Os eventos corporativos são parte do cotidiano de muitas empresas. Em um contexto em que é cada vez mais importante investir em diferenciais e fortalecer o engajamento do público com o negócio, eles se tornam ainda mais relevantes. Entretanto, para ser capaz de organizar ocasiões realmente memoráveis e bem-sucedidas, é fundamental saber como otimizar o budget de eventos corporativos.
O budget — em português, orçamento — deve ser o guia a partir do qual tudo é decidido, desde os pontos mais imprescindíveis a cada detalhe do evento.
Afinal, ele já é pensado dentro de uma estratégia maior da empresa e, se ficar acima do previsto, pode prejudicar outros eventos e demandas. Caso isso aconteça, os resultados da organização são impactados negativamente.
Portanto, para que um evento seja verdadeiramente bem-sucedido, otimizar o budget é fundamental. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e conheça as nossas táticas!
Cada evento tem uma estrutura e um formato próprios, mas há alguns elementos utilizados de maneira regular e que, por isso, podem ser considerados custos fixos dos seus eventos corporativos. Inclua aqui os salários dos integrantes da equipe e os programas utilizados em cada evento para a gestão, por exemplo.
Para que as demais ações relacionadas ao evento sejam possíveis — aquisição de materiais, contratação de fornecedores, aluguel do espaço do evento etc. —, o budget precisa ser obrigatoriamente maior que os gastos fixos.
Um estudo de mercado vai ajudar você a tomar as melhores decisões dentro do seu budget, para que seja possível otimizá-lo. Aquele lugar que a empresa sempre aluga para eventos é realmente a melhor opção? Pode haver um espaço novo, bem localizado e disposto a negociar preços mais flexíveis, por exemplo.
Não se contente com a primeira opção que aparecer, seja de artista para o entretenimento, seja de buffet. Pesquise, compare orçamentos, analise os benefícios e diferenciais de cada um e veja qual apresenta o melhor custo-benefício, se encaixa melhor no budget e está mais alinhado com a proposta do evento.
Para ter um direcionamento mais preciso durante essas pesquisas de mercado, leve em consideração também o que os concorrentes da empresa estão fazendo nos eventos corporativos deles.
Essa é uma estratégia inteligente para descobrir novas formas de atrair o seu público — veja em que pontos a concorrência está acertando e pense em quais deles fazem sentido para a sua própria organização.
Contratar ajuda especializada em eventos corporativos é o tipo de investimento que traz um ótimo custo-benefício. Com o trabalho de profissionais que entendem como ninguém do assunto, é possível otimizar o budget de uma forma que você sozinho não conseguiria fazer.
Uma equipe especializada vai conseguir identificar toda e qualquer oportunidade de economia sem que a qualidade do evento sofra com isso, além de proporcionar mais organização e agilidade a todo o processo de planejamento da ocasião.
Além disso, a empresa vai fazer todo o planejamento de acordo com o budget e com a realidade do seu negócio, sem recorrer a modelos prontos ou padronizados. Isso também contribui ativamente para o sucesso do grande dia.
Cada evento corporativo organizado pela empresa não existe em um vácuo, e sim dentro de uma estratégia bem elaborada e planejada, que passa desde as metas da organização até o departamento de marketing, compras, chegando à gestão de eventos — passando, é claro, por diversas outras etapas.
Isso faz com que um evento impacte diretamente o outro. A palestra foi um sucesso? Então, há grandes chances de os participantes se interessarem também pela oficina promovida por aquele palestrante ou sobre o mesmo tema.
Em termos de budget, a conexão é clara: se um evento gasta além da conta, o próximo é prejudicado. E, pensando no papel de cada um deles para os resultados desejados pela empresa, dá para perceber que isso não é nem um pouco desejável, não é mesmo?
Um calendário de eventos ajuda a organizar melhor as demandas de cada um deles e a refletir sobre como uma ocasião impacta a outra. De posse de um calendário de eventos bem estruturado, você pode elaborar melhores estratégias de divulgação, por exemplo, e otimizar a contratação de fornecedores.
E por falar em fornecedores, eles não poderiam ficar de fora, pois são uma parte fundamental do sucesso — e do budget! — de qualquer evento corporativo.
Afinal, essas ocasiões envolvem equipamentos, itens específicos, decoração, mesas, cadeiras, alimentação, materiais de divulgação etc. que precisam estar no lugar certo, na hora certa e na quantidade certa. Ou seja, confiar nos fornecedores é muito importante.
Baseando-se no calendário de eventos que você organizou de acordo com o tópico anterior, é possível analisar também quais fornecedores vão ser necessários para diferentes eventos em datas próximas e quais são as demandas mais recorrentes.
Percebeu que há vários utilizados com frequência para os seus eventos? São empresas realmente parceiras, com as quais você pode contar? Se você respondeu que sim, não perca mais tempo: proponha agora mesmo fechar uma parceria com eles para os próximos eventos.
Essa parceria pode render uma ótima forma de otimizar o saldo do budget! De acordo com o volume de itens e equipamentos fornecidos por cada empresa, negocie tarifas mais interessantes para você por determinado período (mensal ou anual, por exemplo). Em troca do preço mais acessível, você garante a fidelidade.
É melhor gastar um pouco além do mínimo necessário para dar conta de um imprevisto do que apenas deixá-lo para lá e manter-se dentro do orçamento previamente definido.
Afinal, esse obstáculo pode tornar-se um problema grave não apenas para a lucratividade da empresa, mas também para sua reputação.
Como melhorar o ambiente de trabalho?
É importante que o planejamento da ocasião já inclua o que fazer se for necessário acionar o “plano B” de última hora, pois nem sempre vai dar tempo de reverter (o que pode vir a ser) uma crise. Ao lidar com o problema, você evita que todo o resto do budget seja desperdiçado.
Viu só? Otimizar o budget de eventos corporativos é possível se você tiver organização e planejamento. Como destacamos, não deixe de contar com ajuda especializada para que o evento seja um sucesso sem precisar estourar o orçamento.
Lembrando que você precisa contratar uma empresa que lhe ajude com os serviços de limpeza e copa para seus eventos.
Entre em contato com a Limpeza com Zelo e faça o seu orçamento agora!
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br