Melhores microfranquias em 2021: 5 opções com potencial para abrir

Melhores microfranquias em 2021: 5 opções com potencial para abrir

O mercado de franchising possui muitas opções de negócios baratos para o empreendedor. Aqui separamos algumas das melhores microfranquias para 2021 para você conhecer um pouco mais.

Nem sempre o empreendedor possui muito capital para investir e, por isso, procura modelos mais enxutos de negócio, como as microfranquias.

Contudo, você sabe o que são microfranquias e como elas podem mudar a sua vida? Nos acompanhe neste texto e entenda também no que consiste esse modelo de empreendimento.


O que são microfranquias?


As microfranquias são modelos de negócios replicados, pois contam com uma operação que deve ser igual em todas as unidades.

No entanto, uma microfranquia exige um investimento menor do que as franquias comuns. Além disso, muitas vezes, elas oferecem a possibilidade de abrir um negócio em home office, o que dispensa gastos com ponto comercial.

A categorização em microfranquia é feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A diferença para o modelo mais tradicional consiste no seu valor de investimento que, atualmente, é de R$ 90 mil. Muito inferior ao da maioria das franquias de grande porte.

Além do valor mais baixo, as melhores microfranquias para 2021 possuem um modelo de negócio mais enxuto. Isso diminui os custos fixos e possibilita a entrada de empreendedores com menor capital para investir.

Da mesma forma, este modelo conta com negócios variados, em diferentes mercados, oferecendo serviços mais simples ou então produtos comuns.

Outra vantagem é o suporte dado pela franqueadora, como apoio para a gestão da unidade e auxílio para o trabalho de marketing.

Para os empreendedores menos experientes, essa é uma boa opção para ser dono do próprio negócio. Pois, assim como nos modelos maiores, quem investe e uma microfranquia também recebe treinamentos para sua operação.

Por fim, o franqueado recebe um negócio já reconhecido pelo mercado e pelos consumidores, o que ajuda com a visibilidade e aceitação do negócio.

Com o modelo home office de trabalho, o empreendedor diminui os custos do negócio.


5 melhores microfranquias para abrir em 2021 e ganhar dinheiro


Mesmo em um momento delicado da Economia, investir em uma microfranquia é uma boa opção. Este modelo de negócio mais enxuto possibilita até que o franqueado mantenha o emprego e trabalhe nas horas de folga.

Além disso, o mercado conta com redes de franquias já consolidadas, que oferecem uma maior segurança para o novo empreendimento.

Nesse sentido, separamos algumas das melhores microfranquias para 2021, em diferentes mercados de atuação e com variados produtos e serviços. Confira!


1. Encontre Sua Viagem


O mercado de turismo foi bastante impactado pela pandemia do novo coronavírus, devido às restrições de viagem e circulação de pessoas.

No entanto, especialistas esperam uma boa retomada do segmento assim que a pandemia estiver mais controlada. Isso porque existe uma demanda reprimida por conta o isolamento social.

Nesse sentido, uma das melhores microfranquias para 2021 é a Encontre Sua Viagem, empresa de agências de turismo que atua no mercado há mais de uma década.

A franquia possui um modelo de negócio enxuto, em home office, ideal para quem não tem muito dinheiro para investir.

Da mesma forma, o empreendedor pode conseguir uma renda extra com a franquia, pois o negócio possibilita uma maior flexibilidade de horário de trabalho.

A Encontre Sua Viagem oferece diversos tipos de produtos e serviços ligados ao turismo, como pacotes de viagens, passagens aéreas, hospedagens, entre diversos outros.

Por ter parcerias com os maiores players do mercado de turismo, a franquia consegue oferecer um amplo catálogo, além de uma estrutura eficiente para o franqueado.

Além do modelo home office, o empreendedor pode optar por uma loja física da Encontre Sua Viagem. A franqueadora auxilia na escolha do melhor local de instalação da unidade, bem como no layout do estabelecimento.


  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses


O segmento de turismo deve ter uma retomada grande ainda em 2021, após a pandemia.


2. Acquazero


Os números mostram que a Acquazero é uma das melhores franquias para 2021. A rede, entre 2019 e 2020, cresceu em 152% o número de unidades, de acordo com levantamento da ABF.

Isso mostra que os empreendedores estão atentos ao modelo de negócio da franquia, que se mostra rentável com serviços de higienização automotiva e outros cuidados para o carro.

Com este crescimento, a franquia entrou para o ranking das 50 maiores franquias da ABF. Aumento puxado principalmente pelos modelos home office da franquia.

Da mesma forma, a franquia está em um segmento em alta, pois a pandemia trouxe maiores preocupações com a limpeza dos carros, em função da pandemia de Covid-19.

Outro diferencial da Acquazero é a preocupação com o meio ambiente. A franquia utiliza produtos de limpeza biodegradáveis e baixo consumo de água em seus serviços.

Esta preocupação com a natureza tem sido um diferencial importante na hora da escolha dos serviços pelos consumidores.

O carro-chefe da Acquazero é sua limpeza ecológica, método em que se utiliza apenas 300 ml de água misturada com cera de carnaúba para limpar um carro por fora.

Do mesmo modo, a franquia oferece higienização interna, limpeza de motor, polimento, enceramento, entre outros processos especiais para a pintura.

Por fim, são seis modelos de negócio da franquia, três deles em home office, dois voltados para loja física e um de desenvolvedor de área.

Para saber um pouco mais sobre a Acquazero, veja o vídeo que separamos abaixo!


  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses


3. Quisto


A pandemia trouxe um aumento na procura por seguros diversos, como o de vida. De acordo com dados da IRB+Inteligência, o setor acumulou crescimento de 4,9% em 2020, com tendência de se manter assim em 2021.

Nesse sentido, uma das melhores microfranquias para 2021 no segmento de seguros é a Quisto Corretora de Seguros. A rede possui um amplo catálogo de produtos, com mais de 90 tipos de contratos disponíveis para os clientes.

A franquia possui parceria com as maiores seguradoras do mundo e, por isso, apresenta um negócio atrativo para os franqueados e também para os clientes.

Sendo assim, os franqueados contam com um modelo de negócio mais barato em home office. Isso dá ao empreendedor a possibilidade de manter um trabalho enquanto atua na franquia nas horas de folga.

Outra vantagem para o franqueado é o software exclusivo da Quisto, que consegue fazer mais de 20 cotações para um mesmo contrato. Dessa forma, o corretor pode trabalhar com mais possibilidades a oferecer aos clientes somente as melhores opções.

Além do modelo em home office, a Quisto também possui o modelo voltado para ponto comercial.


  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses


4. Limpeza com Zelo


A franquia Limpeza com Zelo é uma rede de serviços de higienização voltada tanto para estabelecimentos comercias, quanto para residências.

Este segmento de 
limpeza foi impactado positivamente com a pandemia, pois há atualmente uma preocupação com a higiene dos comércios e das casas.

Investimento inicial: a partir de R$ 20 milFaturamento médio mensal: R$ 25 milPrazo de retorno: a partir de 6 meses


5. Noexcuse


Por fim, no mercado de marketing digital estão algumas das melhores microfranquias para 2021, tendo em vista o crescimento constante do setor.

Uma destas franquias é a Noexcuse, que trabalha com diversos serviços de marketing digital, como produção de conteúdo, planejamento de campanhas, social media, entre outros.

As empresas buscam serviços de marketing digital para uma divulgação eficiente.

Além disso, a franquia oferece um modelo em home office para o franqueado, possibilitando flexibilidade de horário de trabalho.


  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 6 meses


Vale a pena abrir uma microfranquia em 2021?


Com falamos, o modelo de microfranquias é interessante para diversos perfis de empreendedores. Primeiramente, porque ele permite que alguém já empregado possa ser dono do próprio negócio e trabalhar na horas de folga.

Da mesma forma, o modelo de franquia oferece diversos suportes para os franqueados, como treinamentos, apoio para as ações de marketing, bem como produtos e serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Em um momento de tantas incertezas com relação à Economia, ter uma franquia em home office é o ideal para quem não possui muito capital. Assim, diminui-se os custos mensais, pois não é preciso de pagar aluguel de ponto comercial, nem contratar funcionários.

Por estes motivos que, mesmo com a crise, é interessante buscar as melhores microfranquias para 2021. Principalmente em mercados que estão mais aquecidos ou se recuperando mais rapidamente.

Da mesma forma, é fundamental encontrar franquias que combinem com o seu perfil, e que ofereçam suportes eficientes.

Por isso, antes de optar por uma marca, analise bem a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela você terá uma ideia completa sobre os custos do negócio e os suportes da franqueadora.


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2 de abril de 2025
Manter um ambiente de trabalho limpo e bem cuidado não apenas melhora a estética do escritório, mas também contribui para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Paredes manchadas, persianas empoeiradas e cadeiras de couro desgastadas podem passar uma imagem de descuido e comprometer a durabilidade dos materiais. Para evitar esses problemas, confira dicas práticas e eficientes para manter esses itens sempre impecáveis. 1. Como limpar paredes sem danificar a pintura As paredes do escritório estão sujeitas a diversas marcas, como sujeiras de toque, encosto de cadeiras e até manchas de café. A boa notícia é que é possível limpá-las sem danificar a pintura, prolongando sua vida útil. Dicas essenciais para manter as paredes limpas: Limpeza imediata: Quanto mais rápido a mancha for removida, mais fácil será eliminá-la. Remova o pó regularmente: Passe um pano seco ou levemente umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Utilize os produtos certos para cada tipo de tinta: Tintas foscas: Use uma esponja macia com detergente neutro e seque com um pano limpo. Tintas acrílicas laváveis: Prepare uma solução com água, álcool e detergente neutro para uma limpeza eficaz. Tintas à base de água: Seja delicado e utilize um pano levemente úmido com detergente neutro. 2. Como manter as persianas sempre limpas As persianas acumulam poeira facilmente, impactando a qualidade do ar e a estética do escritório. A limpeza frequente evita manchas e mantém o ambiente mais agradável. Passo a passo para remover a poeira das persianas: Espanador: Uma opção rápida para remover a poeira superficial. Luva ou meia velha: Borrife um limpador de janelas em uma luva e passe pelas lâminas para remover a sujeira. Aspirador de pó: Utilize o bico de escova para alcançar os cantos difíceis. Para uma limpeza mais profunda: Esponja úmida: Passe delicadamente para remover sujeiras mais resistentes. Lavagem completa: Retire as persianas e lave com água e sabão, deixando secar completamente antes de reinstalar. Persianas de tecido: Devem ser lavadas a seco para evitar danos. 3. Como cuidar das cadeiras de couro Cadeiras de couro são sofisticadas e confortáveis, mas exigem cuidados específicos para evitar rachaduras e manchas. A limpeza regular garante maior durabilidade e um aspecto sempre elegante. Dicas essenciais para limpeza e conservação: Remova o pó semanalmente: Use um pano macio e seco para evitar o acúmulo de sujeira. Evite produtos abrasivos: Nunca utilize detergentes comuns ou panos muito molhados. Manchas recentes: Remova com um pano seco ou levemente úmido. Manchas persistentes: Utilize um cotonete com álcool isopropílico para tinta ou uma pasta de creme de tártaro com suco de limão para manchas de proteína. Hidratação do couro: Use um condicionador próprio para couro de 2 a 3 vezes por ano para evitar ressecamento. Cuidar do ambiente de trabalho vai muito além da limpeza básica. Pequenas ações diárias ajudam a prolongar a vida útil dos materiais e garantem um escritório mais organizado, confortável e profissional. Se sua empresa precisa de uma limpeza profissional e personalizada, conheça os serviços da Limpeza com Zelo. Oferecemos soluções sob medida para manter seu escritório impecável, sem complicações.  Mantenha seu ambiente sempre limpo e agradável. Entre em contato conosco e saiba mais!
26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.