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Melhores microfranquias em 2021: 5 opções com potencial para abrir

Melhores microfranquias em 2021: 5 opções com potencial para abrir

O mercado de franchising possui muitas opções de negócios baratos para o empreendedor. Aqui separamos algumas das melhores microfranquias para 2021 para você conhecer um pouco mais.

Nem sempre o empreendedor possui muito capital para investir e, por isso, procura modelos mais enxutos de negócio, como as microfranquias.

Contudo, você sabe o que são microfranquias e como elas podem mudar a sua vida? Nos acompanhe neste texto e entenda também no que consiste esse modelo de empreendimento.


O que são microfranquias?


As microfranquias são modelos de negócios replicados, pois contam com uma operação que deve ser igual em todas as unidades.

No entanto, uma microfranquia exige um investimento menor do que as franquias comuns. Além disso, muitas vezes, elas oferecem a possibilidade de abrir um negócio em home office, o que dispensa gastos com ponto comercial.

A categorização em microfranquia é feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A diferença para o modelo mais tradicional consiste no seu valor de investimento que, atualmente, é de R$ 90 mil. Muito inferior ao da maioria das franquias de grande porte.

Além do valor mais baixo, as melhores microfranquias para 2021 possuem um modelo de negócio mais enxuto. Isso diminui os custos fixos e possibilita a entrada de empreendedores com menor capital para investir.

Da mesma forma, este modelo conta com negócios variados, em diferentes mercados, oferecendo serviços mais simples ou então produtos comuns.

Outra vantagem é o suporte dado pela franqueadora, como apoio para a gestão da unidade e auxílio para o trabalho de marketing.

Para os empreendedores menos experientes, essa é uma boa opção para ser dono do próprio negócio. Pois, assim como nos modelos maiores, quem investe e uma microfranquia também recebe treinamentos para sua operação.

Por fim, o franqueado recebe um negócio já reconhecido pelo mercado e pelos consumidores, o que ajuda com a visibilidade e aceitação do negócio.

Com o modelo home office de trabalho, o empreendedor diminui os custos do negócio.


5 melhores microfranquias para abrir em 2021 e ganhar dinheiro


Mesmo em um momento delicado da Economia, investir em uma microfranquia é uma boa opção. Este modelo de negócio mais enxuto possibilita até que o franqueado mantenha o emprego e trabalhe nas horas de folga.

Além disso, o mercado conta com redes de franquias já consolidadas, que oferecem uma maior segurança para o novo empreendimento.

Nesse sentido, separamos algumas das melhores microfranquias para 2021, em diferentes mercados de atuação e com variados produtos e serviços. Confira!


1. Encontre Sua Viagem


O mercado de turismo foi bastante impactado pela pandemia do novo coronavírus, devido às restrições de viagem e circulação de pessoas.

No entanto, especialistas esperam uma boa retomada do segmento assim que a pandemia estiver mais controlada. Isso porque existe uma demanda reprimida por conta o isolamento social.

Nesse sentido, uma das melhores microfranquias para 2021 é a Encontre Sua Viagem, empresa de agências de turismo que atua no mercado há mais de uma década.

A franquia possui um modelo de negócio enxuto, em home office, ideal para quem não tem muito dinheiro para investir.

Da mesma forma, o empreendedor pode conseguir uma renda extra com a franquia, pois o negócio possibilita uma maior flexibilidade de horário de trabalho.

A Encontre Sua Viagem oferece diversos tipos de produtos e serviços ligados ao turismo, como pacotes de viagens, passagens aéreas, hospedagens, entre diversos outros.

Por ter parcerias com os maiores players do mercado de turismo, a franquia consegue oferecer um amplo catálogo, além de uma estrutura eficiente para o franqueado.

Além do modelo home office, o empreendedor pode optar por uma loja física da Encontre Sua Viagem. A franqueadora auxilia na escolha do melhor local de instalação da unidade, bem como no layout do estabelecimento.


  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses


O segmento de turismo deve ter uma retomada grande ainda em 2021, após a pandemia.


2. Acquazero


Os números mostram que a Acquazero é uma das melhores franquias para 2021. A rede, entre 2019 e 2020, cresceu em 152% o número de unidades, de acordo com levantamento da ABF.

Isso mostra que os empreendedores estão atentos ao modelo de negócio da franquia, que se mostra rentável com serviços de higienização automotiva e outros cuidados para o carro.

Com este crescimento, a franquia entrou para o ranking das 50 maiores franquias da ABF. Aumento puxado principalmente pelos modelos home office da franquia.

Da mesma forma, a franquia está em um segmento em alta, pois a pandemia trouxe maiores preocupações com a limpeza dos carros, em função da pandemia de Covid-19.

Outro diferencial da Acquazero é a preocupação com o meio ambiente. A franquia utiliza produtos de limpeza biodegradáveis e baixo consumo de água em seus serviços.

Esta preocupação com a natureza tem sido um diferencial importante na hora da escolha dos serviços pelos consumidores.

O carro-chefe da Acquazero é sua limpeza ecológica, método em que se utiliza apenas 300 ml de água misturada com cera de carnaúba para limpar um carro por fora.

Do mesmo modo, a franquia oferece higienização interna, limpeza de motor, polimento, enceramento, entre outros processos especiais para a pintura.

Por fim, são seis modelos de negócio da franquia, três deles em home office, dois voltados para loja física e um de desenvolvedor de área.

Para saber um pouco mais sobre a Acquazero, veja o vídeo que separamos abaixo!


  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses


3. Quisto


A pandemia trouxe um aumento na procura por seguros diversos, como o de vida. De acordo com dados da IRB+Inteligência, o setor acumulou crescimento de 4,9% em 2020, com tendência de se manter assim em 2021.

Nesse sentido, uma das melhores microfranquias para 2021 no segmento de seguros é a Quisto Corretora de Seguros. A rede possui um amplo catálogo de produtos, com mais de 90 tipos de contratos disponíveis para os clientes.

A franquia possui parceria com as maiores seguradoras do mundo e, por isso, apresenta um negócio atrativo para os franqueados e também para os clientes.

Sendo assim, os franqueados contam com um modelo de negócio mais barato em home office. Isso dá ao empreendedor a possibilidade de manter um trabalho enquanto atua na franquia nas horas de folga.

Outra vantagem para o franqueado é o software exclusivo da Quisto, que consegue fazer mais de 20 cotações para um mesmo contrato. Dessa forma, o corretor pode trabalhar com mais possibilidades a oferecer aos clientes somente as melhores opções.

Além do modelo em home office, a Quisto também possui o modelo voltado para ponto comercial.


  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses


4. Limpeza com Zelo


A franquia Limpeza com Zelo é uma rede de serviços de higienização voltada tanto para estabelecimentos comercias, quanto para residências.

Este segmento de 
limpeza foi impactado positivamente com a pandemia, pois há atualmente uma preocupação com a higiene dos comércios e das casas.

Investimento inicial: a partir de R$ 20 milFaturamento médio mensal: R$ 25 milPrazo de retorno: a partir de 6 meses


5. Noexcuse


Por fim, no mercado de marketing digital estão algumas das melhores microfranquias para 2021, tendo em vista o crescimento constante do setor.

Uma destas franquias é a Noexcuse, que trabalha com diversos serviços de marketing digital, como produção de conteúdo, planejamento de campanhas, social media, entre outros.

As empresas buscam serviços de marketing digital para uma divulgação eficiente.

Além disso, a franquia oferece um modelo em home office para o franqueado, possibilitando flexibilidade de horário de trabalho.


  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 6 meses


Vale a pena abrir uma microfranquia em 2021?


Com falamos, o modelo de microfranquias é interessante para diversos perfis de empreendedores. Primeiramente, porque ele permite que alguém já empregado possa ser dono do próprio negócio e trabalhar na horas de folga.

Da mesma forma, o modelo de franquia oferece diversos suportes para os franqueados, como treinamentos, apoio para as ações de marketing, bem como produtos e serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Em um momento de tantas incertezas com relação à Economia, ter uma franquia em home office é o ideal para quem não possui muito capital. Assim, diminui-se os custos mensais, pois não é preciso de pagar aluguel de ponto comercial, nem contratar funcionários.

Por estes motivos que, mesmo com a crise, é interessante buscar as melhores microfranquias para 2021. Principalmente em mercados que estão mais aquecidos ou se recuperando mais rapidamente.

Da mesma forma, é fundamental encontrar franquias que combinem com o seu perfil, e que ofereçam suportes eficientes.

Por isso, antes de optar por uma marca, analise bem a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela você terá uma ideia completa sobre os custos do negócio e os suportes da franqueadora.


Confira em:

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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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