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Gestão de franquias: 6 dicas para o sucesso

Gestão de franquias: 6 dicas para o sucesso

Um fato que todo franqueado deve entender é que a marca de uma franquia por si só não irá garantir o sucesso de seu empreendimento. A marca da franquia pode até ajudar a ter maior número de clientes, mas, além disso, é apenas uma empresa como qualquer outra e a grande prova desse fato é que muitos franqueados simplesmente não conseguem levar o negócio em frente por falta de uma boa gestão de sua franquia.

Pensando nisso, é necessário que o franqueado invista em ferramentas de gestão que lhe possibilitem atingir seus objetivos e essa condição só pode ser alcançada com conhecimento, com dedicação e com muito trabalho.

É importante entender que o franqueado precisa de um sistema para fazer a gestão da franquia e, se a franqueadora não oferece uma boa plataforma de gestão, não se mostra uma empresa confiável. Deixar o franqueado preso a processos administrativos não trará condições de bom gerenciamento do seu negócio. 

Para fazer uma boa gestão de sua franquia, o franqueado precisa seguir algumas recomendações básicas:


1.Conhecer o mercado a fundo

Para uma boa gestão de sua franquia, o franqueado precisa estudar e conhecer a fundo o mercado em que está atuando, entender como funciona seu segmento, conhecer os principais concorrentes e investir no seu público-alvo.

Para um franqueado de primeira viagem, que não possui experiência anterior com o mercado de franquias, é necessário fazer alguns cursos, conversar com outros franqueados mais experientes e procurar se manter atualizado no seu ramo de atividades.

Com um bom conhecimento sobre o setor, o franqueado poderá tomar as melhores decisões e direcionar seus recursos da forma mais correta, buscando os meios de gestão da franquia que lhe possibilitem entender o mercado e se destacar entre os concorrentes.

2. Manter o alinhamento com as diretrizes da franqueadora

Uma boa gestão de franquias exige que o franqueado esteja alinhado com as diretrizes da franqueadora, conhecendo sua missão, seus valores e o papel que exerce no mercado. Conhecendo as diretrizes da franqueadora, o novo franqueado terá mais condições de aproveitar o conhecimento adquirido ao longo do tempo e aplicar as técnicas aprendidas para o sucesso de seu empreendimento.

Aproveitar todo o suporte que a franqueadora oferece permite que a gestão da franquia se torne menos problemática, garantindo que se tome as decisões mais acertadas e permitindo um melhor relacionamento com os clientes.

A franqueadora é quem dita as regras e o franqueado deve seguir essas orientações para ter sucesso com a marca.

3. Manter o padrão de qualidade da franqueadora

Para manter-se no mercado, a franqueadora possui um padrão de qualidade que é a principal razão do seu sucesso. A gestão de franquias exige que o franqueado siga esse padrão de qualidade, conhecendo os produtos e serviços e garantindo aos seus clientes o mesmo padrão de outras franquias.

Dentro de uma rede de franquias, cada franqueado possui o mesmo material de trabalho, o mesmo sistema de divulgação e o mesmo tipo de treinamento e realizar uma excelente gestão da franquia é a única forma de fazer com que a unidade tenha destaque na rede ou traga novos elementos para reforçar a qualidade esperada pelo público.

4. Manter atualizados os indicadores de desempenho

Como em qualquer empresa, mesmo fora do setor de franquias, uma unidade de rede de franqueados precisa manter atualizados seus indicadores de desempenho. Uma regra básica para se ter uma boa gestão de franquias exige o monitoramento constante do desempenho e a busca de métodos que possam trazer mais lucratividade para a empresa.

Acompanhar os indicadores de desempenho permite que o franqueado possa fazer a melhor gestão de sua franquia, conhecendo as áreas que precisam de ajustes e as ações necessárias para solucionar resultados não alcançados.

Os indicadores de desempenho mais utilizados são a taxa de conversão, a lucratividade, o volume de vendas e o ticket médio, além de outros que devem estar à disposição para uma gestão de franquias mais eficiente.

Essas informações possibilitam direcionar os rumos da empresa e fazer as escolhas mais acertadas a cada momento.

5. Gerenciamento financeiro

O franqueado deve fazer constantemente o gerenciamento financeiro de sua empresa para melhor direcionar a gestão de sua franquia. Acompanhar o fluxo de caixa, manter o controle de custos e fazer o planejamento estratégico de sua empresa são atividades que devem ser feitas de maneira constante, procurando sempre os melhores índices para garantir os bons resultados.

Um dos erros fatais para a gestão de uma franquia e de empresas em geral é não acompanhar o demonstrativo de resultados, prevendo condições de baixo rendimento para garantir a sobrevivência da empresa.

Além disso, vale a regra básica sobre o franqueado jamais misturar contas pessoais com as contas da empresa. Finanças misturadas são o prenúncio de desastre financeiro para qualquer empreendimento.

O empresário franqueado tem à sua disposição ferramentas informatizadas para o controle de seu empreendimento e, como já salientamos, preferencialmente deve utilizar o sistema oferecido pela franqueadora. A gestão de franquias automatizada é uma ferramenta a mais para poder gerenciar eficientemente um negócio de franquias.

 

6. Capacitação e treinamento para melhorar a gestão de franquias

Para o empreendedor franqueado, manter sua equipe treinada e capacitada é condição indispensável para uma boa gestão da sua franquia. O mercado, em qualquer setor, renova-se de forma constante e é necessário esse acompanhamento.

O franqueado tem como responsabilidade atuar ativamente no treinamento e na capacitação de sua equipe, buscando novas ideias e aplicando-as em seu negócio de franquia, sempre de acordo com as regras da franqueadora, fazendo a avaliação dos funcionários e monitorando sua clientela e concorrência.


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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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