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O gerenciamento de facilities e a sua importância na empresa!

O gerenciamento de facilities e a sua importância na empresa!

A gestão de edifícios constitui um campo interdisciplinar que se ocupa da coordenação de espaços, infra estruturas, pessoas e organizações, frequentemente associado a funções relacionadas com a gestão da prestação de serviços gerais a instalações, tais como edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros de congressos, centros comerciais, hospitais, hotéis, etc..


Qualquer organização, seja ela uma empresa, um condomínio ou até mesmo uma residência, realiza as suas atividades ou operações em um espaço físico, existindo a necessidade de coordenação entre infraestrutura, recursos humanos, tecnologia e procedimentos. É a partir dessa necessidade que surge a área de facilities dentro das organizações. Nesse post iremos explorar o que é gerenciamento de facilities e a sua importância dentro das organizações.


O que é gerenciamento de facilities?

De modo geral, o gerenciamento de facilities envolve práticas interdisciplinares para garantir a funcionalidade de forma de uma organização. Seus objetivos principais são fornecer ao menor custo possível conforto, higiene, segurança, manutenção e infraestrutura para que as pessoas dentro de um ambiente de trabalho possam desempenhar as suas funções de forma produtiva.


Estamos falando, geralmente, de rotinas que não fazem parte da atividade-fim de uma determinada organização e que servem para melhorar a atuação dos processos principais da organização (seja ela uma empresa ou um edifício), facilitando todas as suas rotinas. Normalmente, as facilities incluem um conjunto de atividades que, juntas, levam à melhoria dos processos, ao propiciar facilidades que tornam mais produtiva uma organização


Essas facilities podem ter sua administração concentrada de modo a atuarem coordenadamente. A esse tipo de atuação, dá-se o nome de gestão de facilities, cujo objetivo é garantir que todas as necessidades da organização sejam supridas por serviços de apoio.

A equipe de gestão de facilidades de uma organização tem a responsabilidade de assegurar a operação diária dos edifícios, quer através do emprego de pessoal próprio contratado, quer através da terceirização. Devido à urgência das respostas solicitadas em muitas das atividades sob a sua gestão, o gestor de facilidades terá que ter um controle apertado sobre as mesmas, frequentemente solicitando relatórios diários e estabelecendo procedimentos de escalada das questões não resolvidas.


Qual a sua importância?


A importância do gerenciamento de facilities está diretamente ligada geralmente ao tamanho da organização, considerando tanto os aspectos físicos quanto seus recursos humanos. Quando falamos de fábricas de grande porte com mais de 1000 funcionários, a complexidade de gerenciar a estrutura do local e as demandas das pessoas é muito elevada, existindo a necessidade de um departamento específico que fique responsável pelo gerenciamento de facilities.


Ter um bom gerenciamento de facilities pode gerar economias significativas no custo fixo de uma organização e aumentar o nível de satisfação dos funcionários e consequentemente a produtividade da empresa. Estamos falando de atividades que vão desde controlar a temperatura do ambiente de trabalho, até o fornecimento de refeições para os funcionários. Muitas empresas grandes não possuem um departamento de facilities estruturado, separando suas diferentes funções pelo departamento de recursos humanos, produção e/ou suprimentos, o que pode ocasionar em perdas importantes de sinergia e coordenação.

Tendências em facility management.


E os serviços mais importantes?

Ao se falar em facilities, existem alguns serviços que se destacam por estarem presentes em quase todas as empresas e tem papel importante para melhorar o cotidiano de quem está diariamente à frente dos processos principais da empresa.


De um modo geral, os serviços mais importantes são:


Limpeza

Quando a empresa conta com facilities de limpeza, significa que ela necessita de uma estrutura capacitada e treinada para garantir que o ambiente organizacional esteja sempre limpo e adequado para o uso. Um ambiente limpo e organizado é fundamental para manter os funcionários motivados e produtividade, além de ser muito importante para valorizar a imagem da organização.


Manutenção

Tanto em empresas quanto em edifícios, é muito comum que surjam problemas associados a máquinas e equipamentos em geral, certo? Uma pane elétrica ou um equipamento que para de funcionar, por exemplo, podem causar muito desconforto e até mesmo prejuízos. Por isso, um importante serviço de facilities é o de manutenção, por meio do qual uma equipe está sempre pronta para atender às necessidades de manutenção corretiva, preventiva e preditiva garantindo que toda a infraestrutura da organização esteja sempre disponível para utilização.


Alimentação

Outra possibilidade diz respeito aos serviços de alimentação, especialmente nas empresas. A contratação de uma equipe do tipo para um refeitório corporativo, por exemplo, garante a satisfação dos funcionários, aliada a uma redução de custos especialmente em relação à necessidade de gestão em geral. É um serviço importante porque está diretamente ligado ao conforto e à motivação de funcionários e, portanto, à produtividade da empresa.


Segurança

Facilities de segurança, por sua vez, não podem ser ignoradas nem por edifícios nem pelas empresas. Nesse caso, contrata-se uma equipe completa, que fica responsável por garantir a segurança do local e a integridade do patrimônio. Esse tipo de serviço é totalmente indispensável porque garante a proteção real da organização, evitando desvios internos, ataques, sabotagens e outros tipos de prejuízos a empresa.


E a terceirização dos serviços de facilities?


Os serviços de facilities podem ser contratados de maneira terceirizada, tendo em vista que as maiores especializações de empresas nesse setor geralmente agregam maior qualidade aos serviços e muitas vezes podem gerar redução de custos nos processos.


Contratar empresas terceirizadas de facilities costuma ser bastante benéfico por ajudar a reduzir gastos associados a esses serviços e também por garantir a otimização e a eficiência nos processos em geral. Além disso, para as empresas, a contratação desses serviços é importante para gerar foco total na atividade-fim. Assim, em vez de precisar se preocupar com a gestão e a realização de tarefas não ligadas ao que vende ou oferece, o negócio pode se voltar totalmente à melhoria da qualidade dos processos mais relevantes.


Nesse artigo exploramos alguns conceitos de gerenciamento de facilities e a sua importância. Muitas empresas negligenciam esses serviços e muitas vezes isso pode ter impactos significativos nos custos da empresa e na motivação dos funcionários. É um conceito já muito bem explorado nas empresas multinacionais e que vem ganhando espaço nas empresas nacionais e condomínios em geral.


Encontrar maneiras de melhorar a eficiência do seu negócio é contribuir para melhor desempenho no serviço otimizando tempo e reduzindo custos. Por meio da contratação da Gestão de Facilities, a organização pode reduzir seu envolvimento em treinamentos, despesas de funcionários e diminuir os riscos operacionais. Além do mais, com o auxílio da tecnologia como a plataforma da Limpeza com Zelo  os processos se tornam ainda mais simples e organizados por meio da facilidade de uso e a capacidade de múltiplos usuários acessarem o software.



Bom, já podemos associar que para melhorar os custos de manutenção do escritório é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza. Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo  e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.

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12 set., 2024
Com o crescimento, entre o público consumidor, da preocupação com a sustentabilidade, o bom uso de recursos naturais tem se tornado uma preocupação fundamental para as empresas. Com isso, a economia de energia deixou de ser apenas uma preocupação financeira para também se tornar uma questão relacionada à imagem que se deseja passar de um negócio. Confira algumas medidas que pequenos e médios empresários podem tomar para aumentar a eficiência de seus negócios e, ao mesmo tempo, cortar custos. 1) Adapte seus horários de funcionamento ao horário de pico O horário de pico está compreendido no período das 17h às 22h. Nesse espaço de tempo, atinge-se o auge do gasto energético no País, porque é nesse horário que as pessoas vão para casa e realizam atividades que consomem alta quantidade de energia, como tomar banho e usar seus aparelhos eletrônicos - isso sem falar das fábricas que funcionam 24 horas por dia. Como forma de inibir as empresas de concentrarem seu consumo nesse horário, aumentando a pressão sobre o sistema elétrico, cada região determina um período de três horas em que as tarifas têm um preço mais elevado. Para contornar esse aumento, "é importante contratar um especialista que faça projeções e planeje a mudança do horário de funcionamento de seu negócio para ver se a mudança vale ou não a pena". Ele destaca que, embora represente uma economia financeira, se adequar ao horário de pico apenas transfere o gasto energético de um período para outro, não o diminui. Mas pode ajudar a reduzir os gastos mensais. 2) Aproveite a luz solar Abrir janelas, quebrar paredes e reaproximar os locais de trabalho da luz natural são atitudes que fazem com que se torne cada vez menos necessário usar a iluminação artificial. "O processo de economia de energia é como uma escada, sendo que o degrau mais baixo é aproveitar a energia gasta, o intermediário é minimizar o consumo e o mais alto é deixar de gastar. Deve-se começar pelo último degrau". 3) Invista na circulação do ar Uma circulação de ar mais eficiente pode fazer com que se necessite gastar menos com refrigeração. Um erro comum é o de pensar somente em entradas para o ar e não nas saídas. "Não adianta ter uma janela enorme de frente para a praia, como entrada de ar, e ter uma portinha minúscula dando para a cozinha, como saída". Além disso, cômodos pequenos dificultam a circulação do ar. Nesses casos, uma alternativa é quebrar algumas paredes e unificar espaços no escritório. 4) Invista no isolamento térmico Outra forma de manter a temperatura de um recinto menos vulnerável ao calor que vem de fora é trabalhar seu isolamento térmico. Janelas duplas, que possuem uma camada de ar entre os dois vidros, diminuem a troca de calor com o ambiente externo, por exemplo. 5) Evite cores escuras Cores escuras resultam na necessidade de mais iluminação e de mais refrigeração. Esses tons absorvem a luz, o que significa que não a refletem tanto quanto os tons claros. A energia capturada tende a deixar os ambientes mais quentes. Portanto, para se poupar energia, cores claras são uma boa escolha. 6) Proteja seu ar-condicionado do sol É comum encontrar a parte externa dos aparelhos de ar condicionado exposta ao sol, esquentando. "Isso significa muito mais trabalho para a máquina fazer a troca de calor com o ambiente". O engenheiro do Sebrae recomenda que se procure proteger o ar-condicionado da incidência direta da luz solar. 7) Troque os equipamentos de seu negócio Uma forma bem conhecida de diminuir os gastos com energia elétrica - mas nem sempre aplicada - passa por mudar o tipo de lâmpadas utilizadas no empreendimento. As tradicionais incandescentes são as que mais consomem energia e podem ser trocadas pelas fluorescentes e pelas de LED, relativamente novas. Enquanto uma LED dura cerca de 50 mil horas, as incandescentes e fluorescentes duram 1,2 mil e 8 mil, respectivamente. Além disso, a primeira consome de 6 a 8 watts, enquanto as outras chegam a 60 e 15, respectivamente. A mesma lógica se aplica para todo tipo de aparelho, desde ares-condicionados até refrigeradores e monitores de computador. Geralmente, os mais modernos tendem a gastar menos energia e, em alguns casos, chegam a pagar o investimento em alguns meses. Outro grande benefício proporcionado pela adoção de práticas voltadas à obtenção de eficiência operacional é o ganho de produtividade . 8) Instale sensores de presença Em ambientes em que as pessoas ficam por um pequeno período de tempo, como halls e banheiros, uma alternativa para que as luzes não fiquem ligadas o tempo todo é a instalação de sensores de presença. Isso permite que os equipamentos sejam ativados somente nos momentos em que há alguém utilizando o espaço. 9) Invista na manutenção de seus equipamentos Segundo o especialista, equipamentos sem manutenção tendem a ser menos eficientes. Investir em inspeções regulares e reparos é fundamental para evitar gastos desnecessários. "É comum chegar em uma padaria com 20 freezers e ver que em 12 não há termostato. Essa peça faz com que o compressor que resfria os equipamentos se desligue ou religue de acordo com a temperatura. Sem ela, os freezers trabalham o tempo todo. Se a relação de ligado e desligado for quatro para um, você tem um gasto quatro vezes maior". 10) Investigue os gastos com estoque Com um acompanhamento de perto de seus produtos, um varejista ou distribuidor está em posição de saber exatamente em que dia existe uma venda maior de certo item que ele conserva refrigerado. "Mantendo uma planilha, dá pra saber quanta energia custa para deixar aquele refrigerante gelado de segunda a sábado". Isso permite que se gaste com refrigeração e conservação apenas no período em que isso é necessário e mesmo que se desligue alguns equipamentos ocasionalmente. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! Finalmente, aproveite a energia gerada : "O calor que se espalha para o lado de fora de uma cozinha de pizzaria é uma perda. Serpentinas com água corrente poderiam criar um depósito de água quente para ser utilizada na lavagem da gordura dos pratos", exemplifica o especialista. Pintar um ambiente de cores claras é outro exemplo. Esse tipo de tom reflete a luz que incide sobre ele e a potencializa, o que nada mais é que uma forma de reaproveitá-la. Você precisa contratar os serviços de facilities para a sua empresa?  Entre em contato com a Limpeza com Zelo e um dos técnicos irá lhe atender!
05 set., 2024
Dentre os muitos processos que necessitam ser bem gerenciados dentro de uma empresa, a limpeza de escritórios surge como um dos principais. Embora pareça algo secundário e sem muita importância, garantir um ambiente limpo e agradável influencia diretamente nos resultados obtidos pela organização. Isso porque o escritório é o lugar onde geralmente clientes, parceiros e fornecedores têm o primeiro contato físico com a empresa. E como diz o velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Ou seja, ao deparar-se com um ambiente sujo e desorganizado, a tendência é que as pessoas tenham uma péssima imagem da companhia. Como o Facility Manager pode reduzir os custos? Do mesmo modo, ambientes mal cuidados e não higiênicos influenciam negativamente na produtividade e motivação dos colaboradores. Afinal, quem se sente confortável ao passar quase um terço de seu dia em um lugar insalubre, não é mesmo? E mesmo que, à primeira vista, o escritório pareça estar limpo, certos cuidados passam despercebidos por muitos gestores. Entretanto, eles merecem cuidado e atenção redobrados. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira! 1. Produtos Apropriados Hoje em dia, o que não faltam são produtos de limpeza exclusivamente criados para uma determinada função. Limpeza de vidros, carpetes, madeira, plástico, desengordurantes, entre muitos outros. O leque de opções é bastante amplo. Justamente por isso, não utilizar os produtos apropriados na limpeza de escritórios é um tiro no pé. Além de facilitar a limpeza dos objetos e superfícies para os quais são destinados, eles também economizam tempo e esforço da equipe de limpeza, que poderá dedicar-se a outras tarefas igualmente importantes. Como fazer a mudança de escritório? Confira! 2. Higienização do Ar Condicionado Filtros de ar-condicionado sujos são um convite à presença de microrganismos potencialmente causadores de doenças no escritório. Por isso, é imprescindível realizar a limpeza periódica do sistema de refrigeração! Assim, você fornece, para seus funcionários e clientes, um ambiente limpo, agradável e livre de ácaros, fungos e doenças. Você pode ter interesse em 10 dicas de limpeza e organização do escritório. Confira! 3. Atenção aos Detalhes Escritório Inteligente: Teclados de computadores, vãos escondidos de janelas e portas, parte interna de armários, gavetas e arquivos. Esses são apenas alguns exemplos de lugares que, geralmente, são negligenciados durante a limpeza de escritórios. Entretanto, dar atenção a esses cantinhos é uma maneira de garantir um ambiente impecavelmente limpo, saudável e organizado. 4. Escala de Trabalho Não são poucas as empresas que optam pela terceirização dos serviços de limpeza e coleta de resíduos do escritório. E apesar de essa ser uma ótima opção, também é necessário estudar e organizar muito bem a escala de trabalho das equipes terceirizadas. Nesse contexto, tentar estabelecer jornadas de trabalho que não gerem conflitos com as horas de trabalho dos demais colaboradores da empresa é uma dica de ouro. Assim, ninguém — nem o pessoal da limpeza nem os funcionários do escritório — tem o trabalho prejudicado ou atrasado por outros. Obviamente, isso nem sempre é possível, mas tentar encaixar horários de limpeza nas primeiras horas da manhã, durante o intervalo do almoço dos demais trabalhadores ou no final da tarde faz uma diferença e tanto no nível de limpeza do escritório. Saiba como montar um roteiro de limpeza na empresa! 5. Coleta de material reciclável Caso o escritório e a empresa se preocupem com a sustentabilidade do planeta, contratar serviços de coleta de material reciclável é extremamente recomendado. Porém, é importante realizar treinamentos e campanhas de sensibilização dos funcionários, para que os resíduos sejam separados corretamente e tenham destinação adequada. Por isso, é fundamental a contratação de empresas qualificadas e experientes na coleta de lixo. Assim, você tem certeza de que a coleta, o transporte e a destinação serão feitos corretamente e dentro dos parâmetros da legislação ambiental. 6. Limpeza de superfícies Nem só de mesas e estações de trabalho se faz um escritório, não é mesmo? Em muitos casos, carpetes, persianas e cortinas também são parte da decoração e do mobiliário. E por isso mesmo, todos esses itens devem ser limpos e higienizados. Com a utilização dos produtos apropriados, é possível limpá-los facilmente, deixando o escritório impecável — o que auxilia para a melhora do clima organizacional da empresa. 7. Cuidado com materiais delicados Equipamentos, computadores, aparelhos de telefone, fax, impressoras, roteadores de internet e toneladas de fios. Provavelmente, isso é uma realidade em seu escritório, certo? Por serem itens delicados — e que podem até mesmo parar a atividade da empresa caso deixem de funcionar —, é essencial que a equipe de limpeza contratada saiba manejá-los com cuidado e zelo. Assegure-se disso ao contratar esses serviços. Veja os benefícios que só os clientes da Limpeza com Zelo possuem! 8. Bons Equipamentos Da mesma forma que os produtos de limpeza apropriados melhoram a higienização de escritórios, o mesmo se pode dizer dos equipamentos. Aspiradores potentes, vassouras e rodos ergonômicos, panos altamente absorventes, baldes que facilitam a limpeza e o despejo de água. A tecnologia está a favor dos equipamentos de limpeza e existe para ser utilizada e aproveitada. Mesmo que isso signifique gastar um pouco mais, o investimento vale a pena e retornará em benefícios em pouquíssimo tempo. Saiba como fazer uma melhor gestão dos seus fornecedores 9. Plantas Se o seu escritório conta com plantas naturais na decoração, é fundamental que elas estejam sempre bem cuidadas e viçosas. Do contrário, o efeito conseguido é exatamente o oposto do desejado. Regá-las com a frequência necessária, expô-las ao sol e limpar regularmente as folhas são tarefas que não podem ser deixadas de lado. Por isso, conte com uma empresa que presta serviços de limpeza e também ofereça cuidados com plantas e áreas verdes. Faça um orçamento em limpeza comercial e manutenção! 10. Uso de EPIs Pessoas que trabalham com limpeza estão constantemente expostas a produtos potencialmente tóxicos e perigosos. Então, é necessário exigir o uso de EPIs por parte da equipe, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores. Luvas, uniformes feitos de tecido resistente e, em alguns casos, máscaras, estão entre os principais equipamentos de proteção que devem ser exigidos por parte da empresa contratante. Você já pensou em contratar um gestor de facility service? Atenção às normas sanitárias SLAs — Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço — são contratos de serviço definidos entre duas empresas, com o objetivo de garantir formalmente o nível de prestação de serviços contratado. Acordos como esse para serviços de limpeza são extremamente importantes, pois listam todos os direitos, deveres e obrigações de ambas as organizações. É necessário analisá-las com muito cuidado antes de firmar uma parceria. Do mesmo modo, as normas sanitárias vigentes no país devem ser respeitadas e seguidas, e é imprescindível que sua empresa só firme contratos de terceirização com quem cumpre tais normas e segue a legislação à risca. Essa cautela respalda a seriedade da contratação e protege a sua empresa de eventuais ações e multas de órgãos fiscalizadores. Viu só como há muitos cuidados necessários na limpeza de escritórios que podem passar despercebidos? Se você acha que esse conteúdo foi útil, não deixe de acompanhar também a leitura deste outro artigo, que lista os cuidados que devem ser observados na contratação de serviços terceirizados. Você pode contratar um serviço de limpeza ou manutenção com a Limpeza com Zelo
27 ago., 2024
Aprenda a poupar tempo na pesquisa web por um eletricista ou encanador! A Internet é, sem dúvida, a maior fonte de informações da história. Confira 5 dicas para não perder tempo e otimizar suas buscas na rede. 1- Tenha claro o que procura Estar focado no que se busca é básico para que não se perca tempo. Mas se existe algo que se inclina à divagação e à dispersão é a busca na Internet. Quando estamos procurando, às vezes encontramos coisas que não eram exatamente nosso objetivo, mas que se tornam interessantes. Então, vamos olhar, e acabamos perdendo o caminho. Portanto, ao iniciar uma busca, tenha um objetivo bem definido em mente. Contrate uma limpeza para a sua empresa a partir de R$98 A - Manutenção elétrica: Substituição de componentes elétricos de proteção como: disjuntores, chaves seccionadoras, relés térmicos, fusíveis e barramentos. Manutenção Preventiva de Quadros Elétricos de Comando e de Força,circuitos elétricos, sistemas de iluminação de emergências, blocos autônomos de emergência e sistemas de aterramento. Troca de componentes e equipamentos como resistências de chuveiros e de torneiras elétricas, tomadas, luminárias, interruptores, lâmpadas, reatores, ventiladores e exaustores Você sabe como escolher uma empresa de manutenção elétrica, hidráulica e civil? B - Manutenção Hidráulica Desobstrução de instalações hidráulicas como: lavatórios, vasos sanitários, ralos, pias, sifões, tanques, calhas e rufos. Manutenção preventiva de calhas e esgoto, fazendo inspeções e substituição de pequenos trechos de tubulações hidráulicas quando necessárias. Substituição de válvulas, registros, louças e metais, sifões, chuveiros, misturadores, aquecedores, curvas e derivações de circuitos hidráulicos. Inspeção de reservatórios de água e instalações sanitárias em geral. Ajuste de válvulas e registros. Saiba como fazer uma melhor gestão dos seus fornecedores! 2- Escolha a ferramenta adequada "Ora, o Google", dirão alguns. Mas ainda que este seja o buscador mais popular, a informação flui por diferentes caminhos. Não se restrinja ao site campeão: outros meios podem ser fóruns, blogs, sites especializados ou até mesmo seus contatos no messenger. Às vezes, o que se procura está a um contato de distância. Preste atenção também a outros mecanismos de buscas - sim, eles existem. Contrate uma limpeza pesada para a sua empresa! 3- Seja claro e objetivo Ainda que os mecanismos de buscas sejam otimizados para entender a maneira de pensar humana, os humanos também podem conhecer a maneira de raciocinar de uma ferramenta de busca. Por exemplo, para fazer uma busca de várias palavras, é conveniente pensar não apenas em como se procura mas também em como o programa que gerencia as buscas vai entender o pedido que se faz. A primeira coisa a fazer para contratar um eletricista ou encanador de manutenção é sempre estar à procura de profissionais especializados, com certificação e que apresentem um tempo de experiência no assunto. Isso é a prova de que ele é realmente um técnico competente e que possui as qualidades necessárias para resolver os problemas e falhas elétricas com segurança. Você sabe como reduzir os custos operacionais da sua empresa? 4 - Aprenda a diferenciar à primeira vista Ao fazer uma busca, é bom conseguir determinar de cara se os resultados têm algo a ver o que se quer encontrar. Basta olhar as primeiras palavras de cada resultado para saber se foi encontrada informação útil ou simplesmente sites que pouco têm a ver com o que se precisa encontrar. Perca alguns segundos analisando as primeiras linhas dos resultados. Você saberá se está na pista certa. Se a alternativa é escolher por empresas terceirizadas, é adequado realizar uma pesquisa prévia de mercado com todos os trabalhos já realizados pelos profissionais da empresa e, especialmente, se ela é idônea. Além disso, contar com a boa reputação da prestadora de serviços e de seus funcionários já é garantia de 50% de ter um serviço de qualidade sem grandes dores de cabeça. Como melhorar os custos de manutenção do escritório? 5- Experiência é a principal aliada Na busca via Internet a experiência não é um grau, são 360. À medida que fizer buscas, você aprenderá a discriminar melhor, vai adicionar aos seus sites favoritos outros buscadores especializados, que funcionem melhor para determinados assuntos, e aprenderá também a pensar mais como uma ferramenta de busca, porque as entenderá melhor. Ou seja: busque e aprenda com as buscas que faz. Em pouco tempo você se tornará uma ferramenta indispensável para outras pessoas que não vão precisar de um buscador: elas terão você. Bom, já podemos associar que para melhorar os custos de manutenção do escritório é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção. Dessa forma, entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.
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