E em alguns estabelecimentos comerciais, a higienização e manutenção apropriada faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar a clientela.
Uma loja de roupas, deve passar boas impressões assim que se entre nela. Por isso, a limpeza é essencial em qualquer loja de roupas, principalmente dos vidros e vitrines!
O que e quando limpar?
Ao montar o roteiro de limpeza para a sua loja de roupas, é interessante levar em consideração alguns pontos importantes. Por isso, há lugares que devem ser limpos diariamente, outros que podem ser limpos em intervalos de alguns dias ou até de uma semana, para serem asseados de novo.
Diariamente
- Tirar o pó de mesas e aparelhos
- Varrer
- Retirar o lixo
Semanalmente
Uma opção para a limpeza semanal é a já popular “faxina”. A equipe de limpeza, por exemplo, pode limpar as salas superficialmente todos os dias, mas deve realizar uma limpeza mais profunda nelas pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, outros locais que a equipe pode limpar semanalmente são:
- Prateleiras e estantes
- Vitrine e vidros
- Escadas e elevadores
- Corredores
- Sala de armazenamento (como máquinas e arquivo morto)
- Vidros, janelas, portas e portões (Muito Importante!)
- Paredes (pode ser limpo até mesmo mensalmente)
- Garagem ou estacionamento
- Lugares altos e/ou de pouco acesso
Por isso, é importante que a equipe elabore um cronograma, que inclua as atividades diárias que devem executar — além de nunca deixar faltar no almoxarifado os materiais apropriados para a limpeza.
Por que fazer uma limpeza da loja de roupas?
A verdade é que, se a limpeza de uma loja de roupas não for levada em alta consideração, surgirão problemas a curto e a longo prazo que depois serão difíceis de sanar. Por isso, a primeira dica para desfrutar de um ambiente de trabalho limpo e organizado é prestar atenção aos detalhes. Dessa forma, muitas pessoas consideram que limpar um ambiente não é uma tarefa muito atrativa, alguns dizem até que é tediosa portanto optam por fazer a parte mais urgente do trabalho e se esquecem dos detalhes. Por isso, os detalhes são parte importante para que o escritório pareça impecável.
Algumas dicas importantes!
Procurar saber se as paredes e piso onde o gaveteiro se encontra estão frias ou talvez úmidas, o que já pode ser um indício de fungos no futuro para os móveis. Por final, a aplicação de um verniz sem cor não pode faltar.
Foque na limpeza dos vidros e da vitrine da loja, os seus clientes vão lhe agradecer.
Nada de comida nas mesas da loja:
Não deixe que seus funcionários comam em frente ao computador. Dessa forma, os restos de comida podem cair sob o teclado e desta forma ficarem acumulados transformando-se em ácaros, germes e até bactérias.
Produtos de limpeza: Deve-se optar por produtos de limpeza cuja compra possa ser feita em grande escala. Afinal, muitos locais de uso comum precisam ser asseados todos os dias, como os banheiros, e o consumo de itens e produtos será intenso. Os acessórios, como vassouras, rodos ou panos de chão precisam estar constantemente em bom estado.
Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua loja (essa empresa irá lhe ajudar muito com a limpeza dos vidros e da vitrina na loja) . Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.
Também você pode contratar uma diarista para a limpeza da sua loja no roupas ou uma faxineira, o importante é que esse profissional seja MEI com CNPJ.
Você pode aumentar o faturamento ou melhorar os custos de manutenção da empresa. Por isso é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza, manutenção e pintura.
Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.