A pandemia causada pela Covid-19 gerou grande impacto no mundo dos negócios. Com a necessidade do distanciamento social o setor de franquia teve que reformular a forma de oferecer seus negócios
As mudanças pelas quais o mercado, os consumidores e franqueados vem passando nessa pandemia possibilitaram criar os eventos virtuais. Algo até então tido como certa “frieza” por não ter aquele contato físico, aperto de mão, porém essa adaptação necessária tem caído no gosto dos brasileiros. O que possibilitou aproximar aqueles que buscam abrir o próprio negócio, bem como franqueadoras levarem a sua marca até esses investidores interessados.
Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia (FVF), a primeira do segmento a surgir nesse novo formato no Brasil, explica que eventos on-line evitam o “no show”, que são aqueles que agendam o horário e não aparecem. “No virtual essa possibilidade é bem menor, pois não há desculpas, além de ser de fácil acesso, e a pessoa poder participar da reunião on-line de onde estiver. Além, ainda, de gerar grande economia financeira para investidores e expositores, pois não há custos de montagem de estandes como requer as feiras presenciais e nem o custo de deslocamento”, diz.
Somente no ano passado, esse formato de feira reuniu 23 mil pessoas interessadas, 200 marcas e gerou R$3 milhões em negócios, mesmo estando em pandemia.
Branco conta que entre os negócios que mais vem gerando interesse entre os participantes estão as microfranquias – negócios cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. A resposta por esse movimento está atrelada ao fato de investidores interessados em começar empreendendo exatamente pela exigência de pouco capital, e por serem negócios que geralmente podem ser executados diretamente da própria casa, no modelo home based.
“Muitas franquias tiveram que adaptar seus negócios durante a pandemia e criaram modelos mais enxutos e com valor de investimento baixo. O que possibilita atingir um número maior de investidores, principalmente aqueles que estão empreendendo pela primeira vez, ou buscam por algo como alternativa de renda extra”, frisa.
Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, salienta que essa transformação no setor de feiras teve que ser desenvolvida em poucos meses, algo que já era prevista ao longo dos anos, mas exigiu aceleração.
“Essa necessidade de reinventar foi necessária em todos os negócios. Esse formato de feira possibilitou que muitas marcas continuassem vendendo exatamente por se adaptarem à essas mudanças no digital. Além disso, demonstrou que é possível ter segurança até mesmo na hora de fechar um acordo. É como diz o velho ditado: Quem não é visto não é lembrado”, pontua o executivo.
Depoimentos de quem participa e gera resultados
“O formato da Feira Virtual de Franquia com certeza é um modelo que veio para ficar. As antigas feiras presenciais estão com seus dias contados ou, no mínimo, vão precisar ser reformuladas. A comunicação on-line, que tinha pouca aderência antes da pandemia, foi incorporada no dia a dia das empesas e pessoas. O Açaí NoKilo que está expandindo sua rede para além do estado da Bahia tem utilizado a Feira Virtual de Franquia como uma excelente ferramenta de encontros com potenciais candidatos pelo Brasil”.
Luiz Cury Filho, US FRANCHISING
“A Feira Virtual de Franquias tem sido importante para angariarmos um perfil ideal para nossa franquia, trazendo dezenas de interessados e resultados em fechamentos. Mesmo diante do momento frágil que estamos vivendo, a feira vem possibilitando nossa expansão”.
José Antonio Conceição, Qualifica Cursos
“Que o mercado de franquias é o caminho mais seguro para quem quer empreender é fato. Mas escolher qual negócio investir nem sempre é uma tarefa fácil, e com todas essas mudanças no último ano se tornou mais desafiador ainda nosso trabalho de consultoria de expansão levando o negócio certo para o perfil certo. Foi um ano de muitas adaptações onde foi necessário se reinventar e inovar com muita criatividade para manter aquecido o mercado. No ano de 2020, tive a oportunidade de representar uma das marcas em expansão eLav Lavanderia participando da Feira Virtual de Franquia, que me gerou frutos de boas negociações, concretizando agora em 2021 novas franquias.
Paola Pires, consultora executiva de negócios eLav Lavanderia
“Participar da Feira Virtual de Franquia resultou em muitos contatos e saímos com pré-contratos e documentação enviada para se concretizar negócios. Para nós é um excelente resultado”.
Daniel Nunes Spezamiglio, franquia Euromercantil
“Nossa franquia desenvolveu a primeira loja de vendas de serviços de limpeza on-line do Brasil. Participar e apoiar, a Feira Virtual de Franquia tem tudo a ver com nossa filosofia de facilitar cada vez mais a vida de nossos clientes”.
Renato Ticoulat, Limpeza com Zêlo
“Temos tido excelentes resultados na Feira Virtual de Franquia. Dezenas de interessados têm comparecido e tivemos várias minutas enviadas fazendo a diferença em um momento tão delicado”.
Israel Matias Ribeiro, franquia RapChefe
“A Feira Virtual de Franquia tem sido muito importante para as Franquias do Futuro. É uma maneira mais fácil de encontrar leads qualificados sem a necessidade de uma feira física. Nosso modelo de franquia já é on-line, então poder fechar novas parcerias e ser encontrado por mais pessoas por meio da internet é muito positivo. Uma nova tendência”.
Nylmar Diego Zacharias, Franquias do Futuro
“Participamos da Feira Virtual de Franquia desde o início e falo abertamente que ela salvou nossas vendas em 2020. Já 2021 começou com força total! Estamos juntos em todas as edições e aconselho a quem quiser vender franquias ainda neste ano, se inscrever para a próxima. O diferencial está na equipe. O Ricardo pelo conhecimento que tem de agregar valor ao mercado, e o Henrique que adota uma estratégia digital incrível no negócio de franquias. Tudo isso junto faz muita diferença nesse mercado”!
Jhansen Herrero, Startup Win
Próxima edição
E para quem busca abrir o próprio negócio poderão acompanhar mais uma edição da Feira Virtual de Franquia (FVF) que ocorrerá on-line no próximo dia 20 de maio, direcionada a futuros empreendedores da região nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e cidades do interior.
Serão cerca de 30 marcas que estarão participando com negócios que solicitam investimento a partir de R$ 1 mil.
A feira on-line é gratuita e para participar basta entrar no site: www.feiravirtualdefranquia.com.br, escolher as marcas que tem interesse em conhecer, fazer um cadastro no dia e horário da reunião. A videoconferência ocorrerá através da plataforma Zoom com um consultor de forma personalizada e individual.
Sobre a NX Franquias
O NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias foi criado em 2021, ainda em meio à pandemia, como objetivo oferecer ao mercado soluções para empresas que querem transformar seu negócio em rede de franquias, franqueadoras que querem expandir seus negócios e empreendedores que querem ter o seu negócio através do sistema de franquias. Fazem parte do projeto a Feira Virtual de Franquia, a FranchiseB2B, Canal Henrique Mol, Portal Top Franquias e FXF – Formatação e Expansão de Franquias. Conduzido por Henrique Mol e Ricardo Branco, experiente no setor de franquias, faz parte dos negócios da holding Encontre Sua Franquia, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br