Blog Layout

Conheça os benefícios para motivar seus funcionários

Conheça os benefícios para motivar seus funcionários

Os benefícios para funcionários são regalias e vantagens concedidas pelas organizações aos seus colaboradores. Constituem, geralmente, facilidades e vantagens em determinados tipos de serviços, os quais visam suprir algumas necessidades e preferências dos membros.

É um tipo de estratégia utilizada pelas organizações que buscam como motivar funcionários e alcançar maior produtividade e fidelidade de seus empregados.

Os tipos de benefícios para funcionários têm a finalidade de agregar à remuneração dos colaboradores de uma empresa, sendo formas indiretas da compensação total.

Os pacotes de benefícios e programas de incentivo têm, cada vez mais, ganhado força entre as empresas que estão percebendo sua importância para os negócios.

Eles podem ser considerados uma ferramenta estratégica eficiente para a gestão dos Recursos Humanos das empresas. Os benefícios atuam, portanto como verdadeiros atrativos para reter talentos dentro da organização.

O pacote de benefícios de uma empresa para funcionários pode contar com diversas opções de acordo com as preferências dos funcionários.

Há diferentes modelos de pacotes de benefícios que oferecem, desde itens básicos aos mais modernos como:

  • plano de saúde;
  • seguro de vida;
  • cursos de idiomas;
  • planos de academia;
  • atividades de lazer e outras opções.


Porque os benefícios são importantes para a cultura organizacional


Ao investir em benefícios de forma planejada é possível atender, ao mesmo tempo, às necessidades dos funcionários e ser viáveis financeiramente para organização. Isso fortalece uma cultura organizacional baseada em benefícios.

Ela representa uma estratégia eficiente para auxiliar as organizações a manterem seus profissionais preparados e motivados, tornando-se verdadeiros parceiros, que “vestem a camisa da empresa”.

Isso é extremamente importante, pois atualmente, a maioria dos profissionais estão sempre em busca de melhores oportunidades.

O cenário tornou-se bem diferente do que era há dez anos, em que grande parte das pessoas almejava construir uma carreira sólida em uma única empresa. Agora, na medida em que uma nova organização oferece condições mais vantajosas, o profissional tende a trocar de emprego mais facilmente.

Portanto, é fundamental realizar uma implementação eficiente de benefícios. Para isso, cada empresa precisa traçar seus pacotes de acordo com o perfil de seus funcionários e das suas atividades.

Os benefícios são capazes de satisfazer os objetivos individuais, econômicos e sociais dos profissionais para que seja possível proporcionar uma vida pessoal, familiar e de trabalho mais tranquila e produtiva a todos.

Além disso, possuem grande poder de atração na hora da contratação e retenção de talentos na empresa, que passa a se beneficiar gradativamente com uma equipe mais preparada e ágil.

O oferecimento de benefícios diferenciados para funcionários ainda traz vantagens que vão além da contratação. Conforme os funcionários passam a ter boas condições de trabalho dentro da organização, eles se tornam mais satisfeitos e motivados. E isso, naturalmente, reflete em produtividade e comprometimento para a empresa.


9 benefícios diferenciados para motivar funcionários


Grande parte das empresas já se deu conta de que é necessário oferecer mais do que um bom salário para manter suas equipes produtivas e capacitadas.

Reter profissionais de alto nível exige o oferecimento de condições ideais de trabalho, plano de carreira, pacotes de benefícios flexíveis, entre outras vantagens.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personal em 2016, 57% dos profissionais ativos no mercado consideram um pacote de benefícios de uma empresa para funcionários um ponto crucial na hora de avaliar uma oportunidade de emprego.

Entretanto, há uma grande diferença entre o que as empresas costumam incluir em seus pacotes e o que realmente agrada os funcionários.

Portanto, o grande desafio da maioria das organizações é justamente saber quais são as melhores opções que farão realmente a diferença para motivar seus empregados, podendo ser um diferencial na hora de uma contratação.

Dessa forma, é necessário refletir sobre quais benefícios oferecer.

Para ajudar sua empresa a tomar uma decisão, separamos sete benefícios diferenciados para funcionários. Confira a seguir:

 

Benefício 1: Salário Sob Demanda

A pesquisa Career Builder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado, que visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

 

Benefício 2: Horário Flexível

O novo perfil de profissional que está se consolidando no mercado atual busca, cada vez mais, por horários de trabalho flexíveis por adotarem estilos de vida totalmente diferentes do padrão tradicional que as empresas estão acostumadas.

Portanto, não ter um horário fixo para entrar ou sair do serviço tem sido um dos grandes diferenciais de benefícios e que ainda é adotado por poucas empresas.

Aquelas empresas que já adotaram essa opção passaram a perceber que muito mais vantajoso do que manter todos os seus funcionários trabalhando em horário comercial, é ter e manter um rendimento de alta qualidade de serviço prestado.

Muitos profissionais que se dedicam em suas funções em outros horários têm apresentado grande melhora em seu rendimento, pois está totalmente dedicado, sem preocupações externas.

Essa maior flexibilidade resolve questões burocráticas de forma fácil, o colaborador passa a não precisar negociar possíveis faltas ou folgas com o RH para resolver problemas pessoais, ele apenas troca seu horário, podendo desenvolver todas as suas tarefas sem complicações.

