A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de Facility Management (FM). Isso requer sólidos processos de inovação, uma cultura de inovação e campeões de inovação interna.
Este artigo vai abordar a questão da gestão da inovação em uma empresa de FM e examinar como isso pode beneficiar os clientes. Ele vai responder a três perguntas:
1. O que é o serviço de inovação em FM?
2. O que precisa ser posto em prática para a inovação acontecer?
3. Qual o valor que a inovação vai agregar aos clientes de FM?
As estatísticas mostram que os custos alocados para inovação no setor de serviços são três vezes menores do que na indústria de produção. Há muitas razões possíveis pelas quais isto pode ocorrer. Poderia ser porque o setor está mais maduro comparado com a indústria de produção e, portanto, a necessidade de inovação é menor. Isto é, portanto, improvável uma vez que o setor de serviços tem crescido rapidamente nos últimos 25 anos em comparação com a indústria de produção. Outra perspectiva sobre os menores custos de inovação no setor de serviços pode ser em razão que a configuração descentralizada da inovação torna difícil medir o total de alocação de recursos para a inovação. Esta é uma razão mais provável.
Existe uma quantidade significativa de pesquisas que suportam duas afirmações gerais:
1) Os maiores fornecedores de serviço têm maior probabilidade à inovação.
Isso se ajusta bem com pesquisas que têm documentado que quanto maior a expansão de uma empresa de serviço pelo mundo, mais inovadora ela se torna. A razão por trás disso é que grandes provedores de serviços estão mais propensos a ter os processos de inovação robustos em vigor, assim como muitos sites em que a geração de idéias pode acontecer.
2) Prestadores de FM inovam mais do que as equipes internas.
As barreiras para a inovação em equipes internas de FM são muitas vezes significativas e primariamente se dividem em três categorias: inércia cultural, a falta de tamanho e de processos, e a falta de inspiração externa. Uma pesquisa mostrou que 92% dos gestores de FM acreditavam que abordagens de inovação diferem entre terceirizados e equipes internas de FM. Enquanto não está claro o quanto está sendo gasto com inovação, está claro que, quando perguntado aos gerentes de FM, muitos responderam que existe um grande escopo para inovação em FM – em uma pesquisa 79% responderam que isso era de fato o caso (Goyal & Pitt, 2005). Outro estudo realizado por Cardellino & Finch (2006) de inovação no setor de FM no Reino Unido concluiu que "contrariamente ao que muitas pessoas de fora do FM ... Organizações de FM são altamente inovadoras "
Tipos de inovação em serviços de FM
A inovação pode vir de muitas fontes diferentes (Nutt, 1999), incluindo:
Origens operacionais. Esta é uma prática orientada à inovação onde aqueles com experiência operacional e conhecimento encontram maneiras em que a (melhor) prática atual pode ser modificada ou substituída.
Origens em problemas. Este é o local onde uma melhor compreensão de um problema através da teoria levará a uma melhor maneira de fazer as coisas.
Percepções pessoais. Aqui a inovação é baseada em idéias e insights pessoais. A criatividade individual cria desenvolvimentos exclusivos em produtos e processos.
Origens contextuais
Aqui as idéias são acionadas de modelos externos, em vez de fontes internas. Estas idéias podem incluir tendências globais, política, tendências gerais de negócios, desenvolvimentos competitivos e da moda.
Os diferentes tipos de inovação podem, em teoria, ter lugar em todos os níveis da organização. Na prática, no entanto, devido à natureza do dia-a-dia de tomada de decisão a nível local, apenas a pequena inovação incremental e o contínuo aprendizado ocorre em nível local.
Infraestrutura de inovação
O desafio para qualquer operação de FM é apoiar e melhorar o negócio principal (core), garantindo que os funcionários que trabalham nela estão confortáveis e satisfeitos com a facilidade que eles fazem seu trabalho. Quanto mais semelhantes às operações de FM se tornarem e quanto mais profissionais de FM houver, maior o potencial de inovação.
Isto, porém, requer uma "infraestrutura de inovação" que:
Fonte: issworld.com
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 504
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
R. Buenos Aires, 2 - salas 204 e 205
Centro - Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Vitória - ES
São Paulo - SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 - Conj 1.002
Jd. Bela Vista | São Paulo | SP
Cep: 04711-130
Tel: (11) 3171-0629
Rio de Janeiro - RJ
Rua Buenos Aires, 2 - Sala 204 e 205
Centro | Rio de Janeiro | RJ
Cep: 20070-022
Tel: (21) 97136-1079
Vitória - ES
Avenida Americo Buaiz, 501
Sala 608, Enseada Do Sua,
CEP 29050-420
Tel: (27) 99702-6484
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius - agenciaunius.com.br