Limpeza com Zelo

A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de Facility Management (FM). Por isso requer sólidos processos de inovação, uma cultura de inovação e campeões de inovação interna.

Faça um orçamento em limpeza comercial aqui!

Gestão da Inovação em Facility Management: Benefícios e Estratégias

Este artigo aborda a gestão da inovação em empresas de Facility Management (FM) e examina seus benefícios para os clientes. Responderemos a três perguntas-chave:

  1. O que é o serviço de inovação em FM?
  2. O que é necessário para que a inovação aconteça?
  3. Qual valor a inovação agrega aos clientes de FM?

Investimento em Inovação no Setor de Serviços

Estatísticas mostram que os custos alocados para inovação no setor de serviços são três vezes menores do que na indústria de produção. Entre as possíveis razões para essa diferença estão:

  • A maturidade do setor de serviços;
  • O crescimento acelerado do setor, que mesmo maduro, ainda demanda inovação;
  • A configuração descentralizada da inovação, que dificulta a medição total dos recursos alocados.

Esta última razão é a mais provável, pois a descentralização torna complexo quantificar investimentos em inovação.

Evidências e Pesquisas sobre Inovação em FM

Pesquisas sustentam duas afirmações principais:

1. Grandes provedores de serviços são mais propensos à inovação

Empresas de serviço com maior expansão global tendem a ser mais inovadoras. Dessa forma, grandes provedores possuem processos robustos de inovação e múltiplos locais para geração de ideias, o que facilita a implementação de melhorias.

2. Prestadores de FM terceirizados inovam mais que equipes internas

As barreiras à inovação em equipes internas de FM dividem-se em três categorias:

  • Inércia cultural;
  • Falta de escala e processos estruturados;
  • Ausência de inspiração externa.

Uma pesquisa revelou que 92% dos gestores de FM acreditam que a abordagem de inovação difere entre terceirizados e equipes internas. Portanto, embora não seja possível precisar os gastos com inovação, gestores reconhecem que há amplo espaço para inovações no setor.

Dados Relevantes sobre Inovação no Setor

Um estudo realizado por Cardellino & Finch (2006) no Reino Unido concluiu que, “contrariamente ao que muitas pessoas fora do FM pensam, organizações de FM são altamente inovadoras”. Por isso, essa afirmação é respaldada por dados: 79% dos entrevistados em uma pesquisa confirmaram que a inovação é uma realidade no setor.

Como planejar a mudança do escritório?

Tipos de inovação em serviços de FM

A inovação pode vir de muitas fontes diferentes (Nutt, 1999), incluindo:

Origens operacionais. Dessa forma, esta é uma prática orientada à inovação onde aqueles com experiência operacional e conhecimento encontram maneiras de modificar ou substituir a prática atual.

Origens em problemas. Por isso, este é o local onde uma melhor compreensão de um problema através da teoria levará a uma melhor maneira de fazer as coisas.

Percepções pessoais. Aqui, a inovação se baseia em ideias e insights pessoais. A criatividade individual cria desenvolvimentos exclusivos em produtos e processos.

Como diminuir os custos da empresa

Origens contextuais

Aqui, as ideias vêm de modelos externos, em vez de fontes internas. Estas idéias podem incluir tendências globais, política, tendências gerais de negócios, desenvolvimentos competitivos e da moda.

Os diferentes tipos de inovação podem, em teoria, ter lugar em todos os níveis da  organização. A tomada de decisões no dia a dia é muito focada na rotina. Em virtude disso, apenas a inovação incremental e o aprendizado contínuo ocorrem no nível local.

Coleta e Adoção de Melhores Práticas

Coletar e adotar as melhores práticas em toda a organização é uma das formas mais eficazes de inovação. Quando uma equipe cria e implementa uma ideia com sucesso em um local ou região, essa solução pode ser transferida para outros contextos. No entanto, a melhor prática não pode ser deixada por conta própria: exige atenção constante. Trata-se não apenas de coletar ideias existentes, mas também de adotá-las em todas as áreas relevantes da organização. Novas ideias podem ser geradas e implementadas de forma top-down (a partir da sede) ou bottom-up (a partir de unidades locais), e posteriormente distribuídas por toda a empresa.

Inovação Incremental vs. Transformação Radical

A inovação deve equilibrar melhorias constantes e transformações radicais. Enquanto aprimoramentos contínuos mantêm a eficiência operacional, mudanças disruptivas são necessárias para enfrentar concorrência e mudanças no mercado.

KPIs e Foco em Pequenas Melhorias

Os indicadores de desempenho (KPIs) do setor valorizam a capacidade de entregar um grande número de pequenas melhorias, em vez de alterar radicalmente a forma como os serviços são prestados. Essa abordagem permite evolução constante sem comprometer a operação existente.

Concorrência e Necessidade de Inovação Contínua

Concorrentes implementam e copiam inovações setoriais com facilidade. Para manter a competitividade, é essencial inovar continuamente, antecipando tendências e adaptando-se rapidamente a novas demandas.

Limitações de Recursos e Inovação

Gerentes locais frequentemente lidam com recursos e tempo limitados devido à rotina operacional. Por isso, grandes projetos de inovação costumam ser iniciados fora do ambiente do cliente, em estruturas dedicadas e com apoio centralizado.

Inovação Top-Down em Facility Management

A inovação top-down em Facility Management (FM) é majoritariamente incremental, mas occasionalmente surgem novas formas de execução de serviços. Isso tem se mostrado relevante em áreas como:

  • Sustentabilidade;
  • Design do local de trabalho;
  • Avaliação de desempenho;
  • Criação de KPIs e Acordos de Nível de Serviço (SLA);
  • Uso de redes sociais na gestão de clientes.

Na prática, a inovação top-down geralmente é dirigida pela sede, que concentra recursos e conhecimento. As empresas consideram essa abordagem estratégica, pois alia visão global à capacidade de implementação em escala.

Infraestrutura de inovação

O desafio para qualquer operação de FM é apoiar e melhorar o negócio principal (core), garantindo que os funcionários que trabalham nela estão confortáveis e satisfeitos com a facilidade que eles fazem seu trabalho. Quanto mais semelhantes às operações de FM se tornarem e quanto mais profissionais de FM houver, maior o potencial de inovação.

Isto, porém, requer uma “infraestrutura de inovação” que:

  1. Identifica e reúne ideias inovadoras (dentro e fora da organização).
  2. Conceitua e documenta as ideias inovadoras de uma forma que podem
    A equipe pode transferir as ideias.
  3. Implantar e implementar ideias inovadoras em toda a parte do negócio.

Confira a parte 3 sobre tendências e inovação em facility management!

Fonte: issworld.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *