Se você está aqui é porque quer ter o seu próprio negócio!
Quando a gente fala de negócio próprio, geralmente há dois caminhos diferentes: começar do zero ou começar em uma franquia.
Quando você começa do zero, tem uma série de coisas para fazer: procurar um nome adequado, fazer o estudo do local que quer investir, buscar o melhor ponto para instalação, fazer o logo, divulgar a marca e diversas outras atividades.
Por outro lado, em uma franquia grande parte do processo está bem adiantado e você conta com um plus muito especial que é o suporte ao franqueado.
O que isso significa? Em resumo, significa que você não estará sozinho em seu negócio.
Você quer ajuda para escolher o melhor local para instalar seu negócio? O suporte ao franqueado te ajuda.
Você quer divulgar o seu negócio? O suporte ao franqueado te ajuda.
Aconteceu um problema no dia a dia da sua franquia e você não tem ideia de como resolver? O suporte ao franqueado te ajuda.
Desde a assinatura do contrato até o funcionamento da sua franquia, o suporte ao franqueado está ali para te auxiliar no que for necessário.
Leila Toledo Martinho, Coordenadora e Professora do Curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, ressalta que a franquia é um negócio que já é reconhecido no mercado e tem um modelo testado.
Além disso, a especialista também comenta a importância do apoio da franqueadora.
“A estrutura em rede, bem como o apoio do franqueador são cruciais, especialmente em momentos difíceis. O franqueador geralmente apoia na escolha do ponto comercial, no desenvolvimento de processos, nas políticas de gestão. A inteligência associada ao negócio também conta. O franqueador pesquisa o mercado e as tendências e tem a capacidade de ser mais assertivo ao lançar produtos e serviços”, explica Leila.
A questão do suporte é tão importante no franchising que a Associação Brasileira de Franchising (ABF) possui o Selo de Excelência em Franchising, que premia as franqueadoras com melhor relacionamento com seus franqueados.
Para que você possa entender melhor o que cada rede oferece, perguntamos às franqueadoras como funciona o suporte. Confira:
Casa de Bolos
“Garantimos o suporte em todas as etapas do processo de abertura de uma nova loja, desde o auxílio na seleção e análise do ponto, treinamento e capacitação constante, até a consultoria de campo para apoio no dia a dia da operação e ações de marketing voltadas para resultados. Tudo isso movimentando uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos entre estrutura administrativa, Centro de Treinamento e Centro de Distribuição”. Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos
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YES! Idiomas
“O suporte é oferecido através da consultoria 360. A relação é muito próxima, iniciando na assinatura do contrato de Franquia, passando pela aprovação do ponto, seguindo durante a implantação da unidade e permanente no processo operacional, envolvendo todas as áreas do negócio. Presencial e à distância, os nossos franqueados adquirem conhecimento e recebem todo o suporte necessário para operar uma escola de sucesso. Durante a pandemia, ainda realizamos treinamentos extras com especialistas de cada área, todos online.” Flávio Gonzaga, assessor da Presidência
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Anjos Colchões & Sofás
“O Suporte ao franqueado dentro da rede Anjos acontece desde a escolha e negociação do ponto comercial, até o momento do pós-venda de um produto! Nossos treinamentos são focados majoritariamente em gestão e vendas e desta maneira os resultados aparecem gradualmente conforme a abertura da loja. O nosso marketing atua fortemente no on e off-line para atender a rede como um todo e os demais setores da Anjos trabalham para promover um processo tranquilo, seguro e transparente”. Leonardo dos Anjos, diretor de franquias
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Acesso Saúde
“O suporte ao franqueado funciona por todos os meios de comunicação e um sistema de suporte (extranet Acesso Saúde) onde todos têm acesso. Fornecemos o suporte operacional e comercial.” Antônio Carlos Brasil, fundador da Acesso Saúde
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Fábrica de Bolo Vó Alzira>
“Desenvolvemos um relacionamento todo especial para nossa rede de franqueados que contempla uma consultoria ativa presencial ou remota que contribui para o desenvolvimento e padronização do negócio; uma área de marketing com uma plataforma de ações promocionais com peças personalizadas para cada franqueado; com o crescimento e consolidação dos canais digitais, desenvolvemos uma área de suporte às unidades, apoiando as vendas, além do canal SAF (serviço de atendimento ao franqueado), que acompanha e direciona todas as demandas feitas. Enfim, cada vez mais nos adaptamos às demandas da rede.” Marcos Santos – COO da Fábrica de Bolo Vó Alzira
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CEBRAC
“Aqui no CEBRAC, temos todo o suporte desde o início da aquisição da franquia até o pleno funcionamento. O CEBRAC contém de forma didática e intuitiva situações problemas para que os gestores aprendam fazendo. Além disso, com as medidas de segurança e isolamento social, ampliamos os contatos com os franqueados por meio dos nossos canais digitais e reuniões. Tudo para que o franqueado tenha a segurança de mais de 26 anos de consolidação no mercado.” Rogério Silva, CEO do CEBRAC
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PremiaPão
O franqueado recebe treinamento online, além disso conta com uma equipe de suporte à disposição de segunda-feira a sexta-feira para tirar todas as dúvidas sobre o negócio. O suporte está disponível para qualquer apoio que o franqueado precisar. A rede também faz lives semanais e eventos para que os franqueados estejam integrados com a marca e cada vez mais capacitados.
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Maria Brasileira
“Oferecemos suporte diário através dos consultores, departamento de CS e marketing, via WhatsApp. Diariamente, às 7h, estamos em nosso canal oficial no Telegram para falar de lançamentos, novidades, lembretes, pesquisas e dicas da rede.
Oferecemos um treinamento semanal do nosso sistema, que está em constante atualizações e melhorias. Também de forma semanal, temos um mini jornal, o Bom Dia Maria, onde trazemos um resumo de tudo o que está acontecendo na rede.
Mensalmente temos a LIVE ‘Papo com a Maria’, no YouTube, onde trazemos as notícias, assuntos, informações mais importantes/relevantes para a rede de forma detalhada. E ainda, uma vez por mês, o ‘Papo com os Consultores’, onde falamos exclusivamente de boas práticas, em que os próprios franqueados da rede compartilham suas ações, dicas e ideias para contribuir com todos os outros franqueados.” Bianca Lázaro, gerente Comercial da Maria Brasileira
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Park Idiomas
“O franqueado conta com squad composto por uma consultora comercial, pedagógica e de infraestrutura e projetos. Há encontros semanais via videochamadas para treinamento de sistemas, dúvidas sobre todos os processos. Além das reuniões online possuem grupos no WhastApp para interagir ao longo da semana de forma mais rápida e pontual”. Paulo Arruda, Co-CEO e Co-Founder da Park Idiomas
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Limpeza com Zelo
“Todos os franqueados contam com software de facilities, especializado em gestão de mão de obra. O sistema controla a quantidade de produtos, insumos e também comunicação com clientes e franqueados, que também contam com grupos de WhatsApp. Os escritórios regionais da rede ficam responsáveis pelo suporte aos franqueados, além de gerar a demanda, ou seja, clientes.” Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo
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Oral Sin
Dentro do modelo de negócio da Oral Sin, o franqueado recebe suporte em toda cadeia de gestão da sua franquia. O setor de Comunicação prepara uma campanha de marketing mensal que é utilizada para captação de pacientes para as clínicas.
Associada ao Fundo de Propaganda, que atualmente conta com o cantor Leonardo e a apresentadora Ana Maria Braga como garotos propaganda para as campanhas institucionais e de geração de leads a nível nacional, o setor contribui para o crescimento e fortalecimento da marca que é líder no segmento odontológico de implantes dentários.
Os franqueados da Rede recebem suporte da Consultoria Comercial para a escolha das melhores oportunidades de mídia on e off, acompanhamento do desempenho das ações de mídia no funil de vendas da clínica para atingimento de metas, orientação e treinamento para os franqueados e suas equipes comerciais.
E por falar em Treinamento, a Oral Sin oferece um treinamento inicial para seus franqueados e equipes de colaboradores nas áreas comercial, financeira e de produção. Além disso, os franqueados recebem acesso à Universidade Oral Sin que oferece diversos traimentos EAD em todas as áreas de gestão da franquia.
O setor de TI desenvolve as inovações relacionadas ao software de gestão das clínicas, o aplicativo Oral Sin, e demais projetos relacionados. Já o Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF) tem como função primordial dar assistência aos franqueados e suas equipes no software de gestão das clínicas.
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Griletto e Jin Jin
“Na Halipar, os novos parceiros são encaminhados para integração junto às áreas de projeto, implantação, treinamento e operações, e a capacitação ocorre nas lojas habilitadas como centros de treinamento da rede. O suporte permanece durante a inauguração. Já com a loja ativada, o franqueado é apoiado por consultores de negócios, e por toda uma estrutura de comunicação, marketing e supply.” Maurício Albuquerque, gestor das marcas Griletto e Jin Jin
Saiba mais sobre as franquias Griletto e Jin Jin
Help!
“O suporte ao Franqueado é um dos pilares do modelo de franquias para ajudar o franqueado a atingir os objetivos definidos do Business Plan. Nosso suporte help! é segmentado por lojas, para entender o momento em que ela se encontra pois em cada fase, o franqueado requer um suporte diferente, uma atenção diferente para atingir o objetivo daquele momento. Ter o suporte certo na fase de maturação do franqueado é fundamental para que ele cresça de forma sustentável e organizada.” Eduardo Caldas, gerente de franquias da Help!
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Rockfeller Language Center
“Usamos ferramentas digitais onde tudo é separado por setor e registrado com prazo estipulado para a realização do suporte aos franqueados. Para as demandas do marketing dispomos de uma plataforma exclusiva, para solicitações de materiais, padronização de artes e envio de comunicações diversas para a rede. Eventos recorrentes de capacitação e treinamentos online são disponibilizados. Além disso, os canais tradicionais são ativos, como telefone, e-mail e acesso via WhatsApp com todos os setores da Franqueadora, possibilitando assim um contato direto com os gestores e departamentos.” Elson Mota, gerente de relacionamento – Rockfeller Franchising
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Nutty Bavarian
“A Nutty Bavarian dá suporte ao Franqueado em todos os aspectos que diz respeito ao negócio dele. Esse suporte começa desde a busca do ponto comercial, que analisamos junto ao interessado: propostas comerciais, local, fluxo de pessoas e a viabilidade do negócio.
Após a assinatura do contrato em todo o processo de implantação até a inauguração. Com o quiosque já em funcionamento, o suporte se mantém ativo no operacional, no auxílio da gestão do negócio, criação de peças de marketing exclusivas e assessoria de imprensa.” André Novaes Farias é gerente de franquias da Nutty Bavarian
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CNA
“Atualmente, apenas 2 marcas de ensino de idiomas no Brasil enquadram-se no mais elevado estágio de maturidade empresarial e de responsabilidade sócio-ambiental, portanto na categoria de ‘franqueador de 6ª. geração de franchising’, sendo uma destas marcas o CNA.
Isso significa que o CNA oferece amplo e irrestrito suporte técnico ao franqueado em todas as áreas (marketing, comercial, operações, financeira, jurídica, educacional/pedagógica, recursos humanos, dentre outras). Além disso, o CNA oferece segurança empresarial, já que sua estrutura societária é sólida e transparente, e apresenta segurança jurídica por meio de contratos e demais instrumentos legais.
Como Franqueador do Ano de 2020, eleito pela ABF, o CNA também oferece produtos e serviços exclusivos, tendo se tornado líder em seu mercado, e podendo oferecer ao franqueado inúmeras vantagens, benefícios para investir, e recursos para prosperar.” Eduardo Murin, diretor de expansão da rede de escolas de idiomas CNA
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Royal Face
Na Royal Face o suporte é completo e constante. Começamos analisando a cidade onde a clínica será implantada, para então fazermos um estudo geográfico e econômico que possibilita a escolha do ponto ideal. Provemos um projeto arquitetônico personalizado, treinamento de cada integrante da equipe e franqueados, campanhas e artes feitas pelos nossos especialistas em marketing, o suporte do dia a dia e muito mais.
