Empresas desenvolvem apps e outros canais próprios
Dados da Ebit/Nielsen revelam que as vendas por comércio eletrônico no Brasil devem crescer 26% e alcançar R$ 110 bilhões em 2021, com aumento de 16% no número de pedidos, o que corresponde a 225 milhões de encomendas. A pesquisa também aponta que 95% das pessoas pretendem continuar fazendo compras on-line neste ano. As categorias que devem se destacar são alimentos e bebidas, arte e antiguidade, artigos para bebês, casa, decoração e construção, nas quais boa parte é formada por redes de franquias.
Antônio Moreira Leite, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), também destaca, entre os associados da ABF, segmentos como hotelaria e turismo, que historicamente utilizam muito comércio eletrônico e foram duramente atingidos pela pandemia. Já o item moda passou por um processo de aceleração de uso de meios eletrônicos para fazer frente às medidas restritivas. E o setor de saúde, beleza e bem-estar – segundo maior segmento em faturamento, atrás apenas de alimentação – precisou se adaptar a vendas por comércio eletrônico.
“A digitalização, que já estava planejada, teve de ser acelerada em 2020. Um dos caminhos foi o desenvolvimento de aplicativos e canais próprios de venda; além de utilização de plataformas nativas do WhatsApp. Isso exigiu alternativas para a última milha, seja com funcionários próprios, por meio de startups de soluções de entrega como Box Delivery, Bee e Loggi, ou hubs de entrega em shoppings como o Delivery Center ”, analisa Leite.
A Criamigos – fabricante de brinquedos presente em 14 Estados, com 34 lojas – teve o desafio de replicar no meio digital a experiência lúdica de suas lojas, que simulam uma fábrica onde a criança participa da criação e do nascimento de seu amiguinho de pelúcia.
No ano passado, com 16 lojas fechadas, a empresa teve de lançar o serviço de delivery. As compras podem ser feitas via WhatsApp e videochamadas para o cliente acompanhar todo o processo de “geração” dos bichinhos. “A ‘certidão de nascimento’ permite a criação de um banco de dados e de um relacionamento prévio da loja com cada cliente”, diz Veronicah Sella, fundadora da Criamigos.
A
Limpeza com Zelo, rede de cem franquias especializada em
limpeza
e reparos em residências, escritórios e condomínios, cresceu 35% desde o início da pandemia, após lançar e-commerce de
limpeza
doméstica e facilities – como marcenaria e vidraçaria. Renato Ticoulat, fundador e presidente da rede, explica que a venda é feita por escritórios regionais, e foi necessário automatizar o processo de contratação para reduzir custos. No início de 2020, a empresa adquiriu a startup Easy Casa, para ser o seu marketplace, mais voltado para vendas B2C.
“É o serviço que cresce. As administradoras de imóveis têm nos procurado para oferecer o serviço a seus condomínios. Mas é uma mudança cultural grande. Para o franqueado entender o processo, estamos entregando vouchers para ele usar com seus clientes”, diz Ticoulat.
A Espetto Carioca, rede de 32 bares e restaurantes em cinco estados, criou um aplicativo próprio 45 dias após a decretação do isolamento, que fez a empresa ficar quatro meses com lojas físicas fechadas. Em seguida, lançou a linha de produtos congelados para venda em marketplaces de alimentação, telefone e aplicativo.
“A expectativa era ter um incremento de vendas de 5%, mas alcançamos 20%. É um canal que veio para ficar e foi o que permitiu a sobrevivência das lojas. Entre os desafios, está a escolha da plataforma para permitir a compra sem fricção, ou de forma mais simples possível, e com o menor tempo de entrega”, diz Bruno Gorodicht, diretor comercial da Espetto Carioca.
A Divino Fogão, rede de 170 restaurantes de comida típica brasileira, criou um projeto de dark kitchen associado ao e-commerce, licenciando os produtos para parceiros produzirem e venderem com a marca Divino Fogão. Rodrigo Varela, diretor de planejamento da rede, diz que o projeto permitiu a expansão do e-commerce para fora das lojas da rede, em localidades sem shoppings e onde a marca não está presente. “O resultado superou as expectativas. Começamos com 30 unidades, mas estudos mostraram que há potencial para mais de 600 unidades”, diz Varela.
A Pello Menos, instituto de depilação de 45 franquias, chegou a ter de fechar três lojas no centro do Rio de Janeiro ano passado. Regina Jordão, fundadora e CEO da rede, conta que, no meio da pandemia, optou por oferecer a venda on-line, vendendo vouchers com promoções, por meio da plataforma Pago Livre.
“O resultado não é o mesmo de uma venda de produto, mas ajudou a trazer alguma receita para o franqueado. Em abril, lançaremos o e-commerce com plataforma própria. O foco serão os planos de assinatura, tanto para cera quanto para laser. A cliente escolhe a franquia onde quer ser atendida”, diz Regina.
A curitibana CooperKap, fabricante de tapetes personalizados, lançou, na convenção de vendas do ano passado, uma operação de e-commerce centralizada para a sua rede de 250 franquias Kapazi. A agência da empresa cria campanhas digitais para que o franqueado, que antes atuava com vendas porta a porta, possa realizar vendas on-line. O foco, que era B2B, com a pandemia expandiu para B2C.
“Em um ano, nosso crescimento no canal foi de 50%. A venda é feita pela página dos franqueados, mas a confirmação do pedido, a separação e a entrega são feitas pela empresa, que bonifica o parceiro”, explica Dayane Surdi, gerente nacional de vendas da CooperKap.
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br