Eventos virtuais são potencializados em 2021 e aquecem Mercado de Franquias

Eventos virtuais são potencializados em 2021 e aquecem Mercado de Franquias

A pandemia causada pela Covid-19 gerou grande impacto no mundo dos negócios. Com a necessidade do distanciamento social o setor de franquia teve que reformular a forma de oferecer seus negócios
 
As mudanças pelas quais o mercado, os consumidores e franqueados vem passando nessa pandemia possibilitaram criar os eventos virtuais. Algo até então tido como certa “frieza” por não ter aquele contato físico, aperto de mão, porém essa adaptação necessária tem caído no gosto dos brasileiros. O que possibilitou aproximar aqueles que buscam abrir o próprio negócio, bem como franqueadoras levarem a sua marca até esses investidores interessados.
 
Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia (FVF), a primeira do segmento a surgir nesse novo formato no Brasil, explica que eventos on-line evitam o “no show”, que são aqueles que agendam o horário e não aparecem. “No virtual essa possibilidade é bem menor, pois não há desculpas, além de ser de fácil acesso, e a pessoa poder participar da reunião on-line de onde estiver. Além, ainda, de gerar grande economia financeira para investidores e expositores, pois não há custos de montagem de estandes como requer as feiras presenciais e nem o custo de deslocamento”, diz.
 
Somente no ano passado, esse formato de feira reuniu 23 mil pessoas interessadas, 200 marcas e gerou R$3 milhões em negócios, mesmo estando em pandemia.
 
Branco conta que entre os negócios que mais vem gerando interesse entre os participantes estão as microfranquias – negócios cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. A resposta por esse movimento está atrelada ao fato de investidores interessados em começar empreendendo exatamente pela exigência de pouco capital, e por serem negócios que geralmente podem ser executados diretamente da própria casa, no modelo home based.
 
“Muitas franquias tiveram que adaptar seus negócios durante a pandemia e criaram modelos mais enxutos e com valor de investimento baixo. O que possibilita atingir um número maior de investidores, principalmente aqueles que estão empreendendo pela primeira vez, ou buscam por algo como alternativa de renda extra”, frisa.
 
Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, salienta que essa transformação no setor de feiras teve que ser desenvolvida em poucos meses, algo que já era prevista ao longo dos anos, mas exigiu aceleração.
 
“Essa necessidade de reinventar foi necessária em todos os negócios. Esse formato de feira possibilitou que muitas marcas continuassem vendendo exatamente por se adaptarem à essas mudanças no digital. Além disso, demonstrou que é possível ter segurança até mesmo na hora de fechar um acordo. É como diz o velho ditado: Quem não é visto não é lembrado”, pontua o executivo.
 
Depoimentos de quem participa e gera resultados
 
“O formato da Feira Virtual de Franquia com certeza é um modelo que veio para ficar. As antigas feiras presenciais estão com seus dias contados ou, no mínimo, vão precisar ser reformuladas. A comunicação on-line, que tinha pouca aderência antes da pandemia, foi incorporada no dia a dia das empesas e pessoas. O Açaí NoKilo que está expandindo sua rede para além do estado da Bahia tem utilizado a Feira Virtual de Franquia como uma excelente ferramenta de encontros com potenciais candidatos pelo Brasil”.
 
Luiz Cury Filho, US FRANCHISING
 
“A Feira Virtual de Franquias tem sido importante para angariarmos um perfil ideal para nossa franquia, trazendo dezenas de interessados e resultados em fechamentos. Mesmo diante do momento frágil que estamos vivendo, a feira vem possibilitando nossa expansão”.
 
José Antonio Conceição, Qualifica Cursos
 
“Que o mercado de franquias é o caminho mais seguro para quem quer empreender é fato. Mas escolher qual negócio investir nem sempre é uma tarefa fácil, e com todas essas mudanças no último ano se tornou mais desafiador ainda nosso trabalho de consultoria de expansão levando o negócio certo para o perfil certo. Foi um ano de muitas adaptações onde foi necessário se reinventar e inovar com muita criatividade para manter aquecido o mercado. No ano de 2020, tive a oportunidade de representar uma das marcas em expansão eLav Lavanderia participando da Feira Virtual de Franquia, que me gerou frutos de boas negociações, concretizando agora em 2021 novas franquias.
 
Paola Pires, consultora executiva de negócios eLav Lavanderia
 
“Participar da Feira Virtual de Franquia resultou em muitos contatos e saímos com pré-contratos e documentação enviada para se concretizar negócios. Para nós é um excelente resultado”.
 
Daniel Nunes Spezamiglio, franquia Euromercantil
 
“Nossa franquia desenvolveu a primeira loja de vendas de serviços de limpeza on-line do Brasil. Participar e apoiar, a Feira Virtual de Franquia tem tudo a ver com nossa filosofia de facilitar cada vez mais a vida de nossos clientes”.
 
Renato Ticoulat, Limpeza com Zêlo
 
“Temos tido excelentes resultados na Feira Virtual de Franquia. Dezenas de interessados têm comparecido e tivemos várias minutas enviadas fazendo a diferença em um momento tão delicado”.
 
Israel Matias Ribeiro, franquia RapChefe
 
“A Feira Virtual de Franquia tem sido muito importante para as Franquias do Futuro. É uma maneira mais fácil de encontrar leads qualificados sem a necessidade de uma feira física. Nosso modelo de franquia já é on-line, então poder fechar novas parcerias e ser encontrado por mais pessoas por meio da internet é muito positivo. Uma nova tendência”.
 
Nylmar Diego Zacharias, Franquias do Futuro
 
“Participamos da Feira Virtual de Franquia desde o início e falo abertamente que ela salvou nossas vendas em 2020. Já 2021 começou com força total! Estamos juntos em todas as edições e aconselho a quem quiser vender franquias ainda neste ano, se inscrever para a próxima. O diferencial está na equipe. O Ricardo pelo conhecimento que tem de agregar valor ao mercado, e o Henrique que adota uma estratégia digital incrível no negócio de franquias. Tudo isso junto faz muita diferença nesse mercado”!
 
Jhansen Herrero, Startup Win
 
Próxima edição
 
E para quem busca abrir o próprio negócio poderão acompanhar mais uma edição da Feira Virtual de Franquia (FVF) que ocorrerá on-line no próximo dia 20 de maio, direcionada a futuros empreendedores da região nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e cidades do interior.
 
Serão cerca de 30 marcas que estarão participando com negócios que solicitam investimento a partir de R$ 1 mil.
 
A feira on-line é gratuita e para participar basta entrar no site: www.feiravirtualdefranquia.com.br, escolher as marcas que tem interesse em conhecer, fazer um cadastro no dia e horário da reunião. A videoconferência ocorrerá através da plataforma Zoom com um consultor de forma personalizada e individual.
 
Sobre a NX Franquias
 
O NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias foi criado em 2021, ainda em meio à pandemia, como objetivo oferecer ao mercado soluções para empresas que querem transformar seu negócio em rede de franquias, franqueadoras que querem expandir seus negócios e empreendedores que querem ter o seu negócio através do sistema de franquias. Fazem parte do projeto a Feira Virtual de Franquia, a FranchiseB2B, Canal Henrique Mol, Portal Top Franquias e FXF – Formatação e Expansão de Franquias. Conduzido por Henrique Mol e Ricardo Branco, experiente no setor de franquias, faz parte dos negócios da holding Encontre Sua Franquia, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

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2 de abril de 2025
Manter um ambiente de trabalho limpo e bem cuidado não apenas melhora a estética do escritório, mas também contribui para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Paredes manchadas, persianas empoeiradas e cadeiras de couro desgastadas podem passar uma imagem de descuido e comprometer a durabilidade dos materiais. Para evitar esses problemas, confira dicas práticas e eficientes para manter esses itens sempre impecáveis. 1. Como limpar paredes sem danificar a pintura As paredes do escritório estão sujeitas a diversas marcas, como sujeiras de toque, encosto de cadeiras e até manchas de café. A boa notícia é que é possível limpá-las sem danificar a pintura, prolongando sua vida útil. Dicas essenciais para manter as paredes limpas: Limpeza imediata: Quanto mais rápido a mancha for removida, mais fácil será eliminá-la. Remova o pó regularmente: Passe um pano seco ou levemente umedecido para evitar o acúmulo de sujeira. Utilize os produtos certos para cada tipo de tinta: Tintas foscas: Use uma esponja macia com detergente neutro e seque com um pano limpo. Tintas acrílicas laváveis: Prepare uma solução com água, álcool e detergente neutro para uma limpeza eficaz. Tintas à base de água: Seja delicado e utilize um pano levemente úmido com detergente neutro. 2. Como manter as persianas sempre limpas As persianas acumulam poeira facilmente, impactando a qualidade do ar e a estética do escritório. A limpeza frequente evita manchas e mantém o ambiente mais agradável. Passo a passo para remover a poeira das persianas: Espanador: Uma opção rápida para remover a poeira superficial. Luva ou meia velha: Borrife um limpador de janelas em uma luva e passe pelas lâminas para remover a sujeira. Aspirador de pó: Utilize o bico de escova para alcançar os cantos difíceis. Para uma limpeza mais profunda: Esponja úmida: Passe delicadamente para remover sujeiras mais resistentes. Lavagem completa: Retire as persianas e lave com água e sabão, deixando secar completamente antes de reinstalar. Persianas de tecido: Devem ser lavadas a seco para evitar danos. 3. Como cuidar das cadeiras de couro Cadeiras de couro são sofisticadas e confortáveis, mas exigem cuidados específicos para evitar rachaduras e manchas. A limpeza regular garante maior durabilidade e um aspecto sempre elegante. Dicas essenciais para limpeza e conservação: Remova o pó semanalmente: Use um pano macio e seco para evitar o acúmulo de sujeira. Evite produtos abrasivos: Nunca utilize detergentes comuns ou panos muito molhados. Manchas recentes: Remova com um pano seco ou levemente úmido. Manchas persistentes: Utilize um cotonete com álcool isopropílico para tinta ou uma pasta de creme de tártaro com suco de limão para manchas de proteína. Hidratação do couro: Use um condicionador próprio para couro de 2 a 3 vezes por ano para evitar ressecamento. Cuidar do ambiente de trabalho vai muito além da limpeza básica. Pequenas ações diárias ajudam a prolongar a vida útil dos materiais e garantem um escritório mais organizado, confortável e profissional. Se sua empresa precisa de uma limpeza profissional e personalizada, conheça os serviços da Limpeza com Zelo. Oferecemos soluções sob medida para manter seu escritório impecável, sem complicações.  Mantenha seu ambiente sempre limpo e agradável. Entre em contato conosco e saiba mais!
26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.