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Tendências e Inovação em Facility Management - Parte 2

Tendências e Inovação em Facility Management - Parte 2

A inovação é hoje um dos principais desafios para a indústria de Facility Management (FM). Isso requer sólidos processos de inovação, uma cultura de inovação e campeões de inovação interna.


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Este artigo vai abordar a questão da gestão da inovação em uma empresa de FM e examinar como isso pode beneficiar os clientes. Ele vai responder a três perguntas:

1. O que é o serviço de inovação em FM?

2. O que precisa ser posto em prática para a inovação acontecer?

3. Qual o valor que a inovação vai agregar aos clientes de FM?


As estatísticas mostram que os custos alocados para inovação no setor de serviços são três vezes menores do que na indústria de produção. Há muitas razões possíveis pelas quais isto pode ocorrer. Poderia ser porque o setor está mais maduro comparado com a indústria de produção e, portanto, a necessidade de inovação é menor. Isto é, portanto, improvável uma vez que o setor de serviços tem crescido rapidamente nos últimos 25 anos em comparação com a indústria de produção. Outra perspectiva sobre os menores custos de inovação no setor de serviços pode ser em razão que a configuração descentralizada da inovação torna difícil medir o total de alocação de recursos para a inovação. Esta é uma razão mais provável.

Existe uma quantidade significativa de pesquisas que suportam duas afirmações gerais:


1) Os maiores fornecedores de serviço têm maior probabilidade à inovação.

Isso se ajusta bem com pesquisas que têm documentado que quanto maior a expansão de uma empresa de serviço pelo mundo, mais inovadora ela se torna. A razão por trás disso é que grandes provedores de serviços estão mais propensos a ter os processos de inovação robustos em vigor, assim como muitos sites em que a geração de idéias pode acontecer.


2) Prestadores de FM inovam mais do que as equipes internas.

As barreiras para a inovação em equipes internas de FM são muitas vezes significativas e primariamente se dividem em três categorias: inércia cultural, a falta de tamanho e de processos, e a falta de inspiração externa. Uma pesquisa mostrou que 92% dos gestores de FM acreditavam que abordagens de inovação diferem entre terceirizados e equipes internas de FM. Enquanto não está claro o quanto está sendo gasto com inovação, está claro que, quando perguntado aos gerentes de FM, muitos responderam que existe um grande escopo para inovação em FM – em uma pesquisa 79% responderam que isso era de fato o caso (Goyal & Pitt, 2005). Outro estudo realizado por Cardellino & Finch (2006) de inovação no setor de FM no Reino Unido concluiu que "contrariamente ao que muitas pessoas de fora do FM ... Organizações de FM são altamente inovadoras "


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Tipos de inovação em serviços de FM

A inovação pode vir de muitas fontes diferentes (Nutt, 1999), incluindo:

Origens operacionais. Esta é uma prática orientada à inovação onde aqueles com experiência operacional e conhecimento encontram maneiras em que a (melhor) prática atual pode ser modificada ou substituída.

Origens em problemas. Este é o local onde uma melhor compreensão de um problema através da teoria levará a uma melhor maneira de fazer as coisas.

Percepções pessoais. Aqui a inovação é baseada em idéias e insights pessoais. A criatividade individual cria desenvolvimentos exclusivos em produtos e processos.


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Origens contextuais

Aqui as idéias são acionadas de modelos externos, em vez de fontes internas. Estas idéias podem incluir tendências globais, política, tendências gerais de negócios, desenvolvimentos competitivos e da moda.


Os diferentes tipos de inovação podem, em teoria, ter lugar em todos os níveis da  organização. Na prática, no entanto, devido à natureza do dia-a-dia de tomada de decisão a nível local, apenas a pequena inovação incremental e o contínuo aprendizado ocorre em nível local.

  1. Melhores práticas
    Coletar e adotar as melhores práticas em toda a organização é, provavelmente, uma das formas mais eficazes de inovação. Quando uma
    grande ideia tiver sido criada e implementada com sucesso em um local ou região, esta grande ideia pode com sucesso ser transferida para outro local ou região. A melhor prática não pode ficar por conta própria, no entanto, como isso é "meramente" uma coleta de ideias já existentes dentro da organização e adotá-las em todas as outras partes relevantes da organização. Novas ideias devem ser geradas, implementadas e, posteriormente, distribuídas por toda a organização. Estas novas ideias podem vir top down (i.e., da sede) ou de baixo para cima (i.e., a partir de sites individuais).
  2. Inovação de nível local
    Ao nível local, é improvável que a mudança radical ou de transformação vai simplesmente acontecer, devido ao fato de que o provedor de FM lida
    principalmente com mudanças no dia-a-dia nos clientes (Mudrak et al., 2005). Olhando para isso a partir dessa perspectiva, a inovação em FM a nível local pode ser mais parecida com aprendizado organizacional em vez de inovação pura no sentido tradicional (Cardellino & Finch, 2006). Existem muitas razões para isso. Em primeiro lugar, pode-se argumentar que os próprios clientes estão esperando melhores produtos e serviços em uma
    base evolutiva, em vez de uma transformação radical (que pode, porém, ocorrer quando o prestador de serviços inicialmente assume o contrato). Na
    verdade quando se olha para a maioria dos indicadores de desempenho chave (KPIs) sobre a inovação, estes estão mais ligados a capacidade de
    entregar um grande número de pequenas melhorias, em vez de alterar significativamente a forma como o serviço está sendo entregue. Uma segunda razão é que a inovação na indústria Facility Management é muitas vezes rapidamente implementada e pode ser copiada por concorrentes com facilidade (Voss, 1992). Isto significa que os prestadores de serviços devem ser capazes de realizar inovação contínua para manter a competitividade.
    Como cada gerente local está preocupado com a correria do dia-a-dia do site, e muitas vezes, tem recursos limitados em mãos, grandes projetos de inovação tem que vir de fora do site.
  3. Top down
    Além disso, embora seja verdade que grande parte da inovação no FM é incremental, às vezes, vêm junto novas e inovadoras formas de execução
    dos serviços de FM. Isto tem sido verdade em muitas áreas, tais como a sustentabilidade, design do local de trabalho, avaliação de desempenho,
    criação de KPI e Acordo de Nível de Serviço (SLA), o uso das redes sociais na gestão de clientes, etc. Na prática, a inovação Top down, muitas vezes significa inovação dirigida pela sede. Isto é em parte porque esta inovação é vista como estratégica – a sede é o local dos recursos e do centro de conhecimento na organização.


Infraestrutura de inovação

O desafio para qualquer operação de FM é apoiar e melhorar o negócio principal (core), garantindo que os funcionários que trabalham nela estão confortáveis e satisfeitos com a facilidade que eles fazem seu trabalho. Quanto mais semelhantes às operações de FM se tornarem e quanto mais profissionais de FM houver, maior o potencial de inovação.


Isto, porém, requer uma "infraestrutura de inovação" que:

  1. Identifica e reúne ideias inovadoras (dentro e fora da organização).
  2. Conceitua e documenta as ideias inovadoras de uma forma que podem
    ser transferidas.
  3. Implantar e implementar ideias inovadoras em toda a parte do negócio.



Confira a parte 3 sobre tendências e inovação em facility management!


Fonte: issworld.com


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8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
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