Qualquer estabelecimento comercial precisa de manutenção dos equipamentos, seja por questão estética ou de segurança. A manutenção representa o sucesso de uma empresa, já que deixar de lado essa questão traz alguns problemas, como a segurança e a aparência do local, e nenhum dono de comércio deseja isso para seu negócio. E não é diferente com uma lanchonete ou restaurante, que precisa de uma constante manutenção de seus equipamentos, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Saiba que a manutenção dos equipamentos de uma lanchonete é muito fácil e simples, e engloba itens, como por exemplo, manter sempre os equipamentos de refrigeração em boas condições, com a capacidade ideal para o armazenamento dos alimentos. Cheque periodicamente os aparelhos de refrigeração para conferir se eles estão funcionando corretamente, já que alimentos mal refrigerados podem trazer problemas no consumo alimentar dos clientes do estabelecimento comercial. Esta é uma das questões mais importantes quando falamos de manutenção de equipamentos de um restaurante ou lanchonete.
Outra questão compreende o sistema de exaustão, que precisa estar em condições apropriadas, para evitar o aquecimento em excesso do espaço local. Já os fogões industriais não podem ser molhados em sua parte interna das bocas. Passe somente uma escova de aço, e uma escova pequena e dura para alcançar os lugares mais difíceis do equipamento.
O ideal é fazer uma limpeza e uma manutenção diária dos utensílios e equipamentos da cozinha da lanchonete, para dessa forma evitar ao máximo qualquer tipo de problema que coloque em risco a segurança do estabelecimento comercial. Se achar necessário, você pode chamar um profissional da área para fazer uma manutenção periódica dos itens da cozinha, para garantir a segurança de todos. Isso é muito importante para evitar problemas futuros que podem te dar dor de cabeça, como por exemplo, o vazamento de gás, entre diversos outros que podem ser evitados.
Uso e manutenção
Este item é o mais importante. Deve-se ter atenção quadruplicada ao fazer uso de equipamentos industriais destinados à cozinha. As medidas de segurança variam conforme o ramo de atividade e uso de equipamentos. Alguns equipamentos, principalmente de cortes, devem possuir esquemas de ligação que mantém o operário, ou o funcionário, seguro durante o funcionamento da mesma. A norma que rege o funcionamento destes equipamentos (NR-12) exige que estes equipamentos possuem estes esquemas de funcionamento. Estes equipamentos são um pouco mais caros, entretanto evitará complicações posteriores envolvendo a saúde do funcionário, o tempo de serviço parado caso a fiscalização venha a suspender o uso da máquina e o custo subsequente de sua adaptação à norma.
Sempre deve-se usar luvas que protejam além dos punhos e vestimenta fechada grossa – independente do equipamento a ser usado. Dificilmente um equipamento industrial na cozinha apresenta baixo risco de periculosidade. Podemos citar o exemplo do fogão industrial, um equipamento simples e mais comumente visto. Aparentemente não oferece risco nenhum – afinal quem não tem um fogão em casa não é mesmo? Mas o mesmo é feito com material que, mesmo passando por processos de pós-fabricação, podem ser cortantes. O cotidiano e a repetição são a pior inimiga da atenção. Um dos maiores índices de acidentes registrados na cozinha são devido a quedas e tropeções. Deixar de fazer uso de vestimentas fechadas e grossas permite que haja um contato indesejado com estas peças causando cortes profundos.
Os usos das luvas protegem contra danos de queimaduras provenientes de chama alta ou óleos quentes. Os equipamentos que fazem uso de engrenagens e alta rotação devem ser monitorados constantemente. Devem ser apoiados em superfícies seguras e firmes, livre de vibrações. É aconselhável distanciar estes equipamentos dos demais em 50 cm no mínimo (a depender da potência do motor) para que a harmônica não seja propagada para os demais equipamentos ocasionando folga entre as engrenagens (mesmos que estes estejam desligados). Mesmo que o aparelho passe a impressão de inofensivo nunca deixe de usar luvas e vestimenta grossa fechada. Todas as partes que acionam o equipamento apresentam pontos e terminais de tensão elevadas que podem ocasionar graves choques elétricos ou até mesmo a MORTE do usuário.
Jamais, de forma alguma, NUNCA faça manutenção ou manuseio no equipamento ligado fisicamente. Imagine um liquidificador industrial… inofensivo não? Entre suas idas e vindas na cozinha com certeza deve ter manuseado em água ou até mesmo óleo. Imagine a cena: Após fazer uso do liquidificador você o desliga pelo botão e começa a manusear os insumos, separando-os à parte, e de repente das suas mãos, ou luvas, cai água ou óleo entre o botão on/off. Mas o óleo não é isolante elétrico? Sim meu caro leitor… do mesmo jeito que o ar também é, mas nem por isso os relâmpagos não chegam ao solo. A quantidade de óleo diante da tensão existente entre os terminais on/off podem permitir que haja corrente e voilà… um liquidificador de alta rotação ligado no sentido off do botão seguro apenas pelas suas mãos, na melhor das hipóteses claro.
Quando você procura por dicas sobre manutenção de equipamentos de restaurante, pode ter interesse nos seguintes tópicos: cozinha industrial , fogão industrial , forno industrial assistência técnica electrolux, autorizada electrolux , conserto de geladeira, eletrolux assistencia técnica, assistencia electrolux , autorizada brastemp, assistencia tecnica consul, eletricista instalador, projeto elétrico, manutenção preventiva, conserto ou concerto, instalação manutenção preditiva, preditiva, manutenção corretiva, corretiva, eletricista de manutenção. Nessa matéria você irá aprender as principais dicas ao momento de pensar na manutenção e limpeza do seu restaurante ou lanchonete.
Bom, já podemos associar que para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza, manutenção e pintura.
Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de nossos serviços de manutenção para cozinha industrial e refrigeração.
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br