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Empresa: 5 dicas para reciclar embalagens!

Empresa: 5 dicas para reciclar embalagens!

Estamos vivendo uma era em que a produção de lixo cresce exponencialmente, enquanto a natureza absorve lentamente tudo isso. Consequentemente, reciclar embalagens e qualquer outro tipo de resíduo não orgânico se tornou uma questão de sobrevivência para o planeta.

Porém, no contexto atual, existem diversas formas de você e sua empresa não prejudicarem tanto o meio ambiente e, ainda, contribuírem com ele. Com essa intenção, listamos, neste post, algumas maneiras que podem ajudar você a se inspirar e começar, ainda hoje, fazer um amanhã melhor.


Confira agora as dicas que preparamos e tenha uma boa leitura!

Qual é a importância de reciclar?

De acordo com a reportagem do Jornal Correio, o Brasil produz quase 80 mil toneladas de lixo por ano. De toda essa quantidade, 31,9% poderiam ser reciclados, mas apenas 3% passam por esse processo.

Além do impacto ambiental que pode ser reduzido a partir da reciclagem, há, também, outra vantagem que representa um forte impacto econômico: a reciclagem e o reaproveitamento pode gerar renda para muitas famílias.

Contudo, mesmo tendo consciência de todo lixo que é produzido atualmente, a maior parte dele acaba não tendo um destino correto. Isso pode acarretar em sérios problemas ambientais.

A poluição do solo, de lençóis freáticos, entre outros problemas, pode aumentar a proliferação de doenças e pragas aos moradores das regiões de despejo. O que demonstra que o lixo que é descartado de forma incorreta pode trazer sérios riscos à saúde.

Considerando tudo isso, por mais que pareça inútil, cada pequena ação feita para reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem jogados na natureza é de grande valia.

Muitas vezes, tudo o que falta são os pequenos incentivos, para que a comunidade se motive, tornando suas ações cada vez mais significativas.

Diferença entre reciclar e reaproveitar?

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Para não deixar dúvidas, vamos explicar melhor cada conceito.

RECICLAGEM

Reciclar consiste em inserir um determinado material em um novo ciclo de produção. Ou seja, o material será utilizado como insumo para um novo processo que gerará um novo produto.

Em geral, a reciclagem envolve mudanças químicas nos materiais e processos industriais mais robustos.

Os principais exemplos de materiais recicláveis são:

  • papel;
  • vidro;
  • metais em geral;
  • componentes eletrônicos.

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Mas, existem formas simples de reciclar os resíduos como é o caso da compostagem de material orgânico para criação de adubo. Esse material pode vir da poda de árvores, cascas de alimentos in natura, restos de comida, entre outros.

REAPROVEITAMENTO

Por outro lado, é considerado reaproveitamento quando um material é reutilizado para o mesmo ou para outro fim, ao invés de ir para o descarte.

Nesse processo, o material pode até sofrer algumas transformações físicas para ganhar novas funcionalidades e nova aparência, mas são mais simples do que ocorre na reciclagem.

Existem diversas formas de fazer o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. As principais aplicações desses materiais são em:

  • peças de arte e decoração;
  • roupas e acessórios;
  • peças de utilidade doméstica.

Como tornar sua empresa ecologicamente sustentável?

Se você possui um supermercado, padaria, lanchonete ou restaurante, com certeza você produz bastante lixo reciclável.


Agora que você já entendeu a importância de fazer a sua parte, vamos dar 5 dicas de como contribuir para um planeta mais saudável e sustentável.

1. FAÇA PARCERIAS COM RECICLADORES

Existem dois tipos de parcerias que você pode fazer para dar um destino mais apropriado ao lixo produzido pela sua empresa.

A primeira é contratando uma empresa que paga pelo seu lixo. Ou seja, para essa empresa, o seu lixo é a matéria-prima deles.

No segundo caso, você pode fazer uma parceria com uma associação sem fins lucrativos que ajude famílias carentes da sua cidade.

Assim, além de cuidar adequadamente do seu lixo, sua empresa estará fazendo um bem à comunidade na qual está inserida.

Além do lixo não orgânico como latas de alumínio, papéis e vidro, os materiais orgânicos também podem ser fruto desse tipo de parceria.

Materiais orgânicos como óleo usado, restos de comida, cascas de alimentos e folhas secas, podem ter um destino mais adequado que o descarte comum.

2. FAÇA PARCERIAS COM PROJETOS SOCIAIS DE REAPROVEITAMENTO

Todas as grandes cidades do país já contam com algum projeto social ligado ao reaproveitamento de materiais.


Muitos deles têm como foco principal a promoção da autonomia financeira das famílias, por meio de cursos de produção e venda de artesanatos feitos a partir de diversos tipos de materiais.

A maioria utiliza materiais como garrafas pet, latinhas, anéis de latinhas, caixas de papelão, filtros de café, saquinhos de chá, tampinhas, entre outros.

A grande vantagem é que ao contribuir com essas associações a sua empresa ainda está atrelando a responsabilidade social à sua marca. Isso agrega bastante valor de negócio, além da satisfação em fazer o bem.

3. INCENTIVE O USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS

Grandes redes de supermercados já estão seguindo essa tendência que têm agradado bastante os amantes da natureza. O velho hábito de oferecer as tão nocivas sacolinhas está, cada vez mais, caindo em desuso.

As pessoas já começaram a rever essa prática e a se acostumar a levar suas próprias sacolas. Além de ser mais saudável para o planeta, o uso das sacolas retornáveis é mais confortável para os clientes.

As sacolas ecológicas são feitas de materiais mais resistentes e ainda evitam aqueles terríveis acidentes, como quando uma sacolinha se rasga no meio da rua.

4. CRIE CAMPANHAS INTERNAS

Para fazer a sua parte como empresa ecologicamente sustentável de uma forma mais efetiva, você precisa que todo o seu time esteja engajado nisso.

Sendo assim, seus funcionários têm que ser preparados para as mudanças que serão necessárias. Comece realizando campanhas de conscientização e faça as mudanças na rotina gradualmente.

Um primeiro e importante passo é saber separar e armazenar o lixo corretamente. Essa ação facilita a coleta e já ajuda muito o meio ambiente.

Além disso, será preciso rever algumas práticas de armazenamento. E alguns outros antigos hábitos deverão ser abandonados.

Com uma equipe bem capacitada, os desperdícios de alimentos serão bastante reduzidos e as ações de sustentabilidade serão muito mais efetivas.

5. CONSCIENTIZE SEUS CLIENTES

Além de fazer a sua parte como empresa, incentive os seus clientes a fazerem cada um a sua. Quando esse tipo de ação é incentivada, o potencial de multiplicação é enorme.

Os clientes impactados pelas campanhas da sua empresa, irão compartilhar isso com sua rede de contatos ⎯ amigos, familiares, colegas de trabalho ⎯ levando, também, seu nome. Dessa forma, a sua rede crescerá cada vez mais.

Algumas ideias simples e boas de campanhas para iniciar com seus clientes são:

  • uso de sacola retornável;
  • coleta seletiva;
  • recebimento de baterias velhas;
  • incentivo às compras de alimentos a granel.

O mais importante é que o primeiro passo seja dado ⎯ e logo! O planeta está enviando sinais de socorro. Reciclar embalagens e realizar o reaproveitamento de materiais são o primeiro passo que podemos dar.

Sua empresa precisa de uma constante manutenção e limpeza, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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