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26 de março de 2025
Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas vêm percebendo a importância de um trabalho de recrutamento e seleção eficiente. Se há alguns anos o foco dos processos seletivos era a análise de competências técnicas, hoje o perfil comportamental também tem grande relevância na escolha do melhor candidato para uma vaga. Nesse cenário, o alinhamento à cultura organizacional é imprescindível para que o profissional trabalhe com motivação e traga resultados positivos para a empresa. Neste artigo, você vai entender a importância de selecionar profissionais cuja personalidade e visão estejam coerentes com os valores da organização. Também daremos dicas para uma contratação acertada. Então, vamos logo ao que interessa? Por que contratar pessoas alinhadas com a cultura da empresa? As pessoas são o maior ativo de uma empresa. Sem elas, não é possível que os negócios progridam a longo prazo. Por isso, contar com profissionais capazes e motivados é essencial para o desenvolvimento da organização. Cada empresa tem suas particularidades. O ambiente, o perfil dos funcionários e o estilo de trabalho são próprios de cada instituição e moldam sua cultura. Assim, caso um candidato que não se adeque a esses aspectos da empresa seja selecionado para uma posição X, haverá más consequências tanto para o profissional quanto para o negócio. A atual dinâmica das relações de trabalho demanda colaboradores automotivados, com habilidades de liderança e capazes de manter um bom relacionamento com os colegas. No entanto, se o profissional não se sente parte da corporação, tais aspectos comportamentais não serão expressos. Com isso, a procrastinação, o não cumprimento de metas e a falta de engajamento entre os funcionários são problemas que podem surgir. Nessa situação, caso o candidato não esteja agregando valor ao propósito da empresa, é provável que uma demissão aconteça. Também há grandes chances de o próprio colaborador optar por deixar o cargo. Se a organização não atende às suas expectativas, aumentam as chances de o profissional partir em busca de outras oportunidades. Mas de nada adianta substituir o colaborador se o processo de recrutamento e seleção não for aderido à cultura da empresa como um dos pré-requisitos para efetivação do profissional. Nesse caso, corre-se o risco de aumentar o índice de rotatividade, que leva à perda de recursos financeiros e do tempo investidos na contratação e treinamento do funcionário. Quais são os impactos de um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura organizacional? Quando as expectativas do colaborador estão alinhadas à visão do negócio, a sua disposição para o trabalho cresce. A identificação com os valores e o propósito da empresa desperta no profissional um sentimento de pertencimento. Dessa forma, mesmo que dificuldades surjam na execução das tarefas, a motivação do funcionário será determinante para superar desafios e continuar gerando valor para o negócio. Ao sentir-se parte da instituição em que está inserido, o profissional se esforça mais para entregar resultados eficientes e alcançar metas. Além disso, a dispA importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção osição em colaborar com a equipe de trabalho cresce, o que abre caminho para aumentar o engajamento dos funcionários. Logo, a chance de conflitos ocorrerem diminui. O ambiente de trabalho adquire um clima positivo, que estimula os profissionais a uma constante busca pelo alto desempenho. Nessa situação, a produtividade de toda a equipe aumenta. O fortalecimento do trabalho em grupo favorece os esforços pelo cumprimento de metas compartilhadas, que beneficia todos os profissionais e a organização. Então, percebeu que o alinhamento à cultura da empresa é fundamental para selecionar os melhores candidatos? Continue lendo para descobrir como aplicar a aderência aos valores da organização na atração de talentos.  Como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Escolher o melhor candidato para uma vaga aberta nem sempre é tarefa fácil. Além da análise de currículos dos candidatos, é necessário analisar os perfis comportamentais dos candidatos para, assim, prever quais atitudes o contratado tomará diante de situações desafiadoras. Lembre-se de que as hard skills , ou seja, habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas com o treinamento dos funcionários. Já as soft skills , que dizem respeito à personalidade e influenciam o relacionamento interpessoal, são mais difíceis de passarem por alguma alteração. Por isso, para atrair os melhores candidatos para o processo de recrutamento e seleção, é importante definir um perfil ideal para o cargo em aberto. Detalhe o que você espera do novo colaborador. Na descrição da vaga, descreva os conhecimentos técnicos necessários, mas também dê ênfase às expectativas quanto às habilidades humanas do profissional. São alguns exemplos: liderança, integridade, organização e bom relacionamento em equipe. Durante a fase de entrevistas, deixe a cultura organizacional bem clara para os candidatos. Cite os valores da empresa, a sua missão e os seus objetivos a longo prazo. Também é válido fazer perguntas que testem a capacidade do potencial contratado em aderir à cultura. Mostre o que a organização tem a oferecer ao novo colaborador, assim como os desafios do cargo. Com essa abordagem, você pode analisar o nível de motivação do candidato para a vaga e testar a sua capacidade de superar dificuldades. É preciso identificar o candidato que vai agregar mais valor à organização, não somente aquele que está mais preparado tecnicamente. Para o desenvolvimento contínuo e a longo prazo dos negócios, é essencial contar com pessoas que tenham potencial para crescer junto com a empresa. Dessa forma, aumentam-se as chances de uma contratação acertada, que reduz gastos financeiros e de tempo com processos seletivos contínuos. O alinhamento de novos colaboradores à cultura organizacional é uma preocupação primordial para atrair e reter talentos que vistam a camisa da empresa. Quando as expectativas do profissional quanto à organização e deste quanto à empresa são supridas, criam-se condições favoráveis para a geração de bons resultados. Por isso, tenha em mente que otimizar os processos de recrutamento e seleção evita a insatisfação dos dois lados na relação de trabalho.
18 de março de 2025
Para facilitar a comunicação entre o gestor de facilities e os funcionários terceirizados, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. Por isso, a Limpeza com Zelo preparou dicas importantes para porteiros e auxiliares de limpeza. Simples e objetivas, elas podem ser impressas e até adaptadas à realidade da sua empresa. Fixe-as em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e outros funcionários da empresa Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos funcionários em risco. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação. Não abra exceções quanto à entrada na empresa e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes. Fique atento às movimentações externas, principalmente quando um funcionário faz serviços externos. Não comente sobre a rotina da empresa nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos funcionários Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas. 11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e funcionários Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas da empresa. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor. Não comente sobre a rotina da empresa com estranhos. Quando for trabalhar do lado de fora da empresa, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde. Não se esqueça de identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.
11 de março de 2025
A terceirização de serviços tem se consolidado no mercado graças à possibilidade de economizar recursos, além de permitir que as empresas foquem inteiramente no seu core business (seu negócio principal). Desse modo, o que antes era tendência, agora já faz parte do cotidiano de muitas organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas. No entanto, antes de contratar uma empresa terceirizada , é preciso tomar alguns cuidados, como analisar a reputação e o histórico da fornecedora dos serviços. Também é indicado levantar as necessidades reais do seu empreendimento, de modo que os ganhos futuros consigam ser mensurados e a terceirização de serviços possa valer a pena. 1. Conhecimento do negócio e aproximação com a necessidade da empresa O conhecimento da área de atuação do seu negócio pela empresa de terceirização é um dos itens mais importantes a se avaliar. É vital que ela entenda do seu setor para que possa fornecer soluções compatíveis com suas atividades e necessidades, de modo que atuem como suporte para otimizar suas operações e não as atrapalhar. No caso de terceirização de limpeza, a contratação de equipes de limpeza inadequadas para tarefas críticas, especialmente aquelas que exijam maior desempenho, pode ser extremamente prejudicial à contratante. Portanto, é importante que a terceirizada conheça as necessidades específicas de cada contratante, além de identificar corretamente quais automóveis selecionar para cada perfil de uso. 2. Possibilidade de personalização na terceirização de serviços A empresa terceirizadora deve ter a capacidade de compreender a operação do cliente de modo a oferecer um escopo de serviços adequado e sob medida para suas necessidades. Outro ponto a se observar é a flexibilidade de personalização dos serviços, já que, além do ramo de atuação, a empresa poderá crescer ou expandir seus negócios para outros mercados. Dessa forma, é importante que a terceirizada consiga acompanhá-la sem diminuir a qualidade das atividades prestadas – ou seja, precisa oferecer escalabilidade para atender bem a todo tipo de contratante. 3. Histórico da empresa que fará a terceirização de serviços Como mencionado acima, é importante que o histórico da empresa terceirizada seja levantado para que se avalie a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, pode-se buscar informações com outras empresas que a contrataram para avaliar a forma como foram atendidas, quais resultados obtiveram, se indicam a prestadora dos serviços e outras informações que se façam necessárias. Obter um feedback é uma forma de diminuir os riscos de uma relação que poderá se estender por anos, evitando assim muitas dores de cabeça no futuro. Busque empresas conhecidas, com experiência e tempo de atuação no mercado em questão. Avalie seu portfólio de clientes, uma ótima fonte de referências sobre nível de serviço oferecido por essa empresa enquanto fornecedora de produtos ou serviços. Essas informações podem demonstrar a capacidade da empresa no atendimento de demandas de diferentes setores em diferentes escalas, se tornando um parâmetro fundamental na hora de selecionar uma empresa de terceirização de serviços. 4. Capacidade financeira  Dessa forma, caso surjam imprevistos, ela poderá fornecer apoio e não desamparar o seu negócio. Vale lembrar que a terceirização de serviços não deve ser vista apenas como uma forma de economizar recursos financeiros, mas também como uma chance de conseguir uma parceria rentável e eficaz para o seu empreendimento. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresa. Veja os benefícios que só os clientes da Limpeza com Zelo possuem!
28 de fevereiro de 2025
O controle de férias dos funcionários é uma tarefa importante do departamento pessoal das empresas. Além de garantir que não haja nenhum passivo trabalhista (como a necessidade de pagar em dobro o valor de férias por ter vencido o período concessivo) você também mantém a transparência da organização com os funcionários – item muito importante na motivação de talentos. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo que apresentará 8 passos para melhorar o controle de férias dos funcionários. Além disso, também listamos uma série de dicas práticas para que você tenha mais facilidade ao realizar esse processo na sua empresa. Ficou interessado em todas essas informações? Então siga a leitura e confira! 1. Obtenha um histórico das férias gozadas Antes de criar o controle, verifique se existe um histórico pronto. Caso não exista, você deverá criar um.. Solicite na sua contabilidade ou para quem fecha a sua folha de pagamento um histórico detalhado dos períodos de férias gozados por seus funcionários. De preferência, solicite um arquivo com as seguintes informações por período de férias concedido (efetivamente descansado pelo funcionário): nome do funcionário; período aquisitivo (de/até); dias de férias gozados. 5 Sinais de que sua empresa precisa de terceirizar o serviço de limpeza Esses dados são muito importantes, pois se os funcionários não gozarem das férias no período previsto em lei, a empresa pode ser acionada judicialmente e ser alvo de processo trabalhista por parte dos colaboradores com vencimentos atrasados. 2. Defina a política de férias da empresa Com a reforma trabalhista, recentemente aprovada, as férias podem ser divididas em até três períodos. No entanto, nenhum deles pode ter duração inferior a cinco dias corridos e, pelo menos, um deles deve ser maior do que 14 dias corridos. Vale destacar ainda que a divisão das férias nesses períodos pode ser negociada entre o patrão e os colaboradores, mas não pode ser imposta pelo empregador. É preciso que o acordo seja adequado para ambas as partes, por isso a importância do diálogo. O que significa CBO e para que serve? Confira! Funcionários menores de 18 e maiores de 50 anos, que não podiam ter suas férias divididas, com a nova legislação deixam de ser exceção e podem ter o período parcelado assim como os demais grupos. Mesmo assim, você pode querer definir políticas diferentes dentro da sua empresa. Por exemplo, que as férias não possam começar em uma sexta-feira (pela lei, as férias precisam começar em um dia útil). 3. Torne público e claro quais as políticas internas que deverão ser seguidas Estabeleça as políticas e escreva em um local onde todos os funcionários tenham acesso. Se você tiver um manual de integração, coloque a política de férias descrita lá. A partir daí, crie uma planilha que controle todas as solicitações de férias. Lembre-se que cabe a empresa definir o período em que o funcionário sairá de férias, por isso, você poderá recusar as férias sempre que fugir da política, mas, claro, desde que siga a legislação. Veja aqui como preencher a carteira de trabalho do empregado doméstico. Deixar todas essas informações às claras é importante para que todos os colaboradores entendam que nenhum colega está sendo privilegiado e que todos recebem o mesmo tratamento, por meio de uma comunicação transparente e um relacionamento que preza pelo bem-estar coletivo. Lembre-se também de consultar a convenção coletiva do sindicato dos funcionários para verificar se há alguma política específica para a categoria. Afinal, existem algumas regulamentações que dizem respeito a apenas alguns setores. 4. Estabeleça prioridades na demanda interna Para evitar “dores de cabeça” durante o período de férias dos colaboradores na empresa, é absolutamente fundamental que as férias sejam estabelecidas, sempre, de acordo com a demanda interna da sua organização. Uma papelaria que atinge o ápice de vendas entre os meses de janeiro e fevereiro, por conta da grande procura por material escolar durante o retorno dos estudantes às aulas, por exemplo, será muito prejudicada se resolver conceder férias a seus vendedores nessa época do ano. O ideal, nesse caso, é que as férias ocorram em outros meses ao longo do ano. Preferencialmente, aqueles nos quais a demanda no estabelecimento é menor e que, consequentemente, há menos circulação de clientes na loja. Como diminuir custos de limpeza na empresa? Esse foi apenas um exemplo, no entanto, seu princípio é perfeitamente aplicável a qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, uma vez que em todas as áreas há períodos nos quais a demanda de trabalho é maior do que em outros, necessitando o time completo para a plena execução das tarefas. 5. Defina prazos O setor de recursos humanos deve definir prazos para que os funcionários apresentem os seus pedidos de férias. Desse modo, a organização terá o tempo suficiente para projetar o impacto que as ausências causarão em seu processo produtivo. É possível abrir uma espécie de edital para que todos comuniquem os períodos nos quais gostariam de gozar suas férias. Após todos informarem as datas desejadas, a empresa pode criar um calendário, obviamente, dentro de suas possibilidades, e torná-lo público para todos os funcionários da empresa Como diminuir o absentismo, confira a matéria! Similarmente, é importante estabelecer um diálogo franco e aberto com os colaboradores sobre o assunto, pois, é natural que muitos prefiram tirar férias no verão ou em datas festivas, por exemplo. Como você certamente já sabe, nem sempre isso será possível. Isso significa que é necessário estimular a compreensão mútua das diferentes necessidades e fomentar a empatia entre a equipe profissional. Em situações assim, caso você não atue no comércio, é possível se programar para tirar férias coletivas no fim de ano, que pode ser de uma semana ou quinze dias. O restante dos dias pode ser tirado individualmente por cada funcionário, no decorrer do ano, conforme as solicitações que forem realizadas dentro do prazo preestabelecido. 6. Prepare o grupo para ausências Quando um funcionário sai de férias, é necessário que alguém assuma as suas atividades para que a empresa não tenha prejuízos no atendimento ao cliente ou nos processos produtivos durante a ausência. Por isso, antes de sair de férias, o colaborador e seu supervisor devem definir qual ou quais colegas ficarão encarregados de suas funções. Assim, se for necessário, essas pessoas podem ser treinadas e preparadas com antecedência. O ideal é que esse treinamento seja feito com pelo menos 15 dias de antecedência, para que o substituto esteja completamente apto para as funções provisórias, sem ter que deixar de executar atividades importantes da empresa por conta de despreparo ou desconhecimento. 7. Evite sobrecarga nos setores Outro cuidado que deve ser tomado quando alguém sai de férias é evitar a sobrecarga nos setores. Afinal, o colaborador que assumir as funções do colega que está em férias não poderá deixar de fazer aquilo que já é sua obrigação, sendo realizado assim um acúmulo de funções. Como melhorar o ambiente de trabalho? Confira! Uma ideia interessante para empresas de pequeno e médio porte que tenham poucos colaboradores e que querem evitar a sobrecarga nos setores é a contratação de funcionários temporários. Desse modo, se existem seis funcionários que precisam gozar de férias, por exemplo, pode ser contratada uma pessoa para trabalhar temporariamente apenas pelo período que os demais precisam se ausentar, evitando assim o acúmulo prejudicial de funções. Em alguns casos, se houver demanda após o término das férias, o colaborador substituto pode ser até mesmo efetivado dentro da empresa. Outra solução para essas substituições pode ser a contratação de estagiários, no caso de empresas que contam com o trabalho de estudantes que dedicam seus estudos à área de atuação da organização. 8. Conte com o auxílio de um software de RH Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas podem ter um software que auxilie nos procedimentos de RH e departamento pessoal, como o controle de férias dos funcionários. 10 dicas de limpeza e organização no escritório. Confira! Atualmente, existem opções de programas que são de excelente qualidade e desenvolvidos para atender justamente a esse nicho de público, facilitando o dia a dia e as rotinas administrativas do pequeno empresário. Além do controle de férias, esse tipo de ferramenta também é muito útil para o cálculo das folhas de pagamento, gestão de admissões e desligamentos, melhorar a comunicação entre os colaboradores, distribuir os holerites ou folhas de pagamento etc. Finalmente a terceirização de serviços pode simplificar o trabalho, já que você não é responsável pelo controle dos funcionários, e pode focar no seu negócio. Entre em contato com a Limpeza com Zelo e verifique como podemos lhe ajudar com serviços terceirizados de limpeza e serviços de manutenção para a sua empresa.
21 de fevereiro de 2025
Para ter um resultado de excelência na gestão de facilities, o trabalho de higienização deve ser seguido à risca. Um dos pontos principais para manter o ambiente limpo é a limpeza profissional de pisos. O processo abrange duas etapas essenciais: limpar e desinfetar. Realizar o processo corretamente e escolher os produtos certos é essencial. A primeira etapa, portanto, consiste em limpar o local com o detergente correto. Existem diversos tipos de detergentes para todas as necessidades, tais como: neutro para sujidade leve; alcalino para sujidade média; e clorado para alta sujidade. Existem também desinfetantes específicos para alguns locais. Dica 1 A fim de diminuir o custo total de operação, a escolha por um detergente de baixo custo em uso é ideal para shoppings, lojas de varejo, escritórios e escolas, entre outros. Tenha em mente que alguns possuem fragrâncias características, que ajudam na perfumaria do ambiente, outros não, agindo apenas como parte do processo de higienização. Já na segunda etapa, vem a escolha do desinfetante. Neste caso, a variedade de opções é maior ainda, com desinfetantes de diversos tipos: quaternários, clorados e peróxido de hidrogênio… Esse último é a melhor tecnologia para desinfecção disponível hoje no mercado. Dica 2 Para comprovar a eficácia do princípio ativo, laudos são exigidos pela ANVISA e assim aprovados, todos os microrganismos são discriminados no rótulo e demais documentos como – ficha técnica e ficha de segurança. É possível também atingir um resultado de excelência na higienização com produtos 2 em 1. Um exemplo é o formulado com o poder do princípio ativo (peróxido de hidrogênio acelerado), que é limpador e desinfetante de uso geral, com eficácia comprovada frente ao vírus da H1N1, norovírus e rotavírus. Um só produto para limpeza diária. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
17 de fevereiro de 2025
Limpeza de divisórias – Divisórias estofadas estão presentes em pequenos escritórios e grandes empresas, essas paredes estofadas também precisam de manutenção e limpeza como qualquer outro artigo têxtil. A limpeza de divisórias é fundamental porque estão na maioria das vezes em ambientes fechados somente com a circulação de ar condicionado. Os estofamentos dessas divisórias acumulam pó e consequentemente causam a proliferação de ácaros e fungos prejudicando os indivíduos que trabalham de 08 á 12 horas por dia nesses ambientes. A limpeza de divisórias é feita com a utilização de produtos anti ácaro e fungicidas, aplicamos o produto com a utilização de um pulverizador em toda superfície do estofado das divisórias, em seguida fazemos uma escovação para eliminar manchas e sujeiras aparentes. As divisórias de parede podem ser itens úteis quando quiser dividir uma sala sem o incômodo e estresse de construir uma parede completa. As divisórias são normalmente feitas de um tecido grosso para proporcionar privacidade, sendo uma escolha popular para cubículos em escritórios. As estruturas também podem ser usadas para criar corredores e quartos particulares em residências, fábricas ou diversas empresas. Mas como acontece em qualquer tipo de superfície, as divisórias eventualmente ficam sujas e requerem uma limpeza completa, veja as dicas para a limpeza de divisórias de parede: Instruções 1 - Remova sujeira, poeira e detritos da superfície da divisória com um pano seco. 2 - Encha um balde com 4 litros de água morna. Misture 1/2 xícara de sabão em pó na água com um batedor de ovos e continue misturando até formar espuma. 3 - Mergulhe uma esponja na mistura e torça o excesso de líquido. Esfregue a divisória em um movimento circular suavemente. Trabalhe a partir da parte inferior da divisória e se desloque para cima. 4 - Encha um balde limpo com água fria. Molhe um pano na água e esprema o excesso de líquido, deixando-o úmido, mas não encharcado. 5 - Limpe a divisória com o pano para enxaguar a mistura de limpeza da parede. Molhe o pano na água quando ficar sujo e o mantenha úmido, mas não encharcado, para evitar deixar a divisória muito molhada. 6 - Passe toalhas secas na divisória suavemente para absorver a umidade e deixe-a secar ao ar. Aponte ventiladores na direção geral da divisória para acelerar o processo de secagem. 7 - Remova as manchas da divisória criando uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante com 4 xícaras de água. Usando uma esponja limpa e molhada na solução, esfregue suavemente a mancha até desaparecer. Logo após concluímos o trabalho removendo todas as impurezas e produtos utilizados com a extratora de líquidos que as deixam relativamente úmidas secando totalmente em poucas horas. O processo de limpeza de divisórias geralmente as deixam como novas. As marcas de encardimentos, pó, fuligem e gorduras somem totalmente com esta limpeza. Recomendamos que se fizesse logo em seguida o tratamento de impermeabilização de estofados, que a protegerá contra as futuras sujeiras e manchas. Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.  Você pode agendar uma limpeza comercial com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para escritórios.
7 de fevereiro de 2025
Perguntas mais comuns sobre tipos de pisos Providenciar uma boa limpeza dos pisos é essencial para trazer um ar de conforto e higiene em qualquer ambiente, seja de trabalho ou comercial. Mas, sabia que antes de sair limpando tudo o que vê pela frente, é muito importante identificar as características de cada piso, para entender que tipo de ação deverá ser feita? Sim, a verdade é que cada área exige um tipo específico de limpeza, com produtos e equipamentos que variam de acordo com as especificidades de cada local. Afinal, pedras, cerâmicas e porcelanatos podem ser facilmente agredidos pelo uso indiscriminado de componentes inadequados ou ainda pelo uso incorreto de equipamentos. Agora, se você imagina que essa limpeza pode ser feita de maneira simples e rápida, com os produtos que você já tem em estoque, como água sanitária, ácidos e cloro ...pare tudo agora! Não, você não deve utilizar esses componentes, ok? Tudo isso servirá apenas para tirar o brilho das superfícies, além de possivelmente trazer danos irreparáveis. Alguns mitos e verdades sobre limpeza de pisos Bom, mas certamente você já ouviu falar em um produto chamado “Limpa-Pedras”, e esse você pode usá-lo, certo? Calma, não é bem assim. Esse tipo de composto químico só é indicado em superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência por exemplo, de massas de cimento ou concreto. Se esse não for seu caso, corra! E álcool e desinfetantes comuns, pode? O álcool é um solvente que pode ser usado, desde que em áreas muito específicas, e com grande cuidado, pois pode causar manchas difíceis de retirar. Já os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos “frios”. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de se limpar. Mas, então, como limpar? A regra básica é: utilize produtos específicos para cada tipo de piso, prestando atenção se o fabricante é especialista em comercializar esse artigo. Além disso, tenha muito cuidado com o equipamento de limpeza profissional que irá utilizar para fazer a limpeza. Certifique-se de que as máquinas de limpeza de piso que irão ajudá-lo foram construídas para o tipo de superfície com a qual irá lidar. É importante utilizar o acessório correto para realizar a limpeza do piso. Para cada piso um tipo de acessório, isso fará toda a diferença, tanto na qualidade da limpeza, quanto na economia de água e energia, em outro artigo falamos sobre esse tema e como você pode reduzir custos, confira - ler artigo. A grande verdade é que por mais que pareça fácil, esse tipo de limpeza precisa ser feita com muito cuidado para não danificar o piso, e principalmente, não extinguir sua vida útil. Por isso, nada melhor do que falar com um especialista, que poderá orientá-lo, disponibilizamos uma consultoria gratuita, na qual um especialista ira tirar suas dúvidas. Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança. 