Nós intervimos diretamente com todo suporte. Por isso, não tivemos nenhuma franquia fechada totalmente. Para dar suporte realizamos reuniões online semanalmente, além de ter um acompanhamento próximo com uso de novas ferramentas.
Acompanhamos diariamente os resultados das nossas franquias, ajudando nossos franqueados com gestão de performance para traçarem planos de ação para suas unidades, isso ajudou a manter uma média de faturamento igual ao de antes da pandemia. O nosso franqueado pode contar com a gente sempre, diariamente mesmo, e isso é primordial.
No auxílio com recrutamento e seleção, nós fazemos a seleção dos profissionais de maneira criteriosa e, depois, treinamos cada um dentro de suas especificidades, inclusive os próprios franqueados, de forma que seja constante, ou seja, o conhecimento está sempre sendo reciclado.
Temos um Centro de Treinamento para a etapa presencial e ainda a plataforma EAD que nos auxilia nesse processo.
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China in Box
Cada franqueado, antes de firmar parceria com a marca, recebe instruções de logística, vendas, comunicação e qualidade. As principais assessorias recebidas são de: Geomarketing (melhor localização do negócio), Arquitetura e Identidade visual (padrões estéticos), Produção (alimentos) e Atendimento (ao cliente). Além disso, o CIB disponibiliza uma equipe de supervisão por 15 dias, junto a consultorias de campo, servindo de suporte permanente.
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Energy Brasil
“O franqueado que ingressa na Energy Brasil não precisa ter conhecimento prévio do ramo de Energia Solar. Desta forma, nosso suporte tem como foco principal preparar os franqueados para que eles se tornem empresários deste segmento.
Essa capacitação é promovida através da Universidade Corporativa da rede, onde são disponibilizados vários cursos e treinamentos on-line. Além disso, os franqueados participam de um treinamento presencial para entender como funciona o processo de homologação e instalação dos sistemas fotovoltaicos.
Estando apto para operar, o franqueado conta no dia-a-dia com suporte operacional nas áreas de engenharia, marketing, jurídico, financiamentos, administrativo, comercial e financeiro. Todo esse suporte fez com que a Energy Brasil conquistasse mais de 200 franquias só em 2020, se tornando a maior rede de franquias de energia solar do país, com mais de 400 unidades.” Túlio Fonseca, Sócio-Fundador, e Marcelo Macri, Sócio-Diretor da Energy Brasil
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Via Certa Educação Profissional
“Temos uma equipe com seis consultores que atendem as franquias. Nosso suporte se baseia em acompanhar os resultados das vendas de novas matrículas, apoio pedagógico e financeiro, suporte nos cursos de idiomas, e criação de campanhas publicitárias. Todas as semanas temos reuniões online com as franquias que mais precisam de suporte, e caso tenha necessidade nos deslocamos até a unidade para acompanhar mais de perto o trabalho de todos.” André Guilherme Marchi Oliveira, diretor de Operações da Via Certa
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Pormade Portas
“A Pormade Portas oferece suporte na escolha do ponto comercial, treinamento de produtos e equipes, layout e padrões arquitetônicos. Temos também um chat dedicado a tirar dúvidas técnicas dos franqueados e, na pandemia, esse suporte foi ainda mais intensificado. Semanalmente, um consultor auxilia a rede franqueada com as melhores práticas de vendas. Lançamos também uma plataforma de EAD para unificar informações sobre lançamentos e atualizações de procedimentos e produtos.” Daniel Zini, diretor comercial da Pormade Portas
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Love Gifts
“Um dos diferenciais da Love Gifts como franqueadora é o atendimento e o suporte da equipe. Hoje nós precisamos da informação no tempo hábil, pois o cliente exige isso da gente. Hoje como franqueadora treinamos a todos, desde a área de marketing, financeiro, produção, sistemas, para que consigam atender as demandas e tirar as dúvidas dos franqueados o mais rápido possível. Acreditamos que esse suporte nos fortalece e deixa nossos franqueados mais seguros.” Fábio Farias, CEO da Love Gifts
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Instituto Gourmet
“Eu e Glaucio Athayde, somos franqueados de outras redes e, quando ingressamos o Instituto Gourmet no franchising, sabíamos todas as “dores” dos franqueados. Isso nos ajudou a criar um relacionamento mais humano com nossos franqueados. Hoje o IG tem uma equipe que faz o acompanhamento de perto, oferecendo suporte operacional, comercial, pedagógico e de marketing. Entre outras nossas, nós também auxiliamos com treinamentos dos colaboradores, processo seletivo e consultorias pontuais com unidades que precisam de uma atenção especial.” Robson Fejoli, Sócio Diretor do Instituto Gourmet
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Yes! Cosmetics
A Yes! Cosmetics oferece suporte antes de o candidato se tornar um franqueado, fazendo um estudo prévio da área pretendida, negociando o ponto comercial e dá assistência durante todo o período em que ele for franqueado da rede nas diversas áreas. Durante a semana de inauguração, uma consultora Yes! participa in loco, dando treinamentos à equipe e a cada 3 meses, essa consultora visita esse franqueado, para dar todo o apoio que ele precisa.
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Acquazero
“Nosso suporte ao franqueado é dividido em vários setores internamente na franqueadora, tendo o SAF, Serviço de Atendimento ao Franqueado, onde centralizamos todas as demandas dos nossos franqueados abertas internamente na franqueadora, medindo o nível de serviço e direcionando internamente os atendimentos.
Temos consultores de franquias que fazem o acompanhamento remoto aos franqueados. Formato de franquia Desenvolvedor de Área, que auxilia a franqueadora em visitas trimestrais as nossas unidades na região de sua responsabilidade.
Temos um marketing ativo em levar demandas aos nossos franqueados, conectando atendimentos através dos sistemas de e-commerce e aplicativo da rede ACQUAZERO.” Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero
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Monitorias Reforço Escolar
“A Monitorias Reforço Escolar realiza um Masterclass mensal onde o CEO da marca conversa remotamente com todos os franqueados da rede, tirando dúvidas e trocando experiências com a rede. Além disso, a microfranquia possui uma equipe de suporte que atende diariamente os franqueados, ajudando nas demandas do dia a dia. A Monitorias também disponibiliza em sua plataforma, um treinamento completo para todas as áreas do negócio.” Diego Fortunato, consultor de expansão da Monitorias Reforço Escolar
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Terça da Serra
“Na rede de franquias de residenciais sênior Terça da Serra o franqueado tem todo o suporte necessário no negócio. Desde a busca pelo melhor imóvel, ao projeto da nova unidade e interação com os fornecedores homologados para instalar a unidade. Auxiliamos na prospecção de clientes e fechamento dos primeiros contratos, acompanhamento da equipe de gestão e saúde. Também oferecemos os manuais da marca, treinamentos, consultorias, auditorias, marketing, toda essa parte.” Bruna Rodrigues, gerente de operações da Terça Da Serra
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Guia-se
“Na Guia-se, o franqueado é responsável por prestar consultoria de marketing digital, que engloba criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais. A rede possui um padrão interno de excelência, reconhecido com oito selos de qualidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e compartilha todo esse know how com seus franqueados, além da realização periódica de eventos online com a participação de todos os colaboradores da rede para discutir temas de interesse público no mundo do marketing digital.” José Rubens Oliva – CEO da Guia-se, rede de agências digitais
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Clínica da Cidade
“São inúmeras possibilidades que englobam o setor e grande parte delas consistem na troca de experiências entre franqueador e franqueado, o que fortalece a relação entre ambas, aumentando também a confiabilidade na marca. A base dada pela Clínica da Cidade é essencial em todas as etapas de produção da franquia, desde treinamentos para todos os envolvidos no negócio até a gestão para contornar possíveis imprevistos nas mais diferentes etapas do negócio.” Rafael Teixeira – CEO da Clínica da Cidade
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Instituto Ana Hickmann, Maislaser, Odonto Special e Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas
“O Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais que atualmente conta com as marcas Instituto Ana Hickmann, Maislaser, Odonto Special e Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, acredita que o suporte ao franqueado é uma das partes fundamentais para quem está investindo em um novo negócio.
De acordo com Sidney Eduardo Kalaes, fundador do grupo, o suporte é o que faz o franqueado investir em uma unidade e, para isso, todas as marcas da holding oferecem esse suporte desde a procura do ponto, até a abertura da unidade.
Depois de ter o negócio fechado, as marcas realizam uma série de projetos com esse franqueado: treinamento de equipe e reuniões mensais, além de plataforma de franquias de alta performance e “Programa de Interação Continuada” (PIC) para unidades recém inauguradas.
Além disso, a holding também conta com uma equipe que oferece suporte personalizado para cada franqueado, onde é feito um diagnóstico e plano de ação para que cada um possa alcançar os resultados desse planejamento”. Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes
Megamatte
“Fazemos visitas de negócios periódicas para aumentar a proximidade com o Franqueado, onde identificamos oportunidades de crescimento e ações estratégicas para incrementar o ponto de venda. Temos o canal aberto com toda equipe da Franqueadora, com realização de visitas técnicas e operacionais mensais para verificação do padrão e estrutura da unidade. Fazemos treinamentos focados em soft skills e desenvolvimento de campanhas de marketing nacional.” Julio Monteiro, CEO da Megamatte
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Mais1 Café
“Na Mais1 nós acreditamos que o suporte é algo fundamental para o sucesso do franqueado e por isso que em cada etapa do processo ele é amparado por alguém da franqueadora. Isso inicia desde o momento da escolha do ponto, utilizando o software mais completo do mercado, passando pelo momento da sua inauguração até sua pós abertura e operação. Para isso acontecer nossa equipe é altamente treinada para desenvolver o franqueado a todo momento, além disso oferecemos diversos módulos de treinamentos na sede da franqueadora e webinars semanais com os temas mais relevantes.” Vinicius Delatorre, sócio fundador e diretor operacional, da Mais1 Café
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AGGRO Nutrição Inteligente no Campo
“A Aggro possui um sistema de implantação automatizado que traz agilidade e eficiência. O suporte ao franqueado começa no momento da assinatura do contrato, com uma reunião de boas-vindas e orientações iniciais. Após a inauguração, o franqueado conta com auxílio do zootecnista e da equipe técnica que ajudam no dia a dia da operação, com suporte e treinamentos. Todo mês, o franqueado recebe um relatório com indicadores de desempenho, sobre geração e fidelização de clientes, vendas e fluxo de visitas e, a partir daí, é elaborado um plano de ação para melhoria dos números e desempenho.” Marcus Alonso, CEO da AGGRO
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Mercadão dos Óculos
“No Mercadão dos Óculos, o suporte começa logo na escolha do ponto, que envolve uma análise de geolocalização de melhores bairros e lugares mais destacados da região. Em alguns casos, facilitamos as negociações com a administração de centros comerciais para obtenção de pontos estratégicos.
Além disso, a rede oferece suporte com um trabalho de inteligência emocional na contratação dos funcionários da loja – isso ajuda a formar uma equipe com melhor desempenho. Há também os treinamentos, como de cursos de capacitação, reciclagem, palestras, atualização no manuseio de máquinas, administração, finanças e recursos humanos; materiais sobre o segmento à disposição em nossa Universidade Corporativa; e assistência jurídica, por exemplo, emitir o CNPJ, registrar a empresa na junta comercial, inscrição na Receita Federal, dentre outras atividades.” Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos
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Cuidare
“Dentro da Cuidare, o franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados, além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. A rede costuma dar toda a assistência e auxílio para as unidades, desde dicas sobre escolha do melhor papel para os materiais usados na assistência, como contrato com funcionários e familiares; sempre no intuito de oferecer o melhor serviço para quem confia na marca.” Etevaldo Miranda – CEO da Cuidare
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Clinicão
“Além do suporte padrão de uma franqueadora para a franqueada, a Clinicão dá todo o suporte para o franqueado – em geral, profissional da área da saúde – na sua formação e preparação para administrar um negócio. Sei das dificuldades por experiência própria. Quando criei a clínica, foi bem complicado, pois, na faculdade de veterinária, não tive nenhum aprendizado na área de gestão. No mercado pet se verifica, infelizmente, um baixo grau de profissionalismo nas diferentes áreas. Graves problemas de gestão são comuns nos empreendimentos, fazendo com que bons técnicos não atinjam os resultados esperados ou não evoluam profissionalmente”. Monique Rodrigues – CEO da Clinicão, rede de clínicas pet
