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Facility Manager: como reduzir os custos na empresa?

Facility Manager: como reduzir os custos na empresa?

A constante pressão para se reduzir custos em facilities é um dos desafios dos gestores que atuam na área, pois isso pode representar ganho de competitividade frente aos concorrentes. Além do mais, a diminuição de gastos também contribui para melhorar a eficiência econômica, otimizando a aplicação dos recursos financeiros.

Portanto, é essencial buscar meios que tornem a operação menos onerosa. Para ajudá-lo, listamos, neste post, sete maneiras para alcançar a economia em um empreendimento.


1. Sistemas de ventilação, água e energia.

É importante conferir o gasto com energia e analisar as possibilidades de reduzi-lo, pois essa conta costuma compor boa parte dos custos fixos de um negócio. Para começar, você pode implantar uma política de economia de energia elétrica com dicas e melhores práticas para a redução dos gastos, reforçando-a junto aos colaboradores.

Um exemplo é o controle da iluminação noturna da empresa, mantendo-a apenas em locais estratégicos ou onde são executadas as atividades do negócio. Você pode manter a luz acesa nas entradas e saídas, nos caminhos de passagem, em áreas de trabalho e em pontos críticos para a segurança do prédio.

Instale automatizadores de iluminação e use sensores de movimento em locais menos frequentados. Assim, as lâmpadas só são acionadas quando alguém circular nesses espaços.

Em relação ao desperdício de água, busque implantar práticas que minimizam o uso desse recurso. Isso pode ser feito instalando torneiras com sensores ou aquelas acionadas por pressão, liberando água somente por um tempo curto.

Se você usa um sistema de refrigeração à água, tente substituí-lo por uma torre de resfriamento. Isso pode ajudar a economizar milhares de litros, pois esses modelos são mais eficientes e econômicos. Alguns, inclusive, permitem o controle da variação de velocidade, auxiliando na redução da evaporação da água e, consequentemente, reduzindo o gasto.

Outra maneira de evitar desperdício, é com a implantação de sistemas de ventilação no lugar do uso frequente de aparelhos de ar-condicionado. Dê prioridade a um layout interno que beneficie a circulação natural por meio das janelas e evite manter esses equipamentos ligados constantemente em uma mesma temperatura. Caso o clima mude, é preciso deixar possibilidades para que os funcionários desliguem os aparelhos quando não houver necessidade.


2. Comunicação com a equipe

É fundamental investir na comunicação com a equipe de trabalho, pois de nada adianta adotar uma política de redução de custos — e investir em equipamentos para isso —, se não houver a colaboração dos funcionários.

Solicite que mantenham as luzes e equipamentos apagados quando não estiverem em uso. Além disso, converse com os colaboradores para estabelecer horários de trabalho em que é possível economizar energia, aproveitando a iluminação natural do dia.

Exponha as economias que foram obtidas com essas ações, reforçando, assim, a importância de se consumir somente o necessário. Se preciso, estabeleça metas, coordene as atividades e procure alcançá-las com a ajuda de todos que trabalham no local e utilizam os equipamentos.


3. Reduzir custos

É importante prezar por um bom aproveitamento de espaço na empresa, pois isso pode colaborar para a redução de custos.

Isso é possível ao liberar locais que não vão gastar recursos. Afinal, se você pode distribuir toda a sua equipe dentro de uma sala, qual a finalidade de ocupar três cômodos que consomem energia elétrica e necessitam de limpeza constante? Desse modo, você poderá obter muita economia e ainda integrar mais as equipes.

4. Contratos de Aluguel

A dica anterior pode ajudá-lo a diminuir a necessidade de ambientes físicos, economizando no valor pago em aluguel. Portanto, avalie bem seu espaço alugado e veja, na hora da renovação, se não é melhor negociar uma redução do preço ou buscar outro local mais em conta, mas que supra as necessidades da empresa.

Ao examinar atentamente o contrato de aluguel, busque as opções mais vantajosas para o negócio, que colaboram na redução de custos. Por isso, observe as cláusulas de renovação com a consultoria de profissionais de contabilidade e direito, que podem ajudá-lo a fechar os melhores acordos.


5. Otimização do empreendimento

Além de sistemas de trabalho e políticas de economia de recursos, é importante estudar sobre formas de otimização do empreendimento. Vale até pesquisar soluções e tendências tecnológicas que ajudem nesse fim, como o BIM — Building Information Modelling, ou Modelagem de Informações de Construções.

Ele é um software de construção de projetos que atua como uma ferramenta de gerenciamento de instalações, permitindo o uso de dados de ocupação e energia. Com essa ferramenta é possível planejar novas construções, monitorar e rastrear o desempenho energético de edifícios e orientar a tomada de decisões de renovação.

O BIM também diminui os custos de renovação, entregando aos proprietários ou empresários uma espécie de visão em raio-X historicamente inteligente da mecânica de funcionamento interno do prédio.

Dessa forma, ele possibilita o monitoramento do uso de energia e de água, contribuindo com a diminuição dos gastos e desperdícios. Ele também possibilita o controle e análise de desempenho de múltiplos sistemas, incluindo níveis de ar-condicionado e luzes com dimmers automáticos.


6. Contratos

É importante rever continuamente os contratos com terceirizadas para avaliar se há um bom custo-benefício e se elas estão cumprindo o que se propuseram a fazer. Também é necessário verificar se a empresa fornece treinamento e capacitação contínua para seus colaboradores. Apenas empresas que se preocupam com a formação profissional de seus funcionários podem garantir a qualidade dos serviços prestados — o que impacta também na economia.

Lembre-se, ainda, de contar com a parceria de uma empresa confiável. Isso evitará transtornos para a sua empresa. Por isso, preze pelo estabelecimento de uma boa relação e pesquise bem na hora de contratar um serviço terceirizado. Você também poderá se livrar de problemas trabalhistas.


7. Terceirização

Se você não terceiriza os serviços de facilities managers da sua empresa, essa pode ser uma boa alternativa. Isso porque uma boa terceirizada é capaz de fornecer profissionais especializados em diversas áreas, além de reduzir os custos com desperdícios, pois todos os processos são otimizados para isso.

Elas também permitem que a sua empresa foque naquilo que realmente importa: a atividade principal do negócio. Dessa forma, seus gestores não precisarão se ocupar com atividades que não agregam valor ao empreendimento e que desviam o foco de suas atuações principais.

Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança.

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08 nov., 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
01 nov., 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 out., 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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