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Limpeza pós-obra: 10 dicas para limpar sem sofrer nem danificar nada

Limpeza pós-obra: 10 dicas para limpar sem sofrer nem danificar nada

A limpeza pós-obra é uma das mais difíceis de serem executadas, pelo alto grau de sujeira e pelos diferentes tipos de produtos que foram utilizados durante a construção. Muitas vezes um pano úmido e materiais de limpeza do dia a dia não são suficientes para se livrar da sujeira que uma reforma pode causar.

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Confira as seguintes dicas sobre a limpeza pós-obra:

1) De dentro pra fora

Limpeza tem caminho certo: de dentro para fora. Tem dois andares? Limpe primeiro o andar de cima.  Primeiro o banheiro. O princípio é mais ou menos o seguinte: você não voltará a pisar onde já está limpo.

2) Sem água

Faça a limpeza seca primeiro. Esse pó é diferente do rotineiro do local. Tem gesso, que com água vira uma maçaroca. Tem pó de tijolo que se molhado sai manchando tudo de laranja. Pó de cimento que com água gruda em tudo. Ou seja, o melhor é só começar a limpar com água depois de ter feito toda a limpeza seca.


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Sim: depois de vassoura de pêlo, pode usar aspirador, claro! Mas aviso: traga vários sacos do aspirador de reposição, ok? Não seja pego desprevenido.


3) Materiais 

Passe longe dos abrasivos! Bucha só aquela azul que é vendida em supermercados mesmo, própria para não riscar teflon. Palha de aço, só se for de inox e específica para não riscar; mesmo assim, há superfícies que não aturam. Use apenas panos de algodão e alvejados, nesse caso, dispense a flanela e os panos coloridos; para pó os melhores são os de microfibra eletrostáticos. Espátula só de nylon ou plástico mesmo, as de metal são para antes da pintura, depois não. E nada de saponáceos, mesmo os líquidos!


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4) Vidros

Vale a mesma regra de tirar o pó primeiro. Parece que não, mas eles também são agredidos pela sujeira. Use pano seco ou aqueles espanadores eletrostáticos. Só depois desse processo o uso de pano branco de algodão e limpa-vidro com amoníaco em spray está liberado. É rápido e fica bem limpinho.


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5) Adesivos

É comum as louças sanitárias ficarem com papéis protetores colados, tipo craft. O melhor é encharcar bem para amolecer e tirar com cuidado com uma espátula, plástica, por favor. A metálica risca a louça e o melhor é dispensar a lã de aço. Se ainda precisar de reforço para tirar pedacinhos menores, use a bucha azul com água quente e não se esqueça de usar luvas em todo o processo.

6) Entupimentos

Parte chata, mas imprescindível: abra todos os ralos e sifões dentro e fora do local. Nas primeiras semanas é comum que haja entupimentos, devido aos restos areia, argamassa endurecida e outros materiais inimagináveis deixados pelos inúmeros profissionais que frequentaram a obra nas últimas semanas.

7) Pisos

Para tirar restos de cimento nos pisos, ácido muriático, certo? Nada disso! Fuja dessa solução. Para remover os restos de cimento, o ácido precisa estar bem concentrado, o que faz mal a saúde de quem estiver aplicando e ao chão também.



O mais correto é proteger o piso com papelão assim que ele recebe o rejunte que é para não ter cimento grudado nele depois. Podem ser simples caixas de supermercado abertas ou aquele papelão ondulado que é vendido em rolos em lojas de tintas. Mas se for mesmo inevitável, invista nas espátulas e exercite a sua paciência.


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8) Colas

Vários materiais vêm de fábrica com papéis e plásticos de proteção colados com diversos adesivos. Ao tirar, fica aquele grude difícil de remover, não é?


Essas colas saem com óleos. Desde óleo de amêndoas de bebê até óleo de soja de cozinha. Use um pano mais áspero ou a bucha azul e vá passando com persistência, mas sem força. Esse processo ajuda a soltar todo o adesivo sem grandes dificuldades. Depois lave com desengordurante (pode até ser detergente de louça) e pronto.


9) Aço Inox

Se tem um material no local que não pode ver nada abrasivo nem de longe, é ele! Reparou como ele brilha quando está novo, mas onde quer que a gente vá o inox é fosco? Evite produtos que sejam abrasivos, desde saponáceos (mesmo os líquidos!) até panos ásperos, buchas e, pior, palhas de aço. Seja gentil com seu inox e brilhará por muito tempo.

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Mesmo que esteja muito sujo, comece de forma suave e repita quantas vezes precisar. Comece com água e detergente suave, neutro ou removedor a base de amônia, diluído em água morna (nunca muito quente). Um segredo para não manchar é secar bem no final, com um pano macio ou toalha de papel macia.


Se a obra tiver judiado demais do seu inox novinho e nada disso estiver adiantando, não apele aos saponáceos ou polidores, e também não invente! Antes de estragar ainda mais sua linda (e cara) pia de inox, parta para produtos profissionais. 


10) Água a pressão

Vai usar uma lavadora a pressão (popularmente conhecida como Wap)? Ótima idéia! Com uma ressalva: em construções , dificilmente o construtor espera o tempo de cura recomendado pelos fabricantes dos rejuntes, que podem chegar a 20 dias. Por isso, muito cuidado com água com pressão em rejuntes que foram aplicados há menos de um mês, senão pode sair tudo e você terá que aplicar todo o rejunte de novo, esperar de novo e limpar de novo. Evite dor de cabeça!


Apesar de ser uma limpeza pós-obra, viu como ela não precisa ser assim tão pesada? A dica mais preciosa que fica é tentar ao máximo não agredir o local, independente de quão suja ela estiver.


De qualquer forma, contratando uma empresa especializada ou tentando realizar a limpeza de forma independente, é necessário pesquisar sobre o assunto e entender as necessidades do local, pois só assim a limpeza será eficiente e completa.


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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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