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10 dicas sobre controle de custos e gestão de fornecedores!

10 dicas sobre controle de custos e gestão de fornecedores!

Você tem uma boa gestão de fornecedores na sua empresa? Se a sua resposta é não, precisa começar a se atentar a essa questão.

Essa gestão é importante e estratégica para qualquer organização, porque permite alcançar o objetivo principal do departamento de compras: conquistar quantidade, qualidade, prazo e preço.


A partir disso, sua empresa consegue obter vantagem competitiva, tem mais possibilidade de se destacar no mercado e oferecer preços mais atrativos aos clientes mediante a oferta de um produto realmente de qualidade.


Pensando nesse contexto, neste post, vamos mostrar a importância de saber gerenciar os fornecedores, tratando também dos processos de avaliação e homologação.


Vamos lá?


Importância da gestão de fornecedores

O mercado altamente competitivo exige que as empresas encontrem diferenciais para se destacarem da concorrência. Uma forma de fazer isso é gerenciar os fornecedores.


Em termos gerais, esse processo passa pela seleção, avaliação e homologação de fornecedores, bem como sua manutenção em um cadastro atualizado que serve de referência para as negociações.


Quando esse processo é feito de maneira eficiente, o resultado é o aumento da vantagem competitiva da organização, porque a empresa consegue oferecer produtos de qualidade no prazo acordado com o consumidor.


Essa é, portanto, a principal importância do gerenciamento de fornecedores. Mas também existem outros motivos que demonstram o porquê a seleção deles vem crescendo com o passar dos anos.


Algumas das razões são:

  • Aumento do valor relativo aos itens adquiridos se comparado ao total de receitas obtidas pela organização.
  • Facilidade na compra de produtos de outros países, como consequência do processo de globalização.
  • Conquista de preços competitivos para produtos e serviços.
  • Mudanças tecnológicas crescentes, que trouxeram mudanças na realização dos processos.
  • Redução do ciclo de vida dos produtos, como resultado da velocidade crescente da tecnologia.


Isso significa que uma empresa que não seleciona e gerencia seus fornecedores tem mais dificuldades para se destacar no mercado e oferecer um produto passível de concorrência.


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No entanto, existem dois processos que, como já falamos, devem ter bastante atenção: a avaliação e a homologação de fornecedores.


Avaliação de fornecedores na gestão de fornecedores

O processo de avaliação de fornecedores passa pela seleção deles, de acordo com critérios básicos e específicos. Os básicos são preço, prazo de entrega e qualidade.


O fornecedor deve unir esses 3 requisitos para oferecer um produto de qualidade. O preço, então, deve ser acessível, sem esquecer a qualidade (que deve atender às especificações exigidas pela sua empresa) e o prazo de entrega, que deve cumprir as necessidades da organização.


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Além desses quesitos, também é preciso analisar outros itens importantes, como:

  • Custo total de aquisição, ou seja, todos os custos que estão relacionados à compra do produto.
  • Qualidade total do fornecedor, que analisa não somente a qualidade mínima esperada, mas tudo o que ele pode oferecer.
  • Serviço prestado, que avalia a velocidade da entrega, a confiabilidade, a consistência e a frequência das entregas, o custo de transporte, a saúde financeira do fornecedor, sua capacidade tecnológica e de processo e sua estratégia e estrutura organizacional.
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Podemos resumir, então, que a avaliação de fornecedores se resume a alguns elementos fundamentais, que são:

  • Habilidade técnica: o fornecedor deve fornecer o produto desejado com as especificações técnicas exigidas.
  • Capacidade produtiva: a produção deve atender às especificações do produto e produzir o máximo no menor tempo possível e sem defeitos e não conformidades.
  • Confiabilidade: o fornecedor deve ser confiável e ter uma reputação sólida, bem como uma saúde financeira estável.
  • Pós-venda: o fornecedor precisa fornecer suporte caso seja necessário repor peças ou fazer ajustes técnicos. Além disso, é preciso ter um bom atendimento no pós-venda em geral.
  • Localização: muitas vezes, o fornecedor precisa estar próximo da sua empresa ou ter um estoque local para atender às demandas rapidamente.
  • Preço: os preços devem ser competitivos. No entanto, isso não significa que o fornecedor deve oferecer o preço mais baixo, mas sim aquele com o melhor custo-benefício.


Como você pôde perceber, apesar de o preço ser importante, ele não pode ser o único critério a ser observado, porque, nesse caso, corre-se o risco de perder qualidade, ter um fornecedor que não tem um grande comprometimento e atrasar as entregas, o que causa prejuízos grandes para a reputação da sua empresa.


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Homologação de fornecedores

Depois do processo de avaliação, chega a etapa de homologação dos fornecedores, que é a confirmação de que eles atendem às necessidades da sua empresa. Para isso, é preciso existir confiança e uma relação de transparência.


Fornecedores e empresa compradora devem estabelecer, portanto, uma relação de parceria, em que ambos trabalham em conjunto e buscam as melhores soluções para que ambos os lados possuam vantagem competitiva.


Para que sejam homologados, os fornecedores devem ter antecedentes estáveis, apresentar documentos que comprovem sua eficácia, estar em dia com as exigências fiscais e ter qualificações técnicas e econômico-financeiras.


Analisando esses pontos e aqueles indicados anteriormente na avaliação de fornecedores, você consegue obter o máximo potencial dos fornecedores e tem a possibilidade de conseguir preços melhores por produtos de qualidade, que vão satisfazer o consumidor final.


Podemos dizer, então, que a gestão de fornecedores está relacionada não somente a uma ação estratégica da organização, que impacta o estoque e o financeiro devido à redução de custos.


Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos e aumentar o capital de giro?

Fazer essa gestão também auxilia a conquista de vantagem competitiva, o destaque no mercado perante a concorrência, a reputação da sua empresa e a fidelização de clientes.


Por outro lado, quando não se dá a devida atenção para esse quesito, o resultado é a falha de fornecedores que compromete o funcionamento de toda a sua empresa e ocasiona custos elevados.


Por isso, a dica é fazer o correto gerenciamento de fornecedores por meio da avaliação da maturidade de cada um deles. Os benefícios que podem ser conquistados são:

  • Conseguir melhores produtos.
  • Obter melhores condições de negociação.
  • Conquistar preços mais atrativos.


Considerando tudo o que colocamos neste post, será que a sua empresa faz uma correta gestão de fornecedores? Ou você ainda precisa melhorar os critérios de avaliação e homologação para obter melhores resultados? Se você tem alguma dúvida ou experiência a compartilhar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco!


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Fonte: ibid.com.br



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26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.
11 de março de 2025
A terceirização de serviços tem se consolidado no mercado graças à possibilidade de economizar recursos, além de permitir que as empresas foquem inteiramente no seu core business (seu negócio principal). Desse modo, o que antes era tendência, agora já faz parte do cotidiano de muitas organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas. No entanto, antes de contratar uma empresa terceirizada , é preciso tomar alguns cuidados, como analisar a reputação e o histórico da fornecedora dos serviços. Também é indicado levantar as necessidades reais do seu empreendimento, de modo que os ganhos futuros consigam ser mensurados e a terceirização de serviços possa valer a pena. 1. Conhecimento do negócio e aproximação com a necessidade da empresa O conhecimento da área de atuação do seu negócio pela empresa de terceirização é um dos itens mais importantes a se avaliar. É vital que ela entenda do seu setor para que possa fornecer soluções compatíveis com suas atividades e necessidades, de modo que atuem como suporte para otimizar suas operações e não as atrapalhar. No caso de terceirização de limpeza, a contratação de equipes de limpeza inadequadas para tarefas críticas, especialmente aquelas que exijam maior desempenho, pode ser extremamente prejudicial à contratante. Portanto, é importante que a terceirizada conheça as necessidades específicas de cada contratante, além de identificar corretamente quais automóveis selecionar para cada perfil de uso. 2. Possibilidade de personalização na terceirização de serviços A empresa terceirizadora deve ter a capacidade de compreender a operação do cliente de modo a oferecer um escopo de serviços adequado e sob medida para suas necessidades. Outro ponto a se observar é a flexibilidade de personalização dos serviços, já que, além do ramo de atuação, a empresa poderá crescer ou expandir seus negócios para outros mercados. Dessa forma, é importante que a terceirizada consiga acompanhá-la sem diminuir a qualidade das atividades prestadas – ou seja, precisa oferecer escalabilidade para atender bem a todo tipo de contratante. 3. Histórico da empresa que fará a terceirização de serviços Como mencionado acima, é importante que o histórico da empresa terceirizada seja levantado para que se avalie a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, pode-se buscar informações com outras empresas que a contrataram para avaliar a forma como foram atendidas, quais resultados obtiveram, se indicam a prestadora dos serviços e outras informações que se façam necessárias. Obter um feedback é uma forma de diminuir os riscos de uma relação que poderá se estender por anos, evitando assim muitas dores de cabeça no futuro. Busque empresas conhecidas, com experiência e tempo de atuação no mercado em questão. Avalie seu portfólio de clientes, uma ótima fonte de referências sobre nível de serviço oferecido por essa empresa enquanto fornecedora de produtos ou serviços. Essas informações podem demonstrar a capacidade da empresa no atendimento de demandas de diferentes setores em diferentes escalas, se tornando um parâmetro fundamental na hora de selecionar uma empresa de terceirização de serviços. 4. Capacidade financeira  Dessa forma, caso surjam imprevistos, ela poderá fornecer apoio e não desamparar o seu negócio. Vale lembrar que a terceirização de serviços não deve ser vista apenas como uma forma de economizar recursos financeiros, mas também como uma chance de conseguir uma parceria rentável e eficaz para o seu empreendimento. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresa. Veja os benefícios que só os clientes da Limpeza com Zelo possuem!
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