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Aplicativos e canais próprios ajudam a manter as vendas

Aplicativos e canais próprios ajudam a manter as vendas

Empresas desenvolvem apps e outros canais próprios


Dados da Ebit/Nielsen revelam que as vendas por comércio eletrônico no Brasil devem crescer 26% e alcançar R$ 110 bilhões em 2021, com aumento de 16% no número de pedidos, o que corresponde a 225 milhões de encomendas. A pesquisa também aponta que 95% das pessoas pretendem continuar fazendo compras on-line neste ano. As categorias que devem se destacar são alimentos e bebidas, arte e antiguidade, artigos para bebês, casa, decoração e construção, nas quais boa parte é formada por redes de franquias.


Antônio Moreira Leite, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), também destaca, entre os associados da ABF, segmentos como hotelaria e turismo, que historicamente utilizam muito comércio eletrônico e foram duramente atingidos pela pandemia. Já o item moda passou por um processo de aceleração de uso de meios eletrônicos para fazer frente às medidas restritivas. E o setor de saúde, beleza e bem-estar – segundo maior segmento em faturamento, atrás apenas de alimentação – precisou se adaptar a vendas por comércio eletrônico.

“A digitalização, que já estava planejada, teve de ser acelerada em 2020. Um dos caminhos foi o desenvolvimento de aplicativos e canais próprios de venda; além de utilização de plataformas nativas do WhatsApp. Isso exigiu alternativas para a última milha, seja com funcionários próprios, por meio de startups de soluções de entrega como Box Delivery, Bee e Loggi, ou hubs de entrega em shoppings como o Delivery Center ”, analisa Leite.

A Criamigos – fabricante de brinquedos presente em 14 Estados, com 34 lojas – teve o desafio de replicar no meio digital a experiência lúdica de suas lojas, que simulam uma fábrica onde a criança participa da criação e do nascimento de seu amiguinho de pelúcia.

No ano passado, com 16 lojas fechadas, a empresa teve de lançar o serviço de delivery. As compras podem ser feitas via WhatsApp e videochamadas para o cliente acompanhar todo o processo de “geração” dos bichinhos. “A ‘certidão de nascimento’ permite a criação de um banco de dados e de um relacionamento prévio da loja com cada cliente”, diz Veronicah Sella, fundadora da Criamigos.

A Limpeza com Zelo, rede de cem franquias especializada em limpeza e reparos em residências, escritórios e condomínios, cresceu 35% desde o início da pandemia, após lançar e-commerce de limpeza doméstica e facilities – como marcenaria e vidraçaria. Renato Ticoulat, fundador e presidente da rede, explica que a venda é feita por escritórios regionais, e foi necessário automatizar o processo de contratação para reduzir custos. No início de 2020, a empresa adquiriu a startup Easy Casa, para ser o seu marketplace, mais voltado para vendas B2C.

“É o serviço que cresce. As administradoras de imóveis têm nos procurado para oferecer o serviço a seus condomínios. Mas é uma mudança cultural grande. Para o franqueado entender o processo, estamos entregando vouchers para ele usar com seus clientes”, diz Ticoulat.

A Espetto Carioca, rede de 32 bares e restaurantes em cinco estados, criou um aplicativo próprio 45 dias após a decretação do isolamento, que fez a empresa ficar quatro meses com lojas físicas fechadas. Em seguida, lançou a linha de produtos congelados para venda em marketplaces de alimentação, telefone e aplicativo.

“A expectativa era ter um incremento de vendas de 5%, mas alcançamos 20%. É um canal que veio para ficar e foi o que permitiu a sobrevivência das lojas. Entre os desafios, está a escolha da plataforma para permitir a compra sem fricção, ou de forma mais simples possível, e com o menor tempo de entrega”, diz Bruno Gorodicht, diretor comercial da Espetto Carioca.

A Divino Fogão, rede de 170 restaurantes de comida típica brasileira, criou um projeto de dark kitchen associado ao e-commerce, licenciando os produtos para parceiros produzirem e venderem com a marca Divino Fogão. Rodrigo Varela, diretor de planejamento da rede, diz que o projeto permitiu a expansão do e-commerce para fora das lojas da rede, em localidades sem shoppings e onde a marca não está presente. “O resultado superou as expectativas. Começamos com 30 unidades, mas estudos mostraram que há potencial para mais de 600 unidades”, diz Varela.

A Pello Menos, instituto de depilação de 45 franquias, chegou a ter de fechar três lojas no centro do Rio de Janeiro ano passado. Regina Jordão, fundadora e CEO da rede, conta que, no meio da pandemia, optou por oferecer a venda on-line, vendendo vouchers com promoções, por meio da plataforma Pago Livre.

“O resultado não é o mesmo de uma venda de produto, mas ajudou a trazer alguma receita para o franqueado. Em abril, lançaremos o e-commerce com plataforma própria. O foco serão os planos de assinatura, tanto para cera quanto para laser. A cliente escolhe a franquia onde quer ser atendida”, diz Regina.

A curitibana CooperKap, fabricante de tapetes personalizados, lançou, na convenção de vendas do ano passado, uma operação de e-commerce centralizada para a sua rede de 250 franquias Kapazi. A agência da empresa cria campanhas digitais para que o franqueado, que antes atuava com vendas porta a porta, possa realizar vendas on-line. O foco, que era B2B, com a pandemia expandiu para B2C.

“Em um ano, nosso crescimento no canal foi de 50%. A venda é feita pela página dos franqueados, mas a confirmação do pedido, a separação e a entrega são feitas pela empresa, que bonifica o parceiro”, explica Dayane Surdi, gerente nacional de vendas da CooperKap.

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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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