31 de janeiro de 2025
Nunca se falou tanto na promoção da qualidade de vida no trabalho como atualmente. O motivo é claro: colaboradores satisfeitos vivem melhor, produzem mais e são mais saudáveis, o que consequentemente reduz o turnover e o absenteísmo. O investimento em qualidade de vida no trabalho, por sua vez, envolve custos muito reduzidos comparados à falta de recursos e gastos com faltas, demandas judiciais e necessidade constante de recrutamento de novos empregados. Equipes insatisfeitas podem se envolver em um maior número de conflitos, são mais propensas a falhas e atuam no limite do estresse. O bem-estar do time, por outro lado, traz mais lucros: segundo levantamento da Sodexo , companhias que se preocupam com a questão são em média 86% mais produtivas. Mas, afinal, você sabe o que fazer para promover uma maior qualidade de vida no trabalho para os seus colaboradores? Conheça nossas dicas e saiba como otimizar resultados e deixar a sua equipe mais satisfeita! A importância da priorização da qualidade de vida no trabalho Qualidade de vida no trabalho não diz respeito apenas às empresas com propostas mais joviais que disponibilizam escorregadores, salas lúdicas e videogames. Envolve todo o clima organizacional da companhia e a maneira como os funcionários se sentem em relação a ela — dentro e fora do ambiente corporativo. Priorizar a qualidade de vida, assim, nada mais é do que respeitar os profissionais tanto fisicamente quanto mentalmente, evitando que se esgotem e tenham boas condições para desempenhar suas tarefas — afinal, eles passam grande parte do seu dia no espaço da empresa. A palavra que resume a qualidade de vida é a satisfação. Um colaborador satisfeito com as condições que lhe são oferecidas é capaz de executar suas atividades com bom humor , entusiasmo e, principalmente, motivação, estando comprometido com os objetivos do negócio e sempre disposto a encontrar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia. A criação de um ambiente diferenciado exige ao menos um pequeno investimento. Algumas mudanças pequenas, como flexibilização de horários, mudança na iluminação e otimização da comunicação interna, já podem ser suficientes para engajar mais o time e obter resultados melhores. 5 ações práticas para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo A companhia pode promover uma série de ações com diferentes graus de complexidade para aumentar os níveis de satisfação de seus colaboradores. Elas podem variar de acordo com o segmento e tamanho do negócio. Programas que visem aumentar o bem-estar no ambiente corporativo devem ser criados a partir de uma análise do que pode influenciar na saúde laboral, sendo muito eficientes para reduzir custos nesse ponto. 1. Invista nos funcionários Oferecer treinamentos e cursos aos funcionários é uma excelente maneira de deixá-los preparados para as adversidades que enfrentam no dia a dia do trabalho e, ao mesmo tempo, garantir que eles ficarão satisfeitos com o investimento em seu desenvolvimento profissional. Se um empregado com bons resultados demonstrar interesse em realizar um curso de especialização, oferecer a ele aquilo que deseja vai realizá-lo pessoalmente, criando um clima propício para que seja mais produtivo. 2. Crie um ambiente de trabalho seguro e saudável A satisfação dos funcionários , em muitos casos, está nos detalhes. É importante que o gestor pense em maneiras de tornar o espaço físico de trabalho o mais confortável possível para que ele possa desenvolver suas atividades sem muitas interferências. Pense em fornecer um ambiente com temperatura agradável, mesas adequadas, cadeiras anatômicas, pausas estratégicas e uma boa iluminação. Procure ouvir as queixas da equipe e conhecer suas preferências: ninguém melhor do que eles para informar o que está bom e o que precisa ser mudado. 3. Considere flexibilizar a jornada de trabalho O horário de trabalho aparece atualmente como um dos pontos mais importantes para a promoção da qualidade de vida no ambiente corporativo. Especialmente em cidades grandes, pode ser difícil chegar e sair da empresa em horários de pico, dadas as complicações que o trânsito pode apresentar. Ficar preso no tráfego, inclusive, só aumenta o estresse dos funcionários e reduz o tempo livre deles. O gestor pode observar a rotina dos empregados mais de perto e tentar entender o que seria melhor, no sentido de deslocamento, para cada um. Vale a pena flexibilizar horários, se possível, e até mesmo investir em home office: não se trata de trabalhar por menos tempo, mas sim de adotar horários e locais de trabalho alternativos para fazer com que os funcionários fiquem mais satisfeitos e assim produzam mais. 4. Proponha ações internas de integração Além de criar um ambiente saudável , é função do gestor garantir que toda sua equipe sinta-se integrada com a empresa e, mais ainda, com os outros. Não se trata de forçar amizades, mas sim de fazer com que sejam educados e consigam enxergar que um bom resultado para empresa só é criado a partir de um esforço conjunto. Para tanto, é primordial que ele proponha ações que estimulem a integração de seu pessoal. Atividades como eventos em ocasiões especiais, reuniões semanais e confraternizações são interessantes para engajar e criar um espaço de comunicação aberto. 5. Crie um ambiente aberto para feedback Uma atitude simples para otimizar a qualidade de vida do pessoal no ambiente de trabalho é sistematizar o feedback, que deve tratar de pontos positivos e negativos dos processos internos da companhia e de cada membro da equipe. Um exemplo interessante de aplicação é o feedback-sanduíche, em que o administrador começa com elogios, aborda críticas e ao fim enumera novamente os pontos positivos a serem tratados ao final da conversa. Os benefícios de se investir no aumento da qualidade de vida dos colaboradores Um dos principais benefícios do investimento no aumento da qualidade de vida dos empregados é a criação de um ambiente corporativo mais agradável. A redução da pressão sobre os funcionários diminui o estresse e torna a realização das tarefas do dia a dia mais agradável, ocasionando o aumento da produtividade e satisfação do colaborador. Consequentemente, nota-se uma diminuição do absenteísmo (número de faltas do trabalhador) e do turnover (rotatividade do pessoal), o que representa também um ganho em rentabilidade para o negócio. Além disso, aproveita-se melhor o potencial de cada colaborador e permite que os talentos permaneçam na equipe o máximo de tempo possível. A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar na limpeza e organização da sua empresa, e consequentemente melhorar a qualidade de vida dentro da empresa. Entre em contato agora e faça um orçamento Fonte: Convenia
24 de janeiro de 2025
Você sabia que o custo de um escritório ou sala comercial vai muito além do valor do aluguel? Existem custos associados a um conjunto comercial que certamente o corretor mostrará a sala comercial para você não ter interesse em lembrar. É sua função colocar tudo na ponta do lápis! Mas quais são os custos extras de um escritório? Vamos lá. Primeiro é preciso separar o que é custo fixo e o que é o custo variável, que vai mudar mês a mês, custos de operação e de manutenção, custos que são exclusivamente seus e os que podem ser divididos… Enfim. É muita coisa pra pensar! Então vamos lá: Custos fixos Seguro-fiança: é exigido do locatário apresentar um fiador para a garantia do pagamento do aluguel do escritório em caso de inadimplência. Há muitos entraves burocráticos para a aprovação do fiador, principalmente quanto à exigência dele possuir um imóvel quitado na mesma cidade do imóvel que será locado. Por isso, muitas imobiliárias têm exigido ou dado preferência ao seguro-fiança, modalidade de seguro que substitui o fiador, mas cobra do locatário uma taxa que geralmente é o valor de um aluguel, que pode ser parcelado. Condomínio: a taxa condominial não tem escapatória, todo condomínio comercial possui e é responsabilidade do locatário pagá-la. Com ela o condomínio paga suas despesas com pessoal, manutenção, limpeza, segurança, etc. O boleto vai chegar todo mês, e lembre-se que além da taxa fixa podem vir custos extras como fundo de obras, 13º dos funcionários no fim do ano, etc. IPTU: o Imposto Predial Territorial Urbano, cobrado pela prefeitura municipal sobre todos os imóveis da cidade, residenciais, comerciais ou de outra finalidade, também é responsabilidade do locatário. A taxa pode ser paga à vista, de