Questões da gestão de mudança
A inovação do serviço é, em sua essência, fazer as coisas de forma diferente. Para conseguir isso, os funcionários devem ter um nível muito básico de mudança dos hábitos de trabalho, papéis e rotinas. Como indivíduos, todos nós abordamos a mudança de diferentes maneiras. Para alguns, mudar a forma como fazemos as coisas é natural e bem-vinda. Para outros, representa algo muito difícil e preocupante, e por isso há resistência.
Embora isso pareça óbvio, é evidente que qualquer gerente envolvido no processo de inovação - o gerente do site, os membros do Centro de Excelência e o líder de inovação na sede - todos tendem a subestimar o quanto é difícil para os funcionários fazer pequenas mudanças nos hábitos de trabalho. Eles muitas vezes não têm paciência que às vezes resulta em resistência ou até mesmo em conflitos. Um processo robusto de gerenciamento de mudança vai garantir que a melhoria dos serviços seja bem aplicada pelo gerenciamento do lado humano na implementação da inovação. Nem todos os tipos de inovação de serviços terá impacto sobre os funcionários e suas rotinas de trabalho de maneira significativa. Geralmente, quanto maior a mudança, maior o impacto sobre os funcionários. Ele deve, portanto, ser esperado de um ponto de vista da gestão de mudança, a melhoria contínua provavelmente acarretará pouca interrupção para a organização.
Isto é especialmente verdade quando se trata de inovação bottom-up, que provavelmente terá o apoio e o envolvimento de muitos dos membros da equipe principal. Projetos de inovação de grande porte e grandes implementações de melhores práticas vão levar a perturbações potencialmente maiores. Nestes casos, a construção de blocos na gestão de mudança será fundamental. Não existem modelos universais exatos que oriente como a gestão de mudança deve ser implementada e as tentativas de simplesmente copiar de uma empresa ou de um contexto para outro deve ser evitado. No entanto, existe uma série de medidas de Melhores Práticas que qualquer implementação de inovação de serviço deve seguir:
John Kotter (1996) sugere três elementos adicionais em programas de mudança muito grande. Estes podem ser particularmente relevantes para a implementação de inovações complexas, grandes ou radicais. Esses três elementos são:
Inovação como criadora de valor agregado ao cliente
A inovação é fundamental para o sucesso da prestação de serviços dentro da indústria de FM, por duas razões: por causa da necessidade de fornecer continuamente um serviço mais barato para que o prestador de serviços se mantenha competitivo e porque os clientes exigem um melhor serviço através da inovação.
Quando perguntado, os clientes são muito claros sobre o desejo de inovação em sua entrega FM - independentemente se este é realizado internamente ou se foi terceirizado. Na verdade, muitos estipulam isso em seu contrato com um prestador de serviços e alguns têm KPI's específicos para a inovação. Alguns clientes até mesmo chegam a um acordo de custo neutro, a fim de ter acesso a processos de inovação.
Mas como é que a inovação agrega valor para o cliente e seu negócio, como isso é mensurado e quanto vale? Além disso, como pode um cliente avaliar a qualidade dos processos de inovação entregues por um fornecedor de serviços, e quando é que o cliente sabe quando foi entregue?
Estas importantes questões não são muito bem documentadas, pesquisadas ou mesmo discutidas em fóruns da indústria. É até questionável se tentativas sérias para resolver estas questões foram realmente feitas.
O último teste do sucesso de uma inovação é o seu efeito sobre o lucro da empresa. No caso de prestadores de FM, o critério de sucesso é o duplo efeito sobre o seu próprio lucro, bem como sobre os resultados dos seus clientes.
No entanto, é difícil medir isso diretamente. Alguns relatam medir isso em termos de seu sucesso em estender seus contratos com seus clientes (Cardellino & Finch, 2006). Outra maneira de medir a inovação - o que muitas vezes faz parte dos KPI's - é pelo número de melhorias. Neste caso, a quantidade é considerada como uma medida para a qualidade. Ambas as tentativas estão longe de ser uma medida real do sucesso da inovação.
Prestadores de serviços e clientes, ambos, concordam que a inovação agrega valor e que este valor está em uma das cinco categorias:
Como Medir a Inovação
Nenhuma medida é capaz de capturar o esforço de inovação total, mas através de uma série de KPI's a empresa se sente capaz de documentar um provável valor agregado a si mesma é igualmente importante para seus clientes.
Exemplos genéricos de KPI's são:
Para cada oferta de serviços, é preciso monitorar o impacto de seus esforços de inovação, bem como o progresso da implantação. Isso é feito em todos os níveis para cada contrato.
Exemplos de KPIs incluem:
Conclusão
A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de FM. Não é importante apenas por causa do aumento da concorrência, mas também cada vez mais, porque os clientes exigem um alto grau de inovação de seu provedor de serviços.
As estatísticas indicam que o setor de serviços, em geral, gasta muito pouco em inovação. No entanto, devido à estrutura organizacional descentralizada dentro de FM é difícil medir exatamente a quantidade total gasta em inovação. É claro, porém, que os grandes provedores de serviços são mais inovadores do que os pequenos e que prestadores de FM inovam mais do que as equipes internas das organizações clientes.
Empresas inovadoras bem sucedidas têm quatro coisas em comum.
Três distintos processos de inovação e fontes de inovação combinados otimizam a inovação total em empresas de FM. Estes são:
Cada nível da organização desempenha um papel vital. A sede deve gerenciar os processos de melhores práticas, realizar inovação incremental grande, oferecer formação em nível regional, e construir uma cultura de inovação. O nível regional realiza a análise do gap em Melhores Práticas e supervisiona a implantação destas em nível local, finalmente, treina os gerentes de nível local. O nível local realiza inovação incremental constante, bem como a implementação de melhores práticas. Inovação de serviços, em sua essência, é como fazer as coisas de forma diferente. Um processo robusto de gerenciamento de mudança vai garantir que as melhorias no serviço serão bem aplicadas, gerenciando o lado humano da implementação da inovação. Projetos de inovação de grande porte e grandes implementações de melhores práticas irão levar a perturbações potencialmente maiores.
Há uma série de passos para melhores práticas na gestão de mudança que qualquer implementação de inovação de serviço deve seguir. Estas são:
Para programas de grandes mudanças, três elementos devem ser incluídos:
O teste final de uma inovação bem sucedida é o seu efeito sobre o lucro da empresa.
Embora isso seja muito difícil de medir, clientes e prestadores concordam que a inovação irá trazer vários benefícios, como aumento na qualidade do serviço, redução de custos, maior satisfação do funcionário, melhoria em HSE e também na sustentabilidade.
Fonte: issworld.com
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