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Dicas para uma mudança organizada

Dicas para uma mudança organizada

Dicas para uma mudança bem organizada com a Limpeza com Zelo:


Vai se mudar e tá aper­ri­ado? Eu pas­sei por isso recen­te­mente quando me mudei pro AP903 e é uma coisa que pode ser mesmo MUITO estres­sante. Então, depois de me estres­sar —  e apren­der algo com isso — resolvi com­par­ti­lhar algu­mas dicas mudança para que você se estresse… só que menos!


Antes de falar das 25 dicas pro­pri­a­mente ditas, vale dei­xar uma dica de ouro pra tudo que você for fazer: FAÇA LISTAS! Isso mesmo, faça lis­tas! Checklist básico, sabe? Qua­dra­di­nho do lado, tarefa do outro. Fez? Marca que fez! Só pra não esque­cer de cada passo da sua mudança, tá esperto?


O que pas­sou, passou

Corra longe de levar na sua mudança coi­sas que você nunca mais vai pre­ci­sar. Não jogar fora tudo aquilo que você não vai pre­ci­sar vai te cus­tar tempo, espaço na nova morada e dinheiro — tempo é dinheiro! A regra de ouro é se você não usa agora, pro­va­vel­mente não vai usar mais.


Orga­nize a bagunça

Antes de se mudar, orga­nize aquela bagunça que sem­pre fica escon­dida em algum canto. São fer­ra­men­tas que­bra­das, brin­que­dos velhos e rou­pas que você não usa mais. Dê tudo pra cari­dade, antes de se mudar. Só não vale dar coi­sas que não pres­tem mais, hein?


Não pechin­che na mudança

Não cometa a bes­teira que eu cometi de alu­gar um rebo­que e ten­tar fazer a mudança eu mesmo, junto com minha esposa. Não mesmo! Esco­lha uma empresa com expe­ri­ên­cia, seus móveis e gela­deira agra­de­cem. Esco­lher alguém sem expe­ri­ên­cia vai te dar dor de cabeça e pre­juízo, ouve o con­se­lho de quem sabe.


Recrute os ami­gos na mudança

Você vai pou­par muito tempo se con­se­guir alguns paren­tes e ami­gos para aju­dar a encai­xo­tar e desen­cai­xo­tar as coi­sas. Se tiver filhos que já sejam velhos sufi­ci­en­tes pra aju­dar, ótimo! Mas cui­dado para eles não pedi­rem um reforço na mesada por conta disso.

Encai­xota tudo

Cai­xas, cai­xas, cai­xas e mais cai­xas. Enfia tudo em cai­xas. Tudo? Sim, tudo! Um lugar fácil de con­se­guir cai­xas é em super­mer­ca­dos e mer­ca­dos de bairro. Alguns gran­des super­mer­ca­dos man­dam suas cai­xas pra prensa para ocu­par menos espaço. Mas em mer­ca­dos ata­ca­dis­tas, estilo Makro e Ata­ca­dão, sem­pre tem umas cai­xas dando sopa nos cor­re­do­res. Caso não encon­tre de jeito nenhum, dá um pulo no cen­tro de reci­cla­gem da cidade e com­pra algu­mas por valor bem baratinho.


Crie um sis­tema ABC

Nem tudo que você vai encai­xo­tar pre­ci­sará ser desen­cai­xo­tado já no pri­meiro dia seu no novo lar, cor­reto? Então separe as cai­xas por pri­o­ri­dade. Como assim? Se os itens pre­ci­sa­rem ser usa­dos já no mesmo dia, reúna-os em uma caixa comum e mar­que com um grande A nela, que defi­nirá pri­o­ri­dade máxima para aquela caixa e vai ser útil na hora de pro­cu­rar as coi­sas naquele mar de cai­xas que será for­mado. Se os itens são impor­tan­tes, mas não essen­ci­ais, mar­que com um B. Se são itens que você só usa 1x no ano, como deco­ra­ção de natal, etc, mar­que com um C, e serão as cai­xas que vão ser aber­tas por último. Então, desen­cai­xote A, B e C, nessa ordem.


Embru­lhe

Você vai pre­ci­sar de muito jor­nal e fita ade­siva. Quase sem­pre as coi­sas que são embru­lha­das com jor­nal ficam com tinta que as folhas sol­tam, então depois de desem­bru­lhar você pro­va­vel­mente vai pre­ci­sar limpá-las. As empre­sas de mudança usam jor­nal sem ser impresso (papel jor­nal). Para itens que não podem pegar essa tinta de jeito nenhum, com­pre o papel em uma pape­la­ria. Papel seda e papel ondu­lado tam­bém são óti­mos para embru­lhar coi­sas e podem ser adqui­ri­dos em pape­la­rias. Estes papéis tam­bém são óti­mos para dar amor­te­ci­mento para itens frá­geis como copos, pra­tos e frascos.


Mar­que

Mar­ca­do­res per­ma­nen­tes (vulgo piloto) são óti­mos para mar­car as cai­xas com infor­ma­ções impor­tan­tes, como cômodo de des­tino, con­teúdo da caixa, frá­gil e “este lado para cima”.


Eti­quete

Como você está encai­xo­tando tudo, colo­que eti­que­tas, pinte, ponha ade­si­vos cir­cu­la­res, para que as cai­xas fiquem facil­mente iden­ti­fi­ca­das e fáceis de dis­tin­guir das que levam itens de cozi­nha, quarto do casal, das cri­an­ças, do banheiro e lavan­de­ria, por exem­plo. Use uma cor dife­rente para cada cômodo. Se neces­sá­rio, faça uma lista de legen­das, então você saberá facil­mente o que tem em cada caixa. Se qui­ser, você ainda pode ir antes no seu novo lar e colar ade­si­vos de cores cor­res­pon­den­tes, nas por­tas de cada cômodo que rece­berá as res­pec­ti­vas cai­xas com itens dele.

Deixe tudo mais leve

O pape­lão das cai­xas pode ser manu­se­ado melhor se não exce­der 25 kg de carga por caixa. Tenha isso em mente quando esti­ver encaixotando.


Cômodo por cômodo

Encai­xote as coi­sas cômodo por cômodo, man­tendo o con­teúdo de dife­ren­tes espa­ços em dife­ren­tes cai­xas. Isso vai eli­mi­nar con­fu­são e pou­par tempo quando esti­ver desencaixotando.


Encai­xote antes

Mesmo que você encai­xote ape­nas 2 cai­xas por dia, em 30 dias você vai ter encai­xo­tado 60 cai­xas! Comece por locais onde as coi­sas não são tão uti­li­za­das, como a gara­gem, quarto de bagunça, quarto de visi­tas, etc.


Eti­que­tas de endereço

Faça algu­mas eti­que­tas com seu novo ende­reço antes de se mudar para a nova casa. Vai ser muito útil para dei­xar com os mora­do­res da sua antiga casa para que eles pos­sam enca­mi­nhar qual­quer cor­res­pon­dên­cia que che­gue após sua mudança. É inte­res­sante dei­xar dinheiro com eles para cobrir qual­quer custo de pos­ta­gem, né?


Faça um kit de sobrevivência

Ima­gine que você na sua pri­meira noite na nova casa vai estar tão per­dido quanto o pes­soal de Lost, ok? Não é tão assim, tá certo! Mas é quase isso. O kit deve ter itens essen­ci­ais para pas­sar a 1a noite caso seja tarde demais para ficar fuçando cai­xas ou caso o pes­soal da mudança sim­ples­mente não tiver apa­re­cido ainda (sim, isso pode ocor­rer). Alguns itens que podem aju­dar nes­tes casos: comida não-perecível, abri­dor de latas, pra­tos des­car­tá­veis, uten­sí­lios de plás­tico, gar­ra­fas d’água, uma lan­terna, algu­mas toa­lhas, len­çóis, pro­du­tos de higi­ene, cober­tor, papel higi­ê­nico, caneta e papel, alguns jogui­nhos ou revis­tas e uma troca de roupa para todo mundo.


Arrume uma babá

Se você tiver cri­an­ças, ainda mais se forem peque­nas, é um boa ideia arru­mar alguém para cui­dar delas enquanto você se envolve com a mudança, nas horas de encai­xo­tar, desen­cai­xo­tar, etc. As cri­an­ças sendo cui­da­das não vão te inter­rom­per no foco da tarefa e você vai con­se­guir fazer mais em menos tempo.


Regra do Quarto Vazio

Assim que che­gar na casa nova defina o Quarto Vazio. Esse quarto vai ser uma zona livre de cai­xas e vai ser­vir para que você e sua famí­lia pos­sam des­can­sar e rela­xar de todo o tra­ba­lho de desen­cai­xo­tar coi­sas; sem olhar pra mais cai­xas, de pre­fe­rên­cia!


