Dicas para uma mudança organizada

Dicas para uma mudança organizada

Dicas para uma mudança bem organizada com a Limpeza com Zelo:


Vai se mudar e tá aper­ri­ado? Eu pas­sei por isso recen­te­mente quando me mudei pro AP903 e é uma coisa que pode ser mesmo MUITO estres­sante. Então, depois de me estres­sar —  e apren­der algo com isso — resolvi com­par­ti­lhar algu­mas dicas mudança para que você se estresse… só que menos!


Antes de falar das 25 dicas pro­pri­a­mente ditas, vale dei­xar uma dica de ouro pra tudo que você for fazer: FAÇA LISTAS! Isso mesmo, faça lis­tas! Checklist básico, sabe? Qua­dra­di­nho do lado, tarefa do outro. Fez? Marca que fez! Só pra não esque­cer de cada passo da sua mudança, tá esperto?


O que pas­sou, passou

Corra longe de levar na sua mudança coi­sas que você nunca mais vai pre­ci­sar. Não jogar fora tudo aquilo que você não vai pre­ci­sar vai te cus­tar tempo, espaço na nova morada e dinheiro — tempo é dinheiro! A regra de ouro é se você não usa agora, pro­va­vel­mente não vai usar mais.


Orga­nize a bagunça

Antes de se mudar, orga­nize aquela bagunça que sem­pre fica escon­dida em algum canto. São fer­ra­men­tas que­bra­das, brin­que­dos velhos e rou­pas que você não usa mais. Dê tudo pra cari­dade, antes de se mudar. Só não vale dar coi­sas que não pres­tem mais, hein?


Não pechin­che na mudança

Não cometa a bes­teira que eu cometi de alu­gar um rebo­que e ten­tar fazer a mudança eu mesmo, junto com minha esposa. Não mesmo! Esco­lha uma empresa com expe­ri­ên­cia, seus móveis e gela­deira agra­de­cem. Esco­lher alguém sem expe­ri­ên­cia vai te dar dor de cabeça e pre­juízo, ouve o con­se­lho de quem sabe.


Recrute os ami­gos na mudança

Você vai pou­par muito tempo se con­se­guir alguns paren­tes e ami­gos para aju­dar a encai­xo­tar e desen­cai­xo­tar as coi­sas. Se tiver filhos que já sejam velhos sufi­ci­en­tes pra aju­dar, ótimo! Mas cui­dado para eles não pedi­rem um reforço na mesada por conta disso.

Encai­xota tudo

Cai­xas, cai­xas, cai­xas e mais cai­xas. Enfia tudo em cai­xas. Tudo? Sim, tudo! Um lugar fácil de con­se­guir cai­xas é em super­mer­ca­dos e mer­ca­dos de bairro. Alguns gran­des super­mer­ca­dos man­dam suas cai­xas pra prensa para ocu­par menos espaço. Mas em mer­ca­dos ata­ca­dis­tas, estilo Makro e Ata­ca­dão, sem­pre tem umas cai­xas dando sopa nos cor­re­do­res. Caso não encon­tre de jeito nenhum, dá um pulo no cen­tro de reci­cla­gem da cidade e com­pra algu­mas por valor bem baratinho.


Crie um sis­tema ABC

Nem tudo que você vai encai­xo­tar pre­ci­sará ser desen­cai­xo­tado já no pri­meiro dia seu no novo lar, cor­reto? Então separe as cai­xas por pri­o­ri­dade. Como assim? Se os itens pre­ci­sa­rem ser usa­dos já no mesmo dia, reúna-os em uma caixa comum e mar­que com um grande A nela, que defi­nirá pri­o­ri­dade máxima para aquela caixa e vai ser útil na hora de pro­cu­rar as coi­sas naquele mar de cai­xas que será for­mado. Se os itens são impor­tan­tes, mas não essen­ci­ais, mar­que com um B. Se são itens que você só usa 1x no ano, como deco­ra­ção de natal, etc, mar­que com um C, e serão as cai­xas que vão ser aber­tas por último. Então, desen­cai­xote A, B e C, nessa ordem.


Embru­lhe

Você vai pre­ci­sar de muito jor­nal e fita ade­siva. Quase sem­pre as coi­sas que são embru­lha­das com jor­nal ficam com tinta que as folhas sol­tam, então depois de desem­bru­lhar você pro­va­vel­mente vai pre­ci­sar limpá-las. As empre­sas de mudança usam jor­nal sem ser impresso (papel jor­nal). Para itens que não podem pegar essa tinta de jeito nenhum, com­pre o papel em uma pape­la­ria. Papel seda e papel ondu­lado tam­bém são óti­mos para embru­lhar coi­sas e podem ser adqui­ri­dos em pape­la­rias. Estes papéis tam­bém são óti­mos para dar amor­te­ci­mento para itens frá­geis como copos, pra­tos e frascos.


Mar­que

Mar­ca­do­res per­ma­nen­tes (vulgo piloto) são óti­mos para mar­car as cai­xas com infor­ma­ções impor­tan­tes, como cômodo de des­tino, con­teúdo da caixa, frá­gil e “este lado para cima”.


Eti­quete

Como você está encai­xo­tando tudo, colo­que eti­que­tas, pinte, ponha ade­si­vos cir­cu­la­res, para que as cai­xas fiquem facil­mente iden­ti­fi­ca­das e fáceis de dis­tin­guir das que levam itens de cozi­nha, quarto do casal, das cri­an­ças, do banheiro e lavan­de­ria, por exem­plo. Use uma cor dife­rente para cada cômodo. Se neces­sá­rio, faça uma lista de legen­das, então você saberá facil­mente o que tem em cada caixa. Se qui­ser, você ainda pode ir antes no seu novo lar e colar ade­si­vos de cores cor­res­pon­den­tes, nas por­tas de cada cômodo que rece­berá as res­pec­ti­vas cai­xas com itens dele.

Deixe tudo mais leve

O pape­lão das cai­xas pode ser manu­se­ado melhor se não exce­der 25 kg de carga por caixa. Tenha isso em mente quando esti­ver encaixotando.


Cômodo por cômodo

Encai­xote as coi­sas cômodo por cômodo, man­tendo o con­teúdo de dife­ren­tes espa­ços em dife­ren­tes cai­xas. Isso vai eli­mi­nar con­fu­são e pou­par tempo quando esti­ver desencaixotando.


Encai­xote antes

Mesmo que você encai­xote ape­nas 2 cai­xas por dia, em 30 dias você vai ter encai­xo­tado 60 cai­xas! Comece por locais onde as coi­sas não são tão uti­li­za­das, como a gara­gem, quarto de bagunça, quarto de visi­tas, etc.


Eti­que­tas de endereço

Faça algu­mas eti­que­tas com seu novo ende­reço antes de se mudar para a nova casa. Vai ser muito útil para dei­xar com os mora­do­res da sua antiga casa para que eles pos­sam enca­mi­nhar qual­quer cor­res­pon­dên­cia que che­gue após sua mudança. É inte­res­sante dei­xar dinheiro com eles para cobrir qual­quer custo de pos­ta­gem, né?


Faça um kit de sobrevivência

Ima­gine que você na sua pri­meira noite na nova casa vai estar tão per­dido quanto o pes­soal de Lost, ok? Não é tão assim, tá certo! Mas é quase isso. O kit deve ter itens essen­ci­ais para pas­sar a 1a noite caso seja tarde demais para ficar fuçando cai­xas ou caso o pes­soal da mudança sim­ples­mente não tiver apa­re­cido ainda (sim, isso pode ocor­rer). Alguns itens que podem aju­dar nes­tes casos: comida não-perecível, abri­dor de latas, pra­tos des­car­tá­veis, uten­sí­lios de plás­tico, gar­ra­fas d’água, uma lan­terna, algu­mas toa­lhas, len­çóis, pro­du­tos de higi­ene, cober­tor, papel higi­ê­nico, caneta e papel, alguns jogui­nhos ou revis­tas e uma troca de roupa para todo mundo.


Arrume uma babá

Se você tiver cri­an­ças, ainda mais se forem peque­nas, é um boa ideia arru­mar alguém para cui­dar delas enquanto você se envolve com a mudança, nas horas de encai­xo­tar, desen­cai­xo­tar, etc. As cri­an­ças sendo cui­da­das não vão te inter­rom­per no foco da tarefa e você vai con­se­guir fazer mais em menos tempo.


Regra do Quarto Vazio

Assim que che­gar na casa nova defina o Quarto Vazio. Esse quarto vai ser uma zona livre de cai­xas e vai ser­vir para que você e sua famí­lia pos­sam des­can­sar e rela­xar de todo o tra­ba­lho de desen­cai­xo­tar coi­sas; sem olhar pra mais cai­xas, de pre­fe­rên­cia!


Bichi­nhos seguros

Se você tiver ani­mais de esti­ma­ção, tenha um plano pra che­gada da mudança. Ponha o gato no banheiro com a caixa de areia e o cachorro num cer­cado no quin­tal ou na lavan­de­ria. Dessa forma você evita que qual­quer aci­dente possa acon­te­cer com seus bichi­nhos. Além disso, pro­cure dar uma aten­ção para eles no pri­meiro dia, pois mudança de ambi­ente é mais brusca para eles do que para você e sua famí­lia. Ani­mais demo­ram mais a se adaptar.


Pri­meira noite especial

Faça a pri­meira noite na sua nova casa a mais espe­cial de todas! Peça comida chi­nesa, pizza, etc. Rola tam­bém de por algu­mas velas, deco­ra­ção rápida e prá­tica e muita música. Vai fazer muita dife­rença isso e aju­dar você e sua famí­lia a rela­xa­rem e desestressarem.


Bole um plano

Antes de come­çar a ras­gar cai­xas feito um louco, tenha um plano. Sente com sua famí­lia e bolem um plano, isso inclui o que vai pra onde e quem é res­pon­sá­vel pelo quê. Vai aju­dar para a coisa toda rolar mais suave e com menos stress.


Chegou até aqui? Ok, então você precisa também de uma limpeza! Contrate as melhores profissionais: Limpeza com Zelo



Fonte: SOS Solteiros

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2 de abril de 2025
Manter um ambiente de trabalho limpo e bem cuidado não apenas melhora a estética do escritório, mas também contribui para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Paredes manchadas, persianas empoeiradas e cadeiras de couro desgastadas podem passar uma imagem de descuido e comprometer a durabilidade dos materiais. Para evitar esses problemas, confira dicas práticas e eficientes para manter esses itens sempre impecáveis. 1. Como limpar paredes sem danificar a pintura As paredes do escritório estão sujeitas a diversas marcas, como sujeiras de toque, encosto de cadeiras e até manchas de café. A boa notícia é que é possível limpá-las sem danificar a pintura, prolongando sua vida útil. Dicas essenciais para manter as paredes limpas: Limpeza imediata: Quanto mais rápido a mancha for removida, mais fácil será eliminá-la. Remova o pó regularmente: Passe um pano seco ou levemente umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Utilize os produtos certos para cada tipo de tinta: Tintas foscas: Use uma esponja macia com detergente neutro e seque com um pano limpo. Tintas acrílicas laváveis: Prepare uma solução com água, álcool e detergente neutro para uma limpeza eficaz. Tintas à base de água: Seja delicado e utilize um pano levemente úmido com detergente neutro. 2. Como manter as persianas sempre limpas As persianas acumulam poeira facilmente, impactando a qualidade do ar e a estética do escritório. A limpeza frequente evita manchas e mantém o ambiente mais agradável. Passo a passo para remover a poeira das persianas: Espanador: Uma opção rápida para remover a poeira superficial. Luva ou meia velha: Borrife um limpador de janelas em uma luva e passe pelas lâminas para remover a sujeira. Aspirador de pó: Utilize o bico de escova para alcançar os cantos difíceis. Para uma limpeza mais profunda: Esponja úmida: Passe delicadamente para remover sujeiras mais resistentes. Lavagem completa: Retire as persianas e lave com água e sabão, deixando secar completamente antes de reinstalar. Persianas de tecido: Devem ser lavadas a seco para evitar danos. 3. Como cuidar das cadeiras de couro Cadeiras de couro são sofisticadas e confortáveis, mas exigem cuidados específicos para evitar rachaduras e manchas. A limpeza regular garante maior durabilidade e um aspecto sempre elegante. Dicas essenciais para limpeza e conservação: Remova o pó semanalmente: Use um pano macio e seco para evitar o acúmulo de sujeira. Evite produtos abrasivos: Nunca utilize detergentes comuns ou panos muito molhados. Manchas recentes: Remova com um pano seco ou levemente úmido. Manchas persistentes: Utilize um cotonete com álcool isopropílico para tinta ou uma pasta de creme de tártaro com suco de limão para manchas de proteína. Hidratação do couro: Use um condicionador próprio para couro de 2 a 3 vezes por ano para evitar ressecamento. Cuidar do ambiente de trabalho vai muito além da limpeza básica. Pequenas ações diárias ajudam a prolongar a vida útil dos materiais e garantem um escritório mais organizado, confortável e profissional. Se sua empresa precisa de uma limpeza profissional e personalizada, conheça os serviços da Limpeza com Zelo. Oferecemos soluções sob medida para manter seu escritório impecável, sem complicações.  Mantenha seu ambiente sempre limpo e agradável. Entre em contato conosco e saiba mais!
26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.