Blog Layout

Qual é o perfil atual de uma secretária?

Qual é o perfil atual de uma secretária?

A motivação é uma das técnicas gerenciais, muito presente no dia-a-dia de uma Secretária , pois é um elo entre a alta hierarquia e demais clientes internos. A motivação deve ser a base para uma atuação adequada e harmoniosa.


Liderança

A liderança é mais uma das técnicas gerenciais. A secretária  precisa conhecê-la para poder auxiliar seu gerente a praticá-la no dia-a-dia.


Comunicação

A comunicação deve ser clara, objetiva e flexibilizada de acordo com a cultura de cada funcionário, pois, para se concretizar uma comunicação é necessário que a mensagem enviada seja plenamente entendida e recebida pelo interessado.


Administração do tempo

A administração do tempo é nada mais, nada menos, que se planejar e organizar sua rotina diária, a fim de que o trabalho seja desenvolvido, sem afetar sua qualidade de vida, tanto pessoal, quanto profissional.


Poder de decisão

Outra atividade que está sendo enfatizada é o maior poder de decisão com que essas profissionais vêm atuando nos mais diversos segmentos organizacionais.



Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com relação à formação da Secretária, e a procura é por profissional com postura de gerente, gestora e assessora.


A Secretária do futuro não trabalha mais para um determinado executivo e sim para a empresa. Conhecer o negócio da empresa, sua missão, seus produtos, suas finalidades e a administração, é fundamental.

Hoje a secretária  é considerada:


Gestora de Informações


Atua multiplicadora e ao mesmo tempo como “filtro” de informações e garante que somente os problemas mais sérios sejam levados para o executivo já com alguma solução.


Esse profissional deve saber gerenciar as informações para saber como processá-las de passá-las adiante.


Conectora de pessoas


Intermedia todas as áreas e é super ativa nos processos comunicacionais eliminando ruídos. É extremamente ativa nos relacionamentos interpessoais, com objetivo de atender às demandas dos clientes internos e externos.


Parceira estratégica


Atua como parceira de confiança de grandes líderes executivos, participando direta ou indiretamente nos processos decisórios. Possui e conserva relacionamentos estratégicos e deve sempre olhar na mesma direção dos líderes, focando nos objetivos estratégicos da empresa a fim de intensificar a sinergia de trabalho entre secretária executiva e líder.

Facilitadora de processos


Atua não só como facilitadora da vida do executivo, como também facilita os processos internos, obtendo uma visão sistêmica de seus processos, missão, valores, objetivos e planejamento estratégico a fim de contribuir com os resultados e com a qualidade do serviço.


É fundamental que a secretária saiba gerenciar os seus próprios processos rotineiros, a começar pelo checklist e pelo follow-up.


Deve-se sempre manter o foco na otimização do tempo, trazendo técnicas eficientes que economizem o próprio tempo e o tempo do executivo.


Gestora de recursos


Ela é quem coordena todos os controles administrativos, como fluxo de caixa, controle de material, entre outros recursos. Fica sob sua responsabilidade e supervisão o gerenciamento da copa, da expedição, gráfica, recepção e almoxarifado. Tarefas do dia a dia são: contratação e controle da empresa de limpeza ou empresa de terceirização de serviços. Controle da limpeza do escritório ou a limpeza da empresa. A organização no escritório.

A secretaria pode ajudar no controle de custos de manutenção dentro da empresa. Essa é uma pergunta recorrente para a área financeira de uma empresa e a Limpeza com Zelo traz dicas para solucionar esse problema! Todo gerenciador financeiro de uma empresa deve se preocupar com os custos de manutenção do escritório uma vez que se trata de serviços realizados com uma frequência considerável e se mal planejados, acabam afetando o desempenho financeiro da empresa no final do mês.


Multiprofissional


Por exercer múltiplas funções ao mesmo tempo em múltiplos segmentos. É uma das poucas profissões que tem capacidade de atuar em quaisquer segmentos.


Vivemos no tempo das “multis”. O da multitarefa, multifuncionalidade, da multiexperiência e da multicapacidade em função das rápidas mudanças no mercado, o que se torna uma vantagem competitiva para o profissional.


O seu papel vem assumindo responsabilidades cada vez mais importantes por trabalhar em conjunto com a alta administração, que por sua vez atuam no setor estratégico de acordo com a pirâmide estrutural das organizações.


Mas é claro que infelizmente muitas empresas / pessoas não vêem a profissão como ela deveria ser vista e reconhecida.


Muitas empresas ainda cultivam a percepção antiga da secretária (redigir cartas, atender telefone, marcar reuniões e servir cafezinho, apenas) e acabam não dando espaço para as novas capacidades e novos potenciais deste profissional.


Sim, ele/ela é capaz de transformar empresas desorganizadas (“muquifos / fundo de quintal” como quiserem chamar) em grandes organizações com alto nível de gestão e excelência administrativa e operacional!


A secretária é considerada o braço direito de grandes líderes do mercado (CEO, COO, sócio, dono, CFO, CMO), bem como garante a sua participação direta ou indiretamente nos processos decisórios que se faz dentro do ambiente corporativo (é uma responsabilidade diferente do que um assistente ou uma recepcionista)

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

21 de fevereiro de 2025
Para ter um resultado de excelência na gestão de facilities, o trabalho de higienização deve ser seguido à risca. Um dos pontos principais para manter o ambiente limpo é a limpeza profissional de pisos. O processo abrange duas etapas essenciais: limpar e desinfetar. Realizar o processo corretamente e escolher os produtos certos é essencial. A primeira etapa, portanto, consiste em limpar o local com o detergente correto. Existem diversos tipos de detergentes para todas as necessidades, tais como: neutro para sujidade leve; alcalino para sujidade média; e clorado para alta sujidade. Existem também desinfetantes específicos para alguns locais. Dica 1 A fim de diminuir o custo total de operação, a escolha por um detergente de baixo custo em uso é ideal para shoppings, lojas de varejo, escritórios e escolas, entre outros. Tenha em mente que alguns possuem fragrâncias características, que ajudam na perfumaria do ambiente, outros não, agindo apenas como parte do processo de higienização. Já na segunda etapa, vem a escolha do desinfetante. Neste caso, a variedade de opções é maior ainda, com desinfetantes de diversos tipos: quaternários, clorados e peróxido de hidrogênio… Esse último é a melhor tecnologia para desinfecção disponível hoje no mercado. Dica 2 Para comprovar a eficácia do princípio ativo, laudos são exigidos pela ANVISA e assim aprovados, todos os microrganismos são discriminados no rótulo e demais documentos como – ficha técnica e ficha de segurança. É possível também atingir um resultado de excelência na higienização com produtos 2 em 1. Um exemplo é o formulado com o poder do princípio ativo (peróxido de hidrogênio acelerado), que é limpador e desinfetante de uso geral, com eficácia comprovada frente ao vírus da H1N1, norovírus e rotavírus. Um só produto para limpeza diária. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
17 de fevereiro de 2025
Limpeza de divisórias – Divisórias estofadas estão presentes em pequenos escritórios e grandes empresas, essas paredes estofadas também precisam de manutenção e limpeza como qualquer outro artigo têxtil. A limpeza de divisórias é fundamental porque estão na maioria das vezes em ambientes fechados somente com a circulação de ar condicionado. Os estofamentos dessas divisórias acumulam pó e consequentemente causam a proliferação de ácaros e fungos prejudicando os indivíduos que trabalham de 08 á 12 horas por dia nesses ambientes. A limpeza de divisórias é feita com a utilização de produtos anti ácaro e fungicidas, aplicamos o produto com a utilização de um pulverizador em toda superfície do estofado das divisórias, em seguida fazemos uma escovação para eliminar manchas e sujeiras aparentes. As divisórias de parede podem ser itens úteis quando quiser dividir uma sala sem o incômodo e estresse de construir uma parede completa. As divisórias são normalmente feitas de um tecido grosso para proporcionar privacidade, sendo uma escolha popular para cubículos em escritórios. As estruturas também podem ser usadas para criar corredores e quartos particulares em residências, fábricas ou diversas empresas. Mas como acontece em qualquer tipo de superfície, as divisórias eventualmente ficam sujas e requerem uma limpeza completa, veja as dicas para a limpeza de divisórias de parede: Instruções 1 - Remova sujeira, poeira e detritos da superfície da divisória com um pano seco. 2 - Encha um balde com 4 litros de água morna. Misture 1/2 xícara de sabão em pó na água com um batedor de ovos e continue misturando até formar espuma. 3 - Mergulhe uma esponja na mistura e torça o excesso de líquido. Esfregue a divisória em um movimento circular suavemente. Trabalhe a partir da parte inferior da divisória e se desloque para cima. 4 - Encha um balde limpo com água fria. Molhe um pano na água e esprema o excesso de líquido, deixando-o úmido, mas não encharcado. 5 - Limpe a divisória com o pano para enxaguar a mistura de limpeza da parede. Molhe o pano na água quando ficar sujo e o mantenha úmido, mas não encharcado, para evitar deixar a divisória muito molhada. 6 - Passe toalhas secas na divisória suavemente para absorver a umidade e deixe-a secar ao ar. Aponte ventiladores na direção geral da divisória para acelerar o processo de secagem. 7 - Remova as manchas da divisória criando uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante com 4 xícaras de água. Usando uma esponja limpa e molhada na solução, esfregue suavemente a mancha até desaparecer. Logo após concluímos o trabalho removendo todas as impurezas e produtos utilizados com a extratora de líquidos que as deixam relativamente úmidas secando totalmente em poucas horas. O processo de limpeza de divisórias geralmente as deixam como novas. As marcas de encardimentos, pó, fuligem e gorduras somem totalmente com esta limpeza. Recomendamos que se fizesse logo em seguida o tratamento de impermeabilização de estofados, que a protegerá contra as futuras sujeiras e manchas. Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.  Você pode agendar uma limpeza comercial com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para escritórios.
7 de fevereiro de 2025
Perguntas mais comuns sobre tipos de pisos Providenciar uma boa limpeza dos pisos é essencial para trazer um ar de conforto e higiene em qualquer ambiente, seja de trabalho ou comercial. Mas, sabia que antes de sair limpando tudo o que vê pela frente, é muito importante identificar as características de cada piso, para entender que tipo de ação deverá ser feita? Sim, a verdade é que cada área exige um tipo específico de limpeza, com produtos e equipamentos que variam de acordo com as especificidades de cada local. Afinal, pedras, cerâmicas e porcelanatos podem ser facilmente agredidos pelo uso indiscriminado de componentes inadequados ou ainda pelo uso incorreto de equipamentos. Agora, se você imagina que essa limpeza pode ser feita de maneira simples e rápida, com os produtos que você já tem em estoque, como água sanitária, ácidos e cloro ...pare tudo agora! Não, você não deve utilizar esses componentes, ok? Tudo isso servirá apenas para tirar o brilho das superfícies, além de possivelmente trazer danos irreparáveis. Alguns mitos e verdades sobre limpeza de pisos Bom, mas certamente você já ouviu falar em um produto chamado “Limpa-Pedras”, e esse você pode usá-lo, certo? Calma, não é bem assim. Esse tipo de composto químico só é indicado em superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência por exemplo, de massas de cimento ou concreto. Se esse não for seu caso, corra! E álcool e desinfetantes comuns, pode? O álcool é um solvente que pode ser usado, desde que em áreas muito específicas, e com grande cuidado, pois pode causar manchas difíceis de retirar. Já os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos “frios”. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de se limpar. Mas, então, como limpar? A regra básica é: utilize produtos específicos para cada tipo de piso, prestando atenção se o fabricante é especialista em comercializar esse artigo. Além disso, tenha muito cuidado com o equipamento de limpeza profissional que irá utilizar para fazer a limpeza. Certifique-se de que as máquinas de limpeza de piso que irão ajudá-lo foram construídas para o tipo de superfície com a qual irá lidar. É importante utilizar o acessório correto para realizar a limpeza do piso. Para cada piso um tipo de acessório, isso fará toda a diferença, tanto na qualidade da limpeza, quanto na economia de água e energia, em outro artigo falamos sobre esse tema e como você pode reduzir custos, confira - ler artigo. A grande verdade é que por mais que pareça fácil, esse tipo de limpeza precisa ser feita com muito cuidado para não danificar o piso, e principalmente, não extinguir sua vida útil. Por isso, nada melhor do que falar com um especialista, que poderá orientá-lo, disponibilizamos uma consultoria gratuita, na qual um especialista ira tirar suas dúvidas. Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança. 
Share by: