Com a competitividade empresarial aumentando a cada dia, incertezas econômicas surgindo e crescente inflação no valor de produtos e serviços, nada mais apropriado do que buscar reduzir os custos da empresa.
A partir disso, a Limpeza com Zelo separou dicas atreladas à diversas áreas da empresa para diminuir os custos.
Área de Recursos Humanos
- Otimizar a jornada de trabalho
Aqui, a área de Recursos Humanos tem como principal função auxiliar os funcionários a otimizarem a jornada de trabalho. Isso porque, quando os colaboradores aproveitam bem o horário de trabalho, naturalmente passam menos tempo na empresa. Como resultado, a empresa também sai ganhando, já que economiza recursos com hora extra e consumo de energia elétrica. Além disso, uma dica valiosa para o RH transmitir é, por exemplo, evitar o uso excessivo do celular, calcular corretamente o tempo de almoço e moderar nas pausas para o cigarro.
Como planejar uma mudança de escritório?
- Calcular os custos da demissão
Sabemos que, na maioria das empresas, ocorre a troca de funcionários antigos por aqueles mais jovens. Embora o intuito de renovar a equipe possa ser bom, é fundamental fazer os cálculos demissionais de forma correta para que a empresa não saia no prejuízo. Além disso, você deve somar a isso os gastos com a contratação e o treinamento dos novos funcionários.
Área de Infraestrutura
- Corte pequenos gastos
Itens do dia a dia podem não apresentar custos muito altos, mas, quando somados no fim do mês, podem pesar bastante nas finanças da empresa. Para ilustrar, empresas que usam cafeteiras de cápsulas gastam em média R$130 por mês. Em contrapartida, ao trocar por café tradicional de coador, a economia pode chegar a 40%.
O que é e como manutenção preventiva e corretiva
Outro custo diário são a respeito de produtos de limpeza. O ideal é que as empresas não comprem em supermercados, já que o custo dos produtos será com certeza inflacionado. Para serviços de limpeza de escritório, a Limpeza com Zelo oferece a compra de kit de materiais de limpeza a um preço acessível. Faça o orçamento e confira!
Hoje um dos maiores desafios é economizar dinheiro e tempo proporcionalmente. Portanto, uma dica valiosa é contratar empresas que cuidam dos processos burocráticos para você. Ao invés de perder tempo procurando profissional de limpeza, é possível encontrar empresas que fazem isso. O único trabalho que você terá que fazer é escolher o tipo de serviço e fazer o pagamento.
- Economize no telefone
Após ter constatado um custo de telefonia elevado, José Roberto de Arruda Filho, sócio-diretor da JR&M Assessoria Contábil, instalou um software que, ligado à central telefônica, registra quais funcionários falam mais ao telefone e quais clientes demandam mais ligações. Com isso, fizemos um programa de conscientização e conseguimos uma economia de 35% na conta do telefone. Para reduzir essa despesa, negocie com a empresa de telefonia um pacote mais ajustado ao perfil das ligações da sua empresa.
Área de finanças
- Analise o fluxo de caixa
Para evitar dívidas é importante realizar uma análise do fluxo de caixa dos últimos 12 meses e verificar em quais períodos houve baixa de vendas e necessidade de capital. A partir disso, é possível negociar com os fornecedores um remanejamento dos prazos de pagamento.
- Verifique o regime tributário
Se a empresa estiver no enquadramento tributário adequado, ela pode diminuir a quantia que gasta com impostos.
Bom, essas são algumas dicas rápidas de aplicar, e nós sabemos que elas vão trazer bons resultados na diminuição de custos da empresa. Continue acompanhando o blog da Limpeza com Zelo
Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios