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10 dicas sobre controle de custos e gestão de fornecedores!

10 dicas sobre controle de custos e gestão de fornecedores!

Você tem uma boa gestão de fornecedores na sua empresa? Se a sua resposta é não, precisa começar a se atentar a essa questão.

Essa gestão é importante e estratégica para qualquer organização, porque permite alcançar o objetivo principal do departamento de compras: conquistar quantidade, qualidade, prazo e preço.


A partir disso, sua empresa consegue obter vantagem competitiva, tem mais possibilidade de se destacar no mercado e oferecer preços mais atrativos aos clientes mediante a oferta de um produto realmente de qualidade.


Pensando nesse contexto, neste post, vamos mostrar a importância de saber gerenciar os fornecedores, tratando também dos processos de avaliação e homologação.


Vamos lá?


Importância da gestão de fornecedores

O mercado altamente competitivo exige que as empresas encontrem diferenciais para se destacarem da concorrência. Uma forma de fazer isso é gerenciar os fornecedores.


Em termos gerais, esse processo passa pela seleção, avaliação e homologação de fornecedores, bem como sua manutenção em um cadastro atualizado que serve de referência para as negociações.


Quando esse processo é feito de maneira eficiente, o resultado é o aumento da vantagem competitiva da organização, porque a empresa consegue oferecer produtos de qualidade no prazo acordado com o consumidor.


Essa é, portanto, a principal importância do gerenciamento de fornecedores. Mas também existem outros motivos que demonstram o porquê a seleção deles vem crescendo com o passar dos anos.


Algumas das razões são:

  • Aumento do valor relativo aos itens adquiridos se comparado ao total de receitas obtidas pela organização.
  • Facilidade na compra de produtos de outros países, como consequência do processo de globalização.
  • Conquista de preços competitivos para produtos e serviços.
  • Mudanças tecnológicas crescentes, que trouxeram mudanças na realização dos processos.
  • Redução do ciclo de vida dos produtos, como resultado da velocidade crescente da tecnologia.


Isso significa que uma empresa que não seleciona e gerencia seus fornecedores tem mais dificuldades para se destacar no mercado e oferecer um produto passível de concorrência.


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No entanto, existem dois processos que, como já falamos, devem ter bastante atenção: a avaliação e a homologação de fornecedores.


Avaliação de fornecedores na gestão de fornecedores

O processo de avaliação de fornecedores passa pela seleção deles, de acordo com critérios básicos e específicos. Os básicos são preço, prazo de entrega e qualidade.


O fornecedor deve unir esses 3 requisitos para oferecer um produto de qualidade. O preço, então, deve ser acessível, sem esquecer a qualidade (que deve atender às especificações exigidas pela sua empresa) e o prazo de entrega, que deve cumprir as necessidades da organização.


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Além desses quesitos, também é preciso analisar outros itens importantes, como:

  • Custo total de aquisição, ou seja, todos os custos que estão relacionados à compra do produto.
  • Qualidade total do fornecedor, que analisa não somente a qualidade mínima esperada, mas tudo o que ele pode oferecer.
  • Serviço prestado, que avalia a velocidade da entrega, a confiabilidade, a consistência e a frequência das entregas, o custo de transporte, a saúde financeira do fornecedor, sua capacidade tecnológica e de processo e sua estratégia e estrutura organizacional.
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Podemos resumir, então, que a avaliação de fornecedores se resume a alguns elementos fundamentais, que são:

  • Habilidade técnica: o fornecedor deve fornecer o produto desejado com as especificações técnicas exigidas.
  • Capacidade produtiva: a produção deve atender às especificações do produto e produzir o máximo no menor tempo possível e sem defeitos e não conformidades.
  • Confiabilidade: o fornecedor deve ser confiável e ter uma reputação sólida, bem como uma saúde financeira estável.
  • Pós-venda: o fornecedor precisa fornecer suporte caso seja necessário repor peças ou fazer ajustes técnicos. Além disso, é preciso ter um bom atendimento no pós-venda em geral.
  • Localização: muitas vezes, o fornecedor precisa estar próximo da sua empresa ou ter um estoque local para atender às demandas rapidamente.
  • Preço: os preços devem ser competitivos. No entanto, isso não significa que o fornecedor deve oferecer o preço mais baixo, mas sim aquele com o melhor custo-benefício.


Como você pôde perceber, apesar de o preço ser importante, ele não pode ser o único critério a ser observado, porque, nesse caso, corre-se o risco de perder qualidade, ter um fornecedor que não tem um grande comprometimento e atrasar as entregas, o que causa prejuízos grandes para a reputação da sua empresa.


Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira!


Homologação de fornecedores

Depois do processo de avaliação, chega a etapa de homologação dos fornecedores, que é a confirmação de que eles atendem às necessidades da sua empresa. Para isso, é preciso existir confiança e uma relação de transparência.


Fornecedores e empresa compradora devem estabelecer, portanto, uma relação de parceria, em que ambos trabalham em conjunto e buscam as melhores soluções para que ambos os lados possuam vantagem competitiva.


Para que sejam homologados, os fornecedores devem ter antecedentes estáveis, apresentar documentos que comprovem sua eficácia, estar em dia com as exigências fiscais e ter qualificações técnicas e econômico-financeiras.


Analisando esses pontos e aqueles indicados anteriormente na avaliação de fornecedores, você consegue obter o máximo potencial dos fornecedores e tem a possibilidade de conseguir preços melhores por produtos de qualidade, que vão satisfazer o consumidor final.


Podemos dizer, então, que a gestão de fornecedores está relacionada não somente a uma ação estratégica da organização, que impacta o estoque e o financeiro devido à redução de custos.


Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos e aumentar o capital de giro?

Fazer essa gestão também auxilia a conquista de vantagem competitiva, o destaque no mercado perante a concorrência, a reputação da sua empresa e a fidelização de clientes.


Por outro lado, quando não se dá a devida atenção para esse quesito, o resultado é a falha de fornecedores que compromete o funcionamento de toda a sua empresa e ocasiona custos elevados.


Por isso, a dica é fazer o correto gerenciamento de fornecedores por meio da avaliação da maturidade de cada um deles. Os benefícios que podem ser conquistados são:

  • Conseguir melhores produtos.
  • Obter melhores condições de negociação.
  • Conquistar preços mais atrativos.


Considerando tudo o que colocamos neste post, será que a sua empresa faz uma correta gestão de fornecedores? Ou você ainda precisa melhorar os critérios de avaliação e homologação para obter melhores resultados? Se você tem alguma dúvida ou experiência a compartilhar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco!


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Fonte: ibid.com.br



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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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