uma vez, com desconto, ou em, geralmente, 10 parcelas, entre fevereiro e novembro. Serviço de limpeza: s eja uma empresa de limpeza que atende todo o prédio ou sua própria faxineira, o custo da limpeza do seu escritório também está no rol das despesas fixas. Inclui o salário e direitos trabalhistas do/a profissional de limpeza. Contrato do profissional de limpeza, direitos e deveres, confira Internet e TV por assinatura: o serviço de internet banda larga de alta velocidade com qualidade de conexão é hoje fundamental para empresas de todos os portes e segmentos. Um conexão lenta ou que cai toda hora pode fazer você perder negócios e faturamento. Dependendo do seu ramo, talvez também seja importante ter um plano de TV por assinatura, para, por exemplo, ter acesso aos canais de notícias em tempo real. De qualquer forma, essa é uma despesa fixa, pois os pacotes de internet e TV por assinatura geralmente tem um custo fixo, ao contrário das contas de luz, água, telefone, etc. Basicamente esses são os custos fixos ao alugar um escritório. Eles são mais fáceis de estimar para você botar na planilha e pesar antes de alugar seu escritório. Mas também há os custos variáveis, alguns “ocultos” numa primeira análise e, por isso mesmo, mais difíceis de estimar. Mas se você esquecer deles, pode ter uma surpresa desagradável, então anota aí: Custos variáveis Contas de consumo (energia elétrica, água e telefonia): Todas essas contas de consumo básicas podem variar mês a mês, mas é possível após alguns meses chegar a uma média. O problema é que nos primeiros meses é bem difícil estimar quanto você vai pagar e colocar na sua planilha de custos para saber seu custo total com o escritório. A dica é verificar as instalações elétricas para ver se são modernas e adequadas às normas de economia de energia (por exemplo, lâmpadas LED, aparelhos de ar condicionado mais modernos, equipamentos mais econômicos), se a conta de água é individual ou coletiva, vindo na conta do condomínio, se os banheiros têm válvulas de descarga e torneiras econômicas, etc. Para o telefone, vale pesquisar bem os pacotes das operadoras para, por exemplo, fazer um que combine internet, TV e telefone fixo de acordo com suas necessidades. Serviços de telefonia VoIP também podem ser uma boa. Vale também puxar papo com outros locatários do prédio para ter uma ideia de quanto eles gastam. Material de escritório, informática e papelaria: aí começa a ficar mais difícil a estimativa dos custos. Toners de impressora, resmas de papel, envelopes, etiquetas, fita adesiva, canetas, cadernos, post-its, grampeadores e grampos… Nada disso deve faltar no escritório, por isso a gestão dessas compras para conseguir bons preços e não deixar nada faltar não é fácil. Material de limpeza e higiene e descartáveis: papel toalha e papel higiênico para o banheiro, copos descartáveis para água e café (vale trocá-los por canecas e copos reutilizáveis!), sabonete líquido, detergente, desinfetante, água sanitária, sacos de lixo… Nada disso também pode faltar um dia sequer no escritório e gerir o estoque dá trabalho. Insumos: pó de café, açúcar, adoçante, galão de água (também vale substituir pela água filtrada), etc. Custos de manutenção: vazamentos de água, torneira ou descarga desregulada, lâmpadas queimadas, impressoras ou roteadores com defeito… Todos esses problemas são comuns no escritório e geralmente a gente compra um novo ou conserta na hora e não lembra de jogar esse custo pra planilha de custos do escritório. Até porque se você somar todos esses pequenos gastos durante o mês pode tomar um susto! Esses são os custos de operação e manutenção do escritório, mas também tem o custo (bem alto, diga-se) da montagem, com a compra ou adaptação de mobiliário, como mesas, gaveteiros, armários e cadeiras (e a instalação de tudo isso), instalação de outros equipamentos, pintura, reforma, instalações ou adaptações elétricas e hidráulicas… Ufa! Coworking é alternativa aos custos do escritório tradicional Hoje há como alugar um espaço para você trabalhar com todos os custos incluídos num único pacote, que você paga em só um boleto por mês, sem dor de cabeça e sem ter que deixar de lado seu core business para ter que se preocupar com a administração do escritório. Os espaços de coworking têm se tornado alternativas aos escritórios convencionais justamente por essa facilidade de se assinar um pacote com tudo incluído (embora é preciso ficar atento, pois muitos coworkings oferecem pacotes “básicos” e serviços adicionais à parte). Mas os coworkings ainda são associados a espaços coletivos, onde profissionais autônomos que trabalham sozinhos. Para empresas com equipes maiores, os conjuntos comerciais tradicionais parecem a única alternativa. Mas não é mais assim!
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Conteúdos e dicas para Limpeza Comercial

11 de março de 2025
A terceirização de serviços tem se consolidado no mercado graças à possibilidade de economizar recursos, além de permitir que as empresas foquem inteiramente no seu core business (seu negócio principal). Desse modo, o que antes era tendência, agora já faz parte do cotidiano de muitas organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas. No entanto, antes de contratar uma empresa terceirizada , é preciso tomar alguns cuidados, como analisar a reputação e o histórico da fornecedora dos serviços. Também é indicado levantar as necessidades reais do seu empreendimento, de modo que os ganhos futuros consigam ser mensurados e a terceirização de serviços possa valer a pena. 1. Conhecimento do negócio e aproximação com a necessidade da empresa O conhecimento da área de atuação do seu negócio pela empresa de terceirização é um dos itens mais importantes a se avaliar. É vital que ela entenda do seu setor para que possa fornecer soluções compatíveis com suas atividades e necessidades, de modo que atuem como suporte para otimizar suas operações e não as atrapalhar. No caso de terceirização de limpeza, a contratação de equipes de limpeza inadequadas para tarefas críticas, especialmente aquelas que exijam maior desempenho, pode ser extremamente prejudicial à contratante. Portanto, é importante que a terceirizada conheça as necessidades específicas de cada contratante, além de identificar corretamente quais automóveis selecionar para cada perfil de uso. 2. Possibilidade de personalização na terceirização de serviços A empresa terceirizadora deve ter a capacidade de compreender a operação do cliente de modo a oferecer um escopo de serviços adequado e sob medida para suas necessidades. Outro ponto a se observar é a flexibilidade de personalização dos serviços, já que, além do ramo de atuação, a empresa poderá crescer ou expandir seus negócios para outros mercados. Dessa forma, é importante que a terceirizada consiga acompanhá-la sem diminuir a qualidade das atividades prestadas – ou seja, precisa oferecer escalabilidade para atender bem a todo tipo de contratante. 3. Histórico da empresa que fará a terceirização de serviços Como mencionado acima, é importante que o histórico da empresa terceirizada seja levantado para que se avalie a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, pode-se buscar informações com outras empresas que a contrataram para avaliar a forma como foram atendidas, quais resultados obtiveram, se indicam a prestadora dos serviços e outras informações que se façam necessárias. Obter um feedback é uma forma de diminuir os riscos de uma relação que poderá se estender por anos, evitando assim muitas dores de cabeça no futuro. Busque empresas conhecidas, com experiência e tempo de atuação no mercado em questão. Avalie seu portfólio de clientes, uma ótima fonte de referências sobre nível de serviço oferecido por essa empresa enquanto fornecedora de produtos ou serviços. Essas informações podem demonstrar a capacidade da empresa no atendimento de demandas de diferentes setores em diferentes escalas, se tornando um parâmetro fundamental na hora de selecionar uma empresa de terceirização de serviços. 4. Capacidade financeira  Dessa forma, caso surjam imprevistos, ela poderá fornecer apoio e não desamparar o seu negócio. Vale lembrar que a terceirização de serviços não deve ser vista apenas como uma forma de economizar recursos financeiros, mas também como uma chance de conseguir uma parceria rentável e eficaz para o seu empreendimento. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresa. Veja os benefícios que só os clientes da Limpeza com Zelo possuem!
