Limpeza com Zelo

A transformação digital é, hoje, uma realidade no dia a dia das empresas, e, além disso, muitas estratégias digitais já são bem conhecidas no mundo dos negócios. Dessa forma, os impactos dessa mudança podem ser observados em diversas áreas, como, por exemplo, o relacionamento com o cliente, as vendas, a prestação de serviços, os processos operacionais e até mesmo na tomada de decisões. Assim, a transformação digital traz melhorias significativas tanto para o dia a dia das pessoas quanto para as empresas.

De acordo com o IBGE, mais de 95 milhões de pessoas no Brasil têm acesso à internet atualmente. Por consequência, a internet está sendo cada vez mais absorvida pelo cotidiano dos negócios. Nesse contexto, conceitos como automação, marketing digital e sistemas online estão presentes constantemente na vida dos empreendedores de diferentes segmentos. No entanto, uma pergunta permanece: afinal, as empresas estão realmente utilizando todas as oportunidades que o ambiente digital oferece?

Quais são as tendências em facility management?

A CA Technologies, empresa norte-americana especialista em softwares para impulsionar a transformação digital de empresas, divulgou os resultados de um estudo global, o qual mensurou os ganhos das corporações com a adoção de tecnologia. A pesquisa ouviu 1.770 executivos de TI em 21 países, incluindo 76 profissionais brasileiros. O estudo apontou que os investimentos em transformação digital aumentaram a receita de empresas globais em 37% e em 50% a das empresas brasileiras.

Gestão de Facilities: uma área em crescimento dentro de muitas empresas

O termo Facilities Management surgiu nos Estados Unidos na década de 1960. Posteriormente, ganhou espaço no Brasil em 2000. Conceitualmente, é a integração centralizada de serviços de apoio à operação. Inclui manutenção técnica, elétrica, hidráulica e civil. Abrange também paisagismo, segurança, limpeza e mensageria. Serviços de transporte e fluxo de documentos também são parte. O setor movimentou 100 bilhões em 2016 segundo a ABRAFAC.

O gestor de facilities é o tutor da administração integrada. Ele gerencia operações de infraestrutura e apoio das empresas. Cabe a ele traçar o planejamento estratégico focado em serviços essenciais. Seu objetivo é fornecer limpeza, segurança e infraestrutura adequadas. Também garante tecnologia em telecomunicações, dados, voz e imagem. Tudo para assegurar máxima disponibilidade e qualidade dos serviços.

Gestão de Facilities: a tecnologia como “braço direito” para uma melhor gestão e produtividade

Assim como em inúmeras atividades cotidianas, a área de facilities também recebe grandes otimizações tecnológicas. Instalações são modernizadas, recursos são melhor aproveitados, tarefas têm seu tempo de execução encurtado e os gastos com manutenção são reduzidos. Essas são apenas algumas das vantagens que a tecnologia já proporciona ao setor.

# Internet das Coisas (IoT)

No setor de facilities, a IoT (Internet das Coisas) transformará os ambientes ao criar uma interconectividade mais eficiente Ferramentas trabalharão integradas à internet, avaliando o ambiente e fornecendo dados importantes para a execução das tarefas.

# Dispositivos Mobile

Hoje, o gerenciamento de facilities não tem mais limites geográficos, graças aos dispositivos móveis. Com eles, é possível realizar diversas tarefas em qualquer lugar. Além disso, os gerentes estão se beneficiando de novos recursos viabilizados por essa onda de mobilidade.

A tecnologia móvel reduz o tempo ocioso entre as tarefas, ao mesmo tempo que melhora a comunicação entre os funcionários e facilita o acompanhamento dos trabalhos. Consequentemente, a tendência é haver, nos edifícios inteligentes, cada vez menos pessoas trabalhando dentro da estrutura, dando espaço para sistemas automatizados. Por exemplo, a automação permite fazer a segurança remotamente e ajustar automaticamente a temperatura e a luz.

Adicionalmente, um software móvel auxilia a gestão a ser mais ágil e responsiva. Não apenas registra problemas de manutenção no local, mas também acompanha o desempenho dos funcionários e todas as tarefas.

Outra novidade que vem ganhando destaque é a utilização de robôs – máquinas inteligentes – para a execução de tarefas. Nos próximos anos, podemos esperar grandes avanços nesta área. Pois a evolução tecnológica permitirá que os sistemas autônomos executem mais tarefas, com maior precisão e eficiência.

Para gerenciar todos esses serviços, é importante que a área de Facilidades conte com tecnologia, tanto para a execução quanto para a gestão e controle de todas as suas responsabilidades. Dessa forma, a tecnologia como aliada traz eficiência e dinamismo no atendimento às demandas, aumentando a satisfação e criando valor para os clientes.

No entanto, muitas empresas não possuem recursos nem profissionais suficientes para atender às demandas operacionais, tais como coordenação entre infraestrutura, recursos humanos, tecnologia e procedimentos. Por isso, tudo isso exige um maior investimento em integração de processos. É aí que a Gestão de Facilities entra em ação.

Diante da necessidade de reduzir custos e da competitividade do mercado, a Gestão de Facilities se torna uma excelente alternativa para empresas. Graças a ela, os gestores podem se concentrar no negócio principal, enquanto os serviços básicos são garantidos.

Como montar um roteiro de limpeza para a empresa?

Para os negócios, tirar proveito dessas novas formas de comunicação é a melhor decisão a ser tomada para se modernizar e se destacar no mercado. A tecnologia vem contribuindo com algumas ferramentas que otimizam as atividades para a evolução da área empresarial. Para se alinhar com os avanços do mercado, é essencial que os gerentes de facilities estejam a par dessas inovações.

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Fonte: ngi.com.br

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