Blog

Nossos Artigos

8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
18 de outubro de 2024
Contratar uma diarista requer o mesmo grau de exigência, profissionalismo e rigor que é de praxe quando você admite alguém para sua equipe no ambiente corporativo. Na Limpeza com Zelo sabemos muito bem que a profissional, além de apresentar as habilidades desejadas para desempenhar a função, deve possuir um perfil que combine com os hábitos e a rotina da sua família e do seu lar. Quer saber como encontrar a empregada doméstica certa para você? Continue a leitura! Monte o perfil da candidata que você procura Para nortear a sua busca por essa profissional, é importante elaborar um roteiro prévio — com perguntas que deverão ser feitas para todas as candidatas, abordando questões técnicas, profissionais, comportamentais e pessoais. Considere anotar, de alguma forma prática, as respostas de cada entrevista — para que, mais tarde, você possa fazer uma análise detalhada e, assim, escolher a candidata mais adequada. Neste momento, já tenha em mente — e, também, no papel — qual perfil de empregada doméstica você procura. Mas, atenção! Não estamos falando de pensar em uma profissional utópica — mas de priorizar quais habilidades a candidata deve obrigatoriamente ter, quais é possível negociar que ela aprenda e quais afinidades são imprescindíveis, como se dar bem com animais ou com crianças. Faça as perguntas essenciais durante a entrevista Para ajudar você nesse processo, preparamos trinta perguntas essenciais que devem ser feitas para que você contrate a empregada doméstica ideal para sua residência. A gerente de seleção da Limpeza com Zelo recomenda: durante as entrevistas, lembre-se de ouvir mais do que falar — e atente-se para os gestos, modo como a candidata se comunica, maneira como se veste e outra informação que achar importante, como observar o asseio dela quanto às próprias roupas, unhas e cabelos. Vamos às perguntas? Questões técnicas Antes de iniciar as perguntas que tem a ver com as habilidades profissionais, apresente sua proposta de trabalho. Não se esqueça de mencionar as tarefas, o salário, horários, folgas, benefícios, hábitos da casa e regras — como uso do celular, proibição ou permissão de ouvir música durante o trabalho, etc. Organização da limpeza: Como organizar a rotina da faxineira? Se for necessário trabalhar aos sábados, vestir uniforme ou qualquer outra particularidade, mencione — e já pergunte se a candidata concorda. Também questione se ela se imagina trabalhando ali, naquele ambiente. Em seguida, inicie a entrevista com as perguntas a seguir: Está trabalhando atualmente? Se sim, por que quer sair? Se não, por que saiu do último emprego? Quanto tempo de experiência você tem com trabalho como diarista? Tem referências dos empregos anteriores? Quais? Pode passar nomes e telefones de, pelo menos, duas? Como você organiza a limpeza pesada e a faxina de manutenção durante os dias da semana? Aceita fazer a limpeza de vidros, armários, geladeira, etc.? Você sabe limpar vidros? Como você classifica o seu desempenho em relação a esse serviço? Tem o costume de anotar quais produtos estão acabando ou acabaram? Tem experiência em fazer compras no supermercado, se for necessário? Tem experiência em preparar o café assim que chega, e deixar o mesmo pronto antes de ir embora? Questões comportamentais Considere fazer perguntas sobre situações reais do dia a dia, para descobrir como cada candidata agiria. Interprete as respostas a essas questões e, também, as reações a elas — o corpo pode falar mais do que as palavras! Dica Limpeza com Zelo: fique atenta também às candidatas especialistas em cativar pela entrevista. Desconfie de muita perfeição — ou seja, não compre o livro pela capa. Lembre-se de que as aparências enganam! Para você, é tranquilo trabalhar com outras pessoas? Costuma se dar bem com seus colegas de trabalho? Em outras casas, já dividiu os afazeres? Como foi? Como você reage às ordens da patroa? Gosta de receber instruções ou prefere executar o serviço do seu jeito? Como reagiria se uma funcionária mais antiga te passasse as instruções? Com relação às residências ou escritórios em que já trabalhou, se tivesse que dizer com qual pessoa você mais se deu bem, quem seria? Por quê? E com qual pessoa você teve um relacionamento mais difícil? Por quê? Explique porque saiu de cada um dos empregos anteriores. Se foi demitida ou se pediu demissão, qual foi o motivo de cada? Se tivesse que voltar a trabalhar em alguma casa ou escritório onde já tenha atuado, em qual jamais voltaria? Por que? O que aprendeu com essa experiência? E para qual voltaria? Qual o motivo? Se você pudesse avaliar cada patroa que já teve, que nota daria a cada uma de 0 a 10? Por que? Você se lembra de algum elogio e bronca que tenham dado a você mais de uma vez? Quais foram? Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria? Questões pessoais Essa ordem das temáticas é a que usamos na seleção de profissionais para se cadastrar na Limpeza com Zelo. Fique à vontade para alterar a ordem das temáticas — você pode começar pelas questões mais pessoais, para quebrar o gelo, ou terminar com elas para finalizar a entrevista de forma mais leve. Todos nós, quando falamos de quem somos, tendemos a nos tornar mais acessíveis. Portanto, as perguntas a seguir são excelentes formas de conhecer melhor a candidata que, se escolhida, se tornará parte integrante da rotina do seu escritório Onde você nasceu e quantos anos você tem? Mora onde e com quem? Foi difícil chegar aqui, ou tranquilo? Qual o seu estado civil? Se casada, há quanto tempo? Tem filhos? Se sim, quantos? Se você tem filhos, quantos anos eles têm? Quem fica com eles enquanto você trabalha? Como você se organiza para levá-los à escola e ao médico? Como está a sua saúde? Toma algum remédio controlado? Você ou algum parente já teve algum problema com a justiça? Já moveu ação trabalhista contra algum patrão? Por qual motivo? O que você gosta de fazer nas horas vagas? Qual o seu maior sonho? Os outros pontos quando você contratar uma diarista Finalizadas as entrevistas, considere fazer também uma pesquisa sobre a candidata nas redes sociais. (prática muito usada no processo da easyQasa) Defina, também, se você pedirá atestado de antecedentes criminais e/ou de saúde. Assim que você escolher qual profissional irá contratar, providencie o contrato de trabalho (temporário e, depois, definitivo), registre-o na sua Carteira de Trabalho e planeje como será feito o controle do ponto. 5 dicas para motivar a sua diarista! Sua diarista é parte integrante da rotina do seu escritório ou lar e, portanto, é fundamental que ele se sinta confortável e bem recebido em sua casa (as profissionais cadastradas na plataforma da Limpeza com Zelo adoram trabalhar com a gente!). Nesse sentido, para garantir que ele oferecerá um serviço de qualidade e para que vocês possam ter uma relação de mútua confiança, trazemos hoje cinco dicas certeiras para você motivar sua diarista. Vamos lá? 1. Crie um ambiente confortável É importante que qualquer ambiente de trabalho seja confortável e harmonioso, mas isso é especialmente verdadeiro para a diarista que trabalha no seu lar ou escritório. Para certificar-se de que não haverá complicações, desentendimentos, desconfianças e outros estresses em sua própria casa, é fundamental tratar a diarista com respeito e gentileza. 2. Dê feedback Cada casa tem um funcionamento diferente e, mesmo que sua diarista seja excelente e cuidadosa, pode acontecer de ele simplesmente estar acostumado com outras práticas de serviço. Portanto, ofereça feedback regularmente, para que ela tenha noção do que está fazendo de acordo com suas vontades e do que precisa melhorar. Além de aprimorar o serviço e corrigir falhas, o feedback é responsável direto pela motivação da diarista. Quando você demonstra que percebe a competência e a responsabilidade dele, também elogiando melhorias em pontos que antes haviam recebido feedback negativo, ela se sentirá reconhecida e, consequentemente, mais motivada para continuar se dedicando e aprimorando o trabalho. 3. Dê instruções claras e corretas Como já mencionamos, a diarista pode estar acostumada a trabalhar de maneira diferente da que você espera. Portanto, na hora de dar instruções quanto aos serviços que devem ser realizados, faça isso com clareza e prezando sempre pelas informações corretas. Dessa maneira, você manterá um diálogo honesto e prático com sua diarista, permitindo que ela entenda exatamente o que você espera dela e o que ela deve fazer. Caso isso não aconteça, pode haver uma situação em que, por exemplo, ela fará algo falho por ter seguido suas instruções incorretas. Se você reclamar desse serviço mal prestado, apesar de ter responsabilidade no resultado, o empregado se sentirá desmotivado e desrespeitado. 4. Dê autonomia para a execução de tarefas Dependendo da função e das responsabilidades da diarista, é possível — e comum — que ela conheça certos funcionamentos e práticas melhor do que você. Da mesma maneira, é incômodo e desconfortável ter alguém sempre de olho enquanto trabalhamos, não é mesmo? Portanto, é muito importante que sua diarista tenha autonomia para realizar suas tarefas, pois isso demonstra confiança no trabalho dele. Além disso, valorize comentários e sugestões do próprio empregado quanto a produtos utilizados em seu serviço e a práticas de trabalho. Outro benefício é que, com essas medidas, o empregado se sentirá seguro para tomar a iniciativa e aprender melhor a cuidar da sua casa ou escritório. 5. Lembre-se de datas importantes Demonstre seu respeito e carinho pela diarista com a devida lembrança e parabenize pelas datas importantes na vida dele. O aniversário do empregado merece os parabéns para ele e, dependendo do relacionamento de vocês, ele irá adorar receber um cartão ou presente. Tente lembrar-se, também, de outras datas que você descobrirá através de conversas casuais, como aniversário dos filhos, data de uma prova importante da filha mais velha, de uma cirurgia da esposa, etc. Mostre-se interessada no que está acontecendo com ele e em sua vida pessoal, respeitando sempre seus limites e sem se intrometer. E então, pronta para motivar sua diarista e garantir um serviço de alta qualidade, além de uma convivência harmoniosa na rotina?
11 de outubro de 2024
Diversas são as empresas que afirmam buscar e focar seus esforços na eficiência operacional, mas nem todas sabem ao certo o que isso significa ou confundem os significados desses termos com outros tipos de ações. Muitos pensam que o simples ato de estabelecer e bater metas ou, ainda, cumprir seus compromissos é sinônimo de ser eficiente. Porém, isso se trata de um equívoco. A eficiência das operações de uma empresa vai muito além do alcance de um objetivo . Ao longo deste post, vamos definir esses conceitos e listar a utilidade, os benefícios e a importância da eficiência operacional — além de abordar os elementos que garantem o seu desenvolvimento em uma organização. Boa leitura! O que é operacional numa empresa? Antes de abordarmos propriamente em que consiste a eficiência operacional, qual a sua definição e relação com os demais aspectos ligados à empresa, é salutar delimitar os departamentos que, usualmente, compõem uma organização. Para que uma instituição possa ser bem-sucedida, deve haver uma correta divisão de tarefas. Quanto maior a empresa, maior a necessidade de setores dedicados a um segmento funcional. Sendo assim, os departamentos podem se distinguir uns dos outros de acordo com o tamanho da companhia e com as atividades executadas. Cada empresa articula suas áreas internas em conformidade com um organograma próprio. Entre os principais setores, incluem-se: financeiro; administrativo; comercial; recursos humanos; operacional. Escritório Inteligente: O setor operacional é aquele no qual ocorrem as atividades-fim da organização. As ações executadas nesse departamento são, geralmente, ligadas à produção do bem ou serviço — ou a tarefas de cunho técnico. Em uma indústria, por exemplo, é o setor incumbido de transformar a matéria-prima no produto final. Ele controla todos os insumos que adentram a empresa, gerencia os seus usos e acompanha o processo de produção, em quantidade e qualidade. Os chamados cargos operacionais são aqueles, obviamente, ligados a esse setor. A eficiência operacional está intimamente ligada a, absolutamente, todos os segmentos internos de uma organização — cada um dos quais, composto por uma série de atividades e processos em consonância com suas próprias especificidades e com o padrão estabelecido para sua interação com os outros setores. A definição de eficiência operacional engloba o ato de fazer com que a totalidade dos processos e atividades realizados pela empresa obtenham maior qualidade — atingindo a excelência — e ainda apresentem resultados satisfatórios. Todas as práticas desempenhadas na empresa com o objetivo de alcançar um produto final ou alguma modalidade de serviço têm o objetivo de gerar benefícios, tanto para a organização quanto para os seus clientes — o que, por sua vez, só é possível quando os processos são eficientes. Por definição, eficiência quer dizer competência e produtividade. Significa conseguir o melhor rendimento possível com o mínimo de erros e de gastos ou prejuízos. Dessa forma, uma operação eficiente é aquela que alcança um desempenho mais elevado, com um índice de perdas consideravelmente pequeno. Em tal contexto, diferentes elementos de uma organização — incluindo máquinas, equipamentos, sistemas e funcionários —, têm a atribuição de executar suas funções de maneira rápida, ágil e precisa. É claro que colaboradores e gestores necessitam ser eminentemente competentes. Tal virtude pode ser caracterizada como a existência de um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que apontam para a capacidade de articular valores, princípios, conhecimentos e talentos, a fim de atuar em alta performance. Não adianta deter apenas um cabedal de conhecimentos mais ou menos amplo, sendo necessário, também, saber aplicar todas essas informações, mobilizar e interpretar dados para aplicá-los de modo adequado na situação em questão. Qual a importância da eficiência operacional? Se há o desejo e, mais do que isso, a necessidade de se cultivar a eficiência operacional, certamente é porque esse atributo tem uma importância — e uma utilidade — para a empresa. Fazer com que as operações executadas sejam eficientes traz uma série de benefícios e vantagens para todos os envolvidos. Confira, a seguir, algumas das vantagens inerentes à implementação de uma política de eficiência operacional. Redução de custos Um dos maiores ganhos obtidos com a adoção do princípio de eficiência operacional é a redução de custos . Entendemos como custos, nesse contexto, toda sorte de despesas relacionadas aos recursos humanos, dinheiro, tempo, materiais etc. Um exemplo: imagine que você possua uma empresa que fabrica brinquedos de temática geek. As vendas são muito boas e suas metas comerciais são sempre atingidas — ou superam as expectativas. No entanto, para chegar a esse patamar produtivo, sua empresa teve de arcar com um substancial desperdício de insumos, as horas extras não foram tão úteis e houve a necessidade de gastar em conserto de maquinário. Nesse cenário hipotético, a sua organização foi capaz de cumprir com as metas almejadas. Contudo, a eficiência real foi muito baixa e a produtividade efetiva foi incipiente. Dessa forma, fica claro que reduzir custos, de modo real, é de suma relevância, pois otimizará recursos , o que garante mais dinheiro para investir em atividades prioritárias e melhorias diversas. Produtividade Outro grande benefício proporcionado pela adoção de práticas voltadas à obtenção de eficiência operacional é o ganho de produtividade . Trata-se, na verdade, de uma relação óbvia: se as funções são desempenhadas satisfatoriamente, com excelência na execução, agilidade, praticidade e destreza, o tempo necessário para completar tarefas e processos é reduzido. Consequentemente, a quantidade de serviços ou produtos elaborados é maior. Produtividade, portanto, é mais do que fazer as coisas de modo rápido. Envolve também a capacidade de realizar tudo com o mínimo de esforço (entendido aqui no sentido amplo, como o empenho de tempo, energia, materiais, mão de obra etc.) para atingir o máximo de resultados. Competitividade efetiva Competitividade é uma característica que qualquer empresa pode — e deve — possuir, a fim de perfazer bem a sua missão, apresentando um êxito ainda maior do que aquele exibido pelas empresas concorrentes. A competitividade está pautada no potencial de satisfazer as demandas e as expectativas dos clientes em seu mercado específico, conjugando os valores que acompanham a empresa desde a sua fundação. O mercado atual está repleto de empresas dos mais variados tamanhos e tipos. Há, ainda, o que se chama de mercado objetivo ou nicho de mercado, que seria, precisamente, uma fatia voltada para um segmento de atividade em especial. Por exemplo: informática, terceirização de serviços , entre outros. A competitividade empresarial efetiva é, então, a conquista de rendimentos iguais ou maiores do que os dos concorrentes nesse mercado. Aumentar a competitividade nada mais é do que ampliar a capacidade de concorrer em pé de igualdade com seus oponentes, com vistas a, paulatinamente, construir um diferencial que permite obter um lugar de destaque em determinado mercado. Maior Qualidade Uma empresa é composta por variadas atividades, que podem ser divididas, basicamente, em dois tipos: atividades-meio e atividades-fim. Pode-se caracterizar as atividades-meio como aquelas que não são intrínsecas ao objetivo principal da organização. São serviços completamente necessários, mas que não possuem uma relação direta com a atividade prioritária da empresa. As atividades-fim, por outro lado, são aquelas que detêm uma conexão direta com o objetivo maior da instituição. São as práticas que identificam a área a que uma empresa pertence. Por exemplo: uma pessoa que trabalha como analista ambiental em uma organização do governo ligada à proteção do meio ambiente desempenha uma atividade-fim, ou seja, tem uma funcionalidade intimamente ligada com o princípio orientador da instituição. Um técnico-administrativo dessa instituição, por sua vez, desempenha uma atividade-meio, que dá suporte para os processos prioritários. Todas as modalidades de atividades de uma companhia, sejam elas atividades-meio ou atividades-fim, precisam ser efetuadas com maestria. Se os processos são concretizados de forma impecável, os produtos ou serviços finais terão, em consequência, maior qualidade. Isso permite entregar aos clientes soluções superiores, isto é, de qualidade e perfeitamente endereçadas às suas necessidades. Assim, a clientela ficará mais satisfeita, o que contribui para a criação e para o reforço de uma boa imagem da empresa. Além disso, um produto ou um serviço elaborado com uma perícia mais apurada pode apresentar maior valor agregado, aumentando a sua cotação no mercado. Desse modo, o empreendimento pode cobrar mais por essa mercadoria (ou por esse serviço) diferenciado — porque de qualidade superior — e, portanto, gerar mais receita. Impedimentos de uma boa operação Obter eficiência operacional é o desejo de toda empresa. As organizações, sejam elas públicas ou privadas, adotam esse conceito orientador para as suas práticas com o intuito de atingirem o sucesso em todos os sentidos. Tais empresas já compreendem todos os impactos positivos que operações mais eficientes podem ter a curto, médio e longo prazos. Entretanto, a despeito dessa consciência e desse desejo legítimo, nem sempre as atividades saem da maneira como são almejadas. Pensando nisso, apresentamos os principais impedimentos a serem superados para assegurar uma boa operação. Acompanhe! Equipe pouco qualificada Esse é um aspecto delicado, mas que precisa receber toda a atenção possível. Um dos pontos que pode acarretar no oferecimento de produtos e/ou serviços de qualidade inferior — e na existência de processos ineficientes — é a qualificação da mão de obra. Em geral, o erro começa logo na contratação de pessoal, quando se emprega pessoas que não possuem, de fato, os requisitos necessários para desempenhar habilmente suas funções. Muitas empresas, infelizmente, ainda cometem o equívoco de negligenciar a necessidade de realizar investimentos voltados à qualificação de seu quadro de colaboradores. Desse modo, os profissionais não passam por nenhum tipo de curso ou treinamento e nem recebem incentivos para a formação continuada. Sem o preparo e conhecimento adequados, não adiantará nada cobrar dos funcionários mais eficiência. Tempo Um dos maiores aniquiladores da eficiência operacional é o desperdício de tempo. Esse recurso é cada vez mais precioso — sobretudo dentro do contexto organizacional, no qual é um verdadeiro sinônimo de dinheiro e de lucro. Quando o tempo é devidamente otimizado, torna-se possível produzir muito com pouco — e em um espaço temporal menor —, de modo a incrementar a rentabilidade do negócio. Contudo, quando ocorre o contrário, ou seja, as operações (tanto individuais quanto coletivas) são morosas e há excesso de concentração em atividades desnecessárias — ou, ainda, quando a estruturação de uma tarefa é ordenada de forma que se demora muito a executá-la —, desperdiça-se um tempo que poderia ser melhor aproveitado. Gastos Toda operação possui custos que podem ser dos mais diversos — desde a compra de matéria-prima para a confecção de algum produto até a aquisição de um sistema informatizado para ajudar na gestão financeira. As despesas que envolvem as atividades empresariais, do começo ao fim, devem contar com um planejamento corretamente elaborado e uma implementação bem-feita. Caso contrário, o resultado será medido em gastos excessivos e a produção será encarecida, podendo haver escassez de recursos imprescindíveis no futuro. Um exemplo: se não há eficiência operacional, uma indústria que comercializa sucos em caixinha pode comprar frutas e embalagens em demasia. O resultado é uma sobra de frutas, que podem estragar facilmente, e caixinhas que não vão ser utilizadas tão cedo, ficando ociosas e representando recursos que tinham a possibilidade de ser investidos em modernização de equipamentos ou na capacitação do pessoal. Equipamentos Independentemente do segmento de atuação do seu negócio, há sempre um mínimo de equipamentos, ferramentas, máquinas e tecnologias presentes. E algo que, muitas vezes, prejudica a eficiência da empresa é o uso de maquinários e equipamentos antigos. Pense que não é necessário prover a firma com muitos aparatos tecnológicos. Para que sejam utilizados em sua capacidade total, eles carecem de atualização constante (muitas vezes ininterrupta). Quando um determinado artefato se mostra obsoleto, ele terá baixa capacidade operativa, e causará ineficiências nos processos. Mas não é apenas a atualização das ferramentas laborais que deve ser levado em consideração. Os materiais e equipamentos empregados têm a obrigação de propiciar uma excelência comprovada, deixando os colaboradores motivados e os clientes mais felizes e satisfeitos. Tarefas e responsabilidades É imprescindível que os gestores saibam planejar corretamente a organização do negócio e, assim, tecer uma redistribuição conveniente das tarefas a serem cumpridas pelo quadro de colaboradores. Em contrapartida, nas ocasiões em que isso não acontece, os procedimentos ficam truncados, sem integração, perdem eficácia — e os funcionários se veem atados a uma única função. Tudo se torna mais difícil, lento e complicado, acarretando em resultados medíocres. A má divisão das obrigações resulta em esforços empreendidos em atividades que não carecem de tanta atenção naquele momento, impedindo os responsáveis de se dedicarem a questões que, verdadeiramente, merecem foco e prioridade na organização. Comunicação Esse é um problema que, lamentavelmente, atinge um contingente razoável de empreendimentos. A má comunicação é oriunda de mecanismos, meios e sistemas mal utilizados, além da inaptidão e desorganização dos funcionários. Nos momentos em que se torna imprescindível a comunicação entre os membros da equipe, as falhas podem fazer com que todo o conjunto de tarefas seja seriamente prejudicado, ocasionando confusão e desencontro de informações. Poucas coisas podem prejudicar tanto os resultados de uma organização! O relacionamento com fornecedores é igualmente relevante e merece cuidados. No que diz respeito ao contexto externo, na comunicação com os clientes — atuais e futuros —, a imagem da companhia pode ficar gravemente manchada por uma comunicação ineficiente, pois um bom atendimento conta muitos pontos para incitar esse público a comprar com você novamente. Como ganhar escala? Para responder a essa pergunta tão importante, faz-se necessário, primeiro, abordar o conceito de escala — e economia de escala. Economia de escala é aquela na qual a organização dos processos produtivos se mostram capazes de alcançar o máximo aproveitamento dos fatores produtivos abrangidos em seus processos, buscando, como meta, custos reduzidos de produção e o aumento progressivo da produção e/ou oferta de bens e serviços. Conquistar mais escala ou, usando um termo mais coloquial, escala operacional, é obter uma quantidade de atividades enquadradas em um dado padrão de qualidade. A seguir, veja excelentes dicas para ganhar escala. Terceirização Essa é uma relevante estratégia para que as operações de uma empresa sejam eficientes de verdade, geralmente responsável pelo facility manager ou office manager. A terceirização de serviços é implementada, majoritariamente, nas ditas atividades-meio. Esse tipo de prática é um modo de enxugar procedimentos, diminuir despesas e viabilizar esforços nas atividades-fim. Serviços terceirizados também incluem trabalhos temporários. Esses serviços são requisitados na ausência dos colaboradores fixos ou quando há momentos de maior demanda. Nesse processo, costuma-se efetuar, por exemplo, a terceirização de atendentes de recepção, serviços gerais, TI, entre muitos outros. Quanto menos tópicos operacionais um gestor precisa lidar cotidianamente, mais simples será atingir o equilíbrio ideal entre recursos materiais, humanos e financeiros. Quem vai coordenar as atividades de funcionários terceirizados são pessoas pertencentes à empresa que está terceirizando seus serviços, conjuntamente à empresa terceirizada. Além de cuidar dos direitos dos terceirizados, esse grupo gestor misto é responsável por delimitar o Service Level Agreement (SLA), um documento no qual são especificados as expectativas e prazos estabelecidos a partir dessa contratação. Você deve considerar também a possibilidade de outsourcing, que é a delegação de funções e atividades mais estratégicas e profundamente ligadas à missão da empresa. Dito de outro modo, outsourcing é uma terceirização das atividades-fim. Tecnologia Realizar investimentos em tecnologia é um dos pontos-chave para que a empresa seja portadora do maior nível de eficiência possível. É notório que algumas inovações tecnológicas têm se consolidado como excelentes aliadas das organizações, contribuindo com soluções para otimizar todos os aspectos dos negócios. Os investimentos em tecnologias podem residir na modernização de equipamentos e na instalação e uso de softwares que concedem um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais presentes. Com um software adequado, é possível automatizar atividades que, em tempos passados, teriam de ser realizadas manualmente, diminuindo o uso do tempo e os custos associados. Treinamento Como mencionado, a existência de uma equipe de colaboradores devidamente capacitados é um elemento crucial para garantir operações mais eficientes e poderosas. É possível conseguir isso por meio de incentivos para a qualificação dos funcionários, dando incentivos para que eles possam fazer cursos e atividades de formação propostas pela empresa. Assim, os colaboradores sentem-se motivados para melhorar o desempenho. Um profissional bem informado, com know-how ampliado e ciente das melhores práticas do setor é mais capacitado para contribuir na busca pela eficiência da empresa. Planejamento, objetivos e metas Planejamento é essencial para qualquer negócio. Sem ele, as operações ficam desordenadas, as informações desorganizadas e há desperdício de tempo e de recursos. É por meio do planejamento que se define o que é preciso fazer (como, quando, onde e por quê). É o momento em que se decide em quais elementos todos devem centralizar as energias e quais mudanças são necessárias para o aprimoramento dos processos e a obtenção de bons resultados — em todas as fases produtivas da organização. Controle de Finanças É praticamente impossível pensar em eficiência operacional sem considerar também o controle das finanças. Vale ressaltar que a eficiência não está relacionada somente à redução de custos, mas isso não significa que ele não é um aspecto da maior importância. É necessário efetuar um controle rigoroso e detalhado de todos os gastos realizados, procurando, então, alternativas para diminuir as despesas, de modo a evitar desperdícios e excessos. Isso viabiliza a aplicação de recursos destinados a novas oportunidades de negócios. Nesse caso, é interessante investir em tecnologias e serviços terceirizados, que podem, de início, aparentar ser um gasto extra, mas, a médio e longo prazos fazem uma enorme diferença nas finanças corporativas. A eficiência operacional deve estar inserida entre os princípios que fazem parte da organização. Somente com operações mais eficientes — e qualitativamente satisfatórias — é que a sua empresa atingirá plenamente os objetivos e alcançará resultados superiores. Tudo depende da união de esforços entre gestores e colaboradores em prol da criação de um padrão de excelência e da busca incessante por clientes fiéis.
4 de outubro de 2024
Veja como você também pode fazer uma gestão bem-sucedida da sua rede por clusters: 1) Tenha claro qual é o perfil do seu consumidor A segmentação do Grupo Pão de Açúcar dá certo porque a empresa conhece muito bem seu público-alvo, ou melhor dizendo, os seus públicos-alvo. Além de características como renda, idade e localização geográfica dos consumidores, o comportamento e o estilo de vida devem ser levados em conta . Defina você também quais são os perfis dos seus clientes mais representativos. 2) Descubra qual é a sua área de influência Em um software de geomarketing, mapeie as suas unidades e também os seus clientes. Dessa forma, você consegue delimitar a sua área de influência, ou seja, a região imediata no entorno da sua loja que concentra a maior parte de suas vendas . É dessa região que depende a saúde do seu negócio, logo, é esta a área que você precisa conhecer em detalhes. 3) Reúna informações de mercado Extraia dados sobre a população presente nas áreas de influência dos PDVs. Além de informações demográficas, como número de pessoas e a renda delas, é possível levantar qual é o estilo de vida e o comportamento dos consumidores que são predominantes nessas regiões. 4) Análise informações da sua rede Observe também os dados de desempenho das lojas. Há unidades que vendem mais um tipo de produto do que as demais? O ticket médio de determinadas lojas é menor do que em outras? 5) Entenda os padrões e ajuste sua oferta Após reunir informações sobre o público-alvo e o desempenho das lojas, você precisa identificar padrões de consumo semelhantes. E, então, formar ou rever os grupos de lojas que irão adotar o mesmo posicionamento de marca. O passo seguinte é adaptar fatores como a oferta de produtos, o preço e as promoções a esse novo direcionamento. Mas atenção: você não deve parar por aí. Para continuar captando o máximo do potencial de mercado, é importante revisar sua estratégia de clusterização periodicamente para acompanhar mudanças na dinâmica das áreas de atuação. Finalmente, a terceirização de serviços de portaria e limpeza podem ajudar na melhoria de custos na sua rede de varejo. A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar com a gestão de facilidades para a sua empresa! Entre em contato, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para a sua empresa. Fonte: Geofusion.com
Por Isabele Maia 27 de setembro de 2024
O que são facilities? Trata-se de serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar a vida dos contratantes. Em outras palavras, em vez de contratar a equipe internamente, o empreendedor fechará negócio com outra empresa, que designará os funcionários responsáveis pela efetivação de determinadas operações e tarefas. Resumindo: são facilidades procuradas por uma organização que decide terceirizar algumas de suas atividades-meio. É o caso de condomínios, empresas e indústrias em geral, que contratam facilities para fornecer suporte à sua retaguarda e facilitar a operacionalização. Algumas das áreas mais comuns de contratação de facilities são as de apoio, o que engloba serviços como de limpeza, recepção e segurança. Porém, o recurso oferece soluções para os mais diversos setores, como o RH e o departamento pessoal. Qual é o papel de um gestor de facilities? Quando um empreendimento contrata esse tipo de serviço, também é comum que seja enviado um gerente de facilities. Ou seja: um profissional gabaritado vai supervisionar todas as atividades executadas. Esse executivo é vital para manter o controle daquilo que está sendo realizado. Trata-se de uma figura cada vez mais desejada pelas companhias que atuam com esse segmento. Tal profissional é o responsável por coordenar todas as operações de determinada área. Ele atua junto ao negócio, em parceria para atender melhor cada empresa dentro de suas necessidades específicas. Com uma visão global dos serviços realizados, ele é o ponto focal de todas as equipes. É quem direciona os trabalhos, elenca as prioridades e define as melhores soluções para cada problema eventual. Além disso, o gestor enviado fica responsável pela gestão dos contratos de facilities, evitando que qualquer serviço seja suspenso inesperadamente. Sua atuação principal é garantir que tudo esteja sempre funcionando, com todos os colaboradores trabalhando de forma coordenada e eficiente. Por que essa prática é importante? A adoção de facilities apresenta vantagens significativas. Um aspecto bem positivo é que, com a contratação desses serviços, a empresa contratante pode manter o foco em sua atividade-fim. Em organizações maiores, a importância das facilities tende a aumentar. Qual negócio de grande porte tem tempo para se preocupar com atividades como a limpeza e a manutenção de seu espaço físico? Terceirizando atividades que não sejam primordiais, o empreendimento economiza tempo e recursos para investir nos processos fundamentais para a geração de resultados. É preciso ter em mente que, apesar de serem serviços de apoio, eles ainda são fundamentais para o bom andamento de um estabelecimento. É bem improvável que um shopping mal cuidado, por exemplo, seja bastante frequentado. Por isso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de simplesmente não se preocupar com aquelas áreas. E é para ocupar esse espaço que desponta a terceirização dos serviços. Como começar a redução de despesas com a Limpeza com Zelo Outra vantagem é que uma empresa que opta pela terceirização de suas atividades-meio, em geral, se beneficia de uma considerável redução de custos. Ela conta com uma equipe especializada e bem treinada, economiza em logística e encargos trabalhistas e pode diminuir a estrutura de seu departamento de RH. O que é importante lembrar é que a companhia contratante precisa fiscalizar o fiel cumprimento da legislação trabalhista pela contratada. O objetivo dessa prática é evitar problemas, uma vez que ela é corresponsável. Quais são os serviços mais procurados? No mercado de facilities, alguns serviços são mais procurados pelo fato de poderem ser terceirizados sem grandes problemas. Entre eles, estão: Segurança e portaria Qualquer empresa ou condomínio precisa se preocupar com a segurança, de modo a garantir a total tranquilidade de quem está no local. Por não fazer parte da atividade principal do negócio, trata-se de algo que pode ser contratado na forma de facilities. Por isso, o serviço de segurança e portaria é um dos mais procurados. Os profissionais são especializados e treinados para o trabalho, sendo que a equipe designada se adapta às necessidades do negócio. Limpeza e conservação Outro serviço muito procurado é o de limpeza e conservação. Como esses dois aspectos são fundamentais para o bem-estar e a saúde dos colaboradores da empresa, a contratação de facilities se destaca no segmento. Geralmente, a companhia contratada fornece todo o equipamento e os materiais necessários para a execução de atividades de alto nível profissional. Jardinagem A apresentação de um local de trabalho (e mesmo de onde se costuma receber clientes) é importantíssima para gerar bem-estar e novos negócios. Sabemos que a aparência conta muito! Por isso, a jardinagem é muito procurada como uma facilitie. Com profissionais altamente capacitados e o fornecimento de ferramentas adequadas, esse serviço garante a manutenção do paisagismo. Podas, cultivo de flores, plantas, gramados, cercas vivas: tudo isso está incluído no pacote. Até mesmo a questão da segurança está envolvida, especialmente quando há árvores no local que requerem cuidados especiais para evitar a queda de galhos. Manutenção Em qualquer ambiente, mesmo em nossas casas, o uso contínuo de equipamentos e instalações acaba demandando cuidados constantes. Assim, a manutenção torna-se uma das facilities essenciais para o dia a dia de uma organização. Esse é um serviço que pode afetar até mesmo a produtividade. Dispor dessa facilidade significa ter à disposição técnicos preparados para resolver problemas como panes elétricas, defeitos no ar-condicionado, treinamento para uso adequado de equipamentos, consertos hidráulicos e mais uma infinidade de serviços. Mais do que solucionar problemas pontuais e inesperados, sua atuação é muito importante para evitar que eles aconteçam, gerando transtornos e paralisando a produção. Recepção e atendimento Receber bem clientes e visitantes é importante para o sucesso de qualquer empreendimento. A primeira impressão é a que permanece! E as facilities incluem serviços de portaria, recepção, telefonista e de guarda de correspondência e recados. São sempre profissionais treinados para lidar com gentileza, cordialidade e mesmo paciência com diversos tipos de público. Em qualquer negócio, eles são a linha de frente no primeiro contato, seja com clientes, parceiros, fornecedores ou prestadores de serviço. Recrutamento e seleção O processo de seleção de candidatos é fundamental para a estratégia de qualquer organização, já que encontrar o colaborador com o perfil adequado para cada cargo maximiza os resultados. Isso requer pessoas altamente preparadas não apenas para identificar bons candidatos, mas principalmente para entender — e atender — às necessidades específicas de uma empresa e de cada área dentro dela. Montar e manter uma equipe interna com essa finalidade, no entanto, pode ser oneroso para seu negócio. Por isso, trata-se de uma facilidade capaz de gerar uma grande economia e trazer ótimos resultados. Nesse caso, a questão não é apenas contar com excelentes profissionais, especialistas no que fazem: eles também dispõem de metodologias e sistemas que realmente funcionam na hora de avaliar o candidato certo para a vaga específica. Como o Facility Manager pode reduzir custos na empresa? Confira! Bombeiros A segurança é essencial. Com este assunto, não podemos correr qualquer risco — dependendo do tamanho da empresa, da quantidade de pessoas e das dimensões das instalações, é necessário contar com uma equipe de bombeiros. Com esta facilitie, a companhia conta com profissionais treinados para garantir a segurança de todos em casos de emergência. Além disso, uma equipe de bombeiros pode dar treinamentos periódicos, fazer campanhas de conscientização (ou contra riscos) e observar constantemente os equipamentos e as condições ideais para a prevenção de incêndios e acidentes. Logística interna Especialmente importante em grandes áreas, dentro das quais é necessário haver movimentação de materiais ou equipamentos, um serviço de logística interna pode ser uma facilitie extremamente útil e produtiva. Ela fica responsável por planejar as formas mais eficientes, ágeis e seguras para o armazenamento, o transporte e a alocação de materiais. Como é possível notar, os serviços terceirizados se apresentam como ótimas alternativas, já que oferecem profissionais capacitados para uma série de atividades específicas. Além de liberarem a empresa para se concentrar naquilo que é o foco do seu negócio, ainda garantem uma melhor produtividade nos serviços que prestam, pois, são disponibilizadas pessoas especializadas para cada um deles. Você pode ter interesse na matéria sobre o impacto da transformação digital em facility management. Como contratar uma empresa de facilities? Decidiu que vai contratar uma empresa terceirizada? Então, antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma avaliação do estabelecimento — seja comercial ou condomínio — para saber qual é a necessidade daquele local. A inspeção predial faz essa avaliação técnica e também elenca quais serviços são os mais urgentes. Normalmente, as inspeções devem ser feitas continuamente, em um dado intervalo de tempo, e quem as cumpre são companhias de engenharia especializadas. Depois de concluída a inspeção predial, é hora de contratar uma empresa de facilities. Para escolher uma boa parceira, é preciso, antes de tudo, estudar. Procure por opções em sua cidade na internet e faça um levantamento desses locais. Depois disso, parta para a análise: quais deles oferecem os melhores negócios? Quais combinam mais com o seu perfil? Leve em conta aspectos como a qualificação técnica, o tempo de mercado, a regularidade e a idoneidade da empresa. Procure também por opiniões de antigos clientes, para saber se aquela organização é, de fato, confiável. Uma ótima dica é consultar a Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Manutenção Predial (Abrapi), que tem uma relação das instituições do segmento. Após contratada a empresa, seu trabalho ainda não acabou! É importante manter um controle das atividades realizadas, a fim de saber se está sendo cumprido aquilo que consta em seu contrato.  Falando nisso, a elaboração desse documento é fundamental para alinhar as expectativas do contratante à capacidade da companhia contratada. Especifique o máximo possível as atividades realizadas e deixe bem claro qual é seu escopo de trabalho. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
Por Isabele Maia 19 de setembro de 2024
Vamos imaginar um cenário ideal onde a empresa já reviu seus processos e investiu em capacitação de pessoal. Agora é o momento certo para escolher as melhores ferramentas de Segurança Eletrônica e focar no retorno que elas trarão. Separamos aqui 4 dicas para contratar empresas de tecnologia de segurança e saber como escolher o sistema que melhor se adapta ao seu negócio. 1) Reflita sobre as necessidades da sua empresa O primeiro passo antes de escolher um fornecedor é refletir sobre as necessidades do seu negócio e o que você pretende com a contratação de sistemas de monitoramento e segurança. Faça um plano de segurança para saber quais os equipamentos e serviços devem ser contratados de acordo com estrutura do local e com os pontos de vulnerabilidade a serem monitorados. Ao ter consciência dos seus objetivos, fica mais fácil direcionar os esforços junto ao fornecedor de tecnologia de segurança e otimizar os serviços adquiridos. Sempre que for implantar um sistema de segurança, deve-se perguntar: “Qual sistema de Segurança Eletrônica é o melhor para minha empresa?” 2) Conheça o portfólio da empresa Ainda que você não entenda do segmento, é essencial pesquisar, e muito, sobre a empresa que pretende contratar e todas as opções disponíveis. Descubra quais empresas de tecnologia de segurança são referência na área, saiba quais e quantos clientes elas já atenderam, qual o tamanho dos projetos aplicados, quais são os cases de mercado, quais tipos de tecnologias elas usam. Faça uma busca aprofundada sobre cada uma delas e procure informações sobre as experiências de quem já contratou esse tipo de serviço. Sabemos que hoje, no mercado, existem milhares de soluções em Segurança Eletrônica, desde as mais simples como, por exemplo, uma central de alarme não monitorada, até as mais profissionais com tecnologia de última geração, como câmeras com zoom, softwares com análise de imagens, dentre outras. É necessário ter cuidado e conhecer bem a empresa que irá fornecer as soluções de segurança que você crê serem necessárias. Ao escolher uma ou mais empresas, investigue-as antes de contratá-las. Verifique seu histórico no mercado, seus principais clientes, o tempo de existência, a abrangência de atendimento, tipo e qualidade dos seus equipamentos e, principalmente, o pós-venda. Certifique-se que a empresa conta com técnicos treinados e dispostos a atender sempre que você precisar. Busque também referências sobre suas soluções, questione, tire suas dúvidas. A melhor forma de avaliar a performance de uma empresa é conhecer seu atendimento, ver sua dedicação e sua contribuição para melhorias nas ferramentas de segurança. Com a análise feita e a pesquisa de mercado, o gestor pode optar, por exemplo, em instalar um sistema de CFTV com controle de acesso trabalhando em conjunto. Para saber a solução ideal é preciso identificar as necessidades e possibilidades, não necessariamente a empresa precisará de uma tecnologia de ponta, com alto custo. Avalie juntamente às empresas de segurança se é realmente necessário investir tanto ou se apenas duas ou três câmeras móveis, algumas câmeras fixas e um sistema de gravação digital, suas necessidades serão atendidas plenamente. 3) Escolha a melhor forma de prestação de serviços e tecnologias oferecida Cada empresa tem pacotes de prestações de serviços que se adaptam às necessidades de diferentes clientes. É possível, por exemplo, optar pela locação de equipamentos e contratação de equipe técnica, ou ainda expandir um sistema de monitoramento existente e até fazer a adaptação dos equipamentos já instalados em um local com o gateway do fornecedor. Por isso, fique atento se a empresa escolhida terá a flexibilidade de se adaptar às suas necessidades para oferecer o melhor custo benefício para o seu negócio 4) Entenda como funciona o suporte e manutenção É essencial saber quais tipos de suporte a empresa pode te oferecer e como será feita a manutenção dos equipamentos de segurança. Dê preferência por contratar uma empresa de tecnologia de segurança que disponibilize serviços não só de manutenção corretiva, mas também preventiva. Manutenção de Ar Condicionado na empresa, tudo o que você precisa saber! Confira Depois de feita a escolha dos equipamentos, é hora de fazer a cotação. Para isso, é preciso que o gestor tenha um escopo, ou seja, um padrão, definido do tipo de equipamento que deseja cotar, como a linha de uma câmera profissional, modelo, marca, etc. Assim, ao solicitar as cotações em diversas empresas, ele poderá comparar todos os orçamentos de forma igualitária e obter o melhor custo x benefício. Lembrem-se sempre de que este padrão deve servir como base, uma vez que a tecnologia muda de tempos em tempos. Repita este procedimento sempre que necessário para evitar ficar engessado em um tipo de tecnologia ou equipamento e correr o risco de ter perdas por estar com uma tecnologia defasada. Esteja sempre atento às novas tecnologias e conte com uma empresa de segurança que possa ser não apenas uma prestadora de serviços, mas também uma parceira estratégica para alcançar melhores resultados. Você precisa contratar os serviços de facilities para a sua empresa? Entre em contato com a Limpeza com Zelo e um dos técnicos irá lhe atender!
12 de setembro de 2024
Com o crescimento, entre o público consumidor, da preocupação com a sustentabilidade, o bom uso de recursos naturais tem se tornado uma preocupação fundamental para as empresas. Com isso, a economia de energia deixou de ser apenas uma preocupação financeira para também se tornar uma questão relacionada à imagem que se deseja passar de um negócio. Confira algumas medidas que pequenos e médios empresários podem tomar para aumentar a eficiência de seus negócios e, ao mesmo tempo, cortar custos. 1) Adapte seus horários de funcionamento ao horário de pico O horário de pico está compreendido no período das 17h às 22h. Nesse espaço de tempo, atinge-se o auge do gasto energético no País, porque é nesse horário que as pessoas vão para casa e realizam atividades que consomem alta quantidade de energia, como tomar banho e usar seus aparelhos eletrônicos - isso sem falar das fábricas que funcionam 24 horas por dia. Como forma de inibir as empresas de concentrarem seu consumo nesse horário, aumentando a pressão sobre o sistema elétrico, cada região determina um período de três horas em que as tarifas têm um preço mais elevado. Para contornar esse aumento, "é importante contratar um especialista que faça projeções e planeje a mudança do horário de funcionamento de seu negócio para ver se a mudança vale ou não a pena". Ele destaca que, embora represente uma economia financeira, se adequar ao horário de pico apenas transfere o gasto energético de um período para outro, não o diminui. Mas pode ajudar a reduzir os gastos mensais. 2) Aproveite a luz solar Abrir janelas, quebrar paredes e reaproximar os locais de trabalho da luz natural são atitudes que fazem com que se torne cada vez menos necessário usar a iluminação artificial. "O processo de economia de energia é como uma escada, sendo que o degrau mais baixo é aproveitar a energia gasta, o intermediário é minimizar o consumo e o mais alto é deixar de gastar. Deve-se começar pelo último degrau". 3) Invista na circulação do ar Uma circulação de ar mais eficiente pode fazer com que se necessite gastar menos com refrigeração. Um erro comum é o de pensar somente em entradas para o ar e não nas saídas. "Não adianta ter uma janela enorme de frente para a praia, como entrada de ar, e ter uma portinha minúscula dando para a cozinha, como saída". Além disso, cômodos pequenos dificultam a circulação do ar. Nesses casos, uma alternativa é quebrar algumas paredes e unificar espaços no escritório. 4) Invista no isolamento térmico Outra forma de manter a temperatura de um recinto menos vulnerável ao calor que vem de fora é trabalhar seu isolamento térmico. Janelas duplas, que possuem uma camada de ar entre os dois vidros, diminuem a troca de calor com o ambiente externo, por exemplo. 5) Evite cores escuras Cores escuras resultam na necessidade de mais iluminação e de mais refrigeração. Esses tons absorvem a luz, o que significa que não a refletem tanto quanto os tons claros. A energia capturada tende a deixar os ambientes mais quentes. Portanto, para se poupar energia, cores claras são uma boa escolha. 6) Proteja seu ar-condicionado do sol É comum encontrar a parte externa dos aparelhos de ar condicionado exposta ao sol, esquentando. "Isso significa muito mais trabalho para a máquina fazer a troca de calor com o ambiente". O engenheiro do Sebrae recomenda que se procure proteger o ar-condicionado da incidência direta da luz solar. 7) Troque os equipamentos de seu negócio Uma forma bem conhecida de diminuir os gastos com energia elétrica - mas nem sempre aplicada - passa por mudar o tipo de lâmpadas utilizadas no empreendimento. As tradicionais incandescentes são as que mais consomem energia e podem ser trocadas pelas fluorescentes e pelas de LED, relativamente novas. Enquanto uma LED dura cerca de 50 mil horas, as incandescentes e fluorescentes duram 1,2 mil e 8 mil, respectivamente. Além disso, a primeira consome de 6 a 8 watts, enquanto as outras chegam a 60 e 15, respectivamente. A mesma lógica se aplica para todo tipo de aparelho, desde ares-condicionados até refrigeradores e monitores de computador. Geralmente, os mais modernos tendem a gastar menos energia e, em alguns casos, chegam a pagar o investimento em alguns meses. Outro grande benefício proporcionado pela adoção de práticas voltadas à obtenção de eficiência operacional é o ganho de produtividade . 8) Instale sensores de presença Em ambientes em que as pessoas ficam por um pequeno período de tempo, como halls e banheiros, uma alternativa para que as luzes não fiquem ligadas o tempo todo é a instalação de sensores de presença. Isso permite que os equipamentos sejam ativados somente nos momentos em que há alguém utilizando o espaço. 9) Invista na manutenção de seus equipamentos Segundo o especialista, equipamentos sem manutenção tendem a ser menos eficientes. Investir em inspeções regulares e reparos é fundamental para evitar gastos desnecessários. "É comum chegar em uma padaria com 20 freezers e ver que em 12 não há termostato. Essa peça faz com que o compressor que resfria os equipamentos se desligue ou religue de acordo com a temperatura. Sem ela, os freezers trabalham o tempo todo. Se a relação de ligado e desligado for quatro para um, você tem um gasto quatro vezes maior". 10) Investigue os gastos com estoque Com um acompanhamento de perto de seus produtos, um varejista ou distribuidor está em posição de saber exatamente em que dia existe uma venda maior de certo item que ele conserva refrigerado. "Mantendo uma planilha, dá pra saber quanta energia custa para deixar aquele refrigerante gelado de segunda a sábado". Isso permite que se gaste com refrigeração e conservação apenas no período em que isso é necessário e mesmo que se desligue alguns equipamentos ocasionalmente. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! Finalmente, aproveite a energia gerada : "O calor que se espalha para o lado de fora de uma cozinha de pizzaria é uma perda. Serpentinas com água corrente poderiam criar um depósito de água quente para ser utilizada na lavagem da gordura dos pratos", exemplifica o especialista. Pintar um ambiente de cores claras é outro exemplo. Esse tipo de tom reflete a luz que incide sobre ele e a potencializa, o que nada mais é que uma forma de reaproveitá-la. Você precisa contratar os serviços de facilities para a sua empresa?  Entre em contato com a Limpeza com Zelo e um dos técnicos irá lhe atender!
Veja todos os conteúdos

Conteúdos e dicas para Limpeza Comercial

8 de novembro de 2024
Quando se tem um negócio, é indispensável saber que a limpeza e conservação são uma parte essencial desse empreendimento. Nas concessionárias, o atendimento ao cliente, o positivismo e o conhecimento técnico são peças-chave para vender carros. Isso tudo, unido à limpeza do local reservado ao showroom, resultará em um ambiente agradável, o que proporcionará sua empresa ter mais destaque, apresentando bons resultados nas vendas. Levando em consideração as exigências das concessionárias, a terceirização de limpeza apresenta soluções incríveis para deixar o ambiente limpo, agradável e pronto para arrasar nas vendas de carros! Confira 5 dicas para causar uma ótima impressão com a limpeza de uma concessionária, do showroom ao atendimento. Investir em terceirização de serviços O serviço, nesse caso, é a limpeza profissional . Essa é uma opção extremamente eficaz e prática. É a solução para deixar o showroom limpo e atraente para os clientes. A contratação de uma empresa de limpeza é uma decisão estratégica que interfere diretamente no crescimento do negócio, ocasionando bons resultados. A terceirização de limpeza é especialista no que faz. Além disso, enfrenta os obstáculos que aparecem no caminho, uma vez que oferece soluções de acordo com a necessidade de cada cliente. Não dá para imaginar uma concessionária sem limpeza e conservação . Um ambiente sujo e desagradável impacta de maneira negativa a visão que os clientes terão do local, o que pode acabar afetando as vendas desta concessionária. O showroom e o bom atendimento ao cliente são tudo que o consumidor precisa na hora de comprar. Além disso, uma empresa terceirizada com experiência em concessionárias e showroom saberá lidar com a limpeza tanto do ambiente quanto dos carros expostos, primando pela qualidade dos produtos e cuidado com todos os itens necessários à excelência do serviço. Utilizar produtos sustentáveis A empresa de limpeza e conservação utiliza produtos biodegradáveis , ou seja, eles não agridem o meio ambiente. Essa escolha de produtos é muito importante, pois mostra que a empresa se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, a utilização desses materiais não danifica os produtos e equipamentos da concessionária e nem os contamina com resíduos. Sem falar que preza pelo bem-estar e saúde dos funcionários e clientes. O piso Algo que causa uma boa primeira impressão nos consumidores é o piso. Quem não gosta de chegar em um local onde o chão está limpo? Além disso, um piso higienizado da forma correta traz mais segurança para quem circula no local. A terceirização de limpeza garante que tanto o piso quanto todo o ambiente fiquem extremamente limpos e seguros. A equipe que realizará a limpeza é treinada constantemente para essa tarefa. Veja Dicas para Conservação de Pisos de Concessionárias, Shoppings e Supermercados . Manter e prevenir Além de limpar, é preciso manter e conservar. É importante realizar a manutenção preventiva. A firma de limpeza realiza a higienização adequada e correta de todo o ambiente, evitando o desgaste, problemas com equipamentos, entre outros fatores. A manutenção e a conservação prolongam a vida útil desses produtos e equipamentos. Flexibilidade e organização É importante ter um ambiente sempre limpo, mas é desagradável para os consumidores quando a higienização é realizada enquanto eles estão no local. Pode até ser perigoso. Por isso, a terceirização de serviços de limpeza e conservação está disponível 24 horas por dia. Ela atende o cliente no seu horário de preferência como, por exemplo, à noite, quando não há mais consumidores. Dessa forma, as vendas não são prejudicadas. Do showroom ao atendimento de serviços Os consumidores vão às concessionárias em busca dos carros dos sonhos. Sendo assim, vão encontrar carros brilhantes, bonitos e com a pintura impecável. Dessa forma, o serviço de limpeza dos veículos e do ambiente do showroom precisam estar no mesmo nível, para que esse carro dos sonhos seja vendido. Automóveis vendem mais em locais limpos e agradáveis. O serviço de limpeza terceirizado está aí para tornar esse ambiente tão bonito e limpo quanto o carro. A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza e portaria, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. Já está pensando em adotá-las? A Limpeza com Zelo pode lhe ajudar!
1 de novembro de 2024
O código de vestuário ou dress code é um documento que define como as pessoas na sua empresa devem se vestir no dia-a-dia do trabalho. Ele é especialmente útil em empresas que têm grande contato com clientes (sejam institucionais ou pessoas físicas) e precisam manter a imagem da empresa perante o público. Sempre é muito importante manter uma boa imagem e uma boa organização na empresa! Veja neste artigo como criar um código na sua empresa mantendo a motivação dos funcionários em alta. 1. A lei permite a criação do código de vestimenta A empresa tem o direito de decidir qual tipo de roupa seus funcionários devem usar. Se for o caso, é permitido também que a empresa estabeleça um uniforme para ser utilizado por seus funcionários – neste caso o custo dos uniformes deve ser pago pela empresa. 2. O que deve conter em um código de vestuário? É preciso ser o mais transparente possível quando se trata de explicar o código de vestuário na sua empresa. Defina se é necessário uso de terno ou não. Se é preciso uso de camisa de manga ou não. Calça jeans é permitido ou não? Alguns extremos podem até incluir a sugestão de combinações, por exemplo, “sugere-se a combinação de camisas brancas com gravatas vermelhas em reuniões com clientes para garantir a imagem visual da empresa”. Se for uma mudança no código, recomenda-se um prazo de adaptação para que os funcionários possam comprar as peças de roupas que ainda não possuem. Lembre-se também de decidir se haverá um dia casual ou casual day . Esta é uma prática cada vez mais comum e institui um dia onde os funcionários poderão utilizar roupas mais leves. Este dia é especialmente valorizado em países quentes como o Brasil. Bancos, por exemplo, instituem dias onde funcionários que normalmente usariam terno, podem vestir apenas camisa sem gravata e paletó. É muito importante manter os funcionários motivados dentro da empresa! Por fim, no código de vestuário não se esqueça de dizer o que não pode vestir em hipótese alguma, se for este o caso. Exemplos comuns são camisas de times de futebol ou roupas muito sensuais, como mini saias. 3. O que fazer se algum funcionário não cumprir com o código? É permitido dar advertência para funcionários que não cumpram com o código de vestuário da empresa. Porém, é de bom tom que antes de dar uma advertência formal a empresa converse com o colaborador e explique onde ele errou e a importância disso para a empresa. Nunca exponha o funcionário a situações vexatórias ou constrangedoras. Além de ser uma péssima prática pode ser enquadrado como assédio moral. Um código de vestimenta e uma boa organização aumentam a produtividade na empresa! Fonte: convenia.com.br 
25 de outubro de 2024
Porque terceirizar serviços aumenta a produtividade da sua empresa? A prática de terceirizar serviços não é uma novidade no mundo dos negócios. As mudanças no mercado e no cenário econômico exigem que as empresas foquem em seu core business, otimizem recursos e processos internos e reduzam encargos, com práticas como a terceirização de ramos secundários, ou seja, limpeza, segurança, logística e TI, por exemplo. Isso também inclui a forma de gerir a contabilidade de uma empresa - tudo isso tendo em vista o aumento da produtividade e a otimização de recursos. Listamos os principais motivos pelos quais terceirizar serviços aumenta a produtividade das empresas. Confira! 1.Elimina os processos burocráticos internos Quando uma empresa inicia, é natural que o empreendedor se envolva em todas as áreas, fazendo boa parte do trabalho prático. Mas, se ao longo do tempo, o gestor não descentralizar as atividades, perderá valiosas oportunidades de crescimento do negócio. Ao terceirizar serviços, a empresa fica mais focada em sua atividade-fim e sobra tempo para alavancar a estratégia competitiva, o que aumenta a produtividade. Os gestores poderão focar seus esforços no crescimento e desempenho efetivo da organização, no planejamento de expansão e monitoramento da concorrência. 2. Os processos são feitos de forma mais rápida e profissional De acordo com os resultados de uma pesquisa, quase 60% dos líderes empresariais citam a melhoria da eficiência como motivo para terceirizar serviços. Isso porque a terceirizada contratada é especialista no assunto e estará sempre atenta às constantes mudanças de legislação das áreas, como as leis trabalhistas ou fiscais. Por exemplo, a legislação contábil, constantemente é alterada, fazendo com que os profissionais da área busquem cursos de atualização. As organizações terceirizadas estão em processo constante de reciclagem de conhecimentos, sempre buscando atualização em relação à legislação e novas tecnologias - e tudo isso será utilizado e aplicado em sua empresa ao contar com um parceiro de fora. As empresas terceirizadas atuam de forma mais focada, indo direto ao ponto. A resolução de problemas é rápida e objetiva, o que aumenta a produtividade da empresa. As prestadoras de serviço atuam com clientes de diversos segmentos, tornando esses profissionais bastante assertivos e completos. Por exemplo, uma assessoria contábil que presta serviços para uma clínica médica saberá direcionar seu cliente a respeito das orientações legais, arquivamento de documentos e planejamento tributário. 3. Redução de custos As empresas que centralizam e executam todas as atividades precisam aumentar e atualizar estrutura, maquinários, tecnologias e quadro de colaboradores, além de arcar com encargos trabalhistas e salariais. Os custos de colaboradores, considerando todos os tributos, é muito superior ao de uma empresa terceirizada. As dores de cabeça referentes à esfera trabalhista, ao terceirizar serviços, também são menores, já que a contratação não caracteriza vínculo. Logo, se você estiver insatisfeito com a prestação de serviços, é muito mais simples romper o contrato do que quando existem funcionários contratados. Com a redução de custos, a empresa pode direcionar a verba para novos projetos, aumentar o capital de giro, etc. Serviços de segurança, portaria, limpeza, recursos humanos e contabilidade podem ser opções de terceirização de serviços. É importante direcionar essas atividades para empresas especializadas, que entendam do assunto e prestem serviço de excelência e com agilidade, buscando atualização constante para que seus clientes sejam bem atendidos. 4. Agregar mais valor aos serviços e produtos Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção. Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente. Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho? O aumento de produtividade é perceptível quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda , quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços. Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto. Você pode agendar uma limpeza comercial ou uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva para a sua empresa ou franquia com a Limpeza com Zelo .  Entre em contato, agora, temos planos mensais de limpeza ou planos mensais de manutenção preventiva para franquias e empresas.
Mostrar mais

Conteúdos e dicas para Limpeza Residencial

18 de outubro de 2024
Contratar uma diarista requer o mesmo grau de exigência, profissionalismo e rigor que é de praxe quando você admite alguém para sua equipe no ambiente corporativo. Na Limpeza com Zelo sabemos muito bem que a profissional, além de apresentar as habilidades desejadas para desempenhar a função, deve possuir um perfil que combine com os hábitos e a rotina da sua família e do seu lar. Quer saber como encontrar a empregada doméstica certa para você? Continue a leitura! Monte o perfil da candidata que você procura Para nortear a sua busca por essa profissional, é importante elaborar um roteiro prévio — com perguntas que deverão ser feitas para todas as candidatas, abordando questões técnicas, profissionais, comportamentais e pessoais. Considere anotar, de alguma forma prática, as respostas de cada entrevista — para que, mais tarde, você possa fazer uma análise detalhada e, assim, escolher a candidata mais adequada. Neste momento, já tenha em mente — e, também, no papel — qual perfil de empregada doméstica você procura. Mas, atenção! Não estamos falando de pensar em uma profissional utópica — mas de priorizar quais habilidades a candidata deve obrigatoriamente ter, quais é possível negociar que ela aprenda e quais afinidades são imprescindíveis, como se dar bem com animais ou com crianças. Faça as perguntas essenciais durante a entrevista Para ajudar você nesse processo, preparamos trinta perguntas essenciais que devem ser feitas para que você contrate a empregada doméstica ideal para sua residência. A gerente de seleção da Limpeza com Zelo recomenda: durante as entrevistas, lembre-se de ouvir mais do que falar — e atente-se para os gestos, modo como a candidata se comunica, maneira como se veste e outra informação que achar importante, como observar o asseio dela quanto às próprias roupas, unhas e cabelos. Vamos às perguntas? Questões técnicas Antes de iniciar as perguntas que tem a ver com as habilidades profissionais, apresente sua proposta de trabalho. Não se esqueça de mencionar as tarefas, o salário, horários, folgas, benefícios, hábitos da casa e regras — como uso do celular, proibição ou permissão de ouvir música durante o trabalho, etc. Organização da limpeza: Como organizar a rotina da faxineira? Se for necessário trabalhar aos sábados, vestir uniforme ou qualquer outra particularidade, mencione — e já pergunte se a candidata concorda. Também questione se ela se imagina trabalhando ali, naquele ambiente. Em seguida, inicie a entrevista com as perguntas a seguir: Está trabalhando atualmente? Se sim, por que quer sair? Se não, por que saiu do último emprego? Quanto tempo de experiência você tem com trabalho como diarista? Tem referências dos empregos anteriores? Quais? Pode passar nomes e telefones de, pelo menos, duas? Como você organiza a limpeza pesada e a faxina de manutenção durante os dias da semana? Aceita fazer a limpeza de vidros, armários, geladeira, etc.? Você sabe limpar vidros? Como você classifica o seu desempenho em relação a esse serviço? Tem o costume de anotar quais produtos estão acabando ou acabaram? Tem experiência em fazer compras no supermercado, se for necessário? Tem experiência em preparar o café assim que chega, e deixar o mesmo pronto antes de ir embora? Questões comportamentais Considere fazer perguntas sobre situações reais do dia a dia, para descobrir como cada candidata agiria. Interprete as respostas a essas questões e, também, as reações a elas — o corpo pode falar mais do que as palavras! Dica Limpeza com Zelo: fique atenta também às candidatas especialistas em cativar pela entrevista. Desconfie de muita perfeição — ou seja, não compre o livro pela capa. Lembre-se de que as aparências enganam! Para você, é tranquilo trabalhar com outras pessoas? Costuma se dar bem com seus colegas de trabalho? Em outras casas, já dividiu os afazeres? Como foi? Como você reage às ordens da patroa? Gosta de receber instruções ou prefere executar o serviço do seu jeito? Como reagiria se uma funcionária mais antiga te passasse as instruções? Com relação às residências ou escritórios em que já trabalhou, se tivesse que dizer com qual pessoa você mais se deu bem, quem seria? Por quê? E com qual pessoa você teve um relacionamento mais difícil? Por quê? Explique porque saiu de cada um dos empregos anteriores. Se foi demitida ou se pediu demissão, qual foi o motivo de cada? Se tivesse que voltar a trabalhar em alguma casa ou escritório onde já tenha atuado, em qual jamais voltaria? Por que? O que aprendeu com essa experiência? E para qual voltaria? Qual o motivo? Se você pudesse avaliar cada patroa que já teve, que nota daria a cada uma de 0 a 10? Por que? Você se lembra de algum elogio e bronca que tenham dado a você mais de uma vez? Quais foram? Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria? Questões pessoais Essa ordem das temáticas é a que usamos na seleção de profissionais para se cadastrar na Limpeza com Zelo. Fique à vontade para alterar a ordem das temáticas — você pode começar pelas questões mais pessoais, para quebrar o gelo, ou terminar com elas para finalizar a entrevista de forma mais leve. Todos nós, quando falamos de quem somos, tendemos a nos tornar mais acessíveis. Portanto, as perguntas a seguir são excelentes formas de conhecer melhor a candidata que, se escolhida, se tornará parte integrante da rotina do seu escritório Onde você nasceu e quantos anos você tem? Mora onde e com quem? Foi difícil chegar aqui, ou tranquilo? Qual o seu estado civil? Se casada, há quanto tempo? Tem filhos? Se sim, quantos? Se você tem filhos, quantos anos eles têm? Quem fica com eles enquanto você trabalha? Como você se organiza para levá-los à escola e ao médico? Como está a sua saúde? Toma algum remédio controlado? Você ou algum parente já teve algum problema com a justiça? Já moveu ação trabalhista contra algum patrão? Por qual motivo? O que você gosta de fazer nas horas vagas? Qual o seu maior sonho? Os outros pontos quando você contratar uma diarista Finalizadas as entrevistas, considere fazer também uma pesquisa sobre a candidata nas redes sociais. (prática muito usada no processo da easyQasa) Defina, também, se você pedirá atestado de antecedentes criminais e/ou de saúde. Assim que você escolher qual profissional irá contratar, providencie o contrato de trabalho (temporário e, depois, definitivo), registre-o na sua Carteira de Trabalho e planeje como será feito o controle do ponto. 5 dicas para motivar a sua diarista! Sua diarista é parte integrante da rotina do seu escritório ou lar e, portanto, é fundamental que ele se sinta confortável e bem recebido em sua casa (as profissionais cadastradas na plataforma da Limpeza com Zelo adoram trabalhar com a gente!). Nesse sentido, para garantir que ele oferecerá um serviço de qualidade e para que vocês possam ter uma relação de mútua confiança, trazemos hoje cinco dicas certeiras para você motivar sua diarista. Vamos lá? 1. Crie um ambiente confortável É importante que qualquer ambiente de trabalho seja confortável e harmonioso, mas isso é especialmente verdadeiro para a diarista que trabalha no seu lar ou escritório. Para certificar-se de que não haverá complicações, desentendimentos, desconfianças e outros estresses em sua própria casa, é fundamental tratar a diarista com respeito e gentileza. 2. Dê feedback Cada casa tem um funcionamento diferente e, mesmo que sua diarista seja excelente e cuidadosa, pode acontecer de ele simplesmente estar acostumado com outras práticas de serviço. Portanto, ofereça feedback regularmente, para que ela tenha noção do que está fazendo de acordo com suas vontades e do que precisa melhorar. Além de aprimorar o serviço e corrigir falhas, o feedback é responsável direto pela motivação da diarista. Quando você demonstra que percebe a competência e a responsabilidade dele, também elogiando melhorias em pontos que antes haviam recebido feedback negativo, ela se sentirá reconhecida e, consequentemente, mais motivada para continuar se dedicando e aprimorando o trabalho. 3. Dê instruções claras e corretas Como já mencionamos, a diarista pode estar acostumada a trabalhar de maneira diferente da que você espera. Portanto, na hora de dar instruções quanto aos serviços que devem ser realizados, faça isso com clareza e prezando sempre pelas informações corretas. Dessa maneira, você manterá um diálogo honesto e prático com sua diarista, permitindo que ela entenda exatamente o que você espera dela e o que ela deve fazer. Caso isso não aconteça, pode haver uma situação em que, por exemplo, ela fará algo falho por ter seguido suas instruções incorretas. Se você reclamar desse serviço mal prestado, apesar de ter responsabilidade no resultado, o empregado se sentirá desmotivado e desrespeitado. 4. Dê autonomia para a execução de tarefas Dependendo da função e das responsabilidades da diarista, é possível — e comum — que ela conheça certos funcionamentos e práticas melhor do que você. Da mesma maneira, é incômodo e desconfortável ter alguém sempre de olho enquanto trabalhamos, não é mesmo? Portanto, é muito importante que sua diarista tenha autonomia para realizar suas tarefas, pois isso demonstra confiança no trabalho dele. Além disso, valorize comentários e sugestões do próprio empregado quanto a produtos utilizados em seu serviço e a práticas de trabalho. Outro benefício é que, com essas medidas, o empregado se sentirá seguro para tomar a iniciativa e aprender melhor a cuidar da sua casa ou escritório. 5. Lembre-se de datas importantes Demonstre seu respeito e carinho pela diarista com a devida lembrança e parabenize pelas datas importantes na vida dele. O aniversário do empregado merece os parabéns para ele e, dependendo do relacionamento de vocês, ele irá adorar receber um cartão ou presente. Tente lembrar-se, também, de outras datas que você descobrirá através de conversas casuais, como aniversário dos filhos, data de uma prova importante da filha mais velha, de uma cirurgia da esposa, etc. Mostre-se interessada no que está acontecendo com ele e em sua vida pessoal, respeitando sempre seus limites e sem se intrometer. E então, pronta para motivar sua diarista e garantir um serviço de alta qualidade, além de uma convivência harmoniosa na rotina?
casal organizando caixas de mudança em casa
31 de julho de 2024
Veja dicas para limpeza pós obra ou pós mudança
Depois das festas o ambiente costuma ficar sujo e bagunçado. Saber como limpar após ocasiões como
3 de julho de 2024
Depois das festas o ambiente costuma ficar sujo e bagunçado. Saber como limpar após ocasiões como essas é um desafio. Seguem algumas dicas de como limpar depois de receber muitas pessoas para uma comemoração.
Mostrar mais

Empreendedorismo / Carreira Profissional

Homem com calculadora fazendo controle de orçamento
14 de agosto de 2024
Conheça 5 pilares para o controle de orçamento da sua empresa.
mãos de mulher trabalhando em planilhas de controle de custos
8 de agosto de 2023
Você tem uma boa gestão de fornecedores na sua empresa? Se a sua resposta é não, precisa começar a se atentar a essa questão.
Mãos de trabalhadores segurando peças de quebra cabeças simulando cultura organizacional de empresa
18 de julho de 2023
Para começar a construção da cultura na sua empresa, o primeiro passo é entender quem é a sua empresa.
Mostrar mais
Share by: