A transformação digital é uma realidade no dia a dia das empresas, e muitas estratégias digitais já são bem conhecidas no mundo dos negócios. Os impactos dessa mudança podem ser vistos em áreas como o relacionamento com o cliente, vendas e prestação de serviços, processos operacionais e até na tomada de decisões da empresa. Assim, a transformação digital traz melhorias extremamente significativas para o dia a dia das pessoas e empresas.
Atualmente, só no Brasil, são mais de 95 milhões de pessoas com acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada vez mais a internet está sendo absorvida pelo cotidiano dos negócios. Conceitos como automação, marketing digital e sistemas online estão presentes na vida dos empreendedores de diferentes segmentos de mercado. No entanto, será que as empresas estão utilizando tudo o que o ambiente online tem para oferecer?
A CA Technologies, empresa norte-americana especialista em softwares para impulsionar a transformação digital de empresas, divulgou os resultados de um estudo global, o qual mensurou os ganhos das corporações com a adoção de tecnologia. A pesquisa ouviu 1.770 executivos de TI em 21 países, incluindo 76 profissionais brasileiros. O estudo apontou que os investimentos em transformação digital aumentaram a receita de empresas globais em 37% e em 50% a das empresas brasileiras.
O termo Facilities Management surgiu nos Estados Unidos por volta da década de 1960 e começou a ganhar espaço no Brasil no ano 2000. Conceitualmente, Gestão de Facilities acontece quando uma empresa íntegra centraliza todos os serviços de apoio à operação da companhia.
Desde a manutenção técnica, elétrica, hidráulica e civil até paisagismo, segurança, limpeza, mensageria, serviços de transporte e fluxo de documentos, entre outros. De acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), o setor movimentou, só em 2016, 100 bilhões de reais.
O gestor de facilities é o grande tutor da administração, gerenciamento e operações integradas de serviços e atividades de infraestrutura e apoio das empresas. Cabe ao gestor de facilities traçar um planejamento estratégico com foco no conjunto de produtos e serviços necessários ao dia a dia de cada empreendimento. Seu objetivo será o fornecimento da limpeza, segurança, infraestrutura e tecnologia em telecomunicações, dados, voz e imagem, de modo a garantir a maior disponibilidade desses serviços com a maior qualidade possível.
Assim como em inúmeras atividades cotidianas, a área de facilities também recebe grandes otimizações tecnológicas. Instalações são modernizadas, recursos são melhor aproveitados, tarefas têm seu tempo de execução encurtado e os gastos com manutenção são reduzidos. Essas são apenas algumas das vantagens que a tecnologia já proporciona ao setor.
# Internet das Coisas (IoT)
No contexto de facilities, a IoT (Internet of Things) transformará ainda mais os ambientes a partir de uma interconectividade mais eficiente. Ferramentas trabalharão integradas à internet, avaliando o ambiente e fornecendo dados importantes para a execução das tarefas.
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Dispositivos Mobile
Hoje, o gerenciamento de facilities não encontra mais limitações geográficas, pois, por meio dos dispositivos mobile, é possível realizar diversas tarefas em qualquer lugar. Os gerentes estão se beneficiando de novos recursos viabilizados
por essa onda de mobilidade.
A tecnologia móvel reduz o tempo ocioso entre as tarefas, melhorando a comunicação entre os funcionários e facilitando o acompanhamento dos trabalhos pelas empresas de facilities. A tendência é haver, nos edifícios inteligentes, cada vez menos a presença de pessoas que trabalham dentro da própria estrutura, dando espaço para sistemas automatizados. Assim, a segurança pode ser feita remotamente e os ajustes de temperatura e luz dos ambientes podem ser automáticos.
O benefício de um software disponível em uma plataforma móvel auxilia a gestão a ser mais ágil e responsiva. Além de registrar os problemas de manutenção no local, é possível também acompanhar o desempenho dos funcionários contratados, acompanhando todas as tarefas.
Uma novidade que vem ganhando destaque é a utilização de robôs – máquinas inteligentes – para a execução de tarefas. Nos próximos anos, podemos esperar grandes avanços nesta área. A evolução tecnológica aumentará a quantidade de tarefas que esses sistemas autônomos poderão executar, bem como a sua precisão e eficiência.
Para gerenciar todos esses serviços é importante que a área de Facilidades conte com tecnologia, tanto para a execução dos serviços quanto para a gestão e controle de todas as suas responsabilidades. A tecnologia como aliada da Gestão de Facilities traz eficiência e dinamismo no atendimento às demandas, aumentando a satisfação e criando valor para os clientes da área.
Muitas empresas não possuem recursos nem profissionais suficientes para atender às demandas operacionais, como coordenação entre infraestrutura, recursos humanos, tecnologia e procedimentos. Tudo isso exige um maior investimento em integração de processos. Aí que a Gestão de Facilities entra em ação.
O cenário econômico nacional, que imprime a necessidade de redução de custos operacionais e otimização dos processos, aliado à competitividade do mercado, torna a Gestão de Facilities uma excelente alternativa para adoção das empresas, ao passo que libera seus gestores para dar foco ao core business das companhias, enquanto seus serviços básicos e essenciais são garantidos.
Para os negócios, tirar proveito dessas novas formas de comunicação é a melhor decisão a ser tomada para se modernizar e se destacar no mercado. A tecnologia vem contribuindo com algumas ferramentas que otimizam as atividades para a evolução da área empresarial. Estar a par dessas inovações é essencial para que os gerentes de facilities possam alinhar a sua atuação com os avanços do mercado.
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Fonte: ngi.com.br
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