Bichi­nhos seguros

Se você tiver ani­mais de esti­ma­ção, tenha um plano pra che­gada da mudança. Ponha o gato no banheiro com a caixa de areia e o cachorro num cer­cado no quin­tal ou na lavan­de­ria. Dessa forma você evita que qual­quer aci­dente possa acon­te­cer com seus bichi­nhos. Além disso, pro­cure dar uma aten­ção para eles no pri­meiro dia, pois mudança de ambi­ente é mais brusca para eles do que para você e sua famí­lia. Ani­mais demo­ram mais a se adaptar.


Pri­meira noite especial

Faça a pri­meira noite na sua nova casa a mais espe­cial de todas! Peça comida chi­nesa, pizza, etc. Rola tam­bém de por algu­mas velas, deco­ra­ção rápida e prá­tica e muita música. Vai fazer muita dife­rença isso e aju­dar você e sua famí­lia a rela­xa­rem e desestressarem.


Bole um plano

Antes de come­çar a ras­gar cai­xas feito um louco, tenha um plano. Sente com sua famí­lia e bolem um plano, isso inclui o que vai pra onde e quem é res­pon­sá­vel pelo quê. Vai aju­dar para a coisa toda rolar mais suave e com menos stress.


Chegou até aqui? Ok, então você precisa também de uma limpeza! Contrate as melhores profissionais: Limpeza com Zelo



Fonte: SOS Solteiros

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21 de fevereiro de 2025
Para ter um resultado de excelência na gestão de facilities, o trabalho de higienização deve ser seguido à risca. Um dos pontos principais para manter o ambiente limpo é a limpeza profissional de pisos. O processo abrange duas etapas essenciais: limpar e desinfetar. Realizar o processo corretamente e escolher os produtos certos é essencial. A primeira etapa, portanto, consiste em limpar o local com o detergente correto. Existem diversos tipos de detergentes para todas as necessidades, tais como: neutro para sujidade leve; alcalino para sujidade média; e clorado para alta sujidade. Existem também desinfetantes específicos para alguns locais. Dica 1 A fim de diminuir o custo total de operação, a escolha por um detergente de baixo custo em uso é ideal para shoppings, lojas de varejo, escritórios e escolas, entre outros. Tenha em mente que alguns possuem fragrâncias características, que ajudam na perfumaria do ambiente, outros não, agindo apenas como parte do processo de higienização. Já na segunda etapa, vem a escolha do desinfetante. Neste caso, a variedade de opções é maior ainda, com desinfetantes de diversos tipos: quaternários, clorados e peróxido de hidrogênio… Esse último é a melhor tecnologia para desinfecção disponível hoje no mercado. Dica 2 Para comprovar a eficácia do princípio ativo, laudos são exigidos pela ANVISA e assim aprovados, todos os microrganismos são discriminados no rótulo e demais documentos como – ficha técnica e ficha de segurança. É possível também atingir um resultado de excelência na higienização com produtos 2 em 1. Um exemplo é o formulado com o poder do princípio ativo (peróxido de hidrogênio acelerado), que é limpador e desinfetante de uso geral, com eficácia comprovada frente ao vírus da H1N1, norovírus e rotavírus. Um só produto para limpeza diária. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
17 de fevereiro de 2025
Limpeza de divisórias – Divisórias estofadas estão presentes em pequenos escritórios e grandes empresas, essas paredes estofadas também precisam de manutenção e limpeza como qualquer outro artigo têxtil. A limpeza de divisórias é fundamental porque estão na maioria das vezes em ambientes fechados somente com a circulação de ar condicionado. Os estofamentos dessas divisórias acumulam pó e consequentemente causam a proliferação de ácaros e fungos prejudicando os indivíduos que trabalham de 08 á 12 horas por dia nesses ambientes. A limpeza de divisórias é feita com a utilização de produtos anti ácaro e fungicidas, aplicamos o produto com a utilização de um pulverizador em toda superfície do estofado das divisórias, em seguida fazemos uma escovação para eliminar manchas e sujeiras aparentes. As divisórias de parede podem ser itens úteis quando quiser dividir uma sala sem o incômodo e estresse de construir uma parede completa. As divisórias são normalmente feitas de um tecido grosso para proporcionar privacidade, sendo uma escolha popular para cubículos em escritórios. As estruturas também podem ser usadas para criar corredores e quartos particulares em residências, fábricas ou diversas empresas. Mas como acontece em qualquer tipo de superfície, as divisórias eventualmente ficam sujas e requerem uma limpeza completa, veja as dicas para a limpeza de divisórias de parede: Instruções 1 - Remova sujeira, poeira e detritos da superfície da divisória com um pano seco. 2 - Encha um balde com 4 litros de água morna. Misture 1/2 xícara de sabão em pó na água com um batedor de ovos e continue misturando até formar espuma. 3 - Mergulhe uma esponja na mistura e torça o excesso de líquido. Esfregue a divisória em um movimento circular suavemente. Trabalhe a partir da parte inferior da divisória e se desloque para cima. 4 - Encha um balde limpo com água fria. Molhe um pano na água e esprema o excesso de líquido, deixando-o úmido, mas não encharcado. 5 - Limpe a divisória com o pano para enxaguar a mistura de limpeza da parede. Molhe o pano na água quando ficar sujo e o mantenha úmido, mas não encharcado, para evitar deixar a divisória muito molhada. 6 - Passe toalhas secas na divisória suavemente para absorver a umidade e deixe-a secar ao ar. Aponte ventiladores na direção geral da divisória para acelerar o processo de secagem. 7 - Remova as manchas da divisória criando uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante com 4 xícaras de água. Usando uma esponja limpa e molhada na solução, esfregue suavemente a mancha até desaparecer. Logo após concluímos o trabalho removendo todas as impurezas e produtos utilizados com a extratora de líquidos que as deixam relativamente úmidas secando totalmente em poucas horas. O processo de limpeza de divisórias geralmente as deixam como novas. As marcas de encardimentos, pó, fuligem e gorduras somem totalmente com esta limpeza. Recomendamos que se fizesse logo em seguida o tratamento de impermeabilização de estofados, que a protegerá contra as futuras sujeiras e manchas. Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.  Você pode agendar uma limpeza comercial com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para escritórios.
7 de fevereiro de 2025
Perguntas mais comuns sobre tipos de pisos Providenciar uma boa limpeza dos pisos é essencial para trazer um ar de conforto e higiene em qualquer ambiente, seja de trabalho ou comercial. Mas, sabia que antes de sair limpando tudo o que vê pela frente, é muito importante identificar as características de cada piso, para entender que tipo de ação deverá ser feita? Sim, a verdade é que cada área exige um tipo específico de limpeza, com produtos e equipamentos que variam de acordo com as especificidades de cada local. Afinal, pedras, cerâmicas e porcelanatos podem ser facilmente agredidos pelo uso indiscriminado de componentes inadequados ou ainda pelo uso incorreto de equipamentos. Agora, se você imagina que essa limpeza pode ser feita de maneira simples e rápida, com os produtos que você já tem em estoque, como água sanitária, ácidos e cloro ...pare tudo agora! Não, você não deve utilizar esses componentes, ok? Tudo isso servirá apenas para tirar o brilho das superfícies, além de possivelmente trazer danos irreparáveis. Alguns mitos e verdades sobre limpeza de pisos Bom, mas certamente você já ouviu falar em um produto chamado “Limpa-Pedras”, e esse você pode usá-lo, certo? Calma, não é bem assim. Esse tipo de composto químico só é indicado em superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência por exemplo, de massas de cimento ou concreto. Se esse não for seu caso, corra! E álcool e desinfetantes comuns, pode? O álcool é um solvente que pode ser usado, desde que em áreas muito específicas, e com grande cuidado, pois pode causar manchas difíceis de retirar. Já os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos “frios”. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de se limpar. Mas, então, como limpar? A regra básica é: utilize produtos específicos para cada tipo de piso, prestando atenção se o fabricante é especialista em comercializar esse artigo. Além disso, tenha muito cuidado com o equipamento de limpeza profissional que irá utilizar para fazer a limpeza. Certifique-se de que as máquinas de limpeza de piso que irão ajudá-lo foram construídas para o tipo de superfície com a qual irá lidar. É importante utilizar o acessório correto para realizar a limpeza do piso. Para cada piso um tipo de acessório, isso fará toda a diferença, tanto na qualidade da limpeza, quanto na economia de água e energia, em outro artigo falamos sobre esse tema e como você pode reduzir custos, confira - ler artigo. A grande verdade é que por mais que pareça fácil, esse tipo de limpeza precisa ser feita com muito cuidado para não danificar o piso, e principalmente, não extinguir sua vida útil. Por isso, nada melhor do que falar com um especialista, que poderá orientá-lo, disponibilizamos uma consultoria gratuita, na qual um especialista ira tirar suas dúvidas. Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança. 
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