Quem acompanha nossas publicações entende como a terceirização de serviços traz inúmeras vantagens para as empresas. Pode trazer economia para a companhia, maior flexibilidade, ampliar o foco na atividade principal entre outros. Porém, algumas vezes, essa parceria pode sofrer alguns desgastes e precisa ser revista.
Neste artigo, vamos mostrar alguns pontos que devem ser analisados pelo contratante. Elementos que podem estar prejudicando os negócios e outras questões. Em alguns casos, trocar a empresa terceirizada pode ser a melhor solução para evitar mais transtornos ou problemas maiores no futuro.
Desenvolvemos uma pequena lista de ocorrências que pode determinar o momento de substituir a companhia responsável pela terceirização de mão de obra. Confira:
As reclamações sobre a qualidade do atendimento devem ser vistas como o primeiro sinal de atenção sobre como está sendo o desempenho da empresa terceirizada. Os gestores precisam sempre avaliar profundamente esse quesito.
A partir do momento em que a empresa é contratada, ela assume um compromisso. Ela deve realizar suas atividades com a perfeita desenvoltura. Pois, ela passa a ser representante da marca. Se as atividades não foram realizadas da maneira mais correta, isso realmente pode afetar o desempenho de outras áreas.
A primeira consequência de um atendimento de má qualidade são os clientes finais insatisfeitos. E em decorrência dessa situação, pode ocorrer a queda nas vendas de um serviço ou produto. Essa é uma relação bastante clara e preocupante para os gestores. E o principal sinal de que é o momento de contratar uma empresa terceirizada com mais competência.
A constante rotatividade de funcionários dentro de uma empresa pode ser prejudicial para quem contrata uma empresa especializada em terceirização de mão de obra. Sempre que um novo colaborador chega, ele precisa passar por um período de adaptação e entender o funcionamento do serviço.
Durante esse tempo, ele ainda não conhece suas tarefas a fundo e o atendimento pode ter a qualidade inferior de um profissional com mais experiência. Ou seja, não apresentará um serviço de acordo com as expectativas do contratante. E se esse giro de funcionários for uma situação comum, nunca haverá um amadurecimento do projeto que está sendo desenvolvido.
Para os gestores e responsáveis por fazer o relacionamento com as empresas prestadoras de serviço, é importante estar atento a essas situações. Algumas delas podem influenciar bastante no desenvolvimento de uma empresa e prejudicar os negócios. E para evitar problemas, é necessário mudar de companhia e manter o nível.
Antes de tomar a decisão de mudar de empresa terceirizada, é importante entrar em contato com os representantes dela. Entender o que está acontecendo para que o serviço tenha caído ou não esteja atendendo às suas necessidades é uma ótima atitude. Por mais que os problemas acima sejam sinais negativos, uma conversa para alinhar os ideais do contratante com o contratado pode corrigir erros no futuro.
Entretanto, caso esse diálogo não tenha o efeito esperado, realmente será necessário contratar outra companhia especializada na terceirização de mão de obra. A empresa contratada tem o dever de colaborar com o crescimento da contratante. Ela deve realizar o serviço de qualidade, independente do setor de atuação. E, claro, oferecer profissionais qualificados para executar as atividades.
Se acontecer uma sucessão de falhas com a empresa responsável pela terceirização de serviços, a melhor alternativa é cancelar o contrato. Uma má prestação de serviço poderá gerar diversos impactos negativos para o contratante. E todos têm ciência de que não é isso que os gestores desejam.
A principal vantagem na terceirização de serviços de portaria e recepção é que o contratante consegue focar e voltar seus esforços para sua atividade em si. Digamos que um hospital contratou a terceirização de mão de obra de portaria. Todo o controle de acesso a pessoas não autorizadas, bem como identificação e segurança será feita por conta da empresa terceirizada, deixando a administração do hospital livre para acompanhar atividades mais essenciais e importantes para o bom funcionamento da instituição.
Do ponto de vista financeiro, a economia na terceirização de serviços é de grande destaque. Encargos trabalhistas, férias e demais benefícios a serem pagos aos funcionários correm por conta da empresa contratada, bem como despesas trabalhistas e rescisórias que também ficam a cargo da empresa prestadora de serviços. Além disso, todo o investimento na qualificação dos funcionários é de responsabilidade da contratada. Resumindo, você solicita e recebe um funcionário pronto, treinado e capacitado para atender sua demanda sem nenhum gasto adicional.
O maior desafio na gestão de empresas e setores que necessitam de profissionais de recepção e portaria é acertar nas contratações, mantendo os contratos de acordo com o orçamento da empresa, ou encontrar fornecedores capazes de oferecer um serviço de qualidade, com profissionais qualificados e com experiência para solucionar os desafios que possam surgir no dia a dia.
Outro benefício claro e diferenciado na terceirização de serviços de portaria e recepção é a rápida substituição de um profissional que precisou se afastar seja por motivo de saúde, férias ou desligamento. Esse processo no modelo terceirizado é mais rápido e econômico que no modelo tradicional, onde era preciso fazer uma adequação temporária ou mesmo contratar outra pessoa, o que demanda tempo e pode prejudicar a atividade principal.
É de se destacar também o fato de toda a responsabilidade jurídica de caráter trabalhista ser da prestadora de serviços, onde qualquer ocorrência judicial relativa à terceirização de mão de obra será respondida pela contratada e não pelo contratante.
A terceirização de serviços de portaria e recepção é uma alternativa eficiente que garante maior tranquilidade e rentabilidade para seu negócio, porque diminui gastos com pessoal, além de oferecer a você um serviço de qualidade executado por profissionais capacitados e entusiasmados com o que fazem.
Em um mercado cada vez mais rápido e competitivo, focar na atividade principal do seu negócio e em suas estratégias pode ser o diferencial de crescimento que toda empresa necessita. A terceirização de mão de obra lhe proporciona essa tranquilidade e maior disponibilidade de tempo para se ocupar com questões mais importantes.
Percebeu como é possível aumentar a qualidade dos serviços de portaria e recepção por meio do trabalho terceirizado?
Está pensando em como escolher uma empresa de terceirização de portaria?
A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? a Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
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