Você tem uma boa gestão de fornecedores na sua empresa? Se a sua resposta é não, precisa começar a se atentar a essa questão.
Essa gestão é importante e estratégica para qualquer organização, porque permite alcançar o objetivo principal do departamento de compras: conquistar quantidade, qualidade, prazo e preço.
A partir disso, sua empresa consegue obter vantagem competitiva, tem mais possibilidade de se destacar no mercado e oferecer preços mais atrativos aos clientes mediante a oferta de um produto realmente de qualidade.
Pensando nesse contexto, neste post, vamos mostrar a importância de saber gerenciar os fornecedores, tratando também dos processos de avaliação e homologação.
Vamos lá?
O mercado altamente competitivo exige que as empresas encontrem diferenciais para se destacarem da concorrência. Uma forma de fazer isso é gerenciar os fornecedores.
Em termos gerais, esse processo passa pela seleção, avaliação e homologação de fornecedores, bem como sua manutenção em um cadastro atualizado que serve de referência para as negociações.
Quando esse processo é feito de maneira eficiente, o resultado é o aumento da vantagem competitiva da organização, porque a empresa consegue oferecer produtos de qualidade no prazo acordado com o consumidor.
Essa é, portanto, a principal importância do gerenciamento de fornecedores. Mas também existem outros motivos que demonstram o porquê a seleção deles vem crescendo com o passar dos anos.
Algumas das razões são:
Isso significa que uma empresa que não seleciona e gerencia seus fornecedores tem mais dificuldades para se destacar no mercado e oferecer um produto passível de concorrência.
No entanto, existem dois processos que, como já falamos, devem ter bastante atenção: a avaliação e a homologação de fornecedores.
O processo de avaliação de fornecedores passa pela seleção deles, de acordo com critérios básicos e específicos. Os básicos são preço, prazo de entrega e qualidade.
O fornecedor deve unir esses 3 requisitos para oferecer um produto de qualidade. O preço, então, deve ser acessível, sem esquecer a qualidade (que deve atender às especificações exigidas pela sua empresa) e o prazo de entrega, que deve cumprir as necessidades da organização.
Além desses quesitos, também é preciso analisar outros itens importantes, como:
Podemos resumir, então, que a avaliação de fornecedores se resume a alguns elementos fundamentais, que são:
Como você pôde perceber, apesar de o preço ser importante, ele não pode ser o único critério a ser observado, porque, nesse caso, corre-se o risco de perder qualidade, ter um fornecedor que não tem um grande comprometimento e atrasar as entregas, o que causa prejuízos grandes para a reputação da sua empresa.
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Depois do processo de avaliação, chega a etapa de homologação dos fornecedores, que é a confirmação de que eles atendem às necessidades da sua empresa. Para isso, é preciso existir confiança e uma relação de transparência.
Fornecedores e empresa compradora devem estabelecer, portanto, uma relação de parceria, em que ambos trabalham em conjunto e buscam as melhores soluções para que ambos os lados possuam vantagem competitiva.
Para que sejam homologados, os fornecedores devem ter antecedentes estáveis, apresentar documentos que comprovem sua eficácia, estar em dia com as exigências fiscais e ter qualificações técnicas e econômico-financeiras.
Analisando esses pontos e aqueles indicados anteriormente na avaliação de fornecedores, você consegue obter o máximo potencial dos fornecedores e tem a possibilidade de conseguir preços melhores por produtos de qualidade, que vão satisfazer o consumidor final.
Podemos dizer, então, que a gestão de fornecedores está relacionada não somente a uma ação estratégica da organização, que impacta o estoque e o financeiro devido à redução de custos.
Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos e aumentar o capital de giro?
Fazer essa gestão também auxilia a conquista de vantagem competitiva, o destaque no mercado perante a concorrência, a reputação da sua empresa e a fidelização de clientes.
Por outro lado, quando não se dá a devida atenção para esse quesito, o resultado é a falha de fornecedores que compromete o funcionamento de toda a sua empresa e ocasiona custos elevados.
Por isso, a dica é fazer o correto gerenciamento de fornecedores por meio da avaliação da maturidade de cada um deles. Os benefícios que podem ser conquistados são:
Considerando tudo o que colocamos neste post, será que a sua empresa faz uma correta gestão de fornecedores? Ou você ainda precisa melhorar os critérios de avaliação e homologação para obter melhores resultados? Se você tem alguma dúvida ou experiência a compartilhar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco!
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Fonte: ibid.com.br
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