Um fato que todo franqueado deve entender é que a marca de uma franquia por si só não irá garantir o sucesso de seu empreendimento. A marca da franquia pode até ajudar a ter maior número de clientes, mas, além disso, é apenas uma empresa como qualquer outra e a grande prova desse fato é que muitos franqueados simplesmente não conseguem levar o negócio em frente por falta de uma boa gestão de sua franquia.
Pensando nisso, é necessário que o franqueado invista em ferramentas de gestão que lhe possibilitem atingir seus objetivos e essa condição só pode ser alcançada com conhecimento, com dedicação e com muito trabalho.
É importante entender que o franqueado precisa de um sistema para fazer a gestão da franquia e, se a franqueadora não oferece uma boa plataforma de gestão, não se mostra uma empresa confiável. Deixar o franqueado preso a processos administrativos não trará condições de bom gerenciamento do seu negócio.
1.Conhecer o mercado a fundo
Para uma boa gestão de sua franquia, o franqueado precisa estudar e conhecer a fundo o mercado em que está atuando, entender como funciona seu segmento, conhecer os principais concorrentes e investir no seu público-alvo.
Para um franqueado de primeira viagem, que não possui experiência anterior com o mercado de franquias, é necessário fazer alguns cursos, conversar com outros franqueados mais experientes e procurar se manter atualizado no seu ramo de atividades.
Com um bom conhecimento sobre o setor, o franqueado poderá tomar as melhores decisões e direcionar seus recursos da forma mais correta, buscando os meios de gestão da franquia que lhe possibilitem entender o mercado e se destacar entre os concorrentes.
2. Manter o alinhamento com as diretrizes da franqueadora
Uma boa gestão de franquias exige que o franqueado esteja alinhado com as diretrizes da franqueadora, conhecendo sua missão, seus valores e o papel que exerce no mercado. Conhecendo as diretrizes da franqueadora, o novo franqueado terá mais condições de aproveitar o conhecimento adquirido ao longo do tempo e aplicar as técnicas aprendidas para o sucesso de seu empreendimento.
Aproveitar todo o suporte que a franqueadora oferece permite que a gestão da franquia se torne menos problemática, garantindo que se tome as decisões mais acertadas e permitindo um melhor relacionamento com os clientes.
A franqueadora é quem dita as regras e o franqueado deve seguir essas orientações para ter sucesso com a marca.
3. Manter o padrão de qualidade da franqueadora
Para manter-se no mercado, a franqueadora possui um padrão de qualidade que é a principal razão do seu sucesso. A gestão de franquias exige que o franqueado siga esse padrão de qualidade, conhecendo os produtos e serviços e garantindo aos seus clientes o mesmo padrão de outras franquias.
Dentro de uma rede de franquias, cada franqueado possui o mesmo material de trabalho, o mesmo sistema de divulgação e o mesmo tipo de treinamento e realizar uma excelente gestão da franquia é a única forma de fazer com que a unidade tenha destaque na rede ou traga novos elementos para reforçar a qualidade esperada pelo público.
4. Manter atualizados os indicadores de desempenho
Como em qualquer empresa, mesmo fora do setor de franquias, uma unidade de rede de franqueados precisa manter atualizados seus indicadores de desempenho. Uma regra básica para se ter uma boa gestão de franquias exige o monitoramento constante do desempenho e a busca de métodos que possam trazer mais lucratividade para a empresa.
Acompanhar os indicadores de desempenho permite que o franqueado possa fazer a melhor gestão de sua franquia, conhecendo as áreas que precisam de ajustes e as ações necessárias para solucionar resultados não alcançados.
Os indicadores de desempenho mais utilizados são a taxa de conversão, a lucratividade, o volume de vendas e o ticket médio, além de outros que devem estar à disposição para uma gestão de franquias mais eficiente.
Essas informações possibilitam direcionar os rumos da empresa e fazer as escolhas mais acertadas a cada momento.
5. Gerenciamento financeiro
O franqueado deve fazer constantemente o gerenciamento financeiro de sua empresa para melhor direcionar a gestão de sua franquia. Acompanhar o fluxo de caixa, manter o controle de custos e fazer o planejamento estratégico de sua empresa são atividades que devem ser feitas de maneira constante, procurando sempre os melhores índices para garantir os bons resultados.
Um dos erros fatais para a gestão de uma franquia e de empresas em geral é não acompanhar o demonstrativo de resultados, prevendo condições de baixo rendimento para garantir a sobrevivência da empresa.
Além disso, vale a regra básica sobre o franqueado jamais misturar contas pessoais com as contas da empresa. Finanças misturadas são o prenúncio de desastre financeiro para qualquer empreendimento.
O empresário franqueado tem à sua disposição ferramentas informatizadas para o controle de seu empreendimento e, como já salientamos, preferencialmente deve utilizar o sistema oferecido pela franqueadora. A gestão de franquias automatizada é uma ferramenta a mais para poder gerenciar eficientemente um negócio de franquias.
6. Capacitação e treinamento para melhorar a gestão de franquias
Para o empreendedor franqueado, manter sua equipe treinada e capacitada é condição indispensável para uma boa gestão da sua franquia. O mercado, em qualquer setor, renova-se de forma constante e é necessário esse acompanhamento.
O franqueado tem como responsabilidade atuar ativamente no treinamento e na capacitação de sua equipe, buscando novas ideias e aplicando-as em seu negócio de franquia, sempre de acordo com as regras da franqueadora, fazendo a avaliação dos funcionários e monitorando sua clientela e concorrência.
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