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6 Dicas de segurança para sua loja

6 Dicas de segurança para sua loja

Infelizmente os índices de violência são cada vez maiores em nosso país e por isso o número de assaltos e ataques a supermercados, padarias, restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais é frequente e os empresários precisam investir em segurança de loja para evitar que isso ocorra ou, pelo menos, amenizar os danos causados.

A violência praticada nos assaltos, vale ressaltar, não faz apenas com que ocorram prejuízos financeiros, mas também psicológicos, pois as pessoas assaltadas podem desenvolver medo e fobias, por exemplo. Isso é muito preocupante, pois o lojista também é responsável pela saúde e integridade física de seus colaboradores em horário de trabalho.


Para evitar que isso aconteça, existe uma série de boas práticas que podem ser colocadas em ação. Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas de segurança que podem ser muito importantes para a sua loja ou estabelecimento comercial. Continue a leitura e veja nos tópicos a seguir.

1. Instale sistemas eletrônicos de segurança

Sistemas eletrônicos de segurança como câmeras de vigilância e alarmes são boas opções para diminuir a violência em uma loja. Isso se justifica pelo fato de esses equipamentos não apenas registrarem por meio de imagens aquilo que se passa no local e de dispararem uma sirene quando os limites são ultrapassados, mas também inibirem a ação dos bandidos, que se sentem mais intimidados.


É importante que sejam tomados cuidados com esses tipos de sistemas, como garantir que as câmeras estão sempre gravando todas as movimentações da loja. Assim, no caso de assaltos, roubos e outros tipos de violência, a polícia poderá identificar os meliantes mais facilmente.

2. Adapte sua infraestrutura

Além dos equipamentos eletrônicos, a sua loja também precisa ter uma boa infraestrutura para não se tornar alvo dos criminosos. Para isso, é preciso que sejam tomados cuidados, como a utilização de portas e janelas de vidros. Isso é importante para que, no caso de ataques, pessoas que estão passando na rua possam ver o que está acontecendo e assim chamar a polícia, se necessário.



Estabelecimentos que também funcionam a noite devem ter o cuidado redobrado, com uma excelente iluminação, pois nos ambientes escuros e com menor visibilidade há uma maior tendência de atos de violência.

3. Dinheiro na Caixa

É preciso criar o hábito de não deixar uma grande quantidade de dinheiro disponível no caixa da loja, para que não se tenha muito prejuízo, caso ocorram roubos. Por isso, a cada troca de turno, por exemplo, os valores arrecadados devem ser levados para o banco ou cofre em local que não a sede da empresa, para evitar que os valores sejam perdidos.

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O indicado é que as quantias mantidas no caixa sejam menores, geralmente apenas valores que possam servir como troco para os clientes que fizeram pagamentos em moeda maior que o valor consumido.

Outro cuidado em relação a quantidade de dinheiro é no dia do pagamento dos funcionários dos estabelecimentos. Estatisticamente, os bandidos atacam mais até o quinto dia útil do mês, datas em que as pessoas geralmente recebem os seus salários.

Por isso, pague o seu pessoal sempre via transferência bancária ou com cheque, pois assim se evita que o estabelecimento perca valores altos, caso seja assaltado nesses dias.

4. Contrate uma empresa de segurança terceirizada

A criminalidade é tão grande que apenas os sistemas públicos de segurança, como as polícias civil e militar, já não dão mais conta de combater os atos de violência, tampouco de fazer a segurança de todas as residências e estabelecimentos comerciais. Dentro desse contexto, a contratação de uma empresa de segurança terceirizada é quase que uma obrigação.

Essas empresas podem disponibilizar profissionais habilitados para fazer a segurança das lojas, principalmente no turno da noite. Além disso, muitas delas também oferecem pacotes com serviços, como o monitoramento de alarmes, de modo que reforços são enviados ao local sempre que disparos forem feitos.

Como escolher uma empresa de portaria? Dicas!

O botão de pânico também é um serviço oferecido por muitas empresas de segurança. Trata-se de um pequeno dispositivo instalado em locais estratégicos, como embaixo do balcão em que ficam os atendentes das lojas. Assim, se o local for invadido por bandidos, os funcionários podem acionar o botão e chamar, no ato, os seguranças até o local.

5. Não tenha uma rotina para as visitas no banco

Os bandidos agem com planejamento e após um período de observação. Por esse motivo, não é recomendado que você estabeleça uma rotina para fazer os seus serviços de banco, como o pagamento de contas e depósito da arrecadação do dia.

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Se você definir que fará os serviços de banco todos os dias às duas horas da tarde, por exemplo, os bandidos vão tomar consciência disso e provavelmente assaltar o seu estabelecimento nesse horário. O mais adequado, portanto, é sempre fazer os pagamentos diários em horários aleatórios, sem uma rotina pré-estabelecida.

6. Crie uma rede de apoio

Faça parcerias com os seus vizinhos e crie uma rede de apoio contra a violência na sua rua ou bairro. Para isso, uma ideia interessante é convocar uma reunião com outros comerciantes do local e todos estabelecerem um acordo para que se ajudem mutuamente.

Assim, um pode ajudar a cuidar do patrimônio do outro e, sempre que alguma irregularidade for identificada nos estabelecimentos da rede, ser rapidamente reportada para o proprietário, até mesmo por meio de grupos no WhatsApp.

Também há a possibilidade de todos se unirem e contratarem juntos uma empresa de segurança privada, evitando assim um investimento muito alto, uma vez que o valor será dividido entre todos os beneficiados pelo serviço contratado.

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Seguindo essas dicas de segurança de loja você não acabará com as chances de assaltos e situações de violência acontecerem no seu estabelecimento, mas certamente diminuirá as possibilidades de elas ocorrerem. Então, coloque tudo em prática e aumente sua proteção.



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2 de abril de 2025
Manter um ambiente de trabalho limpo e bem cuidado não apenas melhora a estética do escritório, mas também contribui para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Paredes manchadas, persianas empoeiradas e cadeiras de couro desgastadas podem passar uma imagem de descuido e comprometer a durabilidade dos materiais. Para evitar esses problemas, confira dicas práticas e eficientes para manter esses itens sempre impecáveis. 1. Como limpar paredes sem danificar a pintura As paredes do escritório estão sujeitas a diversas marcas, como sujeiras de toque, encosto de cadeiras e até manchas de café. A boa notícia é que é possível limpá-las sem danificar a pintura, prolongando sua vida útil. Dicas essenciais para manter as paredes limpas: Limpeza imediata: Quanto mais rápido a mancha for removida, mais fácil será eliminá-la. Remova o pó regularmente: Passe um pano seco ou levemente umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Utilize os produtos certos para cada tipo de tinta: Tintas foscas: Use uma esponja macia com detergente neutro e seque com um pano limpo. Tintas acrílicas laváveis: Prepare uma solução com água, álcool e detergente neutro para uma limpeza eficaz. Tintas à base de água: Seja delicado e utilize um pano levemente úmido com detergente neutro. 2. Como manter as persianas sempre limpas As persianas acumulam poeira facilmente, impactando a qualidade do ar e a estética do escritório. A limpeza frequente evita manchas e mantém o ambiente mais agradável. Passo a passo para remover a poeira das persianas: Espanador: Uma opção rápida para remover a poeira superficial. Luva ou meia velha: Borrife um limpador de janelas em uma luva e passe pelas lâminas para remover a sujeira. Aspirador de pó: Utilize o bico de escova para alcançar os cantos difíceis. Para uma limpeza mais profunda: Esponja úmida: Passe delicadamente para remover sujeiras mais resistentes. Lavagem completa: Retire as persianas e lave com água e sabão, deixando secar completamente antes de reinstalar. Persianas de tecido: Devem ser lavadas a seco para evitar danos. 3. Como cuidar das cadeiras de couro Cadeiras de couro são sofisticadas e confortáveis, mas exigem cuidados específicos para evitar rachaduras e manchas. A limpeza regular garante maior durabilidade e um aspecto sempre elegante. Dicas essenciais para limpeza e conservação: Remova o pó semanalmente: Use um pano macio e seco para evitar o acúmulo de sujeira. Evite produtos abrasivos: Nunca utilize detergentes comuns ou panos muito molhados. Manchas recentes: Remova com um pano seco ou levemente úmido. Manchas persistentes: Utilize um cotonete com álcool isopropílico para tinta ou uma pasta de creme de tártaro com suco de limão para manchas de proteína. Hidratação do couro: Use um condicionador próprio para couro de 2 a 3 vezes por ano para evitar ressecamento. Cuidar do ambiente de trabalho vai muito além da limpeza básica. Pequenas ações diárias ajudam a prolongar a vida útil dos materiais e garantem um escritório mais organizado, confortável e profissional. Se sua empresa precisa de uma limpeza profissional e personalizada, conheça os serviços da Limpeza com Zelo. Oferecemos soluções sob medida para manter seu escritório impecável, sem complicações.  Mantenha seu ambiente sempre limpo e agradável. Entre em contato conosco e saiba mais!
26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.
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