Tendências e Inovação em Facility Management - Parte 1

Tendências e Inovação em Facility Management - Parte 1

A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de Facility Management (FM). Isso requer sólidos processos de inovação, uma cultura de inovação e campeões de inovação interna.

Empresas inovadoras em FM compartilham quatro características.

  1. Eles têm processos de inovação sólidos,
  2. Desenvolveram uma cultura de inovação,
  3. tem campeões de inovação visíveis em todos os níveis e,
  4. Utilizam uma combinação otimizada de fontes de conhecimento interno e externo.


Três processos de inovação separados devem ser usados para otimizar o potencial de inovação total. Estes são:

  1. Gestão de melhores práticas, que envolvem a identificação, coleta, conceptualização e implementação de práticas em toda a organização,
  2. A inovação ao nível do site - pequenas iniciativas de incrementos inovadores próximo do cliente e
  3. Inovação orientada top down que se concentra na transformação maior mudando de acordo com as tendências estratégicas no mercado.


Processos de gestão de mudanças efetivas são necessários a todas as iniciativas de inovação,especialmente projetos maiores uma vez que eles vão levar a interrupções potencialmente maiores.


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Etapas importantes na gestão de mudança devem incluir:

  1. O envolvimento do usuário,
  2. A abundância de comunicação honesta e significativa,
  3. Ativa gestão de resistência,
  4. Manuseio sensível do aumento no escopo de trabalho,
  5. Celebração de vitórias de curto prazo,
  6. Ancoragem de novo comportamento e
  7. Utilização de um robusto processo de gestão de mudança.


Níveis de Facility Management

A partir da definição da GEFMA (MAY, 2004) a Associação Alemã de Produtores de Máquinas e Equipamentos (Verband Deutscher Maschinen und Anlagenhersteller – VDMA) dividiu o FM em dois níveis: nível operacional e nível estratégico.


O nível estratégico se preocupa com o desenvolvimento no longo prazo, com a necessidade de área, da administração de contratos, a comercialização e o desenvolvimento de custos, além do apoio ao negócio principal por meio da assistência com ferramentas convenientes.


Os três pilares da administração de imóveis descrevem o nível operacional subdividido em planejamento, construção, exploração e destruição.


Os conceitos internos do FM não são novos, mas sim a sua filosofia de racionamento dos custos dos imóveis em relação ao seu ciclo de vida total é que é nova (HELBLING MANAGEMENT CONSULTING GMBH, 2000).


Algumas das características dessa nova filosofia são:

  • a utilização eficiente de custos e potencial de racionalização;
  • serviços de inovação;
  • otimização e inovação dos processos;
  • a criação de uma organização eficiente; e
  • melhoramento da qualidade da utilização e da produtividade do trabalho.


Observando-se estes cinco pontos pode-se afirmar que o FM é uma tarefa da administração estratégica que pode ser entendida como a prestação de serviço operacional. Com isto, constitui-se uma situação de ganho para o fornecedor e para os clientes, pois os dois podem realizar seus potenciais econômicos principais


Tendências no mercado de Facility Management

Em tempos de economia fraca os imóveis de municípios, estados, do país e das empresas movem os interesses dos proprietários e administradores com questões relacionadas à lucratividade, ao aproveitamento das áreas e imóveis, à identificação e ao conhecimento dos custos operacionais, ao conhecimento sobre as áreas utilizadas e sobre a satisfação do serviço do locador ou explorador do imóvel em valores atuais do mercado e venais dos imóveis.

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Algumas tendências no mercado de FM como um todo, envolvem a preocupação dos fornecedores em se antecipar às exigências futuras dos clientes. Esse ponto, que está se constituindo na tarefa da administração consiste em determinar o desenvolvimento do mercado futuro.


O estudo da Helbling Management Consulting GmBH (2000) mostra algumas grandes tendências, dentre as quais se podem citar:


1) Imóvel como valoroso fator de custos e recursos;

As faltas de concentração de compras, a necessidade de reformas no prédio, a falta de controle dos custos invisíveis e das funções, bem como os problemas de interface e ineficiência por falta de coordenação, geram os mais altos custos de operação


2) Otimização dos processos e respectivamente aceleração da produtividade dos

funcionários;

A otimização dos processos e a respectiva aceleração da produtividade necessita,

inicialmente, de uma análise intensiva para que não sejam esquecidos detalhes importantes.

Em seguida, devem ser desenvolvidos modelos para as estruturas e processos existentes e modelos dessas estruturas e processos no futuro. Mesmo nas análises de produtividade de funcionários, a companhia prestadora de serviços não pode ser ignorada, uma vez que, neste ponto ela atua sobre a produtividade sustentável dos funcionários da empresa. A companhia prestadora de serviços pode ser influenciada positivamente pela otimização de processos.


