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Escritório Inteligente: 10 Cuidados necessários na limpeza de escritórios!

Escritório Inteligente: 10 Cuidados necessários na limpeza de escritórios!

Dentre os muitos processos que necessitam ser bem gerenciados dentro de uma empresa, a limpeza de escritórios surge como um dos principais. Embora pareça algo secundário e sem muita importância, garantir um ambiente limpo e agradável influencia diretamente nos resultados obtidos pela organização.

Isso porque o escritório é o lugar onde geralmente clientes, parceiros e fornecedores têm o primeiro contato físico com a empresa. E como diz o velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Ou seja, ao deparar-se com um ambiente sujo e desorganizado, a tendência é que as pessoas tenham uma péssima imagem da companhia.


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Do mesmo modo, ambientes mal cuidados e não higiênicos influenciam negativamente na produtividade e motivação dos colaboradores. Afinal, quem se sente confortável ao passar quase um terço de seu dia em um lugar insalubre, não é mesmo?

E mesmo que, à primeira vista, o escritório pareça estar limpo, certos cuidados passam despercebidos por muitos gestores. Entretanto, eles merecem cuidado e atenção redobrados. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!


1. Produtos Apropriados

Hoje em dia, o que não faltam são produtos de limpeza exclusivamente criados para uma determinada função. Limpeza de vidros, carpetes, madeira, plástico, desengordurantes, entre muitos outros. O leque de opções é bastante amplo.

Justamente por isso, não utilizar os produtos apropriados na limpeza de escritórios é um tiro no pé. Além de facilitar a limpeza dos objetos e superfícies para os quais são destinados, eles também economizam tempo e esforço da equipe de limpeza, que poderá dedicar-se a outras tarefas igualmente importantes.

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2. Higienização do Ar Condicionado

Filtros de ar-condicionado sujos são um convite à presença de microrganismos potencialmente causadores de doenças no escritório.

Por isso, é imprescindível realizar a limpeza periódica do sistema de refrigeração! Assim, você fornece, para seus funcionários e clientes, um ambiente limpo, agradável e livre de ácaros, fungos e doenças.

Você pode ter interesse em 10 dicas de limpeza e organização do escritório. Confira!


3. Atenção aos Detalhes

Escritório Inteligente: Teclados de computadores, vãos escondidos de janelas e portas, parte interna de armários, gavetas e arquivos. Esses são apenas alguns exemplos de lugares que, geralmente, são negligenciados durante a limpeza de escritórios.

Entretanto, dar atenção a esses cantinhos é uma maneira de garantir um ambiente impecavelmente limpo, saudável e organizado.


4. Escala de Trabalho

Não são poucas as empresas que optam pela terceirização dos serviços de limpeza e coleta de resíduos do escritório. E apesar de essa ser uma ótima opção, também é necessário estudar e organizar muito bem a escala de trabalho das equipes terceirizadas.

Nesse contexto, tentar estabelecer jornadas de trabalho que não gerem conflitos com as horas de trabalho dos demais colaboradores da empresa é uma dica de ouro. Assim, ninguém — nem o pessoal da limpeza nem os funcionários do escritório — tem o trabalho prejudicado ou atrasado por outros.

Obviamente, isso nem sempre é possível, mas tentar encaixar horários de limpeza nas primeiras horas da manhã, durante o intervalo do almoço dos demais trabalhadores ou no final da tarde faz uma diferença e tanto no nível de limpeza do escritório.


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5. Coleta de material reciclável

Caso o escritório e a empresa se preocupem com a sustentabilidade do planeta, contratar serviços de coleta de material reciclável é extremamente recomendado. Porém, é importante realizar treinamentos e campanhas de sensibilização dos funcionários, para que os resíduos sejam separados corretamente e tenham destinação adequada.

Por isso, é fundamental a contratação de empresas qualificadas e experientes na coleta de lixo. Assim, você tem certeza de que a coleta, o transporte e a destinação serão feitos corretamente e dentro dos parâmetros da legislação ambiental.


6. Limpeza de superfícies

Nem só de mesas e estações de trabalho se faz um escritório, não é mesmo? Em muitos casos, carpetes, persianas e cortinas também são parte da decoração e do mobiliário. E por isso mesmo, todos esses itens devem ser limpos e higienizados.

Com a utilização dos produtos apropriados, é possível limpá-los facilmente, deixando o escritório impecável — o que auxilia para a melhora do clima organizacional da empresa.


7. Cuidado com materiais delicados

Equipamentos, computadores, aparelhos de telefone, fax, impressoras, roteadores de internet e toneladas de fios. Provavelmente, isso é uma realidade em seu escritório, certo?

Por serem itens delicados — e que podem até mesmo parar a atividade da empresa caso deixem de funcionar —, é essencial que a equipe de limpeza contratada saiba manejá-los com cuidado e zelo. Assegure-se disso ao contratar esses serviços.


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8. Bons Equipamentos

Da mesma forma que os produtos de limpeza apropriados melhoram a higienização de escritórios, o mesmo se pode dizer dos equipamentos. Aspiradores potentes, vassouras e rodos ergonômicos, panos altamente absorventes, baldes que facilitam a limpeza e o despejo de água.

A tecnologia está a favor dos equipamentos de limpeza e existe para ser utilizada e aproveitada. Mesmo que isso signifique gastar um pouco mais, o investimento vale a pena e retornará em benefícios em pouquíssimo tempo.


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9. Plantas

Se o seu escritório conta com plantas naturais na decoração, é fundamental que elas estejam sempre bem cuidadas e viçosas. Do contrário, o efeito conseguido é exatamente o oposto do desejado.

Regá-las com a frequência necessária, expô-las ao sol e limpar regularmente as folhas são tarefas que não podem ser deixadas de lado. Por isso, conte com uma empresa que presta serviços de limpeza e também ofereça cuidados com plantas e áreas verdes.


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10. Uso de EPIs

Pessoas que trabalham com limpeza estão constantemente expostas a produtos potencialmente tóxicos e perigosos. Então, é necessário exigir o uso de EPIs por parte da equipe, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores.

Luvas, uniformes feitos de tecido resistente e, em alguns casos, máscaras, estão entre os principais equipamentos de proteção que devem ser exigidos por parte da empresa contratante.


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Atenção às normas sanitárias

SLAs — Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço — são contratos de serviço definidos entre duas empresas, com o objetivo de garantir formalmente o nível de prestação de serviços contratado.

Acordos como esse para serviços de limpeza são extremamente importantes, pois listam todos os direitos, deveres e obrigações de ambas as organizações. É necessário analisá-las com muito cuidado antes de firmar uma parceria.

Do mesmo modo, as normas sanitárias vigentes no país devem ser respeitadas e seguidas, e é imprescindível que sua empresa só firme contratos de terceirização com quem cumpre tais normas e segue a legislação à risca.

Essa cautela respalda a seriedade da contratação e protege a sua empresa de eventuais ações e multas de órgãos fiscalizadores.

Viu só como há muitos cuidados necessários na limpeza de escritórios que podem passar despercebidos? Se você acha que esse conteúdo foi útil, não deixe de acompanhar também a leitura deste outro artigo, que lista os cuidados que devem ser observados na contratação de serviços terceirizados.

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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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