A limpeza regular (limpeza de manutenção, limpeza intermediária e limpeza profunda) mantém a aparência do seu carpete, aumenta a sua vida útil e garante um bom nível de higiene. Dado que o carpete não fica visivelmente sujo sobre a superfície, mas sim nas profundidades de suas fibras, nem sempre a sua limpeza é imediatamente solicitada. Por questões de saúde e de higiene, torna-se muito importante remover a sujeira invisível regularmente e tratar as manchas adequadamente.
Aqui você sabe mais sobre como você deve proceder com a limpeza profunda do carpete:
Em primeiro lugar, pulverize a água e o agente de limpeza (solução de limpeza) com um bico em uma pressão de ajuste e a uma distância de 10 cm. Deixe o agente de limpeza agir por cerca de 10 minutos.
Agora passe o bico do piso sobre o carpete e deixe a solução de limpeza agir. A sujeira dissolvida pode ser aspirada imediatamente ou durante o próximo procedimento.
Agora, enxague com água limpa e aspire a solução de limpeza juntamente com a sujeira usando o bico de vácuo.
Uma vez que o carpete está seco, aspire-o de forma minuciosa, usando um aspirador de pó para carpetes.
Não tente lavar o carpete, pelo menos uma vez por ano, chame uma empresa de limpeza para dar aquela faxina geral no seu carpete, porque se você fizer isso sozinho(a) pode acabar com um tapete cheirando “cachorro molhado”, ter problemas com mofo e o pior estragar o carpete, então deixe isso para as empresas de limpeza de carpete especializadas e evite dores de cabeça.
É preciso tomar cuidado na hora de fazer a limpeza de carpete para não danificar as fibras e eliminar os ácaros que são os grandes vilões da saúde respiratória.
Veja a seguir como fazer a limpeza de carpete periodicamente, desde a manutenção básica do carpete, até a limpeza profunda e também quais produtos utilizar para eliminar odores e manchas dos carpetes.
Para manter o tapete o mais limpo possível durante as limpezas periódicas basta usar o aspirador de pó, passe o aspirador de pó no sentido das fibras do tapete, lentamente para sugar bem todas as partículas de sujeira.
É uma limpeza superficial, mas que ajuda a manter os carpetes aparentemente limpos, principalmente para quem tem animais de estimação.
Nunca use a vassoura para varrer o carpete, porque isso faz com que a poeira acumulada levante e se espalhe por todo o ambiente, além disso, as cerdas duras da vassoura estragam as fibras dos carpetes.
Então evite a vassoura e passe apenas o aspirador de pó, ou a vassoura elétrica – que não deixa de ser um aspirador de pó com um nome comercial diferente para a mesma função “aspirar o pó”.
Depois espalhe bicarbonato de sódio sobre o tapete, deixe agir por uns 15 minutos e depois aspire novamente o carpete. Esta é uma limpeza de carpete a seco que pode ser feita semanalmente.
Quem tem animais de estimação sabe que nem sempre o pelo sai com o aspirador de pó, principalmente dos gatos que parecem se impregnar no carpete, neste caso uma boa opção é usar um pano úmido com um pouco de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água, ou então colocar a água e o vinagre em um borrifador e passar o aspirador.
Use o pano quase seco, bem torcido e passe no carpete fazendo movimentos circulares, você vai perceber que os pelos aderem ao pano e vão se aglomerando. O vinagre é bom para evitar e eliminar o mofo e odores, além de deixar as fibras do tapete mais brilhosas.
Tem pessoas que não gostam do cheiro forte do vinagre, neste caso pode acrescentar um pouco de essência sem óleo na mistura de água e vinagre.
A circulação de ar em casa é muito importante para retirar as impurezas, então diariamente abra as janelas e as portas e deixe a ventilação natural fazer o seu trabalho, abra bem as cortinas, prenda as portas e deixe o ar fluir por um tempo.
Caiu aquele cafezinho puro no carpete claro… Não se desespere! Limpe imediatamente antes que a mancha seque, porque depois de seca… aí pode se desesperar…brincadeira, mas é muito mais difícil tirar manchas já secas, por isso aproveite enquanto elas estão molhadas para limpar o carpete.
Existem produtos específicos para tirar manchas do carpete como o Vanish Karpex, que promete remover as manchas e deixar o seu tapete cheiroso, mas se você não gosta de usar produtos químicos e prefere usar produtos naturais para limpar o carpete, siga esses três passos simples:
Faça uma misturinha para remover as manchas usando 2 partes de água oxigenada 10 volumes e 1 parte de detergente neutro;
Seque a área da mancha com um papel toalha ou um pano seco e limpo;
Passe um pouco da misturinha e adicione bicarbonato de sódio, esfregue suavemente e depois remova a mistura usando vinagre e água em partes iguais.
Procure não deixar o carpete encharcado, depois de limpar a área manchada passe um pano seco ou até use o secador de cabelo para acelerar a secagem.
Quase todo mundo sabe daquele truque de passar gelo no chiclete para remover da roupa, só que às vezes essa teoria na prática não é muito prático e vai molhar o carpete o que não é legal, outra forma de resolver o problema de um chiclete no carpete é usar um ferro de passar, ao invés de congelar o chiclete, vamos queimar – o chiclete, não o tapete pelo amor de Deus!
Cubra o chiclete com papel toalha e coloque o ferro quente por alguns minutos até ele grudar na toalha de papel e depois remova a toalha com o chiclete e pronto.
Nem sempre o carpete é usado, em geral nos quartos e salas, mas muitas vezes o carpete já começa na entrada do apartamento ou da casa e por conta disso acaba se expondo mais a sujeira, então evite pisar com o calçado que você usou na rua sobre o tapete, coloque um capacho na entrada da porta e tire os sapatos antes de pisar no carpete.
Ao lado da porta de entrada mantenha uma sapateira e um assento para retirar os calçados e trocar por outro mais confortável (chinelo, pantufa, etc.). Nas áreas de passagem, por exemplo, no corredor entre a sala e os quartos, use uma passadeira sobre o carpete.
Quando o piso da sala de jantar também é revestido com carpete use sempre um tapete sobre o carpete, para evitar manchas sobre o carpete. Porque o carpete é fixo, já o tapete pode ser removido para ser lavado, se for o caso.
Então usando passadeiras e tapetes nas áreas de maior circulação você reduz o acumulo de sujeira sobre o carpete.
Bom, já podemos associar que para melhorar a manutenção da casa ou escritório é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento de você!
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br