Estamos vivendo uma era em que a produção de lixo cresce exponencialmente, enquanto a natureza absorve lentamente tudo isso. Consequentemente, reciclar embalagens e qualquer outro tipo de resíduo não orgânico se tornou uma questão de sobrevivência para o planeta.
Porém, no contexto atual, existem diversas formas de você e sua empresa não prejudicarem tanto o meio ambiente e, ainda, contribuírem com ele. Com essa intenção, listamos, neste post, algumas maneiras que podem ajudar você a se inspirar e começar, ainda hoje, fazer um amanhã melhor.
Confira agora as dicas que preparamos e tenha uma boa leitura!
De acordo com a reportagem do Jornal Correio, o Brasil produz quase 80 mil toneladas de lixo por ano. De toda essa quantidade, 31,9% poderiam ser reciclados, mas apenas 3% passam por esse processo.
Além do impacto ambiental que pode ser reduzido a partir da reciclagem, há, também, outra vantagem que representa um forte impacto econômico: a reciclagem e o reaproveitamento pode gerar renda para muitas famílias.
Contudo, mesmo tendo consciência de todo lixo que é produzido atualmente, a maior parte dele acaba não tendo um destino correto. Isso pode acarretar em sérios problemas ambientais.
A poluição do solo, de lençóis freáticos, entre outros problemas, pode aumentar a proliferação de doenças e pragas aos moradores das regiões de despejo. O que demonstra que o lixo que é descartado de forma incorreta pode trazer sérios riscos à saúde.
Considerando tudo isso, por mais que pareça inútil, cada pequena ação feita para reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem jogados na natureza é de grande valia.
Muitas vezes, tudo o que falta são os pequenos incentivos, para que a comunidade se motive, tornando suas ações cada vez mais significativas.
Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Para não deixar dúvidas, vamos explicar melhor cada conceito.
Reciclar consiste em inserir um determinado material em um novo ciclo de produção. Ou seja, o material será utilizado como insumo para um novo processo que gerará um novo produto.
Em geral, a reciclagem envolve mudanças químicas nos materiais e processos industriais mais robustos.
Os principais exemplos de materiais recicláveis são:
Faça um orçamento em limpeza gratuito aqui!
Mas, existem formas simples de reciclar os resíduos como é o caso da compostagem de material orgânico para criação de adubo. Esse material pode vir da poda de árvores, cascas de alimentos in natura, restos de comida, entre outros.
Por outro lado, é considerado reaproveitamento quando um material é reutilizado para o mesmo ou para outro fim, ao invés de ir para o descarte.
Nesse processo, o material pode até sofrer algumas transformações físicas para ganhar novas funcionalidades e nova aparência, mas são mais simples do que ocorre na reciclagem.
Existem diversas formas de fazer o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. As principais aplicações desses materiais são em:
Se você possui um supermercado, padaria, lanchonete ou restaurante, com certeza você produz bastante lixo reciclável.
Agora que você já entendeu a importância de fazer a sua parte, vamos dar 5 dicas de como contribuir para um planeta mais saudável e sustentável.
Existem dois tipos de parcerias que você pode fazer para dar um destino mais apropriado ao lixo produzido pela sua empresa.
A primeira é contratando uma empresa que paga pelo seu lixo. Ou seja, para essa empresa, o seu lixo é a matéria-prima deles.
No segundo caso, você pode fazer uma parceria com uma associação sem fins lucrativos que ajude famílias carentes da sua cidade.
Assim, além de cuidar adequadamente do seu lixo, sua empresa estará fazendo um bem à comunidade na qual está inserida.
Além do lixo não orgânico como latas de alumínio, papéis e vidro, os materiais orgânicos também podem ser fruto desse tipo de parceria.
Materiais orgânicos como óleo usado, restos de comida, cascas de alimentos e folhas secas, podem ter um destino mais adequado que o descarte comum.
Todas as grandes cidades do país já contam com algum projeto social ligado ao reaproveitamento de materiais.
Muitos deles têm como foco principal a promoção da autonomia financeira das famílias, por meio de cursos de produção e venda de artesanatos feitos a partir de diversos tipos de materiais.
A maioria utiliza materiais como garrafas pet, latinhas, anéis de latinhas, caixas de papelão, filtros de café, saquinhos de chá, tampinhas, entre outros.
A grande vantagem é que ao contribuir com essas associações a sua empresa ainda está atrelando a responsabilidade social à sua marca. Isso agrega bastante valor de negócio, além da satisfação em fazer o bem.
Grandes redes de supermercados já estão seguindo essa tendência que têm agradado bastante os amantes da natureza. O velho hábito de oferecer as tão nocivas sacolinhas está, cada vez mais, caindo em desuso.
As pessoas já começaram a rever essa prática e a se acostumar a levar suas próprias sacolas. Além de ser mais saudável para o planeta, o uso das sacolas retornáveis é mais confortável para os clientes.
As sacolas ecológicas são feitas de materiais mais resistentes e ainda evitam aqueles terríveis acidentes, como quando uma sacolinha se rasga no meio da rua.
Para fazer a sua parte como empresa ecologicamente sustentável de uma forma mais efetiva, você precisa que todo o seu time esteja engajado nisso.
Sendo assim, seus funcionários têm que ser preparados para as mudanças que serão necessárias. Comece realizando campanhas de conscientização e faça as mudanças na rotina gradualmente.
Um primeiro e importante passo é saber separar e armazenar o lixo corretamente. Essa ação facilita a coleta e já ajuda muito o meio ambiente.
Além disso, será preciso rever algumas práticas de armazenamento. E alguns outros antigos hábitos deverão ser abandonados.
Com uma equipe bem capacitada, os desperdícios de alimentos serão bastante reduzidos e as ações de sustentabilidade serão muito mais efetivas.
Além de fazer a sua parte como empresa, incentive os seus clientes a fazerem cada um a sua. Quando esse tipo de ação é incentivada, o potencial de multiplicação é enorme.
Os clientes impactados pelas campanhas da sua empresa, irão compartilhar isso com sua rede de contatos ⎯ amigos, familiares, colegas de trabalho ⎯ levando, também, seu nome. Dessa forma, a sua rede crescerá cada vez mais.
Algumas ideias simples e boas de campanhas para iniciar com seus clientes são:
O mais importante é que o primeiro passo seja dado ⎯ e logo! O planeta está enviando sinais de socorro. Reciclar embalagens e realizar o reaproveitamento de materiais são o primeiro passo que podemos dar.
Sua empresa precisa de uma constante manutenção e limpeza, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma,
entre em contato com a
Limpeza com Zelo e veja como podemos te ajudar através de planos de assinatura que com certeza cabem no orçamento da empresa.
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br