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Empresa: 5 dicas para reciclar embalagens!

Empresa: 5 dicas para reciclar embalagens!

Estamos vivendo uma era em que a produção de lixo cresce exponencialmente, enquanto a natureza absorve lentamente tudo isso. Consequentemente, reciclar embalagens e qualquer outro tipo de resíduo não orgânico se tornou uma questão de sobrevivência para o planeta.

Porém, no contexto atual, existem diversas formas de você e sua empresa não prejudicarem tanto o meio ambiente e, ainda, contribuírem com ele. Com essa intenção, listamos, neste post, algumas maneiras que podem ajudar você a se inspirar e começar, ainda hoje, fazer um amanhã melhor.


Confira agora as dicas que preparamos e tenha uma boa leitura!

Qual é a importância de reciclar?

De acordo com a reportagem do Jornal Correio, o Brasil produz quase 80 mil toneladas de lixo por ano. De toda essa quantidade, 31,9% poderiam ser reciclados, mas apenas 3% passam por esse processo.

Além do impacto ambiental que pode ser reduzido a partir da reciclagem, há, também, outra vantagem que representa um forte impacto econômico: a reciclagem e o reaproveitamento pode gerar renda para muitas famílias.

Contudo, mesmo tendo consciência de todo lixo que é produzido atualmente, a maior parte dele acaba não tendo um destino correto. Isso pode acarretar em sérios problemas ambientais.

A poluição do solo, de lençóis freáticos, entre outros problemas, pode aumentar a proliferação de doenças e pragas aos moradores das regiões de despejo. O que demonstra que o lixo que é descartado de forma incorreta pode trazer sérios riscos à saúde.

Considerando tudo isso, por mais que pareça inútil, cada pequena ação feita para reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem jogados na natureza é de grande valia.

Muitas vezes, tudo o que falta são os pequenos incentivos, para que a comunidade se motive, tornando suas ações cada vez mais significativas.

Diferença entre reciclar e reaproveitar?

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Para não deixar dúvidas, vamos explicar melhor cada conceito.

RECICLAGEM

Reciclar consiste em inserir um determinado material em um novo ciclo de produção. Ou seja, o material será utilizado como insumo para um novo processo que gerará um novo produto.

Em geral, a reciclagem envolve mudanças químicas nos materiais e processos industriais mais robustos.

Os principais exemplos de materiais recicláveis são:

  • papel;
  • vidro;
  • metais em geral;
  • componentes eletrônicos.

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Mas, existem formas simples de reciclar os resíduos como é o caso da compostagem de material orgânico para criação de adubo. Esse material pode vir da poda de árvores, cascas de alimentos in natura, restos de comida, entre outros.

REAPROVEITAMENTO

Por outro lado, é considerado reaproveitamento quando um material é reutilizado para o mesmo ou para outro fim, ao invés de ir para o descarte.

Nesse processo, o material pode até sofrer algumas transformações físicas para ganhar novas funcionalidades e nova aparência, mas são mais simples do que ocorre na reciclagem.

Existem diversas formas de fazer o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. As principais aplicações desses materiais são em:

  • peças de arte e decoração;
  • roupas e acessórios;
  • peças de utilidade doméstica.

Como tornar sua empresa ecologicamente sustentável?

Se você possui um supermercado, padaria, lanchonete ou restaurante, com certeza você produz bastante lixo reciclável.


Agora que você já entendeu a importância de fazer a sua parte, vamos dar 5 dicas de como contribuir para um planeta mais saudável e sustentável.

1. FAÇA PARCERIAS COM RECICLADORES

Existem dois tipos de parcerias que você pode fazer para dar um destino mais apropriado ao lixo produzido pela sua empresa.

A primeira é contratando uma empresa que paga pelo seu lixo. Ou seja, para essa empresa, o seu lixo é a matéria-prima deles.

No segundo caso, você pode fazer uma parceria com uma associação sem fins lucrativos que ajude famílias carentes da sua cidade.

Assim, além de cuidar adequadamente do seu lixo, sua empresa estará fazendo um bem à comunidade na qual está inserida.

Além do lixo não orgânico como latas de alumínio, papéis e vidro, os materiais orgânicos também podem ser fruto desse tipo de parceria.

Materiais orgânicos como óleo usado, restos de comida, cascas de alimentos e folhas secas, podem ter um destino mais adequado que o descarte comum.

2. FAÇA PARCERIAS COM PROJETOS SOCIAIS DE REAPROVEITAMENTO

Todas as grandes cidades do país já contam com algum projeto social ligado ao reaproveitamento de materiais.


Muitos deles têm como foco principal a promoção da autonomia financeira das famílias, por meio de cursos de produção e venda de artesanatos feitos a partir de diversos tipos de materiais.

A maioria utiliza materiais como garrafas pet, latinhas, anéis de latinhas, caixas de papelão, filtros de café, saquinhos de chá, tampinhas, entre outros.

A grande vantagem é que ao contribuir com essas associações a sua empresa ainda está atrelando a responsabilidade social à sua marca. Isso agrega bastante valor de negócio, além da satisfação em fazer o bem.

3. INCENTIVE O USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS

Grandes redes de supermercados já estão seguindo essa tendência que têm agradado bastante os amantes da natureza. O velho hábito de oferecer as tão nocivas sacolinhas está, cada vez mais, caindo em desuso.

As pessoas já começaram a rever essa prática e a se acostumar a levar suas próprias sacolas. Além de ser mais saudável para o planeta, o uso das sacolas retornáveis é mais confortável para os clientes.

As sacolas ecológicas são feitas de materiais mais resistentes e ainda evitam aqueles terríveis acidentes, como quando uma sacolinha se rasga no meio da rua.

4. CRIE CAMPANHAS INTERNAS

Para fazer a sua parte como empresa ecologicamente sustentável de uma forma mais efetiva, você precisa que todo o seu time esteja engajado nisso.

Sendo assim, seus funcionários têm que ser preparados para as mudanças que serão necessárias. Comece realizando campanhas de conscientização e faça as mudanças na rotina gradualmente.

Um primeiro e importante passo é saber separar e armazenar o lixo corretamente. Essa ação facilita a coleta e já ajuda muito o meio ambiente.

Além disso, será preciso rever algumas práticas de armazenamento. E alguns outros antigos hábitos deverão ser abandonados.

Com uma equipe bem capacitada, os desperdícios de alimentos serão bastante reduzidos e as ações de sustentabilidade serão muito mais efetivas.

5. CONSCIENTIZE SEUS CLIENTES

Além de fazer a sua parte como empresa, incentive os seus clientes a fazerem cada um a sua. Quando esse tipo de ação é incentivada, o potencial de multiplicação é enorme.

Os clientes impactados pelas campanhas da sua empresa, irão compartilhar isso com sua rede de contatos ⎯ amigos, familiares, colegas de trabalho ⎯ levando, também, seu nome. Dessa forma, a sua rede crescerá cada vez mais.

Algumas ideias simples e boas de campanhas para iniciar com seus clientes são:

  • uso de sacola retornável;
  • coleta seletiva;
  • recebimento de baterias velhas;
  • incentivo às compras de alimentos a granel.

O mais importante é que o primeiro passo seja dado ⎯ e logo! O planeta está enviando sinais de socorro. Reciclar embalagens e realizar o reaproveitamento de materiais são o primeiro passo que podemos dar.

Sua empresa precisa de uma constante manutenção e limpeza, para que a rotina local não seja prejudicada de nenhuma forma.
Para melhorar os custos de manutenção da empresa é necessário atrelar diversos hábitos e ter sempre como parceira, uma empresa que te ajuda a encontrar serviços de limpeza e manutenção.
Dessa forma,
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2 de abril de 2025
Manter um ambiente de trabalho limpo e bem cuidado não apenas melhora a estética do escritório, mas também contribui para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Paredes manchadas, persianas empoeiradas e cadeiras de couro desgastadas podem passar uma imagem de descuido e comprometer a durabilidade dos materiais. Para evitar esses problemas, confira dicas práticas e eficientes para manter esses itens sempre impecáveis. 1. Como limpar paredes sem danificar a pintura As paredes do escritório estão sujeitas a diversas marcas, como sujeiras de toque, encosto de cadeiras e até manchas de café. A boa notícia é que é possível limpá-las sem danificar a pintura, prolongando sua vida útil. Dicas essenciais para manter as paredes limpas: Limpeza imediata: Quanto mais rápido a mancha for removida, mais fácil será eliminá-la. Remova o pó regularmente: Passe um pano seco ou levemente umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Utilize os produtos certos para cada tipo de tinta: Tintas foscas: Use uma esponja macia com detergente neutro e seque com um pano limpo. Tintas acrílicas laváveis: Prepare uma solução com água, álcool e detergente neutro para uma limpeza eficaz. Tintas à base de água: Seja delicado e utilize um pano levemente úmido com detergente neutro. 2. Como manter as persianas sempre limpas As persianas acumulam poeira facilmente, impactando a qualidade do ar e a estética do escritório. A limpeza frequente evita manchas e mantém o ambiente mais agradável. Passo a passo para remover a poeira das persianas: Espanador: Uma opção rápida para remover a poeira superficial. Luva ou meia velha: Borrife um limpador de janelas em uma luva e passe pelas lâminas para remover a sujeira. Aspirador de pó: Utilize o bico de escova para alcançar os cantos difíceis. Para uma limpeza mais profunda: Esponja úmida: Passe delicadamente para remover sujeiras mais resistentes. Lavagem completa: Retire as persianas e lave com água e sabão, deixando secar completamente antes de reinstalar. Persianas de tecido: Devem ser lavadas a seco para evitar danos. 3. Como cuidar das cadeiras de couro Cadeiras de couro são sofisticadas e confortáveis, mas exigem cuidados específicos para evitar rachaduras e manchas. A limpeza regular garante maior durabilidade e um aspecto sempre elegante. Dicas essenciais para limpeza e conservação: Remova o pó semanalmente: Use um pano macio e seco para evitar o acúmulo de sujeira. Evite produtos abrasivos: Nunca utilize detergentes comuns ou panos muito molhados. Manchas recentes: Remova com um pano seco ou levemente úmido. Manchas persistentes: Utilize um cotonete com álcool isopropílico para tinta ou uma pasta de creme de tártaro com suco de limão para manchas de proteína. Hidratação do couro: Use um condicionador próprio para couro de 2 a 3 vezes por ano para evitar ressecamento. Cuidar do ambiente de trabalho vai muito além da limpeza básica. Pequenas ações diárias ajudam a prolongar a vida útil dos materiais e garantem um escritório mais organizado, confortável e profissional. Se sua empresa precisa de uma limpeza profissional e personalizada, conheça os serviços da Limpeza com Zelo. Oferecemos soluções sob medida para manter seu escritório impecável, sem complicações.  Mantenha seu ambiente sempre limpo e agradável. Entre em contato conosco e saiba mais!
26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.
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