Limpeza com Zelo

Empresários e gestores já reconhecem que o gerenciamento da informação é fundamental para a eficiência de qualquer operação. Por isso, é preciso investir em processos estruturados e em digitalização.

Porém, esse gerenciamento ainda é um grande desafio, considerando a imensa quantidade de dados gerados diariamente. Afinal, não é fácil guardar e ordenar todas essas informações.

Qual sistema de segurança eletrônica é melhor para a minha empresa?

Além disso, os arquivos impressos também causam outros problemas, como a dificuldade de acesso, o risco de extravio e a necessidade de espaços físicos especialmente preparados. Todas essas questões restringem a multiplicação do conhecimento entre profissionais e equipes.

Por isso, a gestão de documentos por meio do armazenamento digital deve fazer parte do planejamento estratégico de pequenas, médias e grandes empresas, com o objetivo de alavancar a produtividade corporativa e reduzir despesas.

As vantagens de digitalizar a empresa

Existem diversas vantagens na digitalização de documentos. Dentre as principais, podemos citar:

  • Segurança da informação;
  • Centralização e integração de dados e históricos;
  • Facilidade de acesso e de distribuição de arquivos;
  • Pesquisas rápidas e feitas a distância;
  • Consultas simultâneas aos registros;
  • Compartilhamento de informações com gestores e colaboradores;
  • Agilidade para atividades que demandam consultas a vários documentos;
  • Contenção de fraudes e desvios;
  • Fortalecimento das práticas de governança e compliance;
  • Preservação do meio ambiente.

Além disso, é importante lembrar da redução de gastos com material de escritório, cópias, manutenção de espaços físicos controlados, guarda e manuseio de impressos.

Como o Facility Manager pode reduzir custos na empresa? Confira!

Paralelamente, a empresa elimina muitas atividades manuais e aproveita melhor o capital humano. Os times podem se dedicar a tarefas mais relevantes, como análises de mercado e prospecção de novos clientes.

Observe também outros pontos, como o processo de tomada de decisão, que se torna mais eficiente, pois todas as informações ficam disponíveis instantaneamente.

Mais uma vantagem da digitalização é a possibilidade de recuperar o documento em caso de desastres — como alagamentos ou incêndios. Dessa forma, com os backups automáticos, é mais fácil assegurar a manutenção de todos os arquivos, inclusive daqueles que, por lei, devem ser guardados por longos períodos.

As etapas da digitalização de documentos

Em linhas gerais, a digitalização é realizada em 6 etapas distintas. Conheça cada uma delas agora:

1. Definição dos documentos

A primeira fase é definir os documentos que serão digitalizados. Nesse caso, os gestores precisam mapear suas rotinas de trabalho e identificar quais arquivos podem ser usados em formato digital, trazendo benefícios para as equipes e para a empresa.

Elenque contratos, propostas comerciais, relatórios, estatísticas, plano de metas e KPIs (Key Performance Indicators), assim como comprovantes de despesas, demonstrativos de reembolsos, orçamentos e cotações. Considere também as obrigações legais — trabalhistas, previdenciárias, fiscais ou tributárias.

Saiba como montar um roteiro de limpeza na empresa!

2. Preparação e restauração

Na próxima etapa, todos os documentos passam por um processo de restauração e preparação, que contempla higienização, retirada de grampos, clips ou outro item que prejudique a passagem pelo scanner.

Nesse momento, separe os arquivos em categorias, que podem envolver projetos, centros de custo ou setores, por exemplo.

3. Digitalização e captura de imagens

Já no scanner, os documentos são digitalizados e convertidos em diferentes formatos, como TIFF, PDF ou JPG.

Como melhorar o ambiente de trabalho? Confira!

4. Controle de qualidade

É fundamental manter o controle de qualidade. Nessa etapa, analise cada arquivo considerando principalmente a legibilidade dos dados e a resolução das imagens. Ajuste também o contraste e a nitidez. Se necessário, digitalize o documento novamente até que ele atinja o padrão esperado.

5. Indexação

Então, indexe o documento digitalizado de acordo com as especificações da política de organização da empresa.

6. Disponibilização

Por fim, salve os arquivos eletrônicos e disponibilize-os aos usuários para leitura, manutenção ou impressão — conforme os níveis de permissão.

Você pode ter interesse em 10 dicas de limpeza e organização do escritório. Confira!

A política de organização

A política de organização é indispensável para simplificar a localização dos arquivos digitais.Por isso, treine todos os colaboradores para que encontrem todas as informações e, claro, armazenem corretamente os dados utilizados.

Elabore e distribua um manual básico para gestores e equipes, com orientações claras e objetivas sobre a lógica de ordenação de cada tipo de documento.

Essa lógica deve considerar locais, pastas, classificações, sigilosidade, datas, versões, revisões e perfis de usuários. Também é indispensável prever backups frequentes de todo o acervo, para evitar perdas ou, até mesmo, documentos corrompidos.

Vale lembrar também que a recomendação é utilizar a nuvem, reduzindo, assim, a necessidade de investimentos em servidores, sistemas de segurança, mídias ou equipamentos adicionais.

Além disso, é preciso desenvolver uma tabela de temporalidade — que serve para formalizar os prazos de armazenamento de cada documento e sua destinação após esse período. Por isso, é necessário atentar para as regras do descarte seguro, de modo a evitar que alguns dados sejam utilizados de forma imprópria, gerando ameaças para o negócio.

Manutenção de Ar Condicionado na empresa, tudo o que você precisa saber! Confira

Gerenciamento eletrônico de documentos

O GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é um conjunto de tecnologias destinadas aos processos de captura ou conversão de documentos físicos, gerenciamento de fluxos de informação, armazenagem e recuperação, garantindo mais agilidade e produtividade para a empresa.

Em outras palavras, o GED simplifica a gestão de documentos em formato digital. Esses documentos não são apenas papéis, incluem também microfilmes, fotos, vídeos, áudios, planilhas eletrônicas e arquivos de texto.

Um sistema de GED é a melhor maneira de controlar, registrar e rastrear todos os acessos. Ao digitalizar a empresa, é possível garantir a proteção dos arquivos contra invasões. Nesse caso, os documentos são salvos e criptografados, evitando o uso indevido de dados importantes.

Por meio deste tipo de sistema, é muito mais fácil localizar documentos, administrar o tráfego de informações e criar regras de indexação. Dessa forma, vários indicadores de desempenho podem ser melhorados, inclusive os índices de satisfação dos colaboradores. Afinal, processos coordenados e eficientes sempre contribuem para o aumento das taxas de motivação e de engajamento das equipes.

5 motivos para terceirizar o serviço de limpeza na empresa! Confira!

A gestão eletrônica de documentos é uma forma de aumentar a agilidade e facilitar o dia a dia de todos. Por isso, digitalizar a empresa é uma excelente opção para quem busca mais produtividade, competitividade, excelência e, claro, resultados expressivos.

Quer saber mais sobre como digitalizar a empresa? Entre em contato com a Limpeza com Zelo e conheça a melhor ferramenta de gestão de serviços de facilities do Brasil.

A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar em serviços de limpeza e manutenção para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *