A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de Facility Management (FM). Isso requer sólidos processos de inovação, uma cultura de inovação e campeões de inovação interna.
Empresas inovadoras em FM compartilham quatro características.
- Eles têm processos de inovação sólidos,
- Desenvolveram uma cultura de inovação,
- tem campeões de inovação visíveis em todos os níveis e,
- Utilizam uma combinação otimizada de fontes de conhecimento interno e externo.
Você deve usar três processos de inovação separados para otimizar o potencial de inovação total. Estes são:
- Gestão de melhores práticas, que envolvem a identificação, coleta, conceptualização e implementação de práticas em toda a organização,
- A inovação ao nível do site – pequenas iniciativas de incrementos inovadores próximo do cliente e
- Inovação orientada top down que se concentra na transformação maior mudando de acordo com as tendências estratégicas no mercado.
Processos de gestão de mudanças efetivas são necessários a todas as iniciativas de inovação,especialmente projetos maiores uma vez que eles vão levar a interrupções potencialmente maiores.
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Etapas importantes na gestão de mudança devem incluir:
- O envolvimento do usuário,
- A abundância de comunicação honesta e significativa,
- Ativa gestão de resistência,
- Manuseio sensível do aumento no escopo de trabalho,
- Celebração de vitórias de curto prazo,
- Ancoragem de novo comportamento e
- Utilização de um robusto processo de gestão de mudança.
Níveis de Facility Management
A partir da definição da GEFMA (MAY, 2004) a Associação Alemã de Produtores de Máquinas e Equipamentos (Verband Deutscher Maschinen und Anlagenhersteller – VDMA) dividiu o FM em dois níveis: nível operacional e nível estratégico.
O nível estratégico se preocupa com o desenvolvimento no longo prazo, com a necessidade de área, da administração de contratos, a comercialização e o desenvolvimento de custos, além do apoio ao negócio principal por meio da assistência com ferramentas convenientes.
Os três pilares da administração de imóveis descrevem o nível operacional subdividido em planejamento, construção, exploração e destruição.
Os conceitos internos do FM não são novos, mas sim a sua filosofia de racionamento dos custos dos imóveis em relação ao seu ciclo de vida total é que é nova (HELBLING MANAGEMENT CONSULTING GMBH, 2000).
Algumas das características dessa nova filosofia são:
- a utilização eficiente de custos e potencial de racionalização;
- serviços de inovação;
- otimização e inovação dos processos;
- a criação de uma organização eficiente; e
- melhoramento da qualidade da utilização e da produtividade do trabalho.
Ao observar estes cinco pontos, podemos afirmar que o FM é uma tarefa da administração estratégica que entendemos como a prestação de serviço operacional. Com isto, constitui-se uma situação de ganho para o fornecedor e para os clientes, pois os dois podem realizar seus potenciais econômicos principais
Tendências no mercado de Facility Management
Em tempos de economia fraca os imóveis de municípios, estados, do país e das empresas movem os interesses dos proprietários e administradores com questões relacionadas à lucratividade, ao aproveitamento das áreas e imóveis, à identificação e ao conhecimento dos custos operacionais, ao conhecimento sobre as áreas utilizadas e sobre a satisfação do serviço do locador ou explorador do imóvel em valores atuais do mercado e venais dos imóveis.
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Algumas tendências no mercado de FM como um todo, envolvem a preocupação dos fornecedores em se antecipar às exigências futuras dos clientes. Esse ponto, que está se constituindo na tarefa da administração consiste em determinar o desenvolvimento do mercado futuro.
O estudo da Helbling Management Consulting GmBH (2000) mostra algumas grandes tendências, dentre as quais se podem citar:
1) Imóvel como valoroso fator de custos e recursos;
As faltas de concentração de compras, a necessidade de reformas no prédio, a falta de controle dos custos invisíveis e das funções, bem como os problemas de interface e ineficiência por falta de coordenação, geram os mais altos custos de operação
2) Otimização dos processos e respectivamente aceleração da produtividade dos
funcionários;
A otimização dos processos e a respectiva aceleração da produtividade necessita,
Inicialmente, faça uma análise intensiva para que você não esqueça detalhes importantes.
Em seguida, você deve desenvolver modelos para as estruturas e os processos existentes e, também, modelos dessas estruturas e processos no futuro.
Mesmo nas análises de produtividade de funcionários, você não pode ignorar a companhia prestadora de serviços, uma vez que ela atua diretamente sobre a produtividade sustentável dos funcionários da empresa. A otimização de processos pode influenciar positivamente essa companhia.
3) Concentração nos negócios principais e na terceirização de funções secundárias.
No processo de concentração no negócio principal da empresa ocorre um desenvolvimento mais acelerado do FM. Com isso, inicia-se a utilização da terceirização (outsourcing) de alguns serviços, aumentando o mercado de FM.
A terceirização das funções secundárias pode, ainda, conduzir a um aumento de competitividade, podendo existir uma terceirização interna ou externa. A significância
Estratégia se deduz pela relevância para os negócios principais, tais como: intensidade do conhecimento, grau de integração e quantidade de capital utilizado. O potencial de economia se estende principalmente em investimentos, em custos de pessoal e custos de bens.
Ela leva em consideração, além do custo, a importância estratégica do serviço que você vai terceirizar.
Assim, você não deve terceirizar serviços e processos que têm uma alta significância estratégica. Pelo contrário, você deve aumentá-los se eles forem de baixo custo. Se forem de alto custo devem ter seus custos e resultados racionalizados e otimizados. Você deve terceirizar aqueles de baixa significância estratégica e alto custo, uma vez que eles consomem muitos recursos e exigem grande atenção e controle, sem agregar vantagens estratégicas.
A oferta de serviços de FM completo faz parte das novas tendências do mercado. Com essa possibilidade, o fornecedor e o cliente tendem a combinar os serviços que compõem esses pacotes completos, o que possibilita a criação de pacotes customizados. Com isso o cliente de FM recebe constantemente novas alternativas. IInicialmente, os fornecedores de FM utilizam isso fortemente em seu marketing, mas não existem especificações sobre a qualidade da oferta nem sobre como identificar os custos. Segundo, Staudt, Kriegesmann e Thomzik (1999), quando algumas grandes empresas têm grandes necessidades, a quantidade de fornecedores de serviços capazes de assumir a responsabilidade total de todas as fases do ciclo de vida dos edifícios é escassa.
Inovação em Facility Management
A inovação é muito importante. Uma empresa não pode sustentar a sua participação no mercado ou sua margem de lucro ao longo de um longo período de tempo a menos que seja inovadora. Sem ser capaz de inovar continuamente seus produtos e serviços a empresa irá experimentar queda dos preços, declínio das margens e a mercantilização de sua oferta (Goyal & Pitt, 2007). Isto é uma verdade para todas as empresas e é também o caso para a indústria de FM.
Hoje, a inovação para manter a competitividade é um dos principais desafios para a indústria de FM (Frost & Sullivan, 2009). Inovação não é apenas um tema importante por causa do aumento da concorrência entre os prestadores de serviços. A inovação é também cada vez mais uma exigência dos clientes. Nos primeiros dias da terceirização, a redução de custos foi o principal motor por trás das decisões de negócios de terceirização, e estava por trás da maioria das ofertas. Mais tarde, esta tendência amadureceu, os clientes colocaram mais ênfase no acesso a novos conjuntos de habilidades, melhor velocidade de mercado para novos e melhores produtos e serviços (bem como de melhor qualidade) e mais importante, com maior inovação. Alguns negócios sentiram o impacto de um empate de custo ou de um custo inicial maior. No entanto, eles esperam obter benefícios com o valor da inovação (Edgell et al., 2008).
Em primeiro lugar, as pessoas produzem alguns serviços de FM diretamente no local do cliente. Além disso, muitas vezes, os trabalhadores possuem pouca qualificação e enfrentam dificuldades para falar a mesma língua local. Em segundo lugar, porque isto são pessoas, as economias de escala não são tão óbvias como em uma indústria de fabricação e, consequentemente, as margens são muitas vezes muito baixas e a concorrência de preços é muitas vezes feroz. Em terceiro lugar, o corte de custos é na maioria das vezes o condutor primário por trás da terceirização em FM. As estratégias de corte de custos nos clientes podem ser fatores positivos ou negativos para a inovação, elas podem tanto estimular a iniciativa de inovação na organização de FM (olhando para novas formas de fazer as coisas) ou impedi-la (retendo os recursos necessários para fazer coisas novas) (Mudrak et al., 2005).
Este artigo vai abordar a questão da gestão da inovação em uma empresa de FM e examinar como isso pode beneficiar os clientes. Ele vai responder a três perguntas: 1. O que é o serviço de inovação em FM? 2. O que você precisa fazer para a inovação acontecer? 3. Qual o valor que a inovação vai agregar aos clientes de FM?
Confira a parte 2 sobre tendências e inovação em facility management
Fonte: issworld.com