Por Isabele Maia
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17 de janeiro de 2025
Quem acompanha nossas publicações entende como a terceirização de serviços traz inúmeras vantagens para as empresas. Pode trazer economia para a companhia, maior flexibilidade, ampliar o foco na atividade principal entre outros. Porém, algumas vezes, essa parceria pode sofrer alguns desgastes e precisa ser revista. Neste artigo, vamos mostrar alguns pontos que devem ser analisados pelo contratante. Elementos que podem estar prejudicando os negócios e outras questões. Em alguns casos, trocar a empresa terceirizada pode ser a melhor solução para evitar mais transtornos ou problemas maiores no futuro. Desenvolvemos uma pequena lista de ocorrências que pode determinar o momento de substituir a companhia responsável pela terceirização de mão de obra . Confira: Sinais de que é necessário realizar uma mudança As reclamações sobre a qualidade do atendimento devem ser vistas como o primeiro sinal de atenção sobre como está sendo o desempenho da empresa terceirizada. Os gestores precisam sempre avaliar profundamente esse quesito. A partir do momento em que a empresa é contratada, ela assume um compromisso. Ela deve realizar suas atividades com a perfeita desenvoltura. Pois, ela passa a ser representante da marca. Se as atividades não foram realizadas da maneira mais correta, isso realmente pode afetar o desempenho de outras áreas. A primeira consequência de um atendimento de má qualidade são os clientes finais insatisfeitos. E em decorrência dessa situação, pode ocorrer a queda nas vendas de um serviço ou produto. Essa é uma relação bastante clara e preocupante para os gestores. E o principal sinal de que é o momento de contratar uma empresa terceirizada com mais competência. A constante rotatividade de funcionários dentro de uma empresa pode ser prejudicial para quem contrata uma empresa especializada em terceirização de mão de obra . Sempre que um novo colaborador chega, ele precisa passar por um período de adaptação e entender o funcionamento do serviço. Durante esse tempo, ele ainda não conhece suas tarefas a fundo e o atendimento pode ter a qualidade inferior de um profissional com mais experiência. Ou seja, não apresentará um serviço de acordo com as expectativas do contratante. E se esse giro de funcionários for uma situação comum, nunca haverá um amadurecimento do projeto que está sendo desenvolvido. Para os gestores e responsáveis por fazer o relacionamento com as empresas prestadoras de serviço, é importante estar atento a essas situações. Algumas delas podem influenciar bastante no desenvolvimento de uma empresa e prejudicar os negócios. E para evitar problemas, é necessário mudar de companhia e manter o nível. Como devo tomar a decisão de mudar de empresa terceirizada? Antes de tomar a decisão de mudar de empresa terceirizada , é importante entrar em contato com os representantes dela. Entender o que está acontecendo para que o serviço tenha caído ou não esteja atendendo às suas necessidades é uma ótima atitude. Por mais que os problemas acima sejam sinais negativos, uma conversa para alinhar os ideais do contratante com o contratado pode corrigir erros no futuro. Entretanto, caso esse diálogo não tenha o efeito esperado, realmente será necessário contratar outra companhia especializada na terceirização de mão de obra. A empresa contratada tem o dever de colaborar com o crescimento da contratante. Ela deve realizar o serviço de qualidade, independente do setor de atuação. E, claro, oferecer profissionais qualificados para executar as atividades. Se acontecer uma sucessão de falhas com a empresa responsável pela terceirização de serviços , a melhor alternativa é cancelar o contrato. Uma má prestação de serviço poderá gerar diversos impactos negativos para o contratante. E todos têm ciência de que não é isso que os gestores desejam. Vantagens na terceirização de serviços de portaria e recepção A principal vantagem na terceirização de serviços de portaria e recepção é que o contratante consegue focar e voltar seus esforços para sua atividade em si. Digamos que um hospital contratou a terceirização de mão de obra de portaria. Todo o controle de acesso a pessoas não autorizadas, bem como identificação e segurança será feita por conta da empresa terceirizada, deixando a administração do hospital livre para acompanhar atividades mais essenciais e importantes para o bom funcionamento da instituição. Do ponto de vista financeiro, a economia na terceirização de serviços é de grande destaque. Encargos trabalhistas, férias e demais benefícios a serem pagos aos funcionários correm por conta da empresa contratada, bem como despesas trabalhistas e rescisórias que também ficam a cargo da empresa prestadora de serviços. Além disso, todo o investimento na qualificação dos funcionários é de responsabilidade da contratada. Resumindo, você solicita e recebe um funcionário pronto, treinado e capacitado para atender sua demanda sem nenhum gasto adicional. O maior desafio na gestão de empresas e setores que necessitam de profissionais de recepção e portaria é acertar nas contratações, mantendo os contratos de acordo com o orçamento da empresa, ou encontrar fornecedores capazes de oferecer um serviço de qualidade, com profissionais qualificados e com experiência para solucionar os desafios que possam surgir no dia a dia. Outros benefícios de destaque Outro benefício claro e diferenciado na terceirização de serviços de portaria e recepção é a rápida substituição de um profissional que precisou se afastar seja por motivo de saúde, férias ou desligamento. Esse processo no modelo terceirizado é mais rápido e econômico que no modelo tradicional, onde era preciso fazer uma adequação temporária ou mesmo contratar outra pessoa, o que demanda tempo e pode prejudicar a atividade principal. É de se destacar também o fato de toda a responsabilidade jurídica de caráter trabalhista ser da prestadora de serviços, onde qualquer ocorrência judicial relativa à terceirização de mão de obra será respondida pela contratada e não pelo contratante. Concluindo A terceirização de serviços de portaria e recepção é uma alternativa eficiente que garante maior tranquilidade e rentabilidade para seu negócio, porque diminui gastos com pessoal, além de oferecer a você um serviço de qualidade executado por profissionais capacitados e entusiasmados com o que fazem. Em um mercado cada vez mais rápido e competitivo, focar na atividade principal do seu negócio e em suas estratégias pode ser o diferencial de crescimento que toda empresa necessita. A terceirização de mão de obra lhe proporciona essa tranquilidade e maior disponibilidade de tempo para se ocupar com questões mais importantes. Percebeu como é possível aumentar a qualidade dos serviços de portaria e recepção por meio do trabalho terceirizado? Está pensando em como escolher uma empresa de terceirização de portaria? A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? a Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!