3) Concentração nos negócios principais e na terceirização de funções secundárias.

No processo de concentração no negócio principal da empresa ocorre um desenvolvimento mais acelerado do FM. Com isso, inicia-se a utilização da terceirização (outsourcing) de alguns serviços, aumentando o mercado de FM.


A terceirização das funções secundárias pode, ainda, conduzir a um aumento de competitividade, podendo existir uma terceirização interna ou externa. A significância Estratégia se deduz pela relevância para os negócios principais, tais como: intensidade do conhecimento, grau de integração e quantidade de capital utilizado. O potencial de economia se estende principalmente em investimentos, em custos de pessoal e custos de bens.


Para a tomada de decisão de o que terceirizar, é necessária a utilização de uma análise por meio da “Make-or-Buy”-matrix (matriz “fazer-ou-comprar”), que leva em consideração, além do custo, a significância estratégica do serviço a ser terceirizado.


Assim, serviços e processos que tem alta significância estratégica, inicialmente, não devem ser terceirizados, mas sim, aumentados se forem de baixo custo. Se forem de alto custo devem ter seus custos e resultados racionalizados e otimizados. Já, serviços e processos de baixa significância estratégica, de baixo custo devem ter a sua terceirização avaliada, enquanto que, os de baixa significância estratégica e alto custo devem ser terceirizados, uma vez que, consomem grande quantidade de custos e necessitam de grande atenção e controle ao mesmo tempo que, não agregam vantagens estratégicas.


A oferta de serviços de FM completo faz parte das novas tendências do mercado. Com essa possibilidade, os serviços que compõem esses pacotes completos tendem a ser combinados entre o fornecedor e o cliente, possibilitando pacotes customizados. Com isso o cliente de FM recebe constantemente novas alternativas. Inicialmente, isso é utilizado fortemente no marketing dos fornecedores de FM, porém, não existem especificações sobre a qualidade da oferta e sobre a identificação dos custos. Segundo, Staudt, Kriegesmann e Thomzik (1999), quando algumas grandes empresas têm grandes necessidades, a quantidade de fornecedores de serviços capazes de assumir a responsabilidade total de todas as fases do ciclo de vida dos edifícios é escassa.


Inovação em Facility Management

A inovação é muito importante. Uma empresa não pode sustentar a sua participação no mercado ou sua margem de lucro ao longo de um longo período de tempo a menos que seja inovadora. Sem ser capaz de inovar continuamente seus produtos e serviços a empresa irá experimentar queda dos preços, declínio das margens e a mercantilização de sua oferta (Goyal & Pitt, 2007). Isto é uma verdade para todas as empresas e é também o caso para a indústria de FM.


Hoje, a inovação para manter a competitividade é um dos principais desafios para a indústria de FM (Frost & Sullivan, 2009). Inovação não é apenas um tema importante por causa do aumento da concorrência entre os prestadores de serviços. A inovação é também cada vez mais uma exigência dos clientes. Nos primeiros dias da terceirização, a redução de custos foi o principal motor por trás das decisões de negócios de terceirização, e estava por trás da maioria das ofertas. Mais tarde, esta tendência amadureceu, os clientes colocaram mais ênfase no acesso a novos conjuntos de habilidades, melhor velocidade de mercado para novos e melhores produtos e serviços (bem como de melhor qualidade) e mais importante, com maior inovação. Alguns negócios foram afetados com o empate de custo ou mesmo um custo inicial maior, mas em contrapartida dos benefícios esperados com o valor da inovação (Edgell et al., 2008).


A inovação em FM não é, no entanto, tão simples como é nas empresas de fabricação ou em empresas de serviços centralizados, por muitas razões. Em primeiro lugar, alguns dos serviços dentro do FM são "produzidos" no site do cliente com pessoas pouco qualificadas que às vezes têm dificuldades de falar a mesma língua local. Em segundo lugar, porque isto são pessoas, as economias de escala não são tão óbvias como em uma indústria de fabricação e, consequentemente, as margens são muitas vezes muito baixas e a concorrência de preços é muitas vezes feroz. Em terceiro lugar, o corte de custos é na maioria das vezes o condutor primário por trás da terceirização em FM. As estratégias de corte de custos nos clientes podem ser fatores positivos ou negativos para a inovação, elas podem tanto estimular a iniciativa de inovação na organização de FM (olhando para novas formas de fazer as coisas) ou impedi-la (retendo os recursos necessários para fazer coisas novas) (Mudrak et al., 2005).


Este artigo vai abordar a questão da gestão da inovação em uma empresa de FM e examinar como isso pode beneficiar os clientes. Ele vai responder a três perguntas: 1. O que é o serviço de inovação em FM? 2. O que precisa ser posto em prática para a inovação acontecer? 3. Qual o valor que a inovação vai agregar aos clientes de FM?


Confira a parte 2 sobre tendências e inovação em facility management


 

Fonte: issworld.com


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16 de maio de 2025
Você já entrou no banheiro e sentiu aquele cheiro estranho, mesmo com tudo aparentemente limpo? Isso acontece mais do que parece – e na maioria das vezes, o problema está em pequenos detalhes do dia a dia. A boa notícia: com alguns cuidados simples, é possível manter o banheiro sempre cheiroso e higienizado. Confira: 1. Fique de olho nos ralos e entupimentos O acúmulo de cabelo, espuma, pasta de dente e outros resíduos pode entupir os ralos e causar mau cheiro. Se perceber a água descendo devagar ou notar odores, vale usar desentupidor ou arame para tentar resolver o problema. Outra dica é despejar água com desinfetante nos ralos para garantir que o sifão continue funcionando como vedação contra odores. ⚠️ Atenção: se optar por usar soda cáustica, siga rigorosamente as instruções da embalagem e use com muito cuidado – ela pode causar acidentes e danificar os canos se usada em excesso. 2. Mantenha uma rotina de limpeza leve e frequente Evite que a sujeira se acumule. Uma limpeza rápida com desinfetante (pode ser o tradicional Vim ou outro de sua preferência) já é suficiente para manter ralos, vaso sanitário e pia longe do mau cheiro. Essa rotina pode ser feita diariamente em menos de 10 minutos. Dica extra: aposte em aromatizadores e velas perfumadas para reforçar a sensação de limpeza e conforto. 3. Dê atenção especial ao vaso sanitário O vaso é um dos principais focos de odor. Limpe-o com desinfetante nas bordas e na parte interna todos os dias, principalmente se o banheiro for usado com frequência. E lembre-se: nada de jogar absorventes, cotonetes ou papel higiênico em excesso no vaso. Isso pode causar entupimentos e mau cheiro a longo prazo. Bônus: boas práticas que funcionam! Faça a limpeza do sifão da pia ao menos 1x por mês. Use tampas de ralo com vedação para evitar o retorno de odores. Sempre que possível, reaproveite a água do banho ou da máquina para lavar o banheiro (economia e praticidade!). Conte com a Limpeza com Zelo Quer um resultado ainda mais eficaz? Faça uma limpeza profissional com quem entende do assunto. Na Limpeza com Zelo, você contrata tudo online, escolhe o tipo de limpeza ideal e ainda conta com suporte personalizado. 📲 Faça seu orçamento gratuito agora mesmo!
9 de maio de 2025
Em tempos de cortes orçamentários, uma das perguntas mais comuns entre gestores de facilities é: como reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço? A boa notícia é que isso é possível — e com estratégia, planejamento e parceiros certos, pode até se tornar uma vantagem competitiva. Neste post, vamos mostrar como sua empresa pode cortar gastos de forma inteligente , mantendo a eficiência nas operações e a satisfação dos usuários. 1. Terceirize com estratégia A terceirização de serviços como limpeza, manutenção, portaria e jardinagem é uma das formas mais eficazes de reduzir custos operacionais. Mas atenção: terceirizar não é apenas trocar de fornecedor — é escolher um parceiro que entregue qualidade, regularidade e responsabilidade. Busque empresas com histórico comprovado, que cuidem de toda a gestão de equipe, EPI, treinamentos e conformidade trabalhista. Isso evita dores de cabeça e garante mais tempo para focar no core business da sua empresa. 2. Corte desperdícios e crie metas de economia Você sabia que boa parte dos gastos com limpeza e manutenção vêm de desperdícios invisíveis? Luzes acesas desnecessariamente, torneiras pingando, uso excessivo de produtos de limpeza… tudo isso pesa no orçamento. Defina metas claras de redução de consumo de água, luz e insumos . Envolva a equipe nessas metas, ofereça feedbacks e bonificações por boas práticas. Pequenas atitudes geram grandes resultados. 3. Elimine burocracias que só geram retrabalho Processos engessados, aprovações em excesso e papeladas sem fim atrapalham o fluxo de trabalho e consomem tempo e dinheiro. Automatize processos sempre que possível, com ferramentas de gestão de facilities, checklists digitais e monitoramento em tempo real. Menos papel, mais eficiência. 4. Use a tecnologia a seu favor Soluções inteligentes como sensores de presença, robôs de limpeza, apps de gestão de equipes e QR Codes para checklists podem otimizar as rotinas e reduzir drasticamente os custos operacionais. Além disso, permitem relatórios detalhados para tomada de decisões baseadas em dados — e não em achismos. 5. Reduza o turnover e valorize sua equipe A demissão custa caro. Treinar um novo colaborador custa mais ainda. Por isso, vale mais a pena investir em retenção, qualificação e engajamento do time atual. Profissionais bem treinados, reconhecidos e motivados entregam mais, cometem menos erros e reduzem o retrabalho. 6. Implemente gestão da qualidade mesmo sem certificação Você não precisa de um selo ISO para adotar boas práticas de qualidade. Comece com o básico: mapeie processos, estabeleça padrões, colete indicadores e revise os fluxos de forma contínua. Quando a operação é guiada por dados e metas, os erros diminuem e a produtividade cresce. 7. Conte com parceiros que somam A Limpeza com Zelo é especialista em otimizar operações de limpeza com inteligência, ergonomia e foco na redução de desperdícios. Através de planos personalizados, equipes treinadas e acompanhamento rigoroso de qualidade , ajudamos sua empresa a reduzir custos com eficiência e profissionalismo . Quer saber como podemos te ajudar? Fale conosco.
30 de abril de 2025
Organizar eventos corporativos de qualidade exige muito mais do que criatividade e boa vontade: é preciso equilíbrio financeiro, planejamento e decisões inteligentes . Em um cenário cada vez mais competitivo, otimizar o orçamento é essencial para garantir eventos impactantes sem comprometer outras áreas da empresa. Se você está planejando uma convenção, um workshop, uma celebração interna ou qualquer outro tipo de evento empresarial, estas 6 dicas vão te ajudar a extrair o máximo valor do seu investimento — sem abrir mão da excelência. 1. Mapeie seus custos fixos com antecedência Antes de qualquer tomada de decisão, é fundamental saber quanto do orçamento será comprometido com despesas fixas . Salários da equipe envolvida, ferramentas de gestão de eventos, licenças e estruturas já contratadas devem estar no radar desde o início. Esses valores são sua base. Só depois de conhecê-los é possível distribuir o restante do orçamento para fornecedores, atrações, alimentação, limpeza, estrutura e outras necessidades. 2. Avalie alternativas no mercado Evite agir por impulso ou repetir fornecedores automaticamente. Um estudo de mercado rápido pode revelar novos espaços, serviços ou parcerias mais vantajosas , com melhor custo-benefício e mais alinhadas ao perfil do evento. Negocie, compare valores, avalie portfólios e veja o que sua concorrência está fazendo — isso pode gerar ideias e economias valiosas. 3. Tenha apoio de especialistas Contar com profissionais experientes em eventos corporativos pode parecer um gasto a mais, mas é na verdade um investimento estratégico . Eles sabem onde cortar, onde investir e como adaptar o evento ao orçamento sem comprometer a entrega. Além disso, garantem agilidade e controle em todo o processo. O mesmo vale para terceirizações essenciais , como os serviços de limpeza e copa — áreas críticas que impactam diretamente a experiência dos convidados. 4. Planeje com visão estratégica: crie um calendário de eventos Eventos corporativos não acontecem isoladamente. Quando inseridos num calendário anual , é possível racionalizar custos, prever demandas, padronizar fornecedores e evitar excessos . Isso também permite que ações bem-sucedidas em um evento gerem frutos em outros, otimizando resultados e fortalecendo a estratégia institucional da empresa. 5. Estabeleça parcerias com fornecedores recorrentes Se a sua empresa organiza eventos com frequência, fechar contratos contínuos com fornecedores confiáveis pode gerar economias consideráveis . Buffets, estruturas, materiais de apoio e limpeza podem ser negociados por pacotes mensais ou anuais, com preços mais competitivos e atendimento prioritário. 6. Inclua uma margem para imprevistos Nenhum planejamento está livre de surpresas. Seja por conta do clima, atrasos ou mudanças de última hora, é importante ter uma reserva de segurança . Mesmo que não seja usada, essa margem evita prejuízos maiores e garante que o evento siga com qualidade, mesmo diante de ajustes inesperados. Planejar um evento corporativo de forma inteligente é o caminho para atingir resultados reais sem ultrapassar os limites financeiros da empresa . Ao aplicar essas estratégias e contar com fornecedores especializados , você garante um evento bem-sucedido do início ao fim.  🔹 Quer garantir limpeza profissional, discrição, organização e suporte de confiança para o seu evento? Fale com a Limpeza com Zelo e solicite seu orçamento personalizado!