A Limpeza com Zelo como startup sabe e vivencia como que uma boa gestão de custos empresariais pode refletir no sucesso financeiro da empresa. É importante ressaltar que a gestão financeira de uma empresa deve ser entendida e administrada principalmente pelos donos do negócio. Muitas vezes, esses terceirizam o serviço e acabam perdendo o controle a respeito do fluxo de caixa da empresa. Portanto, a partir do momento que o proprietário do negócio participa da gestão financeira, é possível administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços e produtos.
O ponto mais importante em ter uma boa gestão financeira é poder calcular de forma correta o preço final de um serviço prestado ou produto vendido. Ambas precificações dependem do quanto de dinheiro é investido para que esses existam. Ou seja, quando não há uma gestão de custos eficaz, a empresa pode acabar cobrando valores que não estão de acordo com a realidade, podendo prejudicar as margens de lucro, volume de vendas e até mesmo o andamento geral do negócio.
O ideal é começar separando-os entre custos variáveis e fixos. Lembrando que custos fixos são aqueles que são gastos constantes, como pagamentos de contas, fornecedores, funcionários, aluguel etc. Já os custos variáveis se tratam de tudo o que é gasto para produzir ou comercializar o seu produto ou serviço, como por exemplo, impostos sobre a mercadoria e comissão dos vendedores.
Para iniciar um bom gerenciamento financeiro, procure registrar todos os gastos. Dessa forma fica possível identificar investimentos desnecessários e outros que precisam de atenção especial, por resultarem em maior qualidade ou volume de vendas, por exemplo. Uma dica é ter um calendário ou uma tabela de metas mensais para auxiliar a controlar os gastos.
Outro ponto importante na hora de detalhar os custos da empresa é o cuidado com as documentações. Processos de gerência do dia a dia exigem organização constante dos papéis. Organizando os papéis de documentação de forma correta é possível economizar tempo de busca e caso algum processo empresarial exija os documentos originais, é possível encontrá-los com facilidade.
Um grande erro cometido por muitos empresários, é não distinguir verbas pessoais e empresariais. Muitas vezes os donos de empresa retiram dinheiro da empresa para uso pessoal ou alocam sua verba pessoal para dentro da empresa. Realizar esse alinhamento e separar a origem do dinheiro é o primeiro passo para uma boa gestão de finanças.
Para finalizar, é importante ressaltar que o crescimento financeiro da empresa também depende das projeções futuras. Quando se é colocado uma meta e a equipe, conjuntamente, consegue identificar onde quer chegar, todos podem trabalhar juntos, traçando estratégias e táticas para chegar na posição escolhida. Um dos maiores entraves na gestão financeira é o fato dos funcionários não fazerem ideia do que se passa na gestão financeira da empresa, sendo assim, acabam perdendo as expectativas e deixando de traçar metas. Portanto, para um bom crescimento empresarial, é ideal que a equipe esteja alinhada de modo que todos saibam das projeções futuras da empresa.
Fonte: Endeavor Blog
Gostou das dicas? Agora confira
como reduzir os custos da empresa!
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br