Como montar um roteiro de limpeza e manutenção na sua empresa ou franquia?

Como montar um roteiro de limpeza e manutenção na sua empresa ou franquia?

A limpeza é essencial em qualquer empresa de qualquer segmento, afinal, todos merecem trabalhar em locais adequados e devidamente limpos, certo? E em alguns estabelecimentos comerciais, a higienização e manutenção apropriada faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar a clientela.


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Visto que a manutenção e limpeza do lugar é tão importante, elaboramos neste post algumas dicas para você montar um roteiro de limpeza e roteiro de manutenção na sua empresa.

 

A) Roteiro de limpeza para sua empresa ou franquia


O que e quando limpar?

Ao montar o roteiro de limpeza para seu local de empreendimento, é interessante levar em consideração alguns pontos importantes. Há lugares que devem ser limpos diariamente, outros que podem ser limpos em intervalos de alguns dias ou até de uma semana, para serem asseados de novo.


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O roteiro pode variar de acordo com o segmento e o porte da empresa, mas, de maneira geral, é preciso seguir as frequências abaixo:


Diariamente


Banheiros (tanto feminino como masculino)

Cozinha (se houver)

Entrada e recepção da empresa

Tirar o pó de mesas e aparelhos

Varrer as salas

Retirar o lixo


Você sabe como fazer a gestão dos seus fornecedores?


Essa limpeza deve ser feita todos os dias, sem exceção. Outras atividades podem ser inseridas de acordo com a sua empresa — como, por exemplo, os locais onde é servido o almoço no próprio trabalho. Será preciso limpar também o refeitório diariamente.


Semanalmente


Uma opção para a limpeza semanal é a já popular “faxina”. As salas, por exemplo, podem ser superficialmente limpas todos os dias, mas devem passar por uma limpeza mais aprofundada pelo menos uma vez por semana. Outros locais que podem ser limpos semanalmente são:


Prateleiras e estantes

Escadas e elevadores

Corredores

Sala de armazenamento (como máquinas e arquivo morto)

Vidros, janelas, portas e portões

Paredes (pode ser limpo até mesmo mensalmente)

Garagem ou estacionamento

Lugares altos e/ou de pouco acesso


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Vale lembrar também que essas são apenas algumas dicas de roteiro de limpeza para sua empresa, porquanto as ideias podem variar de acordo com o segmento ou a necessidade. Ainda assim, é importante que seja feito um cronograma, em que constem as atividades diárias a serem feitas — além de nunca deixar faltar no almoxarifado os materiais apropriados para a limpeza.


Algumas outras dicas também podem ajudar bastante; vejamos a seguir.


Dicas importantes na hora de montar o roteiro de limpeza: 

A empresa deve ter todos os materiais e utensílios necessários para a limpeza. Vale lembrar que muitas vezes os produtos usados, ou até mesmo os acessórios para a limpeza, precisam ser melhores do que os de uso doméstico comum.

Deve-se optar por produtos de limpeza cuja compra possa ser feita em grande escala. Afinal, muitos locais de uso comum precisam ser asseados todos os dias, como os banheiros, e o consumo de itens e produtos será intenso. Os acessórios, como vassouras, rodos ou panos de chão precisam estar constantemente em bom estado.

Incentive a sua equipe a colaborar com a limpeza do local, com alguns hábitos comuns, como jogar lixo na lixeira ou não deixar a xícara de café ou copo d’água na mesa, por exemplo.


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Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.

E então, gostou do post? Como é feita a limpeza em sua empresa? Deixe-nos um comentário com suas dicas ou sugestões!


B) Roteiro de manutenção preventiva: elétrica, hidráulica, civil, ar condicionado para sua empresa ou franquia


Um roteiro de manutenção preventiva deve ser fácil de entender e composto basicamente por procedimentos de:


Inspeção geral: consiste na inspeção visual (verificação da integridade física da carcaça do equipamento e de seus componentes internos, como placas de circuito impresso, folgas, desgastes nas engrenagens e botões, amassados, ou ferrugens na pintura) e limpeza do equipamento (procedimentos a serem feitos, produtos de limpeza utilizados e ferramentas necessárias);


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Troca de peças e acessórios com a sua vida útil vencida: essas instruções para substituição de partes e peças normalmente estão incluídas nos manuais do equipamento fornecidos pelos fabricantes;


Lubrificação geral: descrição dos tipos de lubrificantes necessários, periodicidade, locais de aplicação, equipamentos e ferramentas que devem ser utilizados e orientações para abertura do equipamento ou partes dele;


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Aferição e posterior calibração do equipamento: como e onde deve ser feita a leitura e verificação de indicadores e níveis (corrente, tensão, potência, rotação, pressão, vazão, etc.), quando necessário;


Testes de desempenho e de segurança (elétrica, radiológica, mecânica, biológica): explicação da execução dessa tarefa através da leitura e verificação de níveis de líquidos lubrificantes e indicadores em geral e observação de anomalias como calor, vibração, vazamentos ou odores, quando necessário.


No início de cada roteiro deve ser colocada uma listagem de ferramentas e equipamentos de testes para a execução de cada uma das tarefas descritas


Levando-se em consideração que a manutenção preventiva normalmente demanda um tempo muito maior do que a manutenção corretiva e que sua execução requer a paralisação de um equipamento em funcionamento, é importante que a pessoa que irá executá-la seja rápida e eficiente.


Além dos itens acima para elaboração dos procedimentos de manutenção preventiva, devem ser levadas em consideração as recomendações dos fabricantes e normas governamentais, do EAS ou de algum órgão fiscalizador aos quais os equipamentos estão sujeitos.


Adicionalmente, deve-se observar os históricos de manutenção corretiva dos equipamentos para identificar as falhas mais frequentes e criar procedimentos específicos para tentar reduzir a ocorrência dessas falhas.


Isso vem demonstrar a importância da elaboração do histórico do equipamento. Por menor que seja a intervenção durante a manutenção corretiva, ela deve ser registrada no histórico do equipamento para uma possível utilização na elaboração do roteiro de manutenção preventiva.


Para facilitar a aplicação dos roteiros de manutenção preventiva de equipamentos médicos, assim como reduzir o custo desse programa, os procedimentos podem ser divididos em duas categorias:


Manutenção preventiva abrangentes: é feita uma avaliação geral da segurança e desempenho dos equipamentos, ou seja, engloba todos os procedimentos de um roteiro de MP. É comum a execução desses procedimentos anualmente.


Manutenção preventiva específicas: são verificados e trocados os itens que se degradam entre as inspeções abrangentes. Geralmente as inspeções são feitas para obedecer às normas de funcionamento ou às recomendações dos fabricantes dos equipamentos.

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16 de maio de 2025
Você já entrou no banheiro e sentiu aquele cheiro estranho, mesmo com tudo aparentemente limpo? Isso acontece mais do que parece – e na maioria das vezes, o problema está em pequenos detalhes do dia a dia. A boa notícia: com alguns cuidados simples, é possível manter o banheiro sempre cheiroso e higienizado. Confira: 1. Fique de olho nos ralos e entupimentos O acúmulo de cabelo, espuma, pasta de dente e outros resíduos pode entupir os ralos e causar mau cheiro. Se perceber a água descendo devagar ou notar odores, vale usar desentupidor ou arame para tentar resolver o problema. Outra dica é despejar água com desinfetante nos ralos para garantir que o sifão continue funcionando como vedação contra odores. ⚠️ Atenção: se optar por usar soda cáustica, siga rigorosamente as instruções da embalagem e use com muito cuidado – ela pode causar acidentes e danificar os canos se usada em excesso. 2. Mantenha uma rotina de limpeza leve e frequente Evite que a sujeira se acumule. Uma limpeza rápida com desinfetante (pode ser o tradicional Vim ou outro de sua preferência) já é suficiente para manter ralos, vaso sanitário e pia longe do mau cheiro. Essa rotina pode ser feita diariamente em menos de 10 minutos. Dica extra: aposte em aromatizadores e velas perfumadas para reforçar a sensação de limpeza e conforto. 3. Dê atenção especial ao vaso sanitário O vaso é um dos principais focos de odor. Limpe-o com desinfetante nas bordas e na parte interna todos os dias, principalmente se o banheiro for usado com frequência. E lembre-se: nada de jogar absorventes, cotonetes ou papel higiênico em excesso no vaso. Isso pode causar entupimentos e mau cheiro a longo prazo. Bônus: boas práticas que funcionam! Faça a limpeza do sifão da pia ao menos 1x por mês. Use tampas de ralo com vedação para evitar o retorno de odores. Sempre que possível, reaproveite a água do banho ou da máquina para lavar o banheiro (economia e praticidade!). Conte com a Limpeza com Zelo Quer um resultado ainda mais eficaz? Faça uma limpeza profissional com quem entende do assunto. Na Limpeza com Zelo, você contrata tudo online, escolhe o tipo de limpeza ideal e ainda conta com suporte personalizado. 📲 Faça seu orçamento gratuito agora mesmo!
9 de maio de 2025
Em tempos de cortes orçamentários, uma das perguntas mais comuns entre gestores de facilities é: como reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço? A boa notícia é que isso é possível — e com estratégia, planejamento e parceiros certos, pode até se tornar uma vantagem competitiva. Neste post, vamos mostrar como sua empresa pode cortar gastos de forma inteligente , mantendo a eficiência nas operações e a satisfação dos usuários. 1. Terceirize com estratégia A terceirização de serviços como limpeza, manutenção, portaria e jardinagem é uma das formas mais eficazes de reduzir custos operacionais. Mas atenção: terceirizar não é apenas trocar de fornecedor — é escolher um parceiro que entregue qualidade, regularidade e responsabilidade. Busque empresas com histórico comprovado, que cuidem de toda a gestão de equipe, EPI, treinamentos e conformidade trabalhista. Isso evita dores de cabeça e garante mais tempo para focar no core business da sua empresa. 2. Corte desperdícios e crie metas de economia Você sabia que boa parte dos gastos com limpeza e manutenção vêm de desperdícios invisíveis? Luzes acesas desnecessariamente, torneiras pingando, uso excessivo de produtos de limpeza… tudo isso pesa no orçamento. Defina metas claras de redução de consumo de água, luz e insumos . Envolva a equipe nessas metas, ofereça feedbacks e bonificações por boas práticas. Pequenas atitudes geram grandes resultados. 3. Elimine burocracias que só geram retrabalho Processos engessados, aprovações em excesso e papeladas sem fim atrapalham o fluxo de trabalho e consomem tempo e dinheiro. Automatize processos sempre que possível, com ferramentas de gestão de facilities, checklists digitais e monitoramento em tempo real. Menos papel, mais eficiência. 4. Use a tecnologia a seu favor Soluções inteligentes como sensores de presença, robôs de limpeza, apps de gestão de equipes e QR Codes para checklists podem otimizar as rotinas e reduzir drasticamente os custos operacionais. Além disso, permitem relatórios detalhados para tomada de decisões baseadas em dados — e não em achismos. 