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7 Custos ocultos do aluguel de escritório!

7 Custos ocultos do aluguel de escritório!

Você sabia que o custo de um escritório ou sala comercial vai muito além do valor do aluguel? Existem custos associados a um conjunto comercial que certamente o corretor mostrará a sala comercial  para você não ter interesse em lembrar. É sua função colocar tudo na ponta do lápis!


Mas quais são os custos extras de um escritório?

Vamos lá. Primeiro é preciso separar o que é custo fixo e o que é o custo variável, que vai mudar mês a mês, custos de operação e de manutenção, custos que são exclusivamente seus e os que podem ser divididos… Enfim. É muita coisa pra pensar!


Então vamos lá:


Custos fixos

Seguro-fiança: é exigido do locatário apresentar um fiador para a garantia do pagamento do aluguel do escritório em caso de inadimplência. Há muitos entraves burocráticos para a aprovação do fiador, principalmente quanto à exigência dele possuir um imóvel quitado na mesma cidade do imóvel que será locado. Por isso, muitas imobiliárias têm exigido ou dado preferência ao seguro-fiança, modalidade de seguro que substitui o fiador, mas cobra do locatário uma taxa que geralmente é o valor de um aluguel, que pode ser parcelado.


Condomínio: a taxa condominial não tem escapatória, todo condomínio comercial possui e é responsabilidade do locatário pagá-la. Com ela o condomínio paga suas despesas com pessoal, manutenção, limpeza, segurança, etc. O boleto vai chegar todo mês, e lembre-se que além da taxa fixa podem vir custos extras como fundo de obras, 13º dos funcionários no fim do ano, etc.


IPTU: o Imposto Predial Territorial Urbano, cobrado pela prefeitura municipal sobre todos os imóveis da cidade, residenciais, comerciais ou de outra finalidade, também é responsabilidade do locatário. A taxa pode ser paga à vista, de uma vez, com desconto, ou em, geralmente, 10 parcelas, entre fevereiro e novembro.


Serviço de limpeza: seja uma empresa de limpeza que atende todo o prédio ou sua própria faxineira, o custo da limpeza do seu escritório também está no rol das despesas fixas. Inclui o salário e direitos trabalhistas do/a profissional de limpeza.

Internet e TV por assinatura: o serviço de internet banda larga de alta velocidade com qualidade de conexão é hoje fundamental para empresas de todos os portes e segmentos. Um conexão lenta ou que cai toda hora pode fazer você perder negócios e faturamento. Dependendo do seu ramo, talvez também seja importante ter um plano de TV por assinatura, para, por exemplo, ter acesso aos canais de notícias em tempo real. De qualquer forma, essa é uma despesa fixa, pois os pacotes de internet e TV por assinatura geralmente tem um custo fixo, ao contrário das contas de luz, água, telefone, etc.

Basicamente esses são os custos fixos ao alugar um escritório. Eles são mais fáceis de estimar para você botar na planilha e pesar antes de alugar seu escritório. Mas também há os custos variáveis, alguns “ocultos” numa primeira análise e, por isso mesmo, mais difíceis de estimar.


Mas se você esquecer deles, pode ter uma surpresa desagradável, então anota aí:


Custos variáveis

Contas de consumo (energia elétrica, água e telefonia): Todas essas contas de consumo básicas podem variar mês a mês, mas é possível após alguns meses chegar numa média. O problema é que nos primeiros meses é bem difícil estimar quanto você vai pagar e colocar na sua planilha de custos para saber seu custo total com o escritório. A dica é verificar as instalações elétricas para ver se são modernas e adequadas às normas de economia de energia (por exemplo, lâmpadas LED, aparelhos de ar condicionado mais modernos, equipamentos mais econômicos), se a conta de água é individual ou coletiva, vindo na conta do condomínio, se os banheiros tem válvulas de descarga e torneiras econômicas, etc. Para o telefone, vale pesquisar bem os pacotes das operadoras para, por exemplo, fazer um que combine internet, TV e telefone fixo de acordo com suas necessidades. Serviços de telefonia VoIP também podem ser uma boa. Vale também puxar papo com outros locatários do prédio para ter uma ideia de quanto eles gastam.

Material de escritório, informática e papelaria: aí começa a ficar mais difícil a estimativa dos custos. Toners de impressora, resmas de papel, envelopes, etiquetas, fita adesiva, canetas, cadernos, post-its, grampeadores e grampos… Nada disso deve faltar no escritório, por isso a gestão dessas compras para conseguir bons preços e não deixar nada faltar não é fácil.

Material de limpeza e higiene e descartáveis: papel toalha e papel higiênico para o banheiro, copos descartáveis para água e café (vale trocá-los por canecas e copos reutilizáveis!), sabonete líquido, detergente, desinfetante, água sanitária, sacos de lixo… Nada disso também pode faltar um dia sequer no escritório e gerir o estoque dá trabalho.


Insumos: pó de café, açúcar, adoçante, galão de água (também vale substituir pela água filtrada), etc.


Custos de manutenção: vazamentos de água, torneira ou descarga desregulada, lâmpadas queimadas, impressoras ou roteadores com defeito… Todos esses problemas são comuns no escritório e geralmente a gente compra um novo ou conserta na hora e não lembra de jogar esse custo pra planilha de custos do escritório. Até porque se você somar todos esses pequenos gastos durante o mês pode tomar um susto!

Esses são os custos de operação e manutenção do escritório, mas também tem o custo (bem alto, diga-se) da montagem, com a compra ou adaptação de mobiliário, como mesas, gaveteiros, armários e cadeiras (e a instalação de tudo isso), instalação de outros equipamentos, pintura, reforma, instalações ou adaptações elétricas e hidráulicas… Ufa!


Coworking é alternativa aos custos do escritório tradicional

Hoje há como alugar um espaço para você trabalhar com todos os custos incluídos num único pacote, que você paga em só um boleto por mês, sem dor de cabeça e sem ter que deixar de lado seu core business para ter que se preocupar com a administração do escritório.

Os espaços de coworking têm se tornado alternativas aos escritórios convencionais justamente por essa facilidade de se assinar um pacote com tudo incluído (embora é preciso ficar atento, pois muitos coworkings oferecem pacotes “básicos” e serviços adicionais à parte). Mas os coworkings ainda são associados a espaços coletivos, onde profissionais autônomos trabalham sozinhos. Para empresas com equipes maiores, os conjuntos comerciais tradicionais parecem a única alternativa. Mas não é mais assim!


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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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