Dicas para uma mudança bem organizada com a Limpeza com Zelo:
Vai se mudar e tá aperriado? Eu passei por isso recentemente quando me mudei pro AP903 e é uma coisa que pode ser mesmo MUITO estressante. Então, depois de me estressar — e aprender algo com isso — resolvi compartilhar algumas dicas mudança para que você se estresse… só que menos!
Antes de falar das 25 dicas propriamente ditas, vale deixar uma dica de ouro pra tudo que você for fazer: FAÇA LISTAS! Isso mesmo, faça listas! Checklist básico, sabe? Quadradinho do lado, tarefa do outro. Fez? Marca que fez! Só pra não esquecer de cada passo da sua mudança, tá esperto?
Corra longe de levar na sua mudança coisas que você nunca mais vai precisar. Não jogar fora tudo aquilo que você não vai precisar vai te custar tempo, espaço na nova morada e dinheiro — tempo é dinheiro! A regra de ouro é se você não usa agora, provavelmente não vai usar mais.
Antes de se mudar, organize aquela bagunça que sempre fica escondida em algum canto. São ferramentas quebradas, brinquedos velhos e roupas que você não usa mais. Dê tudo pra caridade, antes de se mudar. Só não vale dar coisas que não prestem mais, hein?
Não cometa a besteira que eu cometi de alugar um reboque e tentar fazer a mudança eu mesmo, junto com minha esposa. Não mesmo! Escolha uma empresa com experiência, seus móveis e geladeira agradecem. Escolher alguém sem experiência vai te dar dor de cabeça e prejuízo, ouve o conselho de quem sabe.
Você vai poupar muito tempo se conseguir alguns parentes e amigos para ajudar a encaixotar e desencaixotar as coisas. Se tiver filhos que já sejam velhos suficientes pra ajudar, ótimo! Mas cuidado para eles não pedirem um reforço na mesada por conta disso.
Caixas, caixas, caixas e mais caixas. Enfia tudo em caixas. Tudo? Sim, tudo! Um lugar fácil de conseguir caixas é em supermercados e mercados de bairro. Alguns grandes supermercados mandam suas caixas pra prensa para ocupar menos espaço. Mas em mercados atacadistas, estilo Makro e Atacadão, sempre tem umas caixas dando sopa nos corredores. Caso não encontre de jeito nenhum, dá um pulo no centro de reciclagem da cidade e compra algumas por valor bem baratinho.
Nem tudo que você vai encaixotar precisará ser desencaixotado já no primeiro dia seu no novo lar, correto? Então separe as caixas por prioridade. Como assim? Se os itens precisarem ser usados já no mesmo dia, reúna-os em uma caixa comum e marque com um grande A nela, que definirá prioridade máxima para aquela caixa e vai ser útil na hora de procurar as coisas naquele mar de caixas que será formado. Se os itens são importantes, mas não essenciais, marque com um B. Se são itens que você só usa 1x no ano, como decoração de natal, etc, marque com um C, e serão as caixas que vão ser abertas por último. Então, desencaixote A, B e C, nessa ordem.
Você vai precisar de muito jornal e fita adesiva. Quase sempre as coisas que são embrulhadas com jornal ficam com tinta que as folhas soltam, então depois de desembrulhar você provavelmente vai precisar limpá-las. As empresas de mudança usam jornal sem ser impresso (papel jornal). Para itens que não podem pegar essa tinta de jeito nenhum, compre o papel em uma papelaria. Papel seda e papel ondulado também são ótimos para embrulhar coisas e podem ser adquiridos em papelarias. Estes papéis também são ótimos para dar amortecimento para itens frágeis como copos, pratos e frascos.
Marcadores permanentes (vulgo piloto) são ótimos para marcar as caixas com informações importantes, como cômodo de destino, conteúdo da caixa, frágil e “este lado para cima”.
Como você está encaixotando tudo, coloque etiquetas, pinte, ponha adesivos circulares, para que as caixas fiquem facilmente identificadas e fáceis de distinguir das que levam itens de cozinha, quarto do casal, das crianças, do banheiro e lavanderia, por exemplo. Use uma cor diferente para cada cômodo. Se necessário, faça uma lista de legendas, então você saberá facilmente o que tem em cada caixa. Se quiser, você ainda pode ir antes no seu novo lar e colar adesivos de cores correspondentes, nas portas de cada cômodo que receberá as respectivas caixas com itens dele.
O papelão das caixas pode ser manuseado melhor se não exceder 25 kg de carga por caixa. Tenha isso em mente quando estiver encaixotando.
Encaixote as coisas cômodo por cômodo, mantendo o conteúdo de diferentes espaços em diferentes caixas. Isso vai eliminar confusão e poupar tempo quando estiver desencaixotando.
Mesmo que você encaixote apenas 2 caixas por dia, em 30 dias você vai ter encaixotado 60 caixas! Comece por locais onde as coisas não são tão utilizadas, como a garagem, quarto de bagunça, quarto de visitas, etc.
Faça algumas etiquetas com seu novo endereço antes de se mudar para a nova casa. Vai ser muito útil para deixar com os moradores da sua antiga casa para que eles possam encaminhar qualquer correspondência que chegue após sua mudança. É interessante deixar dinheiro com eles para cobrir qualquer custo de postagem, né?
Imagine que você na sua primeira noite na nova casa vai estar tão perdido quanto o pessoal de Lost, ok? Não é tão assim, tá certo! Mas é quase isso. O kit deve ter itens essenciais para passar a 1a noite caso seja tarde demais para ficar fuçando caixas ou caso o pessoal da mudança simplesmente não tiver aparecido ainda (sim, isso pode ocorrer). Alguns itens que podem ajudar nestes casos: comida não-perecível, abridor de latas, pratos descartáveis, utensílios de plástico, garrafas d’água, uma lanterna, algumas toalhas, lençóis, produtos de higiene, cobertor, papel higiênico, caneta e papel, alguns joguinhos ou revistas e uma troca de roupa para todo mundo.
Se você tiver crianças, ainda mais se forem pequenas, é um boa ideia arrumar alguém para cuidar delas enquanto você se envolve com a mudança, nas horas de encaixotar, desencaixotar, etc. As crianças sendo cuidadas não vão te interromper no foco da tarefa e você vai conseguir fazer mais em menos tempo.
Assim que chegar na casa nova defina o Quarto Vazio. Esse quarto vai ser uma zona livre de caixas e vai servir para que você e sua família possam descansar e relaxar de todo o trabalho de desencaixotar coisas; sem olhar pra mais caixas, de preferência!
Se você tiver animais de estimação, tenha um plano pra chegada da mudança. Ponha o gato no banheiro com a caixa de areia e o cachorro num cercado no quintal ou na lavanderia. Dessa forma você evita que qualquer acidente possa acontecer com seus bichinhos. Além disso, procure dar uma atenção para eles no primeiro dia, pois mudança de ambiente é mais brusca para eles do que para você e sua família. Animais demoram mais a se adaptar.
Faça a primeira noite na sua nova casa a mais especial de todas! Peça comida chinesa, pizza, etc. Rola também de por algumas velas, decoração rápida e prática e muita música. Vai fazer muita diferença isso e ajudar você e sua família a relaxarem e desestressarem.
Antes de começar a rasgar caixas feito um louco, tenha um plano. Sente com sua família e bolem um plano, isso inclui o que vai pra onde e quem é responsável pelo quê. Vai ajudar para a coisa toda rolar mais suave e com menos stress.
Chegou até aqui? Ok, então você precisa também de uma limpeza! Contrate as melhores profissionais: Limpeza com Zelo
Fonte: SOS Solteiros
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