5. Reduza o turnover e valorize sua equipe A demissão custa caro. Treinar um novo colaborador custa mais ainda. Por isso, vale mais a pena investir em retenção, qualificação e engajamento do time atual. Profissionais bem treinados, reconhecidos e motivados entregam mais, cometem menos erros e reduzem o retrabalho. 6. Implemente gestão da qualidade mesmo sem certificação Você não precisa de um selo ISO para adotar boas práticas de qualidade. Comece com o básico: mapeie processos, estabeleça padrões, colete indicadores e revise os fluxos de forma contínua. Quando a operação é guiada por dados e metas, os erros diminuem e a produtividade cresce. 7. Conte com parceiros que somam A Limpeza com Zelo é especialista em otimizar operações de limpeza com inteligência, ergonomia e foco na redução de desperdícios. Através de planos personalizados, equipes treinadas e acompanhamento rigoroso de qualidade , ajudamos sua empresa a reduzir custos com eficiência e profissionalismo . Quer saber como podemos te ajudar? Fale conosco.
30 de abril de 2025
Organizar eventos corporativos de qualidade exige muito mais do que criatividade e boa vontade: é preciso equilíbrio financeiro, planejamento e decisões inteligentes . Em um cenário cada vez mais competitivo, otimizar o orçamento é essencial para garantir eventos impactantes sem comprometer outras áreas da empresa. Se você está planejando uma convenção, um workshop, uma celebração interna ou qualquer outro tipo de evento empresarial, estas 6 dicas vão te ajudar a extrair o máximo valor do seu investimento — sem abrir mão da excelência. 1. Mapeie seus custos fixos com antecedência Antes de qualquer tomada de decisão, é fundamental saber quanto do orçamento será comprometido com despesas fixas . Salários da equipe envolvida, ferramentas de gestão de eventos, licenças e estruturas já contratadas devem estar no radar desde o início. Esses valores são sua base. Só depois de conhecê-los é possível distribuir o restante do orçamento para fornecedores, atrações, alimentação, limpeza, estrutura e outras necessidades. 2. Avalie alternativas no mercado Evite agir por impulso ou repetir fornecedores automaticamente. Um estudo de mercado rápido pode revelar novos espaços, serviços ou parcerias mais vantajosas , com melhor custo-benefício e mais alinhadas ao perfil do evento. Negocie, compare valores, avalie portfólios e veja o que sua concorrência está fazendo — isso pode gerar ideias e economias valiosas. 3. Tenha apoio de especialistas Contar com profissionais experientes em eventos corporativos pode parecer um gasto a mais, mas é na verdade um investimento estratégico . Eles sabem onde cortar, onde investir e como adaptar o evento ao orçamento sem comprometer a entrega. Além disso, garantem agilidade e controle em todo o processo. O mesmo vale para terceirizações essenciais , como os serviços de limpeza e copa — áreas críticas que impactam diretamente a experiência dos convidados. 4. Planeje com visão estratégica: crie um calendário de eventos Eventos corporativos não acontecem isoladamente. Quando inseridos num calendário anual , é possível racionalizar custos, prever demandas, padronizar fornecedores e evitar excessos . Isso também permite que ações bem-sucedidas em um evento gerem frutos em outros, otimizando resultados e fortalecendo a estratégia institucional da empresa. 5. Estabeleça parcerias com fornecedores recorrentes Se a sua empresa organiza eventos com frequência, fechar contratos contínuos com fornecedores confiáveis pode gerar economias consideráveis . Buffets, estruturas, materiais de apoio e limpeza podem ser negociados por pacotes mensais ou anuais, com preços mais competitivos e atendimento prioritário. 6. Inclua uma margem para imprevistos Nenhum planejamento está livre de surpresas. Seja por conta do clima, atrasos ou mudanças de última hora, é importante ter uma reserva de segurança . Mesmo que não seja usada, essa margem evita prejuízos maiores e garante que o evento siga com qualidade, mesmo diante de ajustes inesperados. Planejar um evento corporativo de forma inteligente é o caminho para atingir resultados reais sem ultrapassar os limites financeiros da empresa . Ao aplicar essas estratégias e contar com fornecedores especializados , você garante um evento bem-sucedido do início ao fim.  🔹 Quer garantir limpeza profissional, discrição, organização e suporte de confiança para o seu evento? Fale com a Limpeza com Zelo e solicite seu orçamento personalizado!