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KPIS no Facility Management: quais são os principais?

KPIS no Facility Management: quais são os principais?

Um gerente de facilities tem o desejo de prover os melhores serviços com a melhor qualidade possível. Para isso, as métricas de Facility Management são fundamentais — e é necessário desenvolver uma plataforma de avaliação que permita mensurar o desempenho das atividades. Afinal, só é possível melhorar os processos quando eles são medidos e bem compreendidos.


A fonte dos indicadores são as informações coletadas ao longo de todo o processo da prestação de serviços. Uma gestão baseada em dados permite que o gerente entenda e aprimore o padrão de qualidade da realização dos trabalhos. Mas quais são as principais métricas de Facility Management? É importante falar que muitas vezes o trabalho do Facility Manager é efetuado pelo também conhecido como Office Manager, nas empresas modernas.


É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira!


O que são as métricas ou KPIs

Métricas são números, dados ou sistemas de medidas que ajudam a quantificar um comportamento, uma tendência ou uma variável. Em Facility Management, essas informações auxiliarão o gestor a avaliar a performance da prestação de serviços e os resultados obtidos.


As métricas podem ser aplicadas em diversas áreas, de acordo com os objetivos da organização, tais como:

  • financeiro;
  • qualidade dos processos operacionais;
  • aspectos relacionados à inovação;
  • satisfação do cliente;
  • relacionamento entre empresa e fornecedora dos serviços de facilities.


Toda coleta e análise de dados terá por objetivo:

  • aprimorar a eficácia operacional e a eficiência dos serviços prestados;
  • monitorar e gerenciar a qualidade do desempenho das funções;
  • aumentar ao máximo o retorno sobre o investimento (ROI);
  • reduzir custos operacionais;
  • maximizar o Lifetime Value (ou valor do ciclo de vida) dos ativos da empresa, como estrutura, bens e recursos;
  • aprimorar os processos de Facility Management;
  • identificar falhas operacionais, a fim de recomendar soluções viáveis;
  • atrair e reter os melhores profissionais.


Tendo isso em vista, podemos concluir que a definição de métricas vai depender do tipo de serviços prestados e do modelo de negócios da empresa. Mas existem valores que são comumente praticados. Vejamos os principais deles!

Quais são os principais KPIs no Facility Management?

Como visto, os números variam de acordo com a área a ser analisada. Então, vamos separar esses índices por grupos:

Financeiro

A redução de custos é um dos principais alvos quando se contratam serviços de facilities. Para verificar a viabilidade e a efetividade dessa estratégia, é necessário lançar mão de alguns indicadores. Sem dúvida, o principal deles é o ROI — Retorno sobre Investimento, ou Return over Investment, em inglês.


O ROI é um indicador de desempenho financeiro que serve para avaliar o quanto um investimento foi eficiente. Os valores utilizados para chegar a esse resultado são a receita e os custos de implementação. A fórmula fica da seguinte forma:

  • ROI = (Receita – Custos) / Custos x 100


Algumas outras métricas financeiras importantes que devem ser levantadas são:

  • custos brutos da contratação dos serviços;
  • custos operacionais por usuários;
  • custos de manutenção;
  • custos de limpeza;
  • custos de segurança;
  • custos com compras de insumos;
  • custos de energia em empresas com servidores e data centers;
  • despesas com reformas;
  • gastos com reposição de ativos.


A ideia é comparar esses valores com as metas desejadas e avaliar o quanto houve de redução em relação aos gastos anteriores da companhia.


Processos operacionais

Os processos operacionais estão relacionados à atuação prática da fornecedora e de seus funcionários na capacidade de resolver problemas. Algumas métricas de Facility Management aplicadas aqui são:

  • tempo de resolução de um chamado;
  • quantidade de manutenções preventivas em relação a manutenções corretivas;
  • nível de segurança oferecido aos usuários, baseado em taxas de acidentes e obediências às normas regulamentadoras;
  • eficiência nos sistemas de comunicação;
  • tempo que leva para adaptar-se às mudanças organizacionais e procedimentais;
  • qualidade dos equipamentos fornecidos, em relação à segurança, atualização, velocidade de processamento, capacidade de armazenamento etc.;
  • cumprimento de prazos.


Lembre-se de que todas essas métricas devem se basear em números concretos, que reflitam a realidade de forma clara.


Relacionamento

Para obter sucesso na contratação de uma fornecedora de serviços de facilities, é essencial haver um ótimo relacionamento entre ambas as companhias. Isso é refletido diretamente no acordo de níveis de serviço(SLA).


Esse documento já é constituído por uma série de métricas que determinam o que a contratante espera da contratada e quais os deveres e os direitos das partes interessadas. O cumprimento desse contrato fortalece a relação entre as empresas e contribui para que a parceria seja produtiva para os dois lados.


Satisfação do cliente

O cliente é sempre o foco do negócio, de modo que qualquer estratégia implementada, inclusive a contratação de serviços de facilities, visa o aprimoramento da experiência do usuário final.


Para avaliar o desempenho do Facility Management nesse campo, podem ser utilizadas as seguintes métricas:

  • números de reclamações de clientes;
  • relação percentual entre usuários satisfeitos e insatisfeitos com os serviços de facilities;
  • taxa de churn de clientes, quando o negócio envolve assinatura de contratos de prestação de serviços.


A satisfação dos clientes deve ser medida com base nos serviços de facilities que estão diretamente ligados aos usuários finais, como a experiência ao navegar em plataformas virtuais e a qualidade dos serviços de limpeza, segurança e recepção.


Inovação

Escritório Inteligente: Talvez esse seja um dos campos mais difíceis de serem medidos, pois, a princípio, não se relacionam a questões muito tangíveis.

Portanto, a mensuração deve se basear nos resultados das novas iniciativas tomadas pela contratada. Algumas dessas métricas de inovação são:

  • receita dos gastos com tecnologia;
  • variedade no portfólio.
  • receita de novos produtos e serviços;
  • nível percentual de satisfação do cliente na interação com novos produtos, funcionalidades ou serviços.


Embora a inovação esteja, geralmente, relacionada à tecnologia, isso nem sempre ocorre. É importante ficar atento a iniciativas da empresa de facilities em prover inovações que reduzam custos, aprimorem a qualidade dos serviços ou agreguem valor à marca. Essas melhorias podem estar ligadas a mudanças procedimentais ou no próprio modelo de negócios.

Como definir as principais métricas ou KPIs?

Como as métricas se baseiam nas expectativas da empresa, no que ela deseja alcançar com a contratação dos serviços de facilities, o primeiro passo é definir os objetivos do negócio. Isso deve ficar bem claro no momento em que se estabelece o relacionamento entre as companhias.


A partir daí, deve ser construído um sistema de métricas que meça o cumprimento das metas e avalie a efetividade das ações. Toda métrica deve ser:

  • específica: tudo deve ser bem claro e se basear em dados concretos;
  • mensurável: não se pode estabelecer uma métrica sobre algo que não pode ser medido;
  • alcançável: métricas e objetivos devem ser realistas;
  • adequada ao negócio: as métricas precisam ser relevantes para os objetivos do negócio;
  • dimensionada dentro de um tempo: especificar um período é importante para que os comparativos sejam exatos;
  • balanceada: uma avaliação balanceada medirá aspectos objetivos e subjetivos, relacionados tanto à qualidade quanto à quantidade.


As métricas de Facility Management são fundamentais para qualquer modelo de negócios. Elas darão a base necessária para que os gestores façam uma avaliação concreta do desempenho das tarefas delegadas a terceiros. Com métricas alinhadas aos objetivos da empresa, a parceria com a fornecedora dos serviços será um sucesso!


Confira outras matérias sobre facility management ou office manager no blog da Limpeza com Zelo as melhores matérias sobre facility service e facility management estão aqui!


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21 de fevereiro de 2025
Para ter um resultado de excelência na gestão de facilities, o trabalho de higienização deve ser seguido à risca. Um dos pontos principais para manter o ambiente limpo é a limpeza profissional de pisos. O processo abrange duas etapas essenciais: limpar e desinfetar. Realizar o processo corretamente e escolher os produtos certos é essencial. A primeira etapa, portanto, consiste em limpar o local com o detergente correto. Existem diversos tipos de detergentes para todas as necessidades, tais como: neutro para sujidade leve; alcalino para sujidade média; e clorado para alta sujidade. Existem também desinfetantes específicos para alguns locais. Dica 1 A fim de diminuir o custo total de operação, a escolha por um detergente de baixo custo em uso é ideal para shoppings, lojas de varejo, escritórios e escolas, entre outros. Tenha em mente que alguns possuem fragrâncias características, que ajudam na perfumaria do ambiente, outros não, agindo apenas como parte do processo de higienização. Já na segunda etapa, vem a escolha do desinfetante. Neste caso, a variedade de opções é maior ainda, com desinfetantes de diversos tipos: quaternários, clorados e peróxido de hidrogênio… Esse último é a melhor tecnologia para desinfecção disponível hoje no mercado. Dica 2 Para comprovar a eficácia do princípio ativo, laudos são exigidos pela ANVISA e assim aprovados, todos os microrganismos são discriminados no rótulo e demais documentos como – ficha técnica e ficha de segurança. É possível também atingir um resultado de excelência na higienização com produtos 2 em 1. Um exemplo é o formulado com o poder do princípio ativo (peróxido de hidrogênio acelerado), que é limpador e desinfetante de uso geral, com eficácia comprovada frente ao vírus da H1N1, norovírus e rotavírus. Um só produto para limpeza diária. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
17 de fevereiro de 2025
Limpeza de divisórias – Divisórias estofadas estão presentes em pequenos escritórios e grandes empresas, essas paredes estofadas também precisam de manutenção e limpeza como qualquer outro artigo têxtil. A limpeza de divisórias é fundamental porque estão na maioria das vezes em ambientes fechados somente com a circulação de ar condicionado. Os estofamentos dessas divisórias acumulam pó e consequentemente causam a proliferação de ácaros e fungos prejudicando os indivíduos que trabalham de 08 á 12 horas por dia nesses ambientes. A limpeza de divisórias é feita com a utilização de produtos anti ácaro e fungicidas, aplicamos o produto com a utilização de um pulverizador em toda superfície do estofado das divisórias, em seguida fazemos uma escovação para eliminar manchas e sujeiras aparentes. As divisórias de parede podem ser itens úteis quando quiser dividir uma sala sem o incômodo e estresse de construir uma parede completa. As divisórias são normalmente feitas de um tecido grosso para proporcionar privacidade, sendo uma escolha popular para cubículos em escritórios. As estruturas também podem ser usadas para criar corredores e quartos particulares em residências, fábricas ou diversas empresas. Mas como acontece em qualquer tipo de superfície, as divisórias eventualmente ficam sujas e requerem uma limpeza completa, veja as dicas para a limpeza de divisórias de parede: Instruções 1 - Remova sujeira, poeira e detritos da superfície da divisória com um pano seco. 2 - Encha um balde com 4 litros de água morna. Misture 1/2 xícara de sabão em pó na água com um batedor de ovos e continue misturando até formar espuma. 3 - Mergulhe uma esponja na mistura e torça o excesso de líquido. Esfregue a divisória em um movimento circular suavemente. Trabalhe a partir da parte inferior da divisória e se desloque para cima. 4 - Encha um balde limpo com água fria. Molhe um pano na água e esprema o excesso de líquido, deixando-o úmido, mas não encharcado. 5 - Limpe a divisória com o pano para enxaguar a mistura de limpeza da parede. Molhe o pano na água quando ficar sujo e o mantenha úmido, mas não encharcado, para evitar deixar a divisória muito molhada. 6 - Passe toalhas secas na divisória suavemente para absorver a umidade e deixe-a secar ao ar. Aponte ventiladores na direção geral da divisória para acelerar o processo de secagem. 7 - Remova as manchas da divisória criando uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante com 4 xícaras de água. Usando uma esponja limpa e molhada na solução, esfregue suavemente a mancha até desaparecer. Logo após concluímos o trabalho removendo todas as impurezas e produtos utilizados com a extratora de líquidos que as deixam relativamente úmidas secando totalmente em poucas horas. O processo de limpeza de divisórias geralmente as deixam como novas. As marcas de encardimentos, pó, fuligem e gorduras somem totalmente com esta limpeza. Recomendamos que se fizesse logo em seguida o tratamento de impermeabilização de estofados, que a protegerá contra as futuras sujeiras e manchas. Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.  Você pode agendar uma limpeza comercial com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para escritórios.
7 de fevereiro de 2025
Perguntas mais comuns sobre tipos de pisos Providenciar uma boa limpeza dos pisos é essencial para trazer um ar de conforto e higiene em qualquer ambiente, seja de trabalho ou comercial. Mas, sabia que antes de sair limpando tudo o que vê pela frente, é muito importante identificar as características de cada piso, para entender que tipo de ação deverá ser feita? Sim, a verdade é que cada área exige um tipo específico de limpeza, com produtos e equipamentos que variam de acordo com as especificidades de cada local. Afinal, pedras, cerâmicas e porcelanatos podem ser facilmente agredidos pelo uso indiscriminado de componentes inadequados ou ainda pelo uso incorreto de equipamentos. Agora, se você imagina que essa limpeza pode ser feita de maneira simples e rápida, com os produtos que você já tem em estoque, como água sanitária, ácidos e cloro ...pare tudo agora! Não, você não deve utilizar esses componentes, ok? Tudo isso servirá apenas para tirar o brilho das superfícies, além de possivelmente trazer danos irreparáveis. Alguns mitos e verdades sobre limpeza de pisos Bom, mas certamente você já ouviu falar em um produto chamado “Limpa-Pedras”, e esse você pode usá-lo, certo? Calma, não é bem assim. Esse tipo de composto químico só é indicado em superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência por exemplo, de massas de cimento ou concreto. Se esse não for seu caso, corra! E álcool e desinfetantes comuns, pode? O álcool é um solvente que pode ser usado, desde que em áreas muito específicas, e com grande cuidado, pois pode causar manchas difíceis de retirar. Já os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos “frios”. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de se limpar. Mas, então, como limpar? A regra básica é: utilize produtos específicos para cada tipo de piso, prestando atenção se o fabricante é especialista em comercializar esse artigo. Além disso, tenha muito cuidado com o equipamento de limpeza profissional que irá utilizar para fazer a limpeza. Certifique-se de que as máquinas de limpeza de piso que irão ajudá-lo foram construídas para o tipo de superfície com a qual irá lidar. É importante utilizar o acessório correto para realizar a limpeza do piso. Para cada piso um tipo de acessório, isso fará toda a diferença, tanto na qualidade da limpeza, quanto na economia de água e energia, em outro artigo falamos sobre esse tema e como você pode reduzir custos, confira - ler artigo. A grande verdade é que por mais que pareça fácil, esse tipo de limpeza precisa ser feita com muito cuidado para não danificar o piso, e principalmente, não extinguir sua vida útil. Por isso, nada melhor do que falar com um especialista, que poderá orientá-lo, disponibilizamos uma consultoria gratuita, na qual um especialista ira tirar suas dúvidas. Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança. 
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