética mas, principalmente, de saúde. Um local sujo está propenso a ter insetos, que vivem em locais sujos e espalham doenças. Além disso, os objetos perfurocortantes como os alicates, por exemplo, devem sempre ser esterilizados para não correr o risco de transmitir vírus que causam doenças graves.
Por isso, reunimos 15 dicas de uma proprietária de salão, um gerente e um super especialista em sujeiras de todos os tipos. Eles, claro, seguem as exigências da Anvisa. Confira se você está seguindo a cartilha direito.
O chão deve ser limpo antes da abertura ou no final do expediente, mas a operação deve ser diária. Além da vassoura para recolher restos de cabelos, unhas, etc., deve-se passar um produto de limpeza para eliminar germes e poeira.
Quando uma cabeleira for cortada, o ideal é retirá-la, logo em seguida, com vassoura e pá. O mesmo vale para a xícara do cafezinho, que deve ser recolhida imediatamente após o uso.
Nem todo mundo se lembra, mas o ambiente da manicure também precisa ser varrido a cada unha feita, pois ali ficam resíduos do lixamento e de pele.
A limpeza deve ser feita com rapidez para não atrapalhar o atendimento. O responsável por ela não pode ser quem está atendendo, mas alguém da equipe de manutenção ou o auxiliar de cabeleireiro.
Se não houver assistente, combine com um profissional parceiro para revezarem na limpeza: quando um estiver atendendo, o outro limpa e vice-versa.
Os espelhos também necessitam ser higienizados com frequência, preferencialmente, uma vez por semana.
Se o salão mantém suas portas sempre abertas, há chances de a poeira acumular em tudo com mais facilidade. Portanto, capriche na remoção dessa vilã o tempo todo!
É obrigatório: o lixo deve ser retirado no final do dia, quando não há mais clientes presentes, afinal, nada mais chato do que passar com vários sacos no meio do ambiente, estragando o momento relax do freguês.
Ele deve higienizar os seus pincéis, jogar no lixo as hastes flexíveis de algodão, assim como algodão e todos os acessórios descartáveis.
Os pincéis devem ser lavados semanalmente. Use sabonete bactericida e luvas de borracha. No caso de material sintético, esfregue de duas a três vezes.
Caso o material seja natural, uma vez basta. Depois, use condicionador e deixe secar no ambiente.
A profissional deve esterilizar os alicates, as pinças, as tesouras e outros objetos de metal em estufa a 160ºC por duas horas ou a 170ºC por uma hora, ou seja, o processo é longo e não pode ser interrompido com a abertura das portas nesse intervalo.
Para ganhar mais segurança na esterilização, troque a antiga estufa por uma autoclave. O aparelho eletrônico avisa se houver falha na temperatura, interrompe o ciclo e mostra no painel que ele foi anulado.
Muitos clientes têm mais confiança em salões com a autoclave, principalmente porque recebem um kit individual, com alicate e empurrador de inox, e a embalagem dele indica se a esterilização foi bem feita, ou seja, completa.
Para amolecer as cutículas, o ideal é usar algodão umedecido ou luvas e botas plásticas descartáveis com uso de emolientes e hidratantes. Na opção de pequenas bacias, forre-as com um plástico, que deve ser trocado a cada cliente.
Além de usarem luvas, as manicures devem lavar as mãos com sabonete líquido com ação contra micro-organismos. Um produto à base de agente bacteriostático, como o triclosan, é o suficiente entre uma cliente e outra.
Para a segurança da profissional e da cliente, as manicures devem usar máscaras descartáveis, pois o material lixado (unhas e pele) e o pó da lixa pairam no ar e podem ser inalados, causando doenças no sistema respiratório.
Jogue fora a cera após o uso, pois esse material pode transmitir várias infecções de pele, incluindo micoses.
As lixeiras com descarte de cera precisam ficar “escondidas” da clientela, mesmo que ali esteja apenas o material dela. Assim, o visual fica mais clean.
As espátulas devem ser de material liso, lavável, impermeável ou descartáveis. Elas devem ser higienizadas ou descartadas a cada cliente.
Mantenha as cadeiras e os colchões de macas revestidos com material impermeável e em bom estado de conservação.
Mas por que manter o salão limpo? A resposta para essa pergunta parece meio óbvia, não é mesmo? Limpar a casa e diversos utensílios é algo que fazemos todos os dias, mas num salão de beleza, a higiene é de extrema importância e ajuda a manter o diferencial em meio a concorrência.
Ter pedaços de unhas e cutículas pelo chão, restos de cabelos em pentes e escovas, potes sujos com produtos que já estão lá por horas, tudo isso é uma péssima propaganda e faz com que as pessoas corram do seu salão o mais rápido que puderem, sem olhar para trás. Um local onde a beleza é a palavra de ordem precisa estar à altura das exigências da clientela.
Além do mais, o salão limpo não faz bem apenas para manter a saúde dos clientes, mas também para as pessoas que trabalham no local. Dá muito mais prazer estar num ambiente limpo e bem organizado.
Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo!
Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
Fonte: revistacabelos
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br