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Grupo Hinode
“O Grupo Hinode conta com uma Central de Atendimento que registra problemas pontuais de operação de loja, dúvidas, críticas ou sugestões que venham sempre colaborar com o melhor desempenho das franquias. Solicitações não resolvidas nesta central são direcionadas para as áreas corporativas que atendem o que foi solicitado pelo franqueado. A Central conta com reuniões semanais com os times corporativos para acompanhar a resolução de cada caso, que são acompanhados por toda diretoria do Grupo.” Leandro Rodrigues, Presidente do Comitê Financeiro e Diretor de Franquias do Grupo Hinode
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Chocolateria Brasileira
“O Franqueado da Chocolateria Brasileira recebe suporte em todas as etapas, desde o auxílio na escolha e avaliação do ponto comercial, análise de viabilidade, padronização visual e montagem da loja, compra de equipamentos e utensílios padronizados, treinamento operacional, vendas, marketing e sistema de gestão de loja até o auxílio na campanha de inauguração.
Além do suporte pré-inaugural, a franqueadora dá suporte online para cada necessidade específica, além de promover a atualização e adaptação das melhores práticas de vendas. Também trabalhamos as datas importantes do calendário anual, seja com lançamentos de nossos produtos como campanhas publicitárias”. Cintia Pitta, gerente de expansão da Chocolateria Brasileira
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Pizza Prime
“Nosso atendimento ao franqueado é feito de forma personalizada, desenvolvendo planos estratégicos para cada modelo de negócio, através dos nossos consultores de campo, gerente de área e assessoria em marketing. Disponibilizamos aos nossos franqueados um portal exclusivo com acesso a diversas ferramentas, agilizando assim o atendimento a toda rede”. Gabriel Concon, sócio-fundador da Pizza Prime
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Emporium da Beleza
“O suporte ao franqueado se inicia assim que o contrato é assinado e engloba todas as áreas para que a unidade Emporium da Beleza tenha toda a qualidade da marca.
Enviamos um cronograma com tudo o que precisa ser feito na fase de implantação da clínica e auxiliamos todo o processo até o dia da inauguração, no qual mandamos uma consultora para ajudar nas avaliações, recepção e atendimento ao cliente. Quando inaugurada, mantemos o suporte e o acompanhamento por meio de reuniões via Zoom, ligações diárias ou semanais, relatórios de desempenho e análise de resultados.” Ana Paula Freitas Ferro, CEO e fundadora da Emporium da Beleza
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Sterna Café
“Na rede Sterna Café realizamos visitas nas lojas presenciais e trabalhamos com o Checklist Fácil, que é um aplicativo que verifica se os itens da loja estão adequados. Além da checagem, oferecemos encontros virtuais onde praticamos o Know-How, que consiste no compartilhamento de habilidades técnicas, conhecimentos, práticas, tecnologias e processos organizacionais que permitem o desenvolvimento dos produtos e/ou serviços, além de ajudar a criar uma melhor gestão do negócio. Temos uma extranet, onde recebemos demandas específicas. Além de funcionar como ferramenta de comunicação para os franqueados, ela é repleta de diversos conteúdos à disposição”. Deiverson Migliatti, fundador da rede Sterna Café
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Consulting Now
“Classificamos o nosso suporte às unidades franqueadas como 360º, já que envolve todas as áreas e frentes fundamentais para que uma unidade Consulting Now tenha êxito na operação. Este suporte/mentoria se inicia já na implantação da unidade, que envolve, principalmente, a busca e definição do endereço comercial, abertura do CNPJ, recrutamento e treinamento de eventuais profissionais para compor a equipe, passando por um treinamento inicial completo, e no dia a dia da operação, especialistas que apoiarão o franqueado na prospecção de clientes, marketing, T.I e tudo o que tange a operação da unidade e respectivamente, a condução de cada um dos serviços prestados.” Bruno Fioravante, gestor de expansão na Consulting Now
Para mais informações da franquia Consulting Now, clique aqui .
Minds Idiomas
“Mesmo com o momento emblemático que muitas redes passaram, a Minds Idiomas não fechou nenhuma unidade, justamente por esse aporte ao franqueado. Além de toda a capacitação, oferecemos descontos em material, em royalties e lançamos um sistema totalmente novo e tecnológico de CRM, que possibilita o modelo de trabalho home office com a mesma eficiência do presencial facilitando a gestão e a visualização das métricas de performance da unidade. Trouxemos a revolução tecnológica para a rede facilitando tanto para os alunos quanto para os gestores. Ampliamos também a escuta ativa, com o apoio mental, promovendo lives e discussões.” Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas
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Unhas Cariocas
“Na Unhas Cariocas trabalhamos com dois pilares, padrão e relacionamento. Desde o primeiro contato, o candidato a franqueado recebe todas as informações para tomar a decisão mais assertiva. Depois, o time de consultoria faz o acompanhamento desde a implantação até a inauguração, seguindo com a assistência até a maturidade do nosso franqueado. Com nosso sistema de avaliação da evolução damos atenção até nosso parceiro se sentir 100% seguro, mas ainda permanecemos lado a lado. Além disso, temos programas de excelência, com o objetivo de estimular melhores resultados”. Maurício Cesar, CEO da Unhas Cariocas
Para mais informações sobre a franquia Unhas Cariocas, clique aqui .
Espetto Carioca e Bendito
“O candidato a franqueado, assim que entra em contato, é atendido, passa por uma análise de perfil e depois disso iniciam as reuniões para alinhamento. Usamos o Deskfy, uma ferramenta de compartilhamento de artes e pedidos de criação para PDV e/ou comunicação digital, além de grupos de whatsapp, lista de transmissão e visitas periódicas às lojas”. Bruno Gorodicht, diretor comercial da Espetto Carioca e Bendito
Saiba mais sobre as franquias Espetto Carioca e Bendito
Prudential
“O Suporte oferecido para os Franqueados da Prudential do Brasil, tem o objetivo de desenvolver a rede reforçando os pilares do nosso modelo, por isso destacamos os 3 principais canais:
1 – Consultoria de Negócios – Com disponibilidade imediata para acessar especialistas em todo o Brasil, para solucionar dúvidas, buscar orientações e capacitação do modelo de franquia.
2 – Treinamento – Oferecendo treinamentos presenciais e uma plataforma virtual (PruEAD), com treinamento e capacitação de todo o modelo de negócio.
3 – Master Franquias – Experiência e Know how na atividade empresarial, para transmitir orientação e direcionamento das melhores oportunidades do mercado”. Humberto Madeira, Vice-presidente de franquias da Prudential do Brasil
Para mais informações sobre a franquia Prudential, clique aqui .
Evolute
“Na Evolute, quando o candidato se torna franqueado é inserido em um processo de implantação onde receberá todo o suporte para o sucesso do negócio.
Esta implantação conta com o envolvimento de diversos departamentos da EVOLUTE que participam ativamente de cada processo, sendo estes: Jurídico, Contábil, Operacional, Financeiro, Marketing, Comercial, Pedagógico, Mercadológico, Organizacional e outros. Desde a abertura da empresa até os segredos do negócio, orientando a respeito de lucratividade e estratégias comerciais específicas de sua unidade.
Sabemos que, mesmo com o treinamento, mais do que informações, nossos ‘novos franqueados’ precisam de um acompanhamento, desta forma, passam a ter uma equipe dedicada full time para todos os passos, inclusive apoio mercadológico entendendo cada região para que o franqueado, apesar de fazer parte de uma rede com vários franqueados, tenha um direcionamento exclusivo.” Luis Zemlenoi, Diretor de Expansão da Evolute
Para mais informações sobre a franquia Evolute, clique aqui .
Agora que você conferiu o suporte oferecido as franquias, veja também outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender:
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