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Tendências e Inovação em Facility Management - Parte 3

Tendências e Inovação em Facility Management - Parte 3

Questões da gestão de mudança

A inovação do serviço é, em sua essência, fazer as coisas de forma diferente. Para conseguir isso, os funcionários devem ter um nível muito básico de mudança dos hábitos de trabalho, papéis e rotinas. Como indivíduos, todos nós abordamos a mudança de diferentes maneiras. Para alguns, mudar a forma como fazemos as coisas é natural e bem-vinda. Para outros, representa algo muito difícil e preocupante, e por isso há resistência.


Embora isso pareça óbvio, é evidente que qualquer gerente envolvido no processo de inovação - o gerente do site, os membros do Centro de Excelência e o líder de inovação na sede - todos tendem a subestimar o quanto é difícil para os funcionários fazer pequenas mudanças nos hábitos de trabalho. Eles muitas vezes não têm paciência que às vezes resulta em resistência ou até mesmo em conflitos. Um processo robusto de gerenciamento de mudança vai garantir que a melhoria dos serviços seja bem aplicada pelo gerenciamento do lado humano na implementação da inovação. Nem todos os tipos de inovação de serviços terá impacto sobre os funcionários e suas rotinas de trabalho de maneira significativa. Geralmente, quanto maior a mudança, maior o impacto sobre os funcionários. Ele deve, portanto, ser esperado de um ponto de vista da gestão de mudança, a melhoria contínua provavelmente acarretará pouca interrupção para a organização.


Isto é especialmente verdade quando se trata de inovação bottom-up, que provavelmente terá o apoio e o envolvimento de muitos dos membros da equipe principal. Projetos de inovação de grande porte e grandes implementações de melhores práticas vão levar a perturbações potencialmente maiores. Nestes casos, a construção de blocos na gestão de mudança será fundamental. Não existem modelos universais exatos que oriente como a gestão de mudança deve ser implementada e as tentativas de simplesmente copiar de uma empresa ou de um contexto para outro deve ser evitado. No entanto, existe uma série de medidas de Melhores Práticas que qualquer implementação de inovação de serviço deve seguir:


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  • Envolvimento. Evidências sugerem que um alto grau de envolvimento durante a implementação de uma inovação está relacionado com um
    bom resultado. O envolvimento pode minimizar o impacto da resistência natural que ocorreria na sua ausência e, por outro lado, a falta de
    envolvimento relaciona-se com níveis elevados de stress e ambiente de trabalho pobre (Cooper et al., 2001).
  • A Comunicação deve ser honesta, abrangente e significativa. A comunicação sincera sobre o processo e as prováveis implicações,
    como a redução de pessoal, mudança de emprego, mudança em salários e benefícios é essencial. Isso deve ser abrangente, de outro modo boatos,
    fofocas e especulações irão prevalecer. Finalmente, a comunicação deve ser significativa e relacionada com a situação dos funcionários.
  • Vencer a Resistência tão logo ela seja observada. A resistência à mudança ocorre em todos os processos de mudança, mas o quanto e de
    que forma é diferente de caso para caso. Um processo robusto e bem estruturado, certamente, limitará a resistência, mas não será totalmente
    eliminada. O gerenciamento da resistência é um elemento importante na gestão da mudança. É humano reagir com resistência simplesmente
    porque preferem o “status quo” e manter o que conhecemos. Uma reação comum dos gestores é a utilização de argumentos racionais, mas
    isso só funciona até certo ponto. O gerente também deve lidar com o lado emocional do impacto das iniciativas de inovação.


Quais são as funções do facility manager?


  • A gestão cuidadosa no aumento do escopo de trabalho. A implementação de determinada inovação de serviço vai significar mudança de como as coisas são feitas, mas também pode significar um aumento no escopo de trabalho para alguns. O papel e o escopo de trabalho para o funcionário pode mudar completamente o resultado. Em entrevistas com funcionários têm sido perguntado sobre realizar novas funções de trabalho sugerem que eles são geralmente abertos a novos papéis, no entanto, o resultado de tal processo depende quase inteiramente da forma como o processo tem sido gerido (Andersen & Ankerstjerne, 2010). Nos casos onde isso foi bem tratado pelo gerente do local, a satisfação no trabalho melhorou, e onde isso não foi bem tratado, isso levou à baixa produtividade e alta rotatividade dos funcionários.
  • Gerar vitórias a curto prazo e celebrá-las. Vitórias a curto prazo têm muitas funções. Elas fornecem evidência ao progresso, constroem impulso, removem resistência, premiam os agentes de mudança e une as equipes. Embora isso esteja presente em todos os livros, estudos e cursos de gestão de mudança, pesquisas mostram que isto raramente é utilizado como deveria.
  • Fixando o novo comportamento. A maneira mais eficaz para fixar um novo comportamento é garantir que ele seja adequado com a cultura geral da empresa. Portanto, é recomendável que uma cultura de inovação de serviços seja estabelecida de forma que o novo comportamento possa ser enquadrado como sendo parte desta cultura. Isso fará com que o novo comportamento seja fixado. Alterações de comportamento são duradouros, se o resultado for uma visível melhora.
  • Processo, processo, processo. Usar um sólido processo de gestão de mudança que corre em paralelo com a implementação da inovação nos serviços é vital para qualquer sucesso de inovação. O processo de gerenciamento de mudança deve ser planejado com bastante antecedência das iniciativas de implantação e, especialmente, quando e como comunicar é vital para os processos subsequentes. Pesquisas mostram que, se isso não for cuidadosamente planejado com antecedência elementos críticos não receberão a devida atenção, ou será completamente esquecido.


John Kotter (1996) sugere três elementos adicionais em programas de mudança muito grande. Estes podem ser particularmente relevantes para a implementação de inovações complexas, grandes ou radicais. Esses três elementos são:

  1. A criação de uma "plataforma de lançamento" pelo CEO,
  2. Fazer uma coalizão orientada e,
  3. Criar e comunicar uma visão e estratégia para o projeto de mudança


Inovação como criadora de valor agregado ao cliente

A inovação é fundamental para o sucesso da prestação de serviços dentro da indústria de FM, por duas razões: por causa da necessidade de fornecer continuamente um serviço mais barato para que o prestador de serviços se mantenha competitivo e porque os clientes exigem um melhor serviço através da inovação.


Quando perguntado, os clientes são muito claros sobre o desejo de inovação em sua entrega FM - independentemente se este é realizado internamente ou se foi terceirizado. Na verdade, muitos estipulam isso em seu contrato com um prestador de serviços e alguns têm KPI's específicos para a inovação. Alguns clientes até mesmo chegam a um acordo de custo neutro, a fim de ter acesso a processos de inovação.


Mas como é que a inovação agrega valor para o cliente e seu negócio, como isso é mensurado e quanto vale? Além disso, como pode um cliente avaliar a qualidade dos processos de inovação entregues por um fornecedor de serviços, e quando é que o cliente sabe quando foi entregue?


Estas importantes questões não são muito bem documentadas, pesquisadas ou mesmo discutidas em fóruns da indústria. É até questionável se tentativas sérias para resolver estas questões foram realmente feitas.


O último teste do sucesso de uma inovação é o seu efeito sobre o lucro da empresa. No caso de prestadores de FM, o critério de sucesso é o duplo efeito sobre o seu próprio lucro, bem como sobre os resultados dos seus clientes.


No entanto, é difícil medir isso diretamente. Alguns relatam medir isso em termos de seu sucesso em estender seus contratos com seus clientes (Cardellino & Finch, 2006). Outra maneira de medir a inovação - o que muitas vezes faz parte dos KPI's - é pelo número de melhorias. Neste caso, a quantidade é considerada como uma medida para a qualidade. Ambas as tentativas estão longe de ser uma medida real do sucesso da inovação.


Prestadores de serviços e clientes, ambos, concordam que a inovação agrega valor e que este valor está em uma das cinco categorias: 

  1. aumento da qualidade de serviço, 
  2. redução de custos, 
  3. melhoria da satisfação dos colaboradores do cliente, 
  4. melhoria em HSE e, finalmente, 
  5. aumento da sustentabilidade.


Como Medir a Inovação

Nenhuma medida é capaz de capturar o esforço de inovação total, mas através de uma série de KPI's a empresa se sente capaz de documentar um provável valor agregado a si mesma é igualmente importante para seus clientes.

Exemplos genéricos de KPI's são:


  • Número de novas iniciativas de inovação.
  • Novos lançamentos de melhores práticas.
  • Número de pessoas que são certificados dentro de uma determinada área de inovação.
  • Número de países e clientes que utilizam ideias inovadoras.
  • Número de países e especialistas no assunto participando de Fóruns de Conhecimento.


Para cada oferta de serviços, é preciso monitorar o impacto de seus esforços de inovação, bem como o progresso da implantação. Isso é feito em todos os níveis para cada contrato.


Exemplos de KPIs incluem:

  • Aumento da produtividade por cliente (por exemplo horas/m²).
  • Melhoria no lucro do contrato.
  • Benchmarking de produtividade entre os contratos.
  • Conformidade entre as melhores práticas e o Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Conformidade entre as melhores práticas e as práticas de contrato.
  • Satisfação do cliente.


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Conclusão

A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de FM. Não é importante apenas por causa do aumento da concorrência, mas também cada vez mais, porque os clientes exigem um alto grau de inovação de seu provedor de serviços.


As estatísticas indicam que o setor de serviços, em geral, gasta muito pouco em inovação. No entanto, devido à estrutura organizacional descentralizada dentro de FM é difícil medir exatamente a quantidade total gasta em inovação. É claro, porém, que os grandes provedores de serviços são mais inovadores do que os pequenos e que prestadores de FM inovam mais do que as equipes internas das organizações clientes.


Empresas inovadoras bem sucedidas têm quatro coisas em comum.

  1. Elas  têm processos de inovação sólidos,
  2. Tem uma cultura de inovação desenvolvida,
  3. Tem campeões de inovação visíveis em todos os níveis e, finalmente,
  4. Usam uma mistura interna e externa de fontes de conhecimento.


Três distintos processos de inovação e fontes de inovação combinados otimizam a inovação total em empresas de FM. Estes são:

  • Melhor prática, que envolve a identificação, coleta, contextualização e adoção das melhores práticas em toda a organização.
  • Inovação ao nível local (contrato) que é pequeno e incremental, a fim de melhorar constantemente a prática no site.
  • Inovação orientada de cima para baixo que pode envolver grandes e disruptos programas de inovação e que exigem significativo conhecimento externo, recursos e processos que não estão disponíveis para o site individualmente.


Cada nível da organização desempenha um papel vital. A sede deve gerenciar os processos de melhores práticas, realizar inovação incremental grande, oferecer formação em nível regional, e construir uma cultura de inovação. O nível regional realiza a análise do gap em Melhores Práticas e supervisiona a implantação destas em nível local, finalmente, treina os gerentes de nível local. O nível local realiza inovação incremental constante, bem como a implementação de melhores práticas. Inovação de serviços, em sua essência, é como fazer as coisas de forma diferente. Um processo robusto de gerenciamento de mudança vai garantir que as melhorias no serviço serão bem aplicadas, gerenciando o lado humano da implementação da inovação. Projetos de inovação de grande porte e grandes implementações de melhores práticas irão levar a perturbações potencialmente maiores.


Há uma série de passos para melhores práticas na gestão de mudança que qualquer implementação de inovação de serviço deve seguir. Estas são:

  1. O uso do envolvimento
  2. A abundância de comunicação honesta e significativa
  3. Ativa gestão de resistência
  4. Tratamento sensível do aumento no escopo de trabalho
  5. Geração de vitórias a curto prazo e sua celebração
  6. Fixação do novo comportamento
  7. A utilização de um processo robusto de gestão de mudança.


Para programas de grandes mudanças, três elementos devem ser incluídos:

  1. A criação de uma "plataforma de lançamento"
  2. Fazer uma coalizão orientada
  3. Criar e comunicar uma visão e uma estratégia para o projeto de mudança.



O teste final de uma inovação bem sucedida é o seu efeito sobre o lucro da empresa. 

Embora isso seja muito difícil de medir, clientes e prestadores concordam que a inovação irá trazer vários benefícios, como aumento na qualidade do serviço, redução de custos, maior satisfação do funcionário, melhoria em HSE e também na sustentabilidade.


Fonte: issworld.com


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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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