 

Benefício 3: Educação Financeira

O incentivo educacional é muito importante para as empresas. Por meio disso, os profissionais continuam estudando e atualizando seus conhecimentos para que possam sempre aprimorar suas habilidades.

Assim, desenvolvem melhor suas tarefas dentro do ambiente de trabalho. Portanto, é essencial oferecer alguma oportunidade de elevar o conhecimento de seu time.

Aulas sobre educação financeira podem ser, então, um benefício diferente que irá trazer grandes ganhos para a sua empresa.

Como já sabemos, aqui no Brasil é pouco ensinado na escola sobre os cuidados necessários com as finanças pessoais na vida adulta e trata-se de um assunto de importância vital para qualquer profissional, independente de sua área de atuação.

Por isso, oferecer esse benefício para funcionários pode ajudá-los a aprender melhor como lidar com suas finanças pessoais, passando a economizar mais e a ficar mais seguros em relação a sua condição financeira.

 

Benefício 4: Academia e vale cultura

Outra grande opção de benefícios diferenciados para funcionários que se destaca entre as empresas que oferecem as melhores alternativas estão a Saúde e o Lazer.

O perfil do trabalhador se transformou. Os funcionários não buscam mais apenas por questões básicas, como plano de saúde, eles querem se manter saudáveis e desenvolver atividades voltadas para o bem-estar.

Atualmente, o oferecimento de planos com academias para que os colaboradores possam praticar atividades físicas tem sido mais atrativo do que um plano de saúde, por exemplo.

O vale cultura também entra nessa mesma questão. O novo colaborador não quer mais se preocupar apenas com o trabalho e o pagamento de suas contas. Ele está em busca de novas experiências culturais.

Para incluir o vale cultura no pacote de benefícios de sua empresa, é possível oferecê-lo de diferentes formas:

  • Distribuir uma quantidade de ingressos de cinema, teatro ou shows mensalmente;
  • Oferecer um cartão de crédito pré-pago com valores pré-estabelecidos que poderão ser gastos para assistir apresentações culturais ou na compra de livros.

 

Benefício 5: Creches internas à empresa

Oferecer um espaço dentro da própria empresa, onde os funcionários possam deixar seus filhos com segurança é um dos melhores benefícios para aqueles colaboradores que são pais.

Ter um local dentro do mesmo ambiente de trabalho é uma grande vantagem, principalmente para mulheres que acabaram de retornar da licença maternidade.

Essa alternativa facilita a rotina da colaboradora por permitir que ela tenha maiores chances de checar como os filhos estão durante o dia e, em alguns casos, amamentar quando as crianças ainda são de colo.

 

Benefício 6: Convênio com estabelecimentos próximos ao trabalho

Muitos trabalhadores não conseguem voltar para casa no horário de almoço por morarem muito longe do trabalho e acabam passando todo o dia na empresa.

Portanto, oferecer convênios com estabelecimentos próximos ao local de trabalho pode ser um grande diferencial.

A rotina do colaborador se torna, assim, mais fácil com esse tipo de comodidade e praticidade.

Por isso, descontos em lojas, restaurantes, academias, escolas e outros estabelecimentos comerciais que ficam geograficamente próximos ao escritório são ótimos benefícios para você adotar em sua empresa.

 

Benefício 7: Trabalho home office

Além de muitas empresas oferecem a opção de flexibilidade de horários, uma outra alternativa é o trabalho integral ou parcial – alguns dias da semana – em home office.

Disponibilizar essa opção é um benefício que seduz muitos profissionais e vem se tornando comum no Brasil.

Para muitas empresas, ele ainda é inviável, mas dependendo das atividades desenvolvidas pelo colaborador, pode apresentar grandes economias e vantagens para a corporação.

Uma das principais vantagens dessa prática para as empresas é poder contar com profissionais capacitados, mas que residem em outras cidades ou estados, sem precisar arcar com despesas extras como: moradia, transporte e transferências, por exemplo.

Enquanto isso, para os funcionários que trabalham em home office, é possível ter o conforto de trabalhar em casa, sem precisar se preocupar em enfrentar trânsito e ainda podendo administrar seu tempo de maneira mais conveniente.

 

Benefício 8: Folgas mensais

Oferecer uma sexta-feira de folga, de forma integral ou parcial, a cada mês para os funcionários já é uma prática comum em empresas americanas.

Diversos estudos indicam que a maioria dos colaboradores ficam ansiosos com a chegada do final de semana conforme a sexta-feira se arrasta e acabam se tornando improdutivos, sendo incapazes de acompanhar o seu ritmo de trabalho normal depois do almoço da sexta-feira.

Por isso, algumas empresas passaram a adotar essa medida para controlar o nível de produtividade de seus colaboradores. Então, uma opção para essa questão é oferecer uma sexta-feira de folga no mês (mas não uma folga coletiva).

Para controlar esse benefício, o RH precisa gerenciar qual área da empresa irá folgar em determinado dia e, assim distribuir os colaboradores por data para não deixar a empresa parada naquele dia e gerar prejuízos.


Benefício 9: Limpeza Domiciliar

Com os funcionários trabalhando home office muitas empresas já estão oferecendo a limpeza residencial como benefício, garantindo assim um ambiente limpo e seguro para seus funcionários e ainda deixando a atenção e preocupação voltada para o trabalho e não para os afazeres domésticos. Por isso, as empresas estão focando neste benefício neste momento, faça a diferença na vida de seus funcionários. Faça um orçamento!


Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
Share by: