8 passos para melhorar o controle de férias dos funcionários

8 passos para melhorar o controle de férias dos funcionários

O controle de férias dos funcionários é uma tarefa importante do departamento pessoal das empresas. Além de garantir que não haja nenhum passivo trabalhista (como a necessidade de pagar em dobro o valor de férias por ter vencido o período concessivo) você também mantém a transparência da organização com os funcionários – item muito importante na motivação de talentos.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo que apresentará 8 passos para melhorar o controle de férias dos funcionários. Além disso, também listamos uma série de dicas práticas para que você tenha mais facilidade ao realizar esse processo na sua empresa.

Ficou interessado em todas essas informações? Então siga a leitura e confira!

1. Obtenha um histórico das férias gozadas

Antes de criar o controle, verifique se existe um histórico pronto. Caso não exista, você deverá criar um.. Solicite na sua contabilidade ou para quem fecha a sua folha de pagamento um histórico detalhado dos períodos de férias gozados por seus funcionários.

De preferência, solicite um arquivo com as seguintes informações por período de férias concedido (efetivamente descansado pelo funcionário):

  1. nome do funcionário;
  2. período aquisitivo (de/até);
  3. dias de férias gozados.

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Esses dados são muito importantes, pois se os funcionários não gozarem das férias no período previsto em lei, a empresa pode ser acionada judicialmente e ser alvo de processo trabalhista por parte dos colaboradores com vencimentos atrasados.

2. Defina a política de férias da empresa

Com a reforma trabalhista, recentemente aprovada, as férias podem ser divididas em até três períodos. No entanto, nenhum deles pode ter duração inferior a cinco dias corridos e, pelo menos, um deles deve ser maior do que 14 dias corridos.

Vale destacar ainda que a divisão das férias nesses períodos pode ser negociada entre o patrão e os colaboradores, mas não pode ser imposta pelo empregador. É preciso que o acordo seja adequado para ambas as partes, por isso a importância do diálogo.

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Funcionários menores de 18 e maiores de 50 anos, que não podiam ter suas férias divididas, com a nova legislação deixam de ser exceção e podem ter o período parcelado assim como os demais grupos.

Mesmo assim, você pode querer definir políticas diferentes dentro da sua empresa. Por exemplo, que as férias não possam começar em uma sexta-feira (pela lei, as férias precisam começar em um dia útil).

3. Torne público e claro quais as políticas internas que deverão ser seguidas

Estabeleça as políticas e escreva em um local onde todos os funcionários tenham acesso. Se você tiver um manual de integração, coloque a política de férias descrita lá.

A partir daí, crie uma planilha que controle todas as solicitações de férias. Lembre-se que cabe a empresa definir o período em que o funcionário sairá de férias, por isso, você poderá recusar as férias sempre que fugir da política, mas, claro, desde que siga a legislação.

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Deixar todas essas informações às claras é importante para que todos os colaboradores entendam que nenhum colega está sendo privilegiado e que todos recebem o mesmo tratamento, por meio de uma comunicação transparente e um relacionamento que preza pelo bem-estar coletivo.

Lembre-se também de consultar a convenção coletiva do sindicato dos funcionários para verificar se há alguma política específica para a categoria. Afinal, existem algumas regulamentações que dizem respeito a apenas alguns setores.

4. Estabeleça prioridades na demanda interna

Para evitar “dores de cabeça” durante o período de férias dos colaboradores na empresa, é absolutamente fundamental que as férias sejam estabelecidas, sempre, de acordo com a demanda interna da sua organização.

Uma papelaria que atinge o ápice de vendas entre os meses de janeiro e fevereiro, por conta da grande procura por material escolar durante o retorno dos estudantes às aulas, por exemplo, será muito prejudicada se resolver conceder férias a seus vendedores nessa época do ano.

O ideal, nesse caso, é que as férias ocorram em outros meses ao longo do ano. Preferencialmente, aqueles nos quais a demanda no estabelecimento é menor e que, consequentemente, há menos circulação de clientes na loja.

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Esse foi apenas um exemplo, no entanto, seu princípio é perfeitamente aplicável a qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, uma vez que em todas as áreas há períodos nos quais a demanda de trabalho é maior do que em outros, necessitando o time completo para a plena execução das tarefas.