17 de fevereiro de 2025
Limpeza de divisórias – Divisórias estofadas estão presentes em pequenos escritórios e grandes empresas, essas paredes estofadas também precisam de manutenção e limpeza como qualquer outro artigo têxtil. A limpeza de divisórias é fundamental porque estão na maioria das vezes em ambientes fechados somente com a circulação de ar condicionado. Os estofamentos dessas divisórias acumulam pó e consequentemente causam a proliferação de ácaros e fungos prejudicando os indivíduos que trabalham de 08 á 12 horas por dia nesses ambientes. A limpeza de divisórias é feita com a utilização de produtos anti ácaro e fungicidas, aplicamos o produto com a utilização de um pulverizador em toda superfície do estofado das divisórias, em seguida fazemos uma escovação para eliminar manchas e sujeiras aparentes. As divisórias de parede podem ser itens úteis quando quiser dividir uma sala sem o incômodo e estresse de construir uma parede completa. As divisórias são normalmente feitas de um tecido grosso para proporcionar privacidade, sendo uma escolha popular para cubículos em escritórios. As estruturas também podem ser usadas para criar corredores e quartos particulares em residências, fábricas ou diversas empresas. Mas como acontece em qualquer tipo de superfície, as divisórias eventualmente ficam sujas e requerem uma limpeza completa, veja as dicas para a limpeza de divisórias de parede: Instruções 1 - Remova sujeira, poeira e detritos da superfície da divisória com um pano seco. 2 - Encha um balde com 4 litros de água morna. Misture 1/2 xícara de sabão em pó na água com um batedor de ovos e continue misturando até formar espuma. 3 - Mergulhe uma esponja na mistura e torça o excesso de líquido. Esfregue a divisória em um movimento circular suavemente. Trabalhe a partir da parte inferior da divisória e se desloque para cima. 4 - Encha um balde limpo com água fria. Molhe um pano na água e esprema o excesso de líquido, deixando-o úmido, mas não encharcado. 5 - Limpe a divisória com o pano para enxaguar a mistura de limpeza da parede. Molhe o pano na água quando ficar sujo e o mantenha úmido, mas não encharcado, para evitar deixar a divisória muito molhada. 6 - Passe toalhas secas na divisória suavemente para absorver a umidade e deixe-a secar ao ar. Aponte ventiladores na direção geral da divisória para acelerar o processo de secagem. 7 - Remova as manchas da divisória criando uma solução de 2 colheres de sopa de alvejante com 4 xícaras de água. Usando uma esponja limpa e molhada na solução, esfregue suavemente a mancha até desaparecer. Logo após concluímos o trabalho removendo todas as impurezas e produtos utilizados com a extratora de líquidos que as deixam relativamente úmidas secando totalmente em poucas horas. O processo de limpeza de divisórias geralmente as deixam como novas. As marcas de encardimentos, pó, fuligem e gorduras somem totalmente com esta limpeza. Recomendamos que se fizesse logo em seguida o tratamento de impermeabilização de estofados, que a protegerá contra as futuras sujeiras e manchas. Uma proposta que pode ser bem útil para os cuidados com a limpeza é a terceirização do serviço com uma empresa de limpeza comercial para cuidar da limpeza da sua sala comercial. Ao contratar uma equipe especializada em limpeza, você não precisará se preocupar mais com as ocupações de montar o roteiro de limpeza e de aquisição dos produtos, já que equipes terceirizadas já possuem esse tipo de controle e know-how.  Você pode agendar uma limpeza comercial com a Limpeza com Zelo ! Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para escritórios.
31 de janeiro de 2025
Nunca se falou tanto na promoção da qualidade de vida no trabalho como atualmente. O motivo é claro: colaboradores satisfeitos vivem melhor, produzem mais e são mais saudáveis, o que consequentemente reduz o turnover e o absenteísmo. O investimento em qualidade de vida no trabalho, por sua vez, envolve custos muito reduzidos comparados à falta de recursos e gastos com faltas, demandas judiciais e necessidade constante de recrutamento de novos empregados. Equipes insatisfeitas podem se envolver em um maior número de conflitos, são mais propensas a falhas e atuam no limite do estresse. O bem-estar do time, por outro lado, traz mais lucros: segundo levantamento da Sodexo , companhias que se preocupam com a questão são em média 86% mais produtivas. Mas, afinal, você sabe o que fazer para promover uma maior qualidade de vida no trabalho para os seus colaboradores? Conheça nossas dicas e saiba como otimizar resultados e deixar a sua equipe mais satisfeita! A importância da priorização da qualidade de vida no trabalho Qualidade de vida no trabalho não diz respeito apenas às empresas com propostas mais joviais que disponibilizam escorregadores, salas lúdicas e videogames. Envolve todo o clima organizacional da companhia e a maneira como os funcionários se sentem em relação a ela — dentro e fora do ambiente corporativo. Priorizar a qualidade de vida, assim, nada mais é do que respeitar os profissionais tanto fisicamente quanto mentalmente, evitando que se esgotem e tenham boas condições para desempenhar suas tarefas — afinal, eles passam grande parte do seu dia no espaço da empresa. A palavra que resume a qualidade de vida é a satisfação. Um colaborador satisfeito com as condições que lhe são oferecidas é capaz de executar suas atividades com bom humor , entusiasmo e, principalmente, motivação, estando comprometido com os objetivos do negócio e sempre disposto a encontrar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia. A criação de um ambiente diferenciado exige ao menos um pequeno investimento. Algumas mudanças pequenas, como flexibilização de horários, mudança na iluminação e otimização da comunicação interna, já podem ser suficientes para engajar mais o time e obter resultados melhores. 5 ações práticas para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo A companhia pode promover uma série de ações com diferentes graus de complexidade para aumentar os níveis de satisfação de seus colaboradores. Elas podem variar de acordo com o segmento e tamanho do negócio. Programas que visem aumentar o bem-estar no ambiente corporativo devem ser criados a partir de uma análise do que pode influenciar na saúde laboral, sendo muito eficientes para reduzir custos nesse ponto. 1. Invista nos funcionários Oferecer treinamentos e cursos aos funcionários é uma excelente maneira de deixá-los preparados para as adversidades que enfrentam no dia a dia do trabalho e, ao mesmo tempo, garantir que eles ficarão satisfeitos com o investimento em seu desenvolvimento profissional. Se um empregado com bons resultados demonstrar interesse em realizar um curso de especialização, oferecer a ele aquilo que deseja vai realizá-lo pessoalmente, criando um clima propício para que seja mais produtivo. 2. Crie um ambiente de trabalho seguro e saudável A satisfação dos funcionários , em muitos casos, está nos detalhes. É importante que o gestor pense em maneiras de tornar o espaço físico de trabalho o mais confortável possível para que ele possa desenvolver suas atividades sem muitas interferências. Pense em fornecer um ambiente com temperatura agradável, mesas adequadas, cadeiras anatômicas, pausas estratégicas e uma boa iluminação. Procure ouvir as queixas da equipe e conhecer suas preferências: ninguém melhor do que eles para informar o que está bom e o que precisa ser mudado. 3. Considere flexibilizar a jornada de trabalho O horário de trabalho aparece atualmente como um dos pontos mais importantes para a promoção da qualidade de vida no ambiente corporativo. Especialmente em cidades grandes, pode ser difícil chegar e sair da empresa em horários de pico, dadas as complicações que o trânsito pode apresentar. Ficar preso no tráfego, inclusive, só aumenta o estresse dos funcionários e reduz o tempo livre deles. O gestor pode observar a rotina dos empregados mais de perto e tentar entender o que seria melhor, no sentido de deslocamento, para cada um. Vale a pena flexibilizar horários, se possível, e até mesmo investir em home office: não se trata de trabalhar por menos tempo, mas sim de adotar horários e locais de trabalho alternativos para fazer com que os funcionários fiquem mais satisfeitos e assim produzam mais. 4. Proponha ações internas de integração Além de criar um ambiente saudável , é função do gestor garantir que toda sua equipe sinta-se integrada com a empresa e, mais ainda, com os outros. Não se trata de forçar amizades, mas sim de fazer com que sejam educados e consigam enxergar que um bom resultado para empresa só é criado a partir de um esforço conjunto. Para tanto, é primordial que ele proponha ações que estimulem a integração de seu pessoal. Atividades como eventos em ocasiões especiais, reuniões semanais e confraternizações são interessantes para engajar e criar um espaço de comunicação aberto. 5. Crie um ambiente aberto para feedback Uma atitude simples para otimizar a qualidade de vida do pessoal no ambiente de trabalho é sistematizar o feedback, que deve tratar de pontos positivos e negativos dos processos internos da companhia e de cada membro da equipe. Um exemplo interessante de aplicação é o feedback-sanduíche, em que o administrador começa com elogios, aborda críticas e ao fim enumera novamente os pontos positivos a serem tratados ao final da conversa. Os benefícios de se investir no aumento da qualidade de vida dos colaboradores Um dos principais benefícios do investimento no aumento da qualidade de vida dos empregados é a criação de um ambiente corporativo mais agradável. A redução da pressão sobre os funcionários diminui o estresse e torna a realização das tarefas do dia a dia mais agradável, ocasionando o aumento da produtividade e satisfação do colaborador. Consequentemente, nota-se uma diminuição do absenteísmo (número de faltas do trabalhador) e do turnover (rotatividade do pessoal), o que representa também um ganho em rentabilidade para o negócio. Além disso, aproveita-se melhor o potencial de cada colaborador e permite que os talentos permaneçam na equipe o máximo de tempo possível. A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar na limpeza e organização da sua empresa, e consequentemente melhorar a qualidade de vida dentro da empresa. Entre em contato agora e faça um orçamento Fonte: Convenia
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Conteúdos e dicas para Limpeza Residencial

7 de fevereiro de 2025
Perguntas mais comuns sobre tipos de pisos Providenciar uma boa limpeza dos pisos é essencial para trazer um ar de conforto e higiene em qualquer ambiente, seja de trabalho ou comercial. Mas, sabia que antes de sair limpando tudo o que vê pela frente, é muito importante identificar as características de cada piso, para entender que tipo de ação deverá ser feita? Sim, a verdade é que cada área exige um tipo específico de limpeza, com produtos e equipamentos que variam de acordo com as especificidades de cada local. Afinal, pedras, cerâmicas e porcelanatos podem ser facilmente agredidos pelo uso indiscriminado de componentes inadequados ou ainda pelo uso incorreto de equipamentos. Agora, se você imagina que essa limpeza pode ser feita de maneira simples e rápida, com os produtos que você já tem em estoque, como água sanitária, ácidos e cloro ...pare tudo agora! Não, você não deve utilizar esses componentes, ok? Tudo isso servirá apenas para tirar o brilho das superfícies, além de possivelmente trazer danos irreparáveis. Alguns mitos e verdades sobre limpeza de pisos Bom, mas certamente você já ouviu falar em um produto chamado “Limpa-Pedras”, e esse você pode usá-lo, certo? Calma, não é bem assim. Esse tipo de composto químico só é indicado em superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência por exemplo, de massas de cimento ou concreto. Se esse não for seu caso, corra! E álcool e desinfetantes comuns, pode? O álcool é um solvente que pode ser usado, desde que em áreas muito específicas, e com grande cuidado, pois pode causar manchas difíceis de retirar. Já os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos “frios”. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de se limpar. Mas, então, como limpar? A regra básica é: utilize produtos específicos para cada tipo de piso, prestando atenção se o fabricante é especialista em comercializar esse artigo. Além disso, tenha muito cuidado com o equipamento de limpeza profissional que irá utilizar para fazer a limpeza. Certifique-se de que as máquinas de limpeza de piso que irão ajudá-lo foram construídas para o tipo de superfície com a qual irá lidar. É importante utilizar o acessório correto para realizar a limpeza do piso. Para cada piso um tipo de acessório, isso fará toda a diferença, tanto na qualidade da limpeza, quanto na economia de água e energia, em outro artigo falamos sobre esse tema e como você pode reduzir custos, confira - ler artigo. A grande verdade é que por mais que pareça fácil, esse tipo de limpeza precisa ser feita com muito cuidado para não danificar o piso, e principalmente, não extinguir sua vida útil. Por isso, nada melhor do que falar com um especialista, que poderá orientá-lo, disponibilizamos uma consultoria gratuita, na qual um especialista ira tirar suas dúvidas. Seguindo as dicas acima, você poderá otimizar diversas áreas, como limpeza e conservação, recepção e atendimento, portaria e segurança. 
18 de outubro de 2024
Contratar uma diarista requer o mesmo grau de exigência, profissionalismo e rigor que é de praxe quando você admite alguém para sua equipe no ambiente corporativo. Na Limpeza com Zelo sabemos muito bem que a profissional, além de apresentar as habilidades desejadas para desempenhar a função, deve possuir um perfil que combine com os hábitos e a rotina da sua família e do seu lar. Quer saber como encontrar a empregada doméstica certa para você? Continue a leitura! Monte o perfil da candidata que você procura Para nortear a sua busca por essa profissional, é importante elaborar um roteiro prévio — com perguntas que deverão ser feitas para todas as candidatas, abordando questões técnicas, profissionais, comportamentais e pessoais. Considere anotar, de alguma forma prática, as respostas de cada entrevista — para que, mais tarde, você possa fazer uma análise detalhada e, assim, escolher a candidata mais adequada. Neste momento, já tenha em mente — e, também, no papel — qual perfil de empregada doméstica você procura. Mas, atenção! Não estamos falando de pensar em uma profissional utópica — mas de priorizar quais habilidades a candidata deve obrigatoriamente ter, quais é possível negociar que ela aprenda e quais afinidades são imprescindíveis, como se dar bem com animais ou com crianças. Faça as perguntas essenciais durante a entrevista Para ajudar você nesse processo, preparamos trinta perguntas essenciais que devem ser feitas para que você contrate a empregada doméstica ideal para sua residência. A gerente de seleção da Limpeza com Zelo recomenda: durante as entrevistas, lembre-se de ouvir mais do que falar — e atente-se para os gestos, modo como a candidata se comunica, maneira como se veste e outra informação que achar importante, como observar o asseio dela quanto às próprias roupas, unhas e cabelos. Vamos às perguntas? Questões técnicas Antes de iniciar as perguntas que tem a ver com as habilidades profissionais, apresente sua proposta de trabalho. Não se esqueça de mencionar as tarefas, o salário, horários, folgas, benefícios, hábitos da casa e regras — como uso do celular, proibição ou permissão de ouvir música durante o trabalho, etc. Organização da limpeza: Como organizar a rotina da faxineira? Se for necessário trabalhar aos sábados, vestir uniforme ou qualquer outra particularidade, mencione — e já pergunte se a candidata concorda. Também questione se ela se imagina trabalhando ali, naquele ambiente. Em seguida, inicie a entrevista com as perguntas a seguir: Está trabalhando atualmente? Se sim, por que quer sair? Se não, por que saiu do último emprego? Quanto tempo de experiência você tem com trabalho como diarista? Tem referências dos empregos anteriores? Quais? Pode passar nomes e telefones de, pelo menos, duas? Como você organiza a limpeza pesada e a faxina de manutenção durante os dias da semana? Aceita fazer a limpeza de vidros, armários, geladeira, etc.? Você sabe limpar vidros? Como você classifica o seu desempenho em relação a esse serviço? Tem o costume de anotar quais produtos estão acabando ou acabaram? Tem experiência em fazer compras no supermercado, se for necessário? Tem experiência em preparar o café assim que chega, e deixar o mesmo pronto antes de ir embora? Questões comportamentais Considere fazer perguntas sobre situações reais do dia a dia, para descobrir como cada candidata agiria. Interprete as respostas a essas questões e, também, as reações a elas — o corpo pode falar mais do que as palavras! Dica Limpeza com Zelo: fique atenta também às candidatas especialistas em cativar pela entrevista. Desconfie de muita perfeição — ou seja, não compre o livro pela capa. Lembre-se de que as aparências enganam! Para você, é tranquilo trabalhar com outras pessoas? Costuma se dar bem com seus colegas de trabalho? Em outras casas, já dividiu os afazeres? Como foi? Como você reage às ordens da patroa? Gosta de receber instruções ou prefere executar o serviço do seu jeito? Como reagiria se uma funcionária mais antiga te passasse as instruções? Com relação às residências ou escritórios em que já trabalhou, se tivesse que dizer com qual pessoa você mais se deu bem, quem seria? Por quê? E com qual pessoa você teve um relacionamento mais difícil? Por quê? Explique porque saiu de cada um dos empregos anteriores. Se foi demitida ou se pediu demissão, qual foi o motivo de cada? Se tivesse que voltar a trabalhar em alguma casa ou escritório onde já tenha atuado, em qual jamais voltaria? Por que? O que aprendeu com essa experiência? E para qual voltaria? Qual o motivo? Se você pudesse avaliar cada patroa que já teve, que nota daria a cada uma de 0 a 10? Por que? Você se lembra de algum elogio e bronca que tenham dado a você mais de uma vez? Quais foram? Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria? Questões pessoais Essa ordem das temáticas é a que usamos na seleção de profissionais para se cadastrar na Limpeza com Zelo. Fique à vontade para alterar a ordem das temáticas — você pode começar pelas questões mais pessoais, para quebrar o gelo, ou terminar com elas para finalizar a entrevista de forma mais leve. Todos nós, quando falamos de quem somos, tendemos a nos tornar mais acessíveis. Portanto, as perguntas a seguir são excelentes formas de conhecer melhor a candidata que, se escolhida, se tornará parte integrante da rotina do seu escritório Onde você nasceu e quantos anos você tem? Mora onde e com quem? Foi difícil chegar aqui, ou tranquilo? Qual o seu estado civil? Se casada, há quanto tempo? Tem filhos? Se sim, quantos? Se você tem filhos, quantos anos eles têm? Quem fica com eles enquanto você trabalha? Como você se organiza para levá-los à escola e ao médico? Como está a sua saúde? Toma algum remédio controlado? Você ou algum parente já teve algum problema com a justiça? Já moveu ação trabalhista contra algum patrão? Por qual motivo? O que você gosta de fazer nas horas vagas? Qual o seu maior sonho? Os outros pontos quando você contratar uma diarista Finalizadas as entrevistas, considere fazer também uma pesquisa sobre a candidata nas redes sociais. (prática muito usada no processo da easyQasa) Defina, também, se você pedirá atestado de antecedentes criminais e/ou de saúde. Assim que você escolher qual profissional irá contratar, providencie o contrato de trabalho (temporário e, depois, definitivo), registre-o na sua Carteira de Trabalho e planeje como será feito o controle do ponto. 5 dicas para motivar a sua diarista! Sua diarista é parte integrante da rotina do seu escritório ou lar e, portanto, é fundamental que ele se sinta confortável e bem recebido em sua casa (as profissionais cadastradas na plataforma da Limpeza com Zelo adoram trabalhar com a gente!). Nesse sentido, para garantir que ele oferecerá um serviço de qualidade e para que vocês possam ter uma relação de mútua confiança, trazemos hoje cinco dicas certeiras para você motivar sua diarista. Vamos lá? 1. Crie um ambiente confortável É importante que qualquer ambiente de trabalho seja confortável e harmonioso, mas isso é especialmente verdadeiro para a diarista que trabalha no seu lar ou escritório. Para certificar-se de que não haverá complicações, desentendimentos, desconfianças e outros estresses em sua própria casa, é fundamental tratar a diarista com respeito e gentileza. 2. Dê feedback Cada casa tem um funcionamento diferente e, mesmo que sua diarista seja excelente e cuidadosa, pode acontecer de ele simplesmente estar acostumado com outras práticas de serviço. Portanto, ofereça feedback regularmente, para que ela tenha noção do que está fazendo de acordo com suas vontades e do que precisa melhorar. Além de aprimorar o serviço e corrigir falhas, o feedback é responsável direto pela motivação da diarista. Quando você demonstra que percebe a competência e a responsabilidade dele, também elogiando melhorias em pontos que antes haviam recebido feedback negativo, ela se sentirá reconhecida e, consequentemente, mais motivada para continuar se dedicando e aprimorando o trabalho. 3. Dê instruções claras e corretas Como já mencionamos, a diarista pode estar acostumada a trabalhar de maneira diferente da que você espera. Portanto, na hora de dar instruções quanto aos serviços que devem ser realizados, faça isso com clareza e prezando sempre pelas informações corretas. Dessa maneira, você manterá um diálogo honesto e prático com sua diarista, permitindo que ela entenda exatamente o que você espera dela e o que ela deve fazer. Caso isso não aconteça, pode haver uma situação em que, por exemplo, ela fará algo falho por ter seguido suas instruções incorretas. Se você reclamar desse serviço mal prestado, apesar de ter responsabilidade no resultado, o empregado se sentirá desmotivado e desrespeitado. 4. Dê autonomia para a execução de tarefas Dependendo da função e das responsabilidades da diarista, é possível — e comum — que ela conheça certos funcionamentos e práticas melhor do que você. Da mesma maneira, é incômodo e desconfortável ter alguém sempre de olho enquanto trabalhamos, não é mesmo? Portanto, é muito importante que sua diarista tenha autonomia para realizar suas tarefas, pois isso demonstra confiança no trabalho dele. Além disso, valorize comentários e sugestões do próprio empregado quanto a produtos utilizados em seu serviço e a práticas de trabalho. Outro benefício é que, com essas medidas, o empregado se sentirá seguro para tomar a iniciativa e aprender melhor a cuidar da sua casa ou escritório. 5. Lembre-se de datas importantes Demonstre seu respeito e carinho pela diarista com a devida lembrança e parabenize pelas datas importantes na vida dele. O aniversário do empregado merece os parabéns para ele e, dependendo do relacionamento de vocês, ele irá adorar receber um cartão ou presente. Tente lembrar-se, também, de outras datas que você descobrirá através de conversas casuais, como aniversário dos filhos, data de uma prova importante da filha mais velha, de uma cirurgia da esposa, etc. Mostre-se interessada no que está acontecendo com ele e em sua vida pessoal, respeitando sempre seus limites e sem se intrometer. E então, pronta para motivar sua diarista e garantir um serviço de alta qualidade, além de uma convivência harmoniosa na rotina?
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