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O Impacto da transformação digital na gestão de facilities

O Impacto da transformação digital na gestão de facilities

A transformação digital é uma realidade no dia a dia das empresas, e muitas estratégias digitais já são bem conhecidas no mundo dos negócios. Os impactos dessa mudança podem ser vistos em áreas como o relacionamento com o cliente, vendas e prestação de serviços, processos operacionais e até na tomada de decisões da empresa. Assim, a transformação digital traz melhorias extremamente significativas para o dia a dia das pessoas e empresas.


Atualmente, só no Brasil, são mais de 95 milhões de pessoas com acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada vez mais a internet está sendo absorvida pelo cotidiano dos negócios. Conceitos como automação, marketing digital e sistemas online estão presentes na vida dos empreendedores de diferentes segmentos de mercado. No entanto, será que as empresas estão utilizando tudo o que o ambiente online tem para oferecer?


Quais são as tendências em facility management?


A CA Technologies, empresa norte-americana especialista em softwares para impulsionar a transformação digital de empresas, divulgou os resultados de um estudo global, o qual mensurou os ganhos das corporações com a adoção de tecnologia. A pesquisa ouviu 1.770 executivos de TI em 21 países, incluindo 76 profissionais brasileiros. O estudo apontou que os investimentos em transformação digital aumentaram a receita de empresas globais em 37% e em 50% a das empresas brasileiras.


Gestão de Facilities: uma área em crescimento dentro de muitas empresas


O termo Facilities Management surgiu nos Estados Unidos por volta da década de 1960 e começou a ganhar espaço no Brasil no ano 2000. Conceitualmente, Gestão de Facilities acontece quando uma empresa íntegra centraliza todos os serviços de apoio à operação da companhia.


Desde a manutenção técnica, elétrica, hidráulica e civil até paisagismo, segurança, limpeza, mensageria, serviços de transporte e fluxo de documentos, entre outros.  De acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), o setor movimentou, só em 2016, 100 bilhões de reais.


O gestor de facilities é o grande tutor da administração, gerenciamento e operações integradas de serviços e atividades de infraestrutura e apoio das empresas. Cabe ao gestor de facilities traçar um planejamento estratégico com foco no conjunto de produtos e serviços necessários ao dia a dia de cada empreendimento. Seu objetivo será o fornecimento da limpeza, segurança, infraestrutura e tecnologia em telecomunicações, dados, voz e imagem, de modo a garantir a maior disponibilidade desses serviços com a maior qualidade possível.


Gestão de Facilities: a tecnologia como “braço direito” para uma melhor gestão e produtividade


Assim como em inúmeras atividades cotidianas,
a área de facilities também recebe grandes otimizações tecnológicas. Instalações são modernizadas, recursos são melhor aproveitados, tarefas têm seu tempo de execução encurtado e os gastos com manutenção são reduzidos. Essas são apenas algumas das vantagens que a tecnologia já proporciona ao setor.


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Internet das Coisas (IoT)


No contexto de facilities, a IoT (Internet of Things) transformará ainda mais os ambientes a partir de uma interconectividade mais eficiente. Ferramentas trabalharão integradas à internet, avaliando o ambiente e fornecendo dados importantes para a execução das tarefas.


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Dispositivos Mobile


Hoje, o gerenciamento de facilities não encontra mais limitações geográficas, pois, por meio dos dispositivos mobile, é possível realizar diversas tarefas em qualquer lugar. Os gerentes estão se beneficiando
de novos recursos viabilizados por essa onda de mobilidade.


A tecnologia móvel reduz o tempo ocioso entre as tarefas, melhorando a comunicação entre os funcionários e facilitando o acompanhamento dos trabalhos pelas empresas de facilities. A tendência é haver, nos edifícios inteligentes, cada vez menos a presença de pessoas que trabalham dentro da própria estrutura, dando espaço para sistemas automatizados. Assim, a segurança pode ser feita remotamente e os ajustes de temperatura e luz dos ambientes podem ser automáticos.


O benefício de um software disponível em uma plataforma móvel auxilia a gestão a ser mais ágil e responsiva. Além de registrar os problemas de manutenção no local, é possível também acompanhar o desempenho dos funcionários contratados, acompanhando todas as tarefas.


Uma novidade que vem ganhando destaque é a utilização de robôs – máquinas inteligentes – para a execução de tarefas. Nos próximos anos, podemos esperar grandes avanços nesta área. A evolução tecnológica aumentará a quantidade de tarefas que esses sistemas autônomos poderão executar, bem como a sua precisão e eficiência.


Para gerenciar todos esses serviços é importante que a área de Facilidades conte com tecnologia, tanto para a execução dos serviços quanto para a gestão e controle de todas as suas responsabilidades. A tecnologia como aliada da Gestão de Facilities traz eficiência e dinamismo no atendimento às demandas, aumentando a satisfação e criando valor para os clientes da área.


Muitas empresas não possuem recursos nem profissionais suficientes para atender às demandas operacionais, como coordenação entre infraestrutura, recursos humanos, tecnologia e procedimentos. Tudo isso exige um maior investimento em integração de processos.  Aí que a Gestão de Facilities entra em ação.


O cenário econômico nacional, que imprime a necessidade de redução de custos operacionais e otimização dos processos, aliado à competitividade do mercado, torna a Gestão de Facilities uma excelente alternativa para adoção das empresas, ao passo que libera seus gestores para dar foco ao core business das companhias, enquanto seus serviços básicos e essenciais são garantidos.


Como montar um roteiro de limpeza para a empresa?


Para os negócios, tirar proveito dessas novas formas de comunicação é a melhor decisão a ser tomada para se modernizar e se destacar no mercado. A tecnologia vem contribuindo com algumas ferramentas que otimizam as atividades para a evolução da área empresarial. Estar a par dessas inovações é essencial para que os gerentes de facilities possam alinhar a sua atuação com os avanços do mercado.

Gostaria de fazer um orçamento em limpeza ou manutenção? Você pode contratar uma diarista, faxineira  ou profissional de manutenção para sua empresa!

Entre em contato com a Limpeza com Zelo e veja o serviço que melhor atende suas necessidades


Fonte: ngi.com.br

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08 nov., 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
01 nov., 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 out., 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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