Além da preocupação com sabor e qualidade dos alimentos, existe outro fator de extrema importância para quem está no ramo de Food Service: proteger os alimentos de qualquer tipo de contaminação. Por isso, respeitar os procedimentos de higienização específicos para restaurantes é um dos caminhos para ter sucesso no seu negócio.
Vamos entender o passo a passo para higienizar seu estabelecimento?
Antes de qualquer coisa, atente-se com a limpeza da cozinha. Comece com a higienização das paredes, pisos, mesas, bancadas, equipamentos e utensílios. O processo pode iniciar com a remoção de sujeiras aparentes, como restos de comida, gordura, terra, entre outros. Para isso, você pode usar água corrente, detergente neutro ou sabão e depois deixar secar naturalmente.
Também é preciso desinfetar as áreas já limpas, para matar os microrganismos que causam a contaminação alimentar. Isso pode ser feito usando calor ou produtos químicos. Todo o processo anterior deve ser estendido para áreas de recebimento de mercadoria e salão de refeições. Os banheiros também devem ser monitorados, tendo toalhas e papel higiênicos abastecidos constantemente, assim como a retirada do lixo deve ser regular.
Atente-se para a periodicidade da limpeza, higienizando sempre no começo de cada turno, na troca de alimentos, ou a cada 2 horas, de acordo com a frequência do trabalho. De qualquer maneira, lembre-se: é importante manter um cronograma para a limpeza do ambiente que informe à sua equipe como, quando e o que usar para fazer a higiene de maneira adequada.
As chances de contaminação por conta de microrganismos no ar são grandes. Por isso, é inevitável a manutenção preventiva de equipamentos como o ar condicionado, que pode parar de funcionar por falta de higiene adequada no sistema de climatização. Da mesma maneira, é importante manter bandejas, ventiladores, dutos e umidificadores sempre limpos para preservar a qualidade do ar e dificultar a propagação de agentes contamináveis.
Louças, talheres e demais utensílios devem ser limpos, usando a mesma sequência de higienização para o ambiente como um todo, a não ser que a higienização seja feita com lava-louças. Lembrando que a máquina deve passar por manutenção periódica e requer o uso de produtos específicos. Quando se trata de toalhas de mesa e guardanapos de pano, o indicado é contratar lavanderias especializadas.
Para ajudar na localização e no controle de abastecimento, é importante que todos os produtos estejam devidamente identificados. Além disso, faça uma pesquisa detalhada de fornecedores, analisando o custo x benefício, caso as compras sejam feitas em grande quantidade. Se optar por comprar produtos concentrados e de qualidade para dissolvê-los em água, ainda é possível economizar.
Procure conhecer a função de cada produto para não usá-lo de maneira inadequada. Por exemplo: detergente neutro e líquido é indicado para fazer a lavagem de louça manual, já em casos de lava louças, o ideal é o sabonete sólido. Vale lembrar: opte por produtos com registro no Órgão Federal de Saúde.
Para acompanhar de perto o andamento dos processos de higiene, assim como o uso correto de produtos e a utilização de limpeza técnica e manutenção, monte um cronograma. Também é interesse disponibilizar um manual com orientações sobre a higiene do ambiente de trabalho, dos equipamentos, tipos de produtos de limpeza, entre outros. Dessa forma, a equipe estará preparada para seguir o cronograma e entender sua importância.
Todas as dicas são válidas de uma maneira geral para qualquer tipo de Food Service. No entanto, cada estabelecimento pode desenvolver estratégias próprias para integrar a equipe e efetivar os procedimentos necessários, desde que estejam sempre de acordo com a regulamentação do segmento.
O que fazer quando a água e detergente parecem não ser suficientes? Muitos se perguntam se de facto existe alguma opção para que a cozinha fique realmente limpa e higienizada.
Nestes casos devem utilizar-se produtos específicos para a limpeza de superfícies comerciais, como restaurantes, vendidos pelos fornecedores em embalagens de produto mais concentrado. Deve também adotar-se uma rotina de limpeza adequada.O ideal de limpeza da cozinha de um restaurante é três vezes por dia, quando não houver clientes. Assim, a limpeza deverá ser efetuada de manhã, depois dos almoços e depois da hora de fecho do restaurante.
Quer um gerente de restaurante opte por um produto mais básico, como um detergente neutro, ou mais desinfetante, deverá estar alerta para verificar se os produtos que encomendou têm o selo de qualidade, de modo a que a própria higiene, saúde e segurança de todos não seja posta em causa.
Por fim, para evitar que insetos ou outros animais proliferem ou sejam atraídos para o espaço da cozinha, uma recomendação é a utilização de lixeiras e caixotes do lixo de fácil limpeza, com tampa e pedal, para que o lixo não se espalhe e seja de fácil despejo e remoção.
Com estas dicas de limpeza da cozinha de restaurantes será mais simples e eficaz manter estes espaços comerciais bem higienizados.
Fonte: Trofitic
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br