Hoje a Limpeza com Zelo traz uma pauta relacionada ao RH da sua empresa. De acordo com pesquisas realizadas buscando compreender melhor quais são as melhores maneiras de incentivar os funcionários de uma empresa foi constatado que incentivos financeiros não são a melhor opção. Além de ser um gasto a mais para a empresa, com o tempo ele deixam de fazer sentido pois motivam os funcionários apenas até certo ponto.
Dessa forma, separamos uma variedade de novos incentivos que são possíveis de ser oferecidos para conseguir melhor desempenho dos seus funcionários. Para iniciar, é importante ressaltar que os novos incentivos devem estar alinhados com os valores e missão da empresa, e dessa forma os funcionários terão uma base e ideais para serem alcançados.
Uma pesquisa realizada apresentou que em torno de 60% dos CEOs do setor financeiro disseram à PwC que, em 2020, os profissionais mais engajados irão querer trabalhar em apenas organizações que possuam valores e metas semelhantes aos deles. A partir disso, um estudo da Deloitte no ano de 2015, notou que empresas com uma cultura diferenciada, as quais os funcionários sentem uma conexão e se esforçam para alcançar os objetivos propostos, são mais bem-sucedidas que as demais.
Trabalhando nesse ideal, o qual a motivação dos funcionários parte de um projeto integrado de missão, visão e valores da empresa, é preciso tê-los muito claro de forma que a comunicação seja eficaz. Ou seja, é necessário que a missão e os valores da empresa estejam integrados no dia a dia da organização. Alguns exemplos podem ser engajamento dos funcionários com a preservação do meio ambiente, instalação de unidades de reciclagem, eventos especiais, mudanças no método de trabalho, etc.
Atualmente os funcionários de empresa buscam um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. De uns anos pra cá a dinâmica empresarial mudou e os valores pessoais dos trabalhadores passaram a exigir mais tempo com a família, tempo para realizar atividade física, tempo para se dedicar a algum hobbie etc. Dessa forma, é de extrema necessidade que hoje as empresas ofereçam mais liberdade e flexibilidade aos funcionários, para que esses tenham um maior incentivo de permanecer na instituição conseguindo reunir a vida profissional e pessoal.
Uma pesquisa realizada pela Regus mostra que nos últimos dois anos, profissionais no mundo todo viram mais consultores (30%), freelancers (29%) e trabalhadores de meio período (22%) em suas indústrias, fato que confirma ainda mais a união da carreira profissional e vida pessoal.
Porém, é importante constatar que a liberdade de carreira não está alinhada apenas com horários de trabalho flexíveis. Pesquisas da Deloitte apontaram que os funcionários, cada vez mais, precisam sentir que possuem autonomia para atingir seus objetivos. Ou seja, isso significa que a empresa deve oferecer metas transparentes e possíveis de serem atingidas, que trabalhem juntamente com o desempenho geral da empresa.
Além da definição dos valores empresariais, a gestão de liberdade e flexibilidade para os funcionários na jornada de trabalho, os benefícios e vantagens para motivar os funcionários continuam sendo importantes. Esses não precisam ser financeiros, pois como foi dito anteriormente, benefícios financeiros funcionam até certo ponto mas depois deixam de fazer sentido. Se focar em benefícios e vantagens alinhados com os valores da empresa, os funcionários sentirão estar atingindo uma meta, tanto a nível profissional quanto pessoal. Ou seja, esse é um método que beneficia ambas as partes.
Um grande exemplo que temos em relação à recompensas é a gestão empresarial do Google. Além de apresentar uma ótima infraestrutura tecnológica, a empresa oferece espaços de descanso, frutas, área de lazer etc; o que mostra a preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários. Vale ressaltar que independente do tratamento que você escolher para aumentar a motivação dos funcionários, o mais importante é que sua estratégia estimule o engajamento deles é a única forma de se conectar a essa experiência é estar atento para ouvir as avaliações, entendendo o impacto de suas iniciativas.
Fonte: Regus
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