5. Defina prazos

O setor de recursos humanos deve definir prazos para que os funcionários apresentem os seus pedidos de férias. Desse modo, a organização terá o tempo suficiente para projetar o impacto que as ausências causarão em seu processo produtivo.

É possível abrir uma espécie de edital para que todos comuniquem os períodos nos quais gostariam de gozar suas férias. Após todos informarem as datas desejadas, a empresa pode criar um calendário, obviamente, dentro de suas possibilidades, e torná-lo público para todos os funcionários da empresa

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Similarmente, é importante estabelecer um diálogo franco e aberto com os colaboradores sobre o assunto, pois, é natural que muitos prefiram tirar férias no verão ou em datas festivas, por exemplo. Como você certamente já sabe, nem sempre isso será possível. Isso significa que é necessário estimular a compreensão mútua das diferentes necessidades e fomentar a empatia entre a equipe profissional.

Em situações assim, caso você não atue no comércio, é possível se programar para tirar férias coletivas no fim de ano, que pode ser de uma semana ou quinze dias. O restante dos dias pode ser tirado individualmente por cada funcionário, no decorrer do ano, conforme as solicitações que forem realizadas dentro do prazo preestabelecido.

6. Prepare o grupo para ausências

Quando um funcionário sai de férias, é necessário que alguém assuma as suas atividades para que a empresa não tenha prejuízos no atendimento ao cliente ou nos processos produtivos durante a ausência.

Por isso, antes de sair de férias, o colaborador e seu supervisor devem definir qual ou quais colegas ficarão encarregados de suas funções. Assim, se for necessário, essas pessoas podem ser treinadas e preparadas com antecedência.

O ideal é que esse treinamento seja feito com pelo menos 15 dias de antecedência, para que o substituto esteja completamente apto para as funções provisórias, sem ter que deixar de executar atividades importantes da empresa por conta de despreparo ou desconhecimento.

7. Evite sobrecarga nos setores

Outro cuidado que deve ser tomado quando alguém sai de férias é evitar a sobrecarga nos setores. Afinal, o colaborador que assumir as funções do colega que está em férias não poderá deixar de fazer aquilo que já é sua obrigação, sendo realizado assim um acúmulo de funções.

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Uma ideia interessante para empresas de pequeno e médio porte que tenham poucos colaboradores e que querem evitar a sobrecarga nos setores é a contratação de funcionários temporários.

Desse modo, se existem seis funcionários que precisam gozar de férias, por exemplo, pode ser contratada uma pessoa para trabalhar temporariamente apenas pelo período que os demais precisam se ausentar, evitando assim o acúmulo prejudicial de funções. Em alguns casos, se houver demanda após o término das férias, o colaborador substituto pode ser até mesmo efetivado dentro da empresa.

Outra solução para essas substituições pode ser a contratação de estagiários, no caso de empresas que contam com o trabalho de estudantes que dedicam seus estudos à área de atuação da organização.

8. Conte com o auxílio de um software de RH

Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas podem ter um software que auxilie nos procedimentos de RH e departamento pessoal, como o controle de férias dos funcionários.

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Atualmente, existem opções de programas que são de excelente qualidade e desenvolvidos para atender justamente a esse nicho de público, facilitando o dia a dia e as rotinas administrativas do pequeno empresário.

Além do controle de férias, esse tipo de ferramenta também é muito útil para o cálculo das folhas de pagamento, gestão de admissões e desligamentos, melhorar a comunicação entre os colaboradores, distribuir os holerites ou folhas de pagamento etc.

Finalmente a terceirização de serviços pode simplificar o trabalho, já que você não é responsável pelo controle dos funcionários, e pode focar no seu negócio.

Entre em contato com a Limpeza com Zelo e verifique como podemos lhe ajudar com serviços terceirizados de limpeza e serviços de manutenção para a sua empresa.


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16 de maio de 2025
Você já entrou no banheiro e sentiu aquele cheiro estranho, mesmo com tudo aparentemente limpo? Isso acontece mais do que parece – e na maioria das vezes, o problema está em pequenos detalhes do dia a dia. A boa notícia: com alguns cuidados simples, é possível manter o banheiro sempre cheiroso e higienizado. Confira: 1. Fique de olho nos ralos e entupimentos O acúmulo de cabelo, espuma, pasta de dente e outros resíduos pode entupir os ralos e causar mau cheiro. Se perceber a água descendo devagar ou notar odores, vale usar desentupidor ou arame para tentar resolver o problema. Outra dica é despejar água com desinfetante nos ralos para garantir que o sifão continue funcionando como vedação contra odores. ⚠️ Atenção: se optar por usar soda cáustica, siga rigorosamente as instruções da embalagem e use com muito cuidado – ela pode causar acidentes e danificar os canos se usada em excesso. 2. Mantenha uma rotina de limpeza leve e frequente Evite que a sujeira se acumule. Uma limpeza rápida com desinfetante (pode ser o tradicional Vim ou outro de sua preferência) já é suficiente para manter ralos, vaso sanitário e pia longe do mau cheiro. Essa rotina pode ser feita diariamente em menos de 10 minutos. Dica extra: aposte em aromatizadores e velas perfumadas para reforçar a sensação de limpeza e conforto. 3. Dê atenção especial ao vaso sanitário O vaso é um dos principais focos de odor. Limpe-o com desinfetante nas bordas e na parte interna todos os dias, principalmente se o banheiro for usado com frequência. E lembre-se: nada de jogar absorventes, cotonetes ou papel higiênico em excesso no vaso. Isso pode causar entupimentos e mau cheiro a longo prazo. Bônus: boas práticas que funcionam! Faça a limpeza do sifão da pia ao menos 1x por mês. Use tampas de ralo com vedação para evitar o retorno de odores. Sempre que possível, reaproveite a água do banho ou da máquina para lavar o banheiro (economia e praticidade!). Conte com a Limpeza com Zelo Quer um resultado ainda mais eficaz? Faça uma limpeza profissional com quem entende do assunto. Na Limpeza com Zelo, você contrata tudo online, escolhe o tipo de limpeza ideal e ainda conta com suporte personalizado. 📲 Faça seu orçamento gratuito agora mesmo!
9 de maio de 2025
Em tempos de cortes orçamentários, uma das perguntas mais comuns entre gestores de facilities é: como reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço? A boa notícia é que isso é possível — e com estratégia, planejamento e parceiros certos, pode até se tornar uma vantagem competitiva. Neste post, vamos mostrar como sua empresa pode cortar gastos de forma inteligente , mantendo a eficiência nas operações e a satisfação dos usuários. 1. Terceirize com estratégia A terceirização de serviços como limpeza, manutenção, portaria e jardinagem é uma das formas mais eficazes de reduzir custos operacionais. Mas atenção: terceirizar não é apenas trocar de fornecedor — é escolher um parceiro que entregue qualidade, regularidade e responsabilidade. Busque empresas com histórico comprovado, que cuidem de toda a gestão de equipe, EPI, treinamentos e conformidade trabalhista. Isso evita dores de cabeça e garante mais tempo para focar no core business da sua empresa. 2. Corte desperdícios e crie metas de economia Você sabia que boa parte dos gastos com limpeza e manutenção vêm de desperdícios invisíveis? Luzes acesas desnecessariamente, torneiras pingando, uso excessivo de produtos de limpeza… tudo isso pesa no orçamento. Defina metas claras de redução de consumo de água, luz e insumos . Envolva a equipe nessas metas, ofereça feedbacks e bonificações por boas práticas. Pequenas atitudes geram grandes resultados. 3. Elimine burocracias que só geram retrabalho Processos engessados, aprovações em excesso e papeladas sem fim atrapalham o fluxo de trabalho e consomem tempo e dinheiro. Automatize processos sempre que possível, com ferramentas de gestão de facilities, checklists digitais e monitoramento em tempo real. Menos papel, mais eficiência. 4. Use a tecnologia a seu favor Soluções inteligentes como sensores de presença, robôs de limpeza, apps de gestão de equipes e QR Codes para checklists podem otimizar as rotinas e reduzir drasticamente os custos operacionais. Além disso, permitem relatórios detalhados para tomada de decisões baseadas em dados — e não em achismos. 5. Reduza o turnover e valorize sua equipe A demissão custa caro. Treinar um novo colaborador custa mais ainda. Por isso, vale mais a pena investir em retenção, qualificação e engajamento do time atual. Profissionais bem treinados, reconhecidos e motivados entregam mais, cometem menos erros e reduzem o retrabalho. 6. Implemente gestão da qualidade mesmo sem certificação Você não precisa de um selo ISO para adotar boas práticas de qualidade. Comece com o básico: mapeie processos, estabeleça padrões, colete indicadores e revise os fluxos de forma contínua. Quando a operação é guiada por dados e metas, os erros diminuem e a produtividade cresce. 7. Conte com parceiros que somam A Limpeza com Zelo é especialista em otimizar operações de limpeza com inteligência, ergonomia e foco na redução de desperdícios. Através de planos personalizados, equipes treinadas e acompanhamento rigoroso de qualidade , ajudamos sua empresa a reduzir custos com eficiência e profissionalismo . Quer saber como podemos te ajudar? Fale conosco.
30 de abril de 2025
Organizar eventos corporativos de qualidade exige muito mais do que criatividade e boa vontade: é preciso equilíbrio financeiro, planejamento e decisões inteligentes . Em um cenário cada vez mais competitivo, otimizar o orçamento é essencial para garantir eventos impactantes sem comprometer outras áreas da empresa. Se você está planejando uma convenção, um workshop, uma celebração interna ou qualquer outro tipo de evento empresarial, estas 6 dicas vão te ajudar a extrair o máximo valor do seu investimento — sem abrir mão da excelência. 1. Mapeie seus custos fixos com antecedência Antes de qualquer tomada de decisão, é fundamental saber quanto do orçamento será comprometido com despesas fixas . Salários da equipe envolvida, ferramentas de gestão de eventos, licenças e estruturas já contratadas devem estar no radar desde o início. Esses valores são sua base. Só depois de conhecê-los é possível distribuir o restante do orçamento para fornecedores, atrações, alimentação, limpeza, estrutura e outras necessidades. 2. Avalie alternativas no mercado Evite agir por impulso ou repetir fornecedores automaticamente. Um estudo de mercado rápido pode revelar novos espaços, serviços ou parcerias mais vantajosas , com melhor custo-benefício e mais alinhadas ao perfil do evento. Negocie, compare valores, avalie portfólios e veja o que sua concorrência está fazendo — isso pode gerar ideias e economias valiosas. 3. Tenha apoio de especialistas Contar com profissionais experientes em eventos corporativos pode parecer um gasto a mais, mas é na verdade um investimento estratégico . Eles sabem onde cortar, onde investir e como adaptar o evento ao orçamento sem comprometer a entrega. Além disso, garantem agilidade e controle em todo o processo. O mesmo vale para terceirizações essenciais , como os serviços de limpeza e copa — áreas críticas que impactam diretamente a experiência dos convidados. 4. Planeje com visão estratégica: crie um calendário de eventos Eventos corporativos não acontecem isoladamente. Quando inseridos num calendário anual , é possível racionalizar custos, prever demandas, padronizar fornecedores e evitar excessos . Isso também permite que ações bem-sucedidas em um evento gerem frutos em outros, otimizando resultados e fortalecendo a estratégia institucional da empresa. 5. Estabeleça parcerias com fornecedores recorrentes Se a sua empresa organiza eventos com frequência, fechar contratos contínuos com fornecedores confiáveis pode gerar economias consideráveis . Buffets, estruturas, materiais de apoio e limpeza podem ser negociados por pacotes mensais ou anuais, com preços mais competitivos e atendimento prioritário. 6. Inclua uma margem para imprevistos Nenhum planejamento está livre de surpresas. Seja por conta do clima, atrasos ou mudanças de última hora, é importante ter uma reserva de segurança . Mesmo que não seja usada, essa margem evita prejuízos maiores e garante que o evento siga com qualidade, mesmo diante de ajustes inesperados. Planejar um evento corporativo de forma inteligente é o caminho para atingir resultados reais sem ultrapassar os limites financeiros da empresa . Ao aplicar essas estratégias e contar com fornecedores especializados , você garante um evento bem-sucedido do início ao fim.  🔹 Quer garantir limpeza profissional, discrição, organização e suporte de confiança para o seu evento? Fale com a Limpeza com Zelo e solicite seu orçamento personalizado!