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Limpeza Comercial: 8 desafios da limpeza de escritório!

Limpeza Comercial: 8 desafios da limpeza de escritório!

A limpeza de um escritório pode parecer uma tarefa simples, mas não é. É preciso conhecer técnicas especiais e formalizar corretamente os procedimentos visando ganhos de produtividade e qualidade nos processos.

Visando ajudá-lo nesse processo, descrevemos 8 desafios da limpeza de escritório e algumas dicas para superá-los!




1 – Manutenção do ambiente limpo e livre de papéis e sujeiras em geral

Jogar papéis no chão, sobre os móveis ou deixá-los guardados dentro de gavetas é um hábito muito comum em escritórios. Isso cria um ambiente sujo e desagradável de se trabalhar. O mesmo acontece com os resíduos dos apontadores de lápis e de borrachas. Embora atualmente quase tudo seja automatizado, é comum o uso paralelo de recursos tradicionais.


Por isso, mantenha no local lixeiras próximas a cada estação de trabalho, sempre disponíveis para jogar lixo em geral. Os lixos orgânicos, por sua vez, não devem ser misturados com papéis e materiais do tipo: restos de comida, por exemplo, não devem ser jogados em lixeiras comuns devido aos maus odores e à sua natureza particular.


2 – Cuidados com tapetes, carpetes e cortinas

Tapetes, carpetes e cortinas são comuns em escritórios. Um dos grandes problemas que eles apresentam é o acúmulo acentuado de poeira ao longo do tempo, o que implica em cuidados especiais com sua higienização. Quanto maior o pó, maiores os riscos com alergias e problemas respiratórios.


É hábito bater nos tapetes, cortinas e carpetes para retirar a poeira, mas muitas vezes esses procedimentos não são bem realizados ou são insuficientes. Recomenda-se utilizar um aspirador de pó para auxiliar nesse serviço, com aspiração a cada dois dias. Além disso, caso necessário e dependendo do tipo de material mande para lavanderias especializadas que possam higienizar melhor os produtos. Nas cortinas tipo persianas a utilização de pano úmido nos dois lados é bem importante. Existem equipamentos especializados para isso.


A limpeza desses itens é trabalhosa e deve ser feita periodicamente. Para proporcionar maior durabilidade dos resultados, produtos específicos e impermeabilizantes podem ser aplicados, evitando a acumulação de poeira e o desenvolvimento de ácaros, tão prejudiciais às vias respiratórias.

3 – Uso correto da água

Usar água na limpeza requer certos cuidados para evitar acidentes graves, como ao lavar o piso e as escadas, principalmente se forem cobertos por material escorregadio. Se o seu escritório é frequentado ou ocupado por pessoas idosas, os cuidados ao lavar pisos devem ser redobrados. Ao lavar os pisos não deixe de utilizar a placa de sinalização de piso escorregadio.


É preciso atenção também com fios, tomadas e eletrodomésticos, já que o contato da água com a eletricidade pode provocar choques. E saiba racionalizar o uso da água, pois se trata de um recurso esgotável. Faça uso consciente!

4 – Computadores e equipamentos eletrônicos

Uma das rotinas mais críticas é a limpeza de computadores e outros equipamentos eletrônicos como impressoras, televisores e telefones. Diariamente, uma grande quantidade de poeira é depositada nesses equipamentos. Pequenas frestas e orifícios possibilitam a entrada de sujeira no interior da máquina. Além disso, teclado, mouse, monitor e outros componentes ficam imundos com facilidade.


Desta forma, é importante saber executar essa limpeza visando não danificar esses equipamentos. É sempre indicado que o usuário consulte as recomendações do fabricante do aparelho. Caso o equipamento tenha um produto de limpeza específico, constará no manual ou, ainda, pode ter informações mais detalhadas, como periodicidade da limpeza e outras instruções. Antes de começar, certifique-se se os equipamentos estão devidamente desligados. É importante alinhar todas essas questões com a área de TI do escritório.


De uma forma geral, recomendamos que nunca seja utilizada água para limpar os componentes. Não é indicado também usar álcool comum ou produtos derivados, pois eles podem estragar as peças. O álcool tem poder desengordurante e elimina facilmente gorduras e sujeiras dos equipamentos, mas também é agressivo para esses. Ele penetra nas estruturas dos plásticos e telas dos aparelhos e os resseca, podendo causar manchas, rachaduras e quebras.


Seguem abaixo algumas dicas gerais para os equipamentos mais comuns encontrados em escritórios:

• Computadores, teclados, notebooks e impressoras: ar comprimido é uma ótima opção para limpá-los. A sua aplicação correta elimina acúmulo de sujeira e poeira, e pode ser usado em diversas direções de forma prática e fácil. Recomenda-se a higienização pelo menos uma vez por semana. Para limpeza de teclados a utilização de cotonetes é uma boa opção.

• Telas em geral: recomenda-se a limpeza uma vez por semana, e esta pode ser feita com um pano de microfibra em conjunto com produtos específicos indicados para telas. É importante também limpar a carcaça do monitor com os produtos recomendados pelo fornecedor do equipamento.


5 – Área externa

limpeza área externa com maquinário apropriado limpezas na área externa devem ser realizadas por profissionais capacitados. A empresa especializada possui o material e os produtos adequados a essa finalidade, considerando, por exemplo, a limpeza dos vidros externos do prédio.


Dependendo da extensão da área externa existente, a utilização de maquinários adequados pode racionalizar e gerar ganhos significativos de produtividade. Existem máquinas varredeiras, por exemplo, e outros equipamentos profissionais que podem executar os serviços de forma muito mais rápida e com mais qualidade.



Contratando a empresa certa, ela poderá lhe auxiliar melhor na escolha do maquinário mais adequado às suas necessidades e até mesmo fornecer os mesmos para usos esporádicos.


6 – Segurança do Trabalho

Apesar dos serviços de limpeza em um escritório serem relativamente simples, é preciso especial atenção com algumas situações que possam colocar em risco a saúde ou integridade física dos profissionais. Por exemplo, são necessários cuidados especiais ao limpar áreas mais altas, como janelas ou paredes, sendo indispensável o uso de uma escada apropriada ou de uma plataforma elevatória.


Não permita o improviso com bancos, caixotes, cadeiras ou mesas ― muitos acidentes acontecem devido ao uso de materiais inadequados para suportar o peso de uma pessoa ― e também que os funcionários se debrucem sobre uma janela alta durante a limpeza, deixando o corpo exposto e facilitando a queda. É necessário também retirar todos os objetos que estiverem na área atrapalhando a limpeza e apresentando risco de cair e machucar alguém.


A limpeza de um escritório envolve mais do que água e sabão, sendo importante o uso de determinados produtos químicos. Esses produtos podem ser perigosos e devem ser bem utilizados e guardados, conforme as recomendações geralmente escritas no próprio rótulo. Eles devem estar de acordo com os termos químicos e toxicológicos e serem aprovados pelo Ministério da Saúde. Não permita a reutilização das embalagens.


O tempo que o usuário fica exposto aos efeitos do produto pode significar uma grande diferença nas chances de contrair problemas de saúde. Além disso, ao manusear lixo, especialmente em banheiros, pode existir o contato com fezes ou urina. Há produtos mais tóxicos que outros e as formas de penetração das substâncias podem ocorrer por meio de:

• Vias respiratórias: o usuário inala o produto, seja direta ou indiretamente;

• Pele: em contato com a pele, as substâncias penetram no organismo do usuário (principalmente, se existirem lesões na epiderme);

• Boca: o usuário pode ingerir acidentalmente o produto ou permitir a penetração por não lavar as mãos corretamente ou, ainda, por comer em ambientes já contaminados.


Todo profissional precisa utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), definidos através de relatórios especializados realizados por técnicos de segurança do trabalho. Nos procedimentos de limpeza, existem instrumentos que vão proteger o profissional do contato direto com produtos químicos ou com objetos que possam causar ferimentos, quedas, choques elétricos e outros tipos de acidentes.


Alguns exemplos de equipamentos são: luva de borracha ou descartável, bota antiderrapante, macacão, touca ou capacete, máscara para evitar a inalação de substâncias químicas ou poeira e protetor de ouvido.


7 – Procedimentos de Limpeza

A formalização de procedimentos é um desafio importante a ser superado para a execução da limpeza de um escritório. Para isso é fundamental primeiro entender as rotinas, particularidades e os horários de funcionamento do escritório. Por exemplo, se as pessoas chegam às 09:00 horas e saem às 18:00 horas, deve-se programar para executar as rotinas de limpezas que “atrapalham” o dia-a-dia, como por exemplo a utilização de aspirador de pó, antes ou depois desse horário.


Entendendo isso, estabeleça as rotinas diárias, semanais, quinzenais e mensais dos profissionais de limpeza. Lembre-se sempre daquele velho ditado que “cachorro com mais de um dono morre de fome” e por isso seja bem específico sobre a responsabilidade de cada um para cada área do escritório.


Para cada rotina estabeleça um sistema de controle que possa ser auditado. Por exemplo, toda vez que limpar o banheiro recomenda-se anotar em uma planilha afixada na porta do banheiro o horário e quem realizou o serviço, tornando fácil cobrar responsabilidades sobre desvios encontrados.


8 – Produtos de Limpeza utilizados

A seleção dos produtos adequados para limpeza de escritórios é um desafio importante. A escolha errada dos mesmos pode danificar pisos, móveis, equipamentos e carpetes gerando prejuízos significativos. Além disso, pode significar gastos desnecessários pela utilização de produtos caseiros inadequados. Contando com uma linha profissional adequada de produtos e fazendo a diluição correta dos mesmos é possível gerar economias consideráveis no custo mensal, além de melhorar a qualidade da limpeza.


Outro ponto importante se refere ao odor dos produtos. Procure sempre trabalhar produtos com odor mais neutro, mas que passem uma sensação de limpeza ao ambiente. Tenha, também, especial atenção com o armazenamento dos produtos, aumentando a durabilidade dos mesmos, facilitando o controle e evitando os desvios que são bastante comuns.


Contratando uma empresa de terceirização especializada em limpeza, você poderá receber o auxílio adequado sobre quais os melhores produtos a serem utilizados e das melhores práticas para operar e armazenar os mesmos.



Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.


Fonte: